segunda-feira, julho 23, 2012

Metodologia da Pesquisa Científica [Pós Graduação em Supervisão e Orientação Educacional] ]



Colaboração da aluna:  KELI CRISTINA FIGUEIREDO - 
*********************************somente perguntas*****************************************
 

1 ) Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?

A ) Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.
B ) Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.
C ) Transformação dos sujeitos sociais.
D ) Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.

2 ) A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta
A ) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
B ) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
C ) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
D ) uma proposta de interpretação para a solução dos problemas detectados.

3 ) Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, num processo de pesquisa de campo?
A ) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
B ) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais
teórico-metodológicos da pesquisa.
C ) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
D ) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.

4 ) No que consiste a "citação direta" num trabalho científico?
A ) Na apresentação de informações completas do texto.
B ) Na apresentação interpretada do texto lido.
C ) Na transcrição literal do texto lido.
D ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

5 ) Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?
A ) primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.
B ) primeiro as tabelas, depois os gráficos sequenciados.
C ) primeiro as interpretações, depois os dados e resultados.
D ) primeiro os dados, depois as análises e interpretações.

6 ) Pesquisa é
A ) um procedimento recional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.
B ) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
C ) um mecanismo de transformação do mundo.
D ) a fundamentação teórica do conhecimento científico.

7 ) Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:
A ) monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.
B ) trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
C ) monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
D ) trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.

8 ) A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos:
A ) de neutralidade científica e rigor metodológico.
B ) de rigor dos procedimentos quantitativos.
C ) de objetividade e neutralidade.
D ) epistemológicos e metodológicos.

9 ) Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são:
A ) censitária, estatística e intuitiva.
B ) experimental, factual e estatística.
C ) de campo, oficial e experimental.
D ) numérica, bibliográfica e de campo.

10 ) Como técnica para a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é:
A ) dialógico e decidido coletivamente.
B ) aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
C ) participativo e pré-estruturado.
D ) dialógico e aceito pela comunidade.

11 ) A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:
A ) introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
B ) introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão.
C ) interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
D ) introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.

12 ) Na introdução de uma monografia, encontramos:
A ) revisão bibliográfica do tema, formulação do problema, apresentação dos resultados.
B ) revisão bibliográfica do assunto, apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.
C ) revisão bibliográfica do assunto e do tema, objetivos e hipóteses.
D ) contexto histórico do problema, interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.

10 comentários:

  1. Respostas: 1-a, 2-a, 3-b, 4-c, 5-d, 6-a, 7-d, 8-d, 9-d, 10-a, 11-b, 12-c.
    abraços e bom estudos pra todos nós!

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO POR SUA CONTRIBUIÇÃO NOS MEUS ESTUDOS...
    SEU BLOG É 1000...

    MUITO SUCESSO ...
    OBRIGADO...

    JVN

    ResponderExcluir
  3. fui responder minha prova por esta e saiu muitas erradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito Sr. Anonimo mas não podemos confiar cegamente, pois são provas enviadas por diversas pessoas, sempre que realizo minhas provas procuro me certificar da resposta. Não confie 100% nos colegas as vezes eles se confundem.
      Obrigada por sua visita ao blog.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Como técnica para a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é
    • dialógico e decidido coletivamente. CORRETA
    • participativo e pré-estruturado.
    • dialógico e aceito pela comunidade.
    • aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
    2. Leia abaixo:
    Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".

    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?
    • Citação indireta.
    • Citação direta. CORRETA
    • Apud.
    • Referência.
    3. Pesquisa é
    • a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
    • a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    • um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade. CORRETA
    • um mecanismo de transformação do mundo.
    4. A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é
    • interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
    • introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
    • introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão. CORRETA
    • introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.

    ResponderExcluir
  5. O projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupasse em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Desse modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis
    A) didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regulador das atividades e metodológico.

    B) como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.

    C) da gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.

    D) a nível governamental e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.

    E) do currículo da escolar e do sistema avaliativo institucional

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...