sexta-feira, agosto 10, 2012

Questionário para estudo - Arte no Contexto Escolar

Olá meu povo e minha pova dessa sala virtual.
Estou aqui pois retomei minhas atividades de estudo e estou finalizando a matéria: ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Sendo assim segue o arquivo que compilei através do grupo, gmail, facebook e dos e-mails enviados diretamente a mim através do blog.
Caso algum colega tenha alguma questão inédita me envie por favor,
desta forma o arquivo estará o mais completo possível.
Nenhuma das questões abaixo foi respondida ou revisada por mim, apenas montei o arquivo
para estudar.
Caso tenha alguma novidade informo ao GRUPO e ao Blog
Abraços e beijocas



                              
                              
 
“A apreciação musical vai além de simplesmente ouvir uma música”. Como deve ser desenvolvido o trabalho de apreciação ao ouvir música com os alunos?
RESP.: Deve-se tentar garantir o aluno a ouça analisando obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita discutindo sobre o que ouve estabelecendo relações sobre o que ouve e outras musicas e sons que conhece conhecendo a biografia do compositor, identificando instrumentos musicais nela utilizados.
 RESP 02.: Deve-se ao ouvir uma música com os alunos, deve-se tentar garantir que o aluno a ouça analisando, obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita, discutindo sobre o que ouve, estabelecendo relações entre o que ouve e outras musicas e sons que conhece, identificando instrumentos musicais nela utilizados conhecendo a biografia do compositor ou interprete.
Na escola, quando e como se ouve música?
R: Na escola, muitas vezes, a música é usada como pano de fundo ou motivo de recreação e descontração. Como manifestação artística, ela deve ser vista como uma linguagem com conteúdos próprios que deve ser entendida e executada pelas crianças constantemente. O professor deve conhecer os conteúdos de música e exercitar suas propriedades dentro dessa linguagem para que possa trabalhar de forma mais profunda e segura com os alunos.


A arte é importante na vida das pessoas e na escola? Por quê?
RESP.: A arte é forma de conhecimento e desse modo pode não só revelar as contradições da sociedade prestando-se a uma critica social, como também revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura. E ainda uma forma de trabalho criador e de expressão mas para que seja linguagem artística é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão. A arte pode também proporcionar prazer.
 RESP 02.: Sim, pois por meio da arte o indivíduo passa a expressar-se melhor porque a arte é uma forma de conhecimento que permite a criação, favorecendo assim o seu desenvolvimento integral.
 RESP 03.: Para a formação global, Apreciar a arte é construir novos olhares, é formação dos sentidos, pois os objetos, mais do que vistos tem que ser compreendidos.
 RESP 04.: A arte reflete toda uma época, com seus acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Ela sempre mostra a tendência do momento, quando a sociedade está em busca de uma humanização maior, o artista, envolvido por esse contexto, vai mostrar isso em sua produção, assim como, se o momento é mais tenso, também aparecerá nas produções artísticas. Nós, os admiradores da arte, buscamos nela um encontro de nosso momento. Há sempre uma participação nossa nessa arte, participação essa que vai do admirar as cores e formas até uma mensagem subentendida.
A arte na escola tem que desencadear um processo de formação dos sentidos. Qual é a verdadeira função do ensino na arte das escolas? Explique.
RESP 01.: A função da Arte na escola é ensinar a ver, e por isso é preciso desencadear um processo de formação dos sentidos, pois os objetos, mais do eu vistos, precisam ser compreendidos em seus significados. Para tanto, é necessário um trabalho continuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem se restringir a elas, as obras de arte como via de familiarização cultural por meio do domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de Historia da Arte.
 RESP 02.: E a formação dos sentidos humanos As imagens falam revelam-nos coisas e levam-nos a refletir sobre o modo como vivemos e como entendemos o mundo Neste sentido a arte pode abordar realidades inventadas, mundos imaginários, falar de sonhos. A apreciação exige a formação dos sentidos um trabalho continuo e sistemático com produção cultural que inclui, mas não se restringe as obras de arte como via de familiarização cultural e o domínio do conhecimento, de trabalho criador.
 RESP 03- R: A principal função do ensino da arte é ensinar a ver, pois os objetos, mais do que vistos, tem que ser compreendidos em seus significados
A arte na escola tem que desencadear um processo de formação dos sentidos . Qual é a verdadeira função do ensino na arte das escolas ?
R1- Simone – pg 8 - A função da Arte na escola é ensinar a ver, e por isso é preciso desencadear um processo de formação dos sentidos, pois os objetos, mais do que vistos, precisam ser compreendidos em seus significados. Para tanto, é necessário um trabalho continuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem se restringir a elas, as obras de arte como via de familiarização cultural por meio do domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de Historia da Arte.

