segunda-feira, julho 09, 2012

Estágio [Esclarecimento de dúvidas]


Boa Tarde, galerinha do PEDAGOGIA EAD.
Estou aqui hoje para esclarecer uma dúvidas a respeito de ESTÁGIO, está dúvida surgiu no nosso Grupo do GMAIL, aliás quem quiser se inscrever é só entrar aqui. A dúvida veio da nossa colega Rosemeire Martins, que também têm sido a dúvida de muitas colegas que estão me enviando e-mail em PVT ou diretamente à mim pelo meu e-mail: rmaschetti@gmail.com, então segue o que eu garimpei com as colegas no grupo e nas pesquisas que fiz.

Bom de forma geral podemos fazer estágio em qualquer escola desde que ela atenda as exigências de MEC e esteja com toda a documentação regulamentada, até por que é muita escola para estar cadastrada na nossa Faculdade, então o que deve ser feito e levar os termos de apresentação e aceite ao pólo e verificar se eles aceitarão o estágio, também pode-se fazer todo o estágio e enviar pronto e correr o risco de não ser aceito, cabe a cada um avaliar a escola que está supervisionando seu estágio e ver se vale a pena correr o risco. Algumas escolas são super descomplicadas aceitam todos aqueles documentos do nosso manual sem problema algum outras querem o documento assinado pessoalmente, ou seja sem ser uma cópia escaneada.

MINHA OPINIÃO, entre em contato diretamente em seu pólo cada caso é um caso e alguns pólos agem de forma diferente, alguns aceitam o estágio todinho de uma única vez, outros não, alguns querem tudo em pasta na cor verde ou preta outros não, sendo assim por experiência própria o melhor é ir direto na fonte e verificar junto ao seu tutor e pólo, do contrário poderá se surpreeender, outra orientação é mandar um e-mail para: 
atendimento@ead.unicid.br                                                ou                                                  faleconosco@eadunicid.com.br   
 Segundo as amigas do blog segue a orientação que elas passaram:

Olá Rosemeire!

É NECESSÁRIO SIM A ASSINATURA DESTE ACORDO.
Sugiro que você procure outras colegas do seu pólo e vão juntas
até o CIEE...mas antes...Leia todo o e-mail abaixo, okay?


Sobre o seu caso, pedi orientação uma parceira, que tem me ajudado
sempre que precisamos e ela pode. Abaixo está o que ela me transmitiu,
coloquei o e-mail dela (quase) na íntegra, para que possa ajudar também
a outros membros. No meio do texto, tem observações minhas.
Algo mais, por favor me informe. Bjos!


O estágio funciona da seguinte forma:
1-  estágio OBRIGATÓRIO - é o estágio que tem que ser apresentado para o coordenador ou tutor do pólo - 300h no total, sendo 100h em cada fase - Ensino fundamental séries iniciais ou EJA, Ensino Infantil e Gestão - isto está no manual do estágio que tem na área de download do portal AVA. Como não é remunerado, náo tem contrato e a escola sempre tem um livro de estagiários para ser assinado como livro ponto.
2- estágio livre - estágio remunerado e aquele que pode ser feito com contrato entre o CIEE, ABRE e outras ou particularmente...neste caso a escola tem que assinar um Acordo de Estágio entre Instituição de Ensino e Empresa (modelo no link), além do contrato (veja o modelo no link também - http://www.cidadesp.edu.br/new/estagio/estagio.htm ).

O estágio obrigatório NAO PODE SER REMUNERADO pela Lei do Estágio (ver também no link acima a legislação - LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008.).
Lembrando que se a pessoa trabalhou com contrato pelo CIEE ou ABRE ou outra, foi auxiliar de sala ou trabalhou na gestão ou na secretaria de escola por no mínimo 1 ano poderá solicitar a dispensa de 50% do período do estáqio, ou seja 150 h.

Além do manual do portal AVA também peça para leiam no link http://www.cidadesp.edu.br/new/copesq/site/copesq.htm como fazer o relatório dentro das normas necessárias, pois muitas não tem idéia sobre a capa e folha de rosto, margem...(No campo pesquisa, na página deste grupo, coloque CAPAS, eu enviei modelos também)

Quanto a resposta para o questionamento abaixo: 

Se ela estiver falando sobre o estágio obrigatório (AQUELE QUE NÁO TEM REMUNERAÇÃO):

Ela não precisa de contrato!!...Ela deve apresentar o anexo 1 do manual e a declaração de matrícula e deixar claro que é OBRIGATÓRIO e de OBSERVAÇÃO - então ela deve ser encaminhada para 1 sala de aula e NÃO FAZER NADA!! SOMENTE OBSERVAR!...é claro que a professora normalmente pede alguma ajuda que vai da vontade do aluno (Acadêmico da UNICID) ajudar ou não. O aluno no início de preferência no primeiro dia deve levar o anexo 2 assinado pelo coordenador do pólo e seguir as instruções do manual para fazer o relatório...

O relatório do estágio é arquivado no pólo (não deve ser enviado para a UNICID) e a situação final do aluno - aprovado ou reprovado - é informado para a UNICID através de uma planilha para que a situação seja lançada. O coordenador do pólo é que faz isto. 

O Estágio não tem NOTA...aparece no portal APROVADO ou REPROVADO. No meu pólo, o tutor verifica antes da entrega final para que não hajam Reprovados. A tutora orienta o estágio ...orienta o relatório para que não tenhamos problemas.

Se ela estiver falando sobre o estágio livre (AQUELE QUE É REMUNERADO) e pode ser encaminhada para diversos trabalhos dentro da escola ou não-esse estágio não precisa ser feito só na escola...ele pode ser feito também nas diretorias de ensino e secretarias municipais...se o aluno quiser fazer na área de educação, senão pode ser em outra área...o aluno é estudante!!...):

A aluna deve preencher os campos dos contrato e termo disponíveis no link com todos os dados, e enviar 2 vias do Acordo de Estágio entre Instituição de Ensino e Empresa e 3 vias do contrato de estágio assinado por  (lembrando que deve sempre pedir ajuda para o coordenador do pólo, se tiver dúvida e enviar para o endereço:
UNICID - CRCA - EaD
rua José Fernandes Torres, 1 - Tatuapé - CEP 03070-010 - SP/SP

Este procedimento não deve levar mais do que 15 dias para retornar (este prazo não é verdadeiro em época de recesso - como agora), mas o aluno deve lembrar de contar o tempo do correio normal, então sempre eu peço que enviem via sedex para apressar a ida, pq a volta é por correio normal. Se estiver demorando mais que isto o aluno deve pedir para que o coordenador do pólo faça contato com a UNICID e verifique se ocorreu algum problema....ALUNOS NÃO REMATRICULADOS TEM O CONTRATO INDEFERIDO!!....

A aluna pode ir ao CIEE e pedir que eles tentem apressar a assinatura do acordo...infelizmente não há o que fazer aí...ela precisa esperar que o acordo seja assinado. Para as escolas do estado este procedimento as vezes é mais tranquilo, mas depende de cada escola.

Graaande parceira, muito obrigada
pela colaboração.

 Bom pessoal espero que tenha ajudado!
Novas dúvidas quando surgirem estaremos postando sempre que possível.
Beijocas
Raquel Maschetti
Pólo São Caetano do Sul – SP
Modulo 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...