segunda-feira, agosto 27, 2012

Prova n2


ANTROPOLOGIA CULTURAL
Parte superior do formulário
1. SEGUNDO DARCY RIBEIRO, A MISCIGENAÇÃO SE DIFUNDIU MAIS NA REGIÃO QUE COMPREENDE SÃO PAULO DEVIDO À:

·         abundância de recursos materiais, pois a riqueza da feitoria paulistana, que se constituía de uma próspera vila alçada no planalto, motivou os portugueses que ali viviam a buscarem alternativas econômicas como o apresamento de índios, que estreitou o contato com os povos nativos.
·          carência de recursos materiais, pois a pobreza da feitoria paulistana, que se constituía de uma pequena vila alçada no planalto, motivou os portugueses que ali viviam a buscarem alternativas econômicas e abandonarem o aprisionamento dos índios, o que estreitou o contato com os povos nativos.
·          carência de recursos materiais, pois a pobreza da feitoria paulistana, que se constituía de uma pequena vila alçada no planalto, motivou os portugueses que ali viviam a buscarem alternativas econômicas como o apresamento de negros, o que estreitou o contato com a matriz africana.
·          carência de recursos materiais, pois a pobreza da feitoria paulistana, que se constituía de uma pequena vila alçada no planalto, motivou os portugueses que ali viviam a buscarem alternativas econômicas como o apresamento de índios, o que estreitou o contato com os povos nativos. (correta)
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. LEIA O TRECHO ABAIXO.


·         A idéia de pecado cria no homem mazelas pungentes e faz com que se sinta culpado por atender seus anseios e desejos. Descrever seres especiais, porém imperfeitos, ressalta a idéia que falhar é próprio dos seres racionalmente pensantes. Notar isto faz com que nos sintamos menos culpados de nossos terríveis pecados.

Esse trecho mostra características da:

·          mitologia nórdica.
·          mitologia grega. (Correta)
·          mitologia árabe.
·          religião cristã
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. LEIA O TRECHO ABAIXO.


·         Tem sua representação nas tradições e crenças populares expressas de diversas maneiras. É algo com origem anônima, algo que ninguém sabe quem criou. Além disso, não deve possuir cronologia alguma, sendo divulgado e praticado por um grande número de pessoas ao longo do tempo. É o caso dos provérbios, por exemplo.

Esse trecho explica o que é:

·          folclore. (correta)
·          behaviorismo.
·          consuetudinário.
·          cultura de massa.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. COMO, APESAR DE SEREM TÃO POUCOS, OS ESPANHÓIS CONSEGUIRAM DOMINAR UMA POPULAÇÃO TÃO NUMEROSA COMO A DOS INDÍGENAS DO ATUAL TERRITÓRIO MEXICANO?

·          A união de espanhóis com a Malinche foi fundamental para a dominação dos astecas: sem essa união, as armas de fogo e a guerra bacteriológica que causou várias epidemias, matando milhares de indígenas, os europeus não obteriam êxito na dominação, que, pelo contrário, chegou ao ponto de os indígenas entregarem seu ouro para os espanhóis.
·          Os espanhóis fomentaram lutas internas entre os mexicas e outros povos, queimaram os livros dos mexicas para apagar a sua religião nativa e destruíram seus monumentos, usaram armas de fogo, causaram várias epidemias que mataram milhares de indígenas, e decodificaram os costumes e signos dos astecas.  (correta)
·          Colombo fomentou lutas internas entre os mexicas e outros povos, queimou os livros dos mexicas para apagar religião deles e destruiu seus monumentos, usou armas de fogo e ainda causou várias epidemias que mataram milhares de indígenas. A “santa inquisição” matou muitos indígenas em nome da religião cristã.
·          Os espanhóis tinham conhecimento de táticas de guerra e com as armas de fogo aniquilaram os indígenas e, além da guerra bacteriológica, que causou várias epidemias, matando milhares de indígenas, havia também a atuação o Tribunal da Santa Inquisição, que matou muitos indígenas em nome da religião cristã.
Parte inferior do formulário

2 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2

    ANTROPOLOGIA CULTURAL

    1. SEGUNDO DARCY RIBEIRO, A CARACTERÍSTICA MAIS EVIDENTE E DIFUNDIDA NO BRASIL É A PLURALIDADE:

    religiosa.
    lingüística.
    regional.
    étnica.( resposta correta)

    2. SEGUNDO LESLIE A. WHITE, A CULTURA SE ENCONTRA NO TEMPO E NO ESPAÇO, ESTANDO CLASSIFICADA EM:

    intra-orgânica (conceitos, crenças, atitudes, emoções etc.), interorgânica (interação social entre os seres humanos) e extra-orgânica (objetos materiais, ou seja, localizada fora de organismos humanos). ( correta)

    intra-orgânica (conceitos etc.), bioorgânica (a complexidade da vida humana) e interorgânica (interação social entre os seres humanos).
    infra-orgânica (infra-estrutural social), intra-orgânica (conceitos etc.) e interorgânica (interação social entre os seres humanos).

    intra-orgânica (conceitos, crenças, atitudes, emoções etc.) infra-orgânica (interação social entre os seres humanos) e extra-orgânica (objetos materiais, ou seja, localizada fora de organismos humanos).

    3. LEIA O TRECHO ABAIXO.


    Tem sua representação nas tradições e crenças populares expressas de diversas maneiras. É algo com origem anônima, algo que ninguém sabe quem criou. Além disso, não deve possuir cronologia alguma, sendo divulgado e praticado por um grande número de pessoas ao longo do tempo. É o caso dos provérbios, por exemplo.

    Esse trecho explica o que é:

    consuetudinário.
    folclore.( correta)
    behaviorismo.
    cultura de massa.

    4. OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA:

    não marcaram a história do Brasil: nossa índole passiva e pacífica nos faz aceitar todos os povos sem discriminação e preconceito.
    Esse é um elemento importante para a característica harmoniosa do Brasil.

    não marcaram a história do Brasil: a ausência de repressão, bem como o comando político e administrativo ligado ao diálogo amistoso, foram elementos importantes para a democracia social brasileira.

    marcaram a história do Brasil, mas nunca de uma forma violenta: a repressão e o comando político e administrativo não existem nas terras brasileiras na medida que vivemos em pleno Estado democrático.

    marcaram a história do Brasil: com muita violência, a repressão e o comando político e administrativo, foram elementos importantes para a concentração do Brasil e exclusividade da exploração por Portugal.(correta)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...