segunda-feira, agosto 20, 2012

PROVA N2 - Curso de Pós Graduação

PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


1. Para a superação de dificuldades de leitura são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta


  • I. não apenas uma leitura possível, pois cada sujeito impõe o seu conhecimento, os seus valores, a sua experiência ao texto.
    II. o sentido do texto, que não é formulado só por quem escreve, mas depende daquele que realiza a sua leitura.
    III. que a pouca familiaridade com o assunto do texto pode causar dificuldades na sua leitura. O conhecimento prévio sobre o assunto tratado no texto, embora não esteja nele explícito, interfere no seu entendimento.
    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A valorização dos diferentes gêneros discursivos implica

  • na seleção dos gêneros que devem ser treinados e avaliados.
  • no reconhecimento da superioridade de determinados gêneros e, portanto, na seleção destes para nortear atividades de sala de aula.
  • na seleção de textos que devem fazer parte das atividades de compreensão textual.
  • no reconhecimento das capacidades linguísticas das crianças e na possibilidade de compreensão das distintas situações discursivas em que elas se encontram.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ESCRITA SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.


  • Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. falta de correspondência entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituições, omissões de letras.
    II. Entre os aspectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia, bem como na segmentação das palavras e frases.
    III. Inúmeras e infinitas exceções subvertem a correlação entre sons e letras.
    IV. A escrita é transcrição da fala.

    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas.
  • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A apropriação da oralidade e da escrita pressupõe a ampliação do conhecimento, por parte da criança

  • de gêneros discursivos primários para gêneros discursivos secundários.
  • de gêneros discursivos secundários para gêneros discursivos primários.
  • de gêneros primários.
  • da gramática e da estilística.
Parte inferior do formulário

11 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. Os gêneros discursivos secundários são produzidos, preferencialmente, em

    bilhetes para familiares.
    listas.
    textos acadêmicos.
    piadas.

    2. O grupo de sujeitos considerados analfabetos funcionais ou alfabetizados tecnicamente é composto por indivíduos que

    têm dificuldade no domínio da gramática.
    sabem codificar e decodificar a escrita, porém não compreendem o que leem nem o que escrevem.
    têm dificuldade no domínio da ortografia.
    têm domínio da leitura e da escrita.

    3. As condições de produção dos gêneros discursivos estão relacionadas

    ao local, ao momento, ao autor e ao receptor do texto.
    às habilidades motoras de quem escreve o texto.
    às habilidades auditivas de quem escreve o texto.
    às habilidades visuais de quem escreve o texto.

    4. Para a superação de dificuldades de leitura são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta


    I. não apenas uma leitura possível, pois cada sujeito impõe o seu conhecimento, os seus valores, a sua experiência ao texto.
    II. o sentido do texto, que não é formulado só por quem escreve, mas depende daquele que realiza a sua leitura.
    III. que a pouca familiaridade com o assunto do texto pode causar dificuldades na sua leitura. O conhecimento prévio sobre o assunto tratado no texto, embora não esteja nele explícito, interfere no seu entendimento.
    Assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas.

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 14880] NO INTERACIONISMO DE VYGOTSKY,

    os processos humanos estão inscritos no cérebro.
    o pensamento é que proporciona a condição humana.
    somente o ambiente pode determinar o ser humano que seremos no futuro.
    pela interação aprendemos a ser humanos e nos apropriamos das experiências sociais.
    2. [QuestãoID 33352] A CRIANÇA COMEÇA A INTERESSAR-SE PELO REGISTRO DE SUAS AÇÕES QUANDO:

    descobre que, por sua ação, pode deixar marcas no mundo.
    ganha uma caixa de lápis de cor.
    é ensinada a desenhar.
    amadurece e o estágio de desenvolvimento cognitivo permite.
    3. [QuestãoID 14888] O PAPEL DO EDUCADOR FRENTE AOS DESVIOS DA LINGUAGEM ORAL É:

    não trabalhar com os desvios da fala.
    falar claramente, frente a frente com a criança, de modo que ela veja a maneira que se fala e incentivá-la a repetir a forma falada.
    chamar a mãe e mandar a criança para o médico.
    repreender a criança, punindo-a pelo erro de sua fala.
    4. [QuestãoID 33353] LEIA A FRASE ABAIXO.


    "Inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade."

    Essa afirmativa é compatível com o conceito de:

    letramento.
    alfabetização.
    escrita.
    leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2. O grupo de sujeitos considerados analfabetos funcionais ou alfabetizados tecnicamente é composto por indivíduos que

      têm dificuldade no domínio da gramática.
      # correta. Sabem codificar e decodificar a escrita, porém não compreendem o que leem nem o que escrevem.
      têm dificuldade no domínio da ortografia.
      têm domínio da leitura e da escrita.

      Excluir
  3. QUANDO FALAMOS NA CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO DO EU PELA CRIANÇA, QUEREMOS DIZER QUE:

    (a) o egocentrismo do pensamento já iniciou.
    (b) ela entendeu quem é.
    (c) ela aprendeu mais uma palavra importante.
    (d) está na autonomia que ela tem para produzir a sua própria fala.

    Será que vcs podem me ajudar nesta questão? Não estou conseguindo realizá-la.

    ResponderExcluir
  4. As condições de produção dos gêneros discursivos estão relacionadas


    a ) às habilidades visuais de quem escreve o texto.


    b ) ao local, ao momento, ao autor e ao receptor do texto


    c ) às habilidades auditivas de quem escreve o texto.


    d ) às habilidades motoras de quem escreve o texto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...