R2- A principal função do ensino da arte é ensinar a ver, pois os objetos, mais do que vistos, tem que ser compreendidos em seus significados.
Cite os gêneros musicais e explique-os resumidamente.
RESP.: Étnicas: músicas primitivas, feitas a centenas de anos da mesma forma (música indígena, povos africanos e asiáticos).   Folclórica: músicas criadas e executadas pelas comunidades rurais e litorâneas, sem autor conhecido. (cirandas, frevos, fandango, etc.).  Popular: músicas dos centros urbanos, com autor conhecido. (Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, etc.).Indústria Cultural: música de massa, comercial, que tem apoio da mídia, mas com curto período de sucesso. (Michel Teló, grupos de axé, pagode, etc.).Erudita: música feita por acadêmicos e que segue ou rompe tendências e normas  estabelecidas  (Vivaldi, Mozart, Bach).
Comente a frase - A capacidade de ler uma imagem não é uma qualidade inata do ser humano e sim uma prática humana.
RESP.: Ler uma imagem constitui-se um processo de criação de sentidos e de construção de interpretações tanto do artista quanto do leitor.
RESP 02.: Ler uma imagem constitui-se um processo de criação de sentidos e de construção de interpretações, a apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento, precisamos tanto de informações visuais obtidas de nossa experiência quanto dos conhecimentos que armazenamos.
RESP 03.:  A apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento, precisamos tanto da informação visual obtidas de nossas experiências quanto o conhecimentos que armazenamos, precisamos tanto da historia, estética, antropológicos.
Comente a frase "a imagem é a expressão de alguém para alguém e enquanto representação de um olhar, tanto mostra como oculta coisas".
RESP 01.: E necessário começarmos nossa leitura perguntando sobre os porquês desta representação, o que mostra o que oculta e o que consagra, indo alem do que se vê aparentemente.
 RESP 02.: Precisamos iniciar a nossa “leitura” perguntando sobre os porquês daquela representação, o que nos mostra, o que nos oculta e o que consagra, para assim podermos ir além do que vemos aparentemente.
Comente a frase : Apreciar a arte e não abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer supremo superando o princípio utilitarista. pg 18  

RESP 01.:  Apreciar a arte é não abrir mão da inutilidade, o principio do prazer superando o principio utilitarista” (JUSTINO, 1999, p.201), e isso implica novos olhares. A apreciação exige a formação dos sentidos, um trabalho continuo e sistemático com a produção cultural que inclui mas não se restringe ás obras de arte como via de familiarização cultural e o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de Historia da Arte. R: Para muitos uma uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.

R2- Sabemos que uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.
Comente a frase  A capacidade de ler uma imagem não é uma qualidade inata do ser humano e sim uma pratica humana.
R A apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento, precisamos tanto da informação visual obtidas de nossas experiências quanto o conhecimentos que armazenamos, precisamos tanto da historia, estética, antropológicos.
Comente a frase: Apreciar a arte e não abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer supremo superando o princípio utilitarista.
RESP 01.: pg 18 – Apreciar a arte é não abrir mão da inutilidade, o principio do prazer superando o principio utilitarista” (JUSTINO, 1999, p.201), e isso implica novos olhares. A apreciação exige a formação dos sentidos, um trabalho continuo e sistemático com a produção cultural que inclui mas não se restringe ás obras de arte como via de familiarização cultural e o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de Historia da Arte. R: Para muitos uma uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.
 RESP 02.: Sabemos que uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.
 RESP 03.: Reduzir arte a beleza, como também entender por função uma determinação pratica. Entre a função de uma faca e a de uma pintura certamente há uma distancia, mas ambas tem funções, ambas desempenham papeis dentro de uma cultura. Se práticas, emotivas simbólicas pouco importa assim apreciar arte é não abrir Mao.  A utilidade da obra de arte não se realiza de maneira imediata, mas mediata isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto tão familiar quanto outros.

Comente resumidamente o que é música folclórica.
RESP.: Música folclórica são aquelas criadas e executadas pelas comunidades das regiões interioranas, litorâneas e rurais. Geralmente são aceitas coletivamente, na maioria das vezes são transmitidas oralmente e o compositor é desconhecido. São executadas em situações importantes como festas de casamento, de colheitas, de trabalho, festas religiosas ou mesmo por diversão.
RESP 02 .: São musicas criadas e executadas pelas comunidades rurais e litorâneas, sem autor conhecido ( cirandas, frevos, fandango...)
Como deve ser desenvolvido o trabalho de apreciação ao ouvir música com os alunos?
RESP.: Deve-se tentar garantir o aluno a ouça analisando obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita discutindo sobre o que ouve estabelecendo relações sobre o que ouve e outras musicas e sons que conhece conhecendo a biografia do compositor, identificando instrumentos musicais nela utilizados.
Como podemos nos expressar através das artes visuais.
RESP.: Podemos nos expressar através da pintura, desenho, colagem, fotografia e assim interagir com os outros e com o mundo. PG. 26
Costa declara que o ato de ler passa por três etapas: antecipação,decifração e interpretação. Explique com suas palavras as 3 etapas. e vc encontra na página 27 do livro
De 3 exemplos de atividades que podem ser feitas com os diferentes gêneros artísticos nas atividades escolares.
R1- Pintura: Releitura de uma obra de arte utilizando-se de diversos materiais.
Dança: Podemos levar um filme musical com as crianças (Elvis por exemplo) e após assisti-lo, escolhemos um trecho com música e dança e pedimos para que os alunos observem como era o rock antes de nascerem. A é ó cantar e dançar com a turma.
Música: Confecção de uma bandinha com material reciclável.

R2- Escolher boca de um retrato, olhos de outro e nariz de um terceiro. Depois recortar, montar e um retrato. 2- Criar uma paisagem pedindo para criança que procurar mostrar as características da cidade a criança e o modo como as pessoas vivem nela. 3- Pesquisar diferentes máscaras utilizadas no carnaval em nosso país.

R3- gênero é empregado na historia e na critica da arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana. Ex. a paisagem, o retrato, e a natureza-morta.
•Uma atividade que permite fazer uma interface com outras disciplinas é trabalhar a obra de Krajcberg, artista plástico que fez da sua obra um alerta contra a destruição da natureza, ressignificando-a pelo uso de materiais orgânicos encontrados na natureza, como gravetos, folhas secas, pedaços e cascas de troncos e raízes que poderiam se transformar em esculturas ou colagens.

•Outros temas que podem ser desenvolvidos são: preservação do ambiente com ênfase na importância da reciclagem de materiais orgânicos ou não; a preservação das florestas, evitando-se as queimadas e sua devastação para a extração de madeira; o papel e todos os processos envolvidos na sua fabricação, desde a extração de madeira até o reflorestamento que as indústrias fazem. Também seria uma boa oportunidade fazer uma oficina de papel reciclado, em que os alunos produzissem cartões, papéis de carta, envelopes ou simplesmente um suporte para desenvolver seus trabalhos artísticos.

Música

• Construção de instrumentos, em 4 etapas: projeto e construção, desenvolvimento de técnicas de execução, elaboração de um manual e prática musical.

• Cada aluno desenha um esboço de sua invenção do material que teria à sua disposição (materiais variados tais como: panelas, bambus, canos, cabaça, entre outros). Com o projeto pronto, todos exploram os materiais que servirão de matéria prima, estudando a viabilidade de sua utilização na elaboração do instrumento (esta etapa é importante para a descoberta de novos materiais, até então nunca relacionados com um instrumento musical).
De acordo com Munari "nossas experiências e conhecimentos influenciam nosso olhar". O que significa, portanto, conhecer as imagens que nos rodeiam?
RESP 01.: Conhecer vai alem da capacidade de enxergar ou de ouvir, é compreender, é ser capaz de extrair de um obejto seus sentidos ou suas razoes. Significa alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais. Cada um vê aquilo que sabe.

RESP 02 .: Segundo Munari, conhecer as imagens vai além da capacidade de enxergar ou de ouvir. Conhecer é compreender, é serem capaz de extrair de um objeto seus sentidos ou suas razões. Por isso, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão do outro sujeito e como uma mensagem a ser compreendida.
De três exemplos de atividades que podem ser feitas com os diferentes gêneros artísticos nas atividades escolares.
R1- Pintura: Releitura de uma obra de arte utilizando-se de diversos materiais.
Dança: Podemos levar um filme musical com as crianças (Elvis, por exemplo) e após assisti-lo, escolhemos um trecho com música e dança e pedimos para que os alunos observem como era o rock antes de nascerem. A é ó cantar e dançar com a turma.
Música: Confecção de uma bandinha com material reciclável.
R2- Escolher boca de um retrato, olhos de outro e nariz de um terceiro. Depois recortar, montar e um retrato. 2- Criar uma paisagem pedindo para criança que procurar mostrar as características da cidade, a criança e o modo como às pessoas vivem nela. 3- Pesquisar diferentes máscaras utilizadas no carnaval em nosso país.
R3- gênero é empregado na historia e na critica da arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana. Ex. a paisagem, o retrato, e a natureza-morta.
•Uma atividade que permite fazer uma interface com outras disciplinas é trabalhar a obra de Krajcberg, artista plástico que fez da sua obra um alerta contra a destruição da natureza, re-significando-a pelo uso de materiais orgânicos encontrados na natureza, como gravetos, folhas secas, pedaços e cascas de troncos e raízes que poderiam se transformar em esculturas ou colagens.

•Outros temas que podem ser desenvolvidos são: preservação do ambiente com ênfase na importância da reciclagem de materiais orgânicos ou não; a preservação das florestas, evitando-se as queimadas e sua devastação para a extração de madeira; o papel e todos os processos envolvidos na sua fabricação, desde a extração de madeira até o reflorestamento que as indústrias fazem. Também seria uma boa oportunidade fazer uma oficina de papel reciclado, em que os alunos produzissem cartões, papéis de carta, envelopes ou simplesmente um suporte para desenvolver seus trabalhos artísticos.

Música

• Construção de instrumentos, em 4 etapas: projeto e construção, desenvolvimento de técnicas de execução, elaboração de um manual e prática musical.
• Cada aluno desenha um esboço de sua invenção do material que teria à sua disposição (materiais variados tais como: panelas, bambus, canos, cabaça, entre outros). Com o projeto pronto, todos exploram os materiais que servirão de matéria prima, estudando a viabilidade de sua utilização na elaboração do instrumento (esta etapa é importante para a descoberta de novos materiais, até então nunca relacionados com um instrumento musical)
De três exemplos de atividades que podem ser feitas com os diferentes gêneros artísticos nas atividades escolares.
RESP 01.: Pintura: Releitura de uma obra de arte utilizando-se de diversos materiais.
Dança: Podemos levar um filme musical para as crianças (Elvis, por exemplo) e após assisti-lo, escolhemos um trecho da música e dança e pedimos para que os alunos observem como era o rock antes de nascerem. Até o cantar e dançar com a turma.
 Música: Confecção de uma bandinha com material reciclável.

RESP 02.: Recortar de revistas e jornais diferentes retratos e separar em grupos de acordo com essas posições – escolher diferentes bocas, narizes olhos e montar um retrato; 2- Pesquisar diferentes mascara utilizado no Carnaval em nosso País.   3-Criar uma paisagem procurando mostrar as características de sua cidade e o modo como às pessoas vivem. 4-Observar retratos apresentados, identificando a posição frontal
Em que consiste a música tradicional ou étnica. Por que este gênero está praticamente em extinção?
R: É considerada a música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter de ritual. Faz parte deste gênero, a indígena, de tribos africanas, dos aborígenes, entre outras. