quarta-feira, agosto 22, 2012

Prova N2 - Somente Inéditas

LITERATURA INFANTIL

1. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.



  • Hoje, as teorias de recepção de textos consideram que

  •  cada texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
  •  o importante é o significado que preexiste no texto, independente de qualquer leitor.
  •  um livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos.
  •  o importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos alunos.

3. Segue abaixo:



  • Na década de 1950, com o fim da era getulista, prosseguem os debates acerca das reformas e reestruturações no campo do ensino, mas, apesar das discussões, quase nada muda nas condições da educação. Nesse período, temos

  •  o aumento do número de lançamentos de novos títulos.
  •  a crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
  •  o surgimento das histórias em quadrinhos.
  •  a publicação de Reinações de Narizinho – nome novo para A Menina do Narizinho Arrebitado.

4. Quais são os procedimentos básicos para um bom contador de histórias?


  •  Conhecer técnicas diferentes de contar e usar a emoção do público para provocar a atenção.
  •  Conhecer histórias de qualidade, o modo de contar e seu público.
  •  Conhecer as histórias de tradição e quais as condições do lugar e do público em que vai contar.
  •  Conhecer o seu público e saber dizer bem as histórias.

LITERATURA INFANTIL

1. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.



  • A bailarina (Cecília Meireles)
    Esta menina
    tão pequenina
    quer ser bailarina.
    Não conhece nem dó nem ré
    mas sabe ficar na ponta do pé.
    Não conhece nem mi nem fá
    mas inclina o corpo para cá e para lá.
    Não conhece nem lá nem si,
    mas fecha os olhos e sorri.
    Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
    e não fica tonta nem sai do lugar.
    Põe no cabelo uma estrela e um véu
    e diz que caiu do céu.
    Esta menina
    tão pequenina
    quer ser bailarina.
    Mas depois esquece todas as danças,
    e também quer dormir como as outras crianças.

    Na poesia acima, podemos observar

  •  uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança. - (correta)
  •  a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
  •  o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
  •  a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.

2. Observe abaixo:



  • Entre as tipologias dos textos literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de

  •  fábulas, mitos e lendas. (correta)
  •  folclore, crônicas e mitos.
  •  quadrinhos, lendas e mitos.
  •  mitos, lendas e literatura de informação.

3. Por que as crianças gostam de contos infantis?


  •  Porque eles estimulam a criatividade.
  •  Porque pertencem à história da cultura ocidental.
  •  Porque explicam o modo de narrar e de pensar de nossos antepassados.
  •  Porque representam as características permanentes do ser humano. (correta)

4. Leia abaixo:



  • Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho, a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica, e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que

  •  de todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou instrutivos.
  •  é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética. (correta)
  •  o ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
  •  uma das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a ambiguidade, a conotação.

3 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2.0

    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. [QuestãoID 66900] Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.


    O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.
    O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global.(Correta)
    Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
    O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
    2. [QuestãoID 66892] O distanciamento instrumentalizado é uma atitude esperada pelo psicopedagogo durante o diagnóstico.


    No princípio da transformação de cada sujeito da instituição educacional que aprende modalidades de ação.
    No princípio em que o psicopedagogo opera mudanças que transmitem um processo peculiar de expressão.
    Na necessidade de uma observação que predispõe uma interação, porém garantindo que o psicopedagogo se mantenha fora do processo.(Correta)
    Na reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
    3. [QuestãoID 66880] São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:


    provas, testes e questionários.
    informação, mostra e assinalamento. (correta)
    avaliação, diagnóstico e questionário.
    papel, caneta e régua.
    4. [QuestãoID 66879] Assinale a alternativa correta em relação à intervenção psicopedagógica na instituição educacional.


    Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
    Transforma a ação individual em grupal(Correta)
    Possibilita que o psicopedagogo use testes.
    Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.

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  2. Prova On-line


    Prova concluida com sucesso!!!
    Resultado final : 7,0
    Prova 26655
    1. QUAL É O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA?

    O processo de aquisição do conhecimento.
    O comportamento do aluno.
    Os aspectos neurológicos da aprendizagem.
    As dificuldades do ensino.
    2. A causalidade circular é uma função de um sistema aberto. Qual a relação dessa propriedade com a possibilidade de ação da Psicopedagogia na escola?

    O fazer psicopedagógico vai operar mudanças que transmitirão um processo peculiar de expressão.
    Essa relação possibilita que sua ação tenha um alcance que vai além do seu sujeito de intervenção, havendo um circuito de retroalimentação.
    Qualquer que seja a ação psicopedagógica, essa terá sempre um único foco a ser atingido.
    Essa relação dá ao psicopedagogo a possibilidade da reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
    3. Assinale a alternativa correta em relação à intervenção psicopedagógica na instituição educacional.

    Transforma a ação individual em grupal.
    Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
    Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
    Possibilita que o psicopedagogo use testes.
    4. Segundo Fagali, a Psicopedagogia Institucional, dependendo da natureza da instituição, pode contribuir em vários contextos. Quais são esses contextos?

    Psicopedagogia familiar: reeducação da relação com a escola.
    Psicopedagogia escolar: priorizando diferentes projetos.
    Psicopedagogia hospitalar: avaliação da aprendizagem.
    Psicopedagogia empresarial: análise de conteúdo e reconstrução conceitual.
    5. ASSINALE A RESPOSTA CORRETA EM RELAÇÃO À INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL.

    Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
    Possibilita que o psicopedagogo use testes.
    Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
    Transforma a ação individual em grupal.
    6. São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:

    avaliação, diagnóstico e questionário.
    informação, mostra e assinalamento.
    provas, testes e questionários.
    papel, caneta e régua.
    7. SEGUNDO JORGE VISCA (1997), COMO PODEMOS CLASSIFICAR OS JOGOS?

    De madeira, estruturados e plásticos.
    Lógicos, afetivos e sociais.
    Críticos, perceptivos e discriminativos.
    Cooperação, competição e auto-estima.
    8. Leia o texto abaixo:


    A proposta do aprender o aprender do outro, segundo Alicia Fernández, precisa ser acompanhada de um olhar e uma escuta para o próprio aprender do profissional psicopedagogo para se configurar como

    a deuteroaprendizagem.
    o status interdisciplinar.
    a aprendizagem sistemática.
    a atitude psicopedagógica.
    9. QUAIS AS ATITUDES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS COM OS JOGOS AFETIVOS E SOCIAIS?

    Sintaxe oral, probabilidade e atitude ética.
    Autodescoberta, autonomia e cooperação.
    Classificação, ritmo e convívio.
    Operações numéricas, relação numeral e construção.
    10. Analisando as seguintes afirmativas, marque a que diz respeito à relação família e escola sob a ótica da Psicopedagogia.

    A família passa a exigir maior qualidade e competência da instituição educacional, em preparar o sujeito para a complexidade da vida.
    É impossível fazer um trabalho de aproximação dos dois sistemas: escola e família.
    A escola possui uma dinâmica própria que a referencia enquanto espaço relacional, funcional, sistêmico e organizacional.
    As fronteiras entre esses dois sistemas são sempre rígidas e sem entrada para novas informações.

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