sábado, agosto 04, 2012

Moodle: Grade de Ensino

Estou enviando as Práticas de Ensino da grade de Politicas Públicas em Educação

Titulo: Para 51% da população, educação no Brasil não melhorou
Fonte: Agencia Brasil
Data: 28/02/2011
Autor: Amanda Cieglinski
Endereço eletrônico e data de acesso: www.educação.uol.com.br em 08/11/2011
Resumo: A insatisfação do brasileiro com a educação no pais varia muito em cada região. Esta diferença e um reflexo da condição socio-economica de cada região. Aqueles que tem uma escolaridade maior, acredita que a educação piorou nos últimos anos, porem aqueles que tem um grau menor de escolaridade acha que a educação melhorou em vista ao passado.

Titulo: Um retrato real das escolas estaduais
Fonte: blogspot
Data: 07/11/2011
Autor Maria Izabel Azevedo Noronha
Endereço eletrônico e data de acesso: www.educacaonobrasil2011.gblogspot.com  em 08/11/2011.
Resumo: Violência e má gestão escolar e a realidade das escolas estaduais hoje. A falta de segurança e um problema do poder publico, mas a gestão escolar democrática também pode ajudar acabar com a violência nas escolas

Titulo: Caminhos que levam a um aprendizado melhor
Fonte: Revista Escola
Data: 07/2011.
Autor: Elisângela Fernandes
Endereço eletrônico e data de acesso: www.revistaescola.abril.com.br  em 08/11/2011.
Resumo: Uma pesquisa feita ao longo de quatro anos, mostra que a boa formação dos professores, melhores salários e turmas com menor numero de aluno, melhoram no aprendizado. Pois o professor bem preparado e bem remunerado, exerce sua função com maior satisfação e quem ganha são os alunos.

Titulo: Diálogos entre cultura e educação escolar
Fonte: Revista Educar para crescer
Data: 18/07/2011.
Autor: Maria Alice Situbal
Endereço eletrônico e data de acesso: www.educarparacrescer.abril.com.br  em 09/11/2011.
Resumo: Se a escolas abrir mas espaço a comunidade e possível incluir a cultura no ambiente escolar respeitando as tradições das regiões e fazendo a comunidade interagir.

Titulo: Como melhorar a educação brasileira
Fonte: Revista Educar para crescer
Data: 25/01/2011.
Autor: Gustavo Ioschpe
Endereço eletrônico e data de acesso: www.educarparacrescer.abril.com.br  em 09/11/2011.
Resumo: Colocar a casa em ordem e o primeiro passo que um diretor deve tomar para ter uma escola com boa infra-estrutura. Em seguida ter um bom plano de gestão e avaliar os professores que são chave essencial para um bom ensino.

Relatório

Tópico : Sistema escolar e gestão escolar


Para a melhoria da educação nas escolas é importante investir em políticas continuas, com objetivo de educar e não só informar. Temos muita informação devido ao fácil acesso a internet, mas nem sempre essas informações são transformada em conhecimento.
Quando se fala em prioridades, e fundamental romper a visão de que a educação é feita só na escola e pensar na sociedade como educadora.
A escola sempre precisou mostrar resultados, mas nem sempre eles são positivos. Para atingir seus objetivos. E necessários a presença de gestores com liderança, que implante ações direcionadas, tornando claro os objetivos educacionais da escola e as expectativas dos profissionais com relação a educação.
A Nova Escola se volta para uma educação democrática, onde a formação do cidadão  responsável e participativa, permitindo o exercício da liberdade e da responsabilidade.
A família é um sistema de aprendizado importante, mas para haver mudança na educação, precisa envolver a família nos projetos educacionais. Os pais tem que estimular os seus filhos, mostrando a ele o seu interesse nas atividades escolares, ter um acompanhamento mais participativo e um diálogo maior com os professores.
Sabemos que e difícil hoje envolver a família nas atividades escolares, pois como a maioria dos pais trabalham e não consegue acompanhar todas as atividades. Porem a escola precisa abrir um espaço diferenciado para esses pais poderem fazer o seu papel.
Com os recursos da tecnologia existe meios para isso, se as escolas implantassem um sistema no qual os pais pudessem saber mais dos projetos pedagógicos que estão sendo aplicados naquele bimestre ou um relatório bimestral da avaliação geral de seu filho ou ate mesmo enviar mensagens ao professor para saber o andamento do currículo escolar de seu filho; ficaria mais fácil para ambas as partes.
Hoje não temos esses recursos, porem podemos fazer o que for possível para dar um ensino de qualidade e tentar tirar o máximo dos recursos públicos para ajudar na educação das nossas crianças. O que vale e o desempenho do professor, independente das condições na qual ele tem para ensinar. Claro que se todas as mudanças fossem feitas a qualidade no ensino seria outra, Mas enquanto isso não acontece, o melhor e “fazer o que for possível” para melhorar o ensino no pais.           

COLABORAÇÃO: ANA SERAFIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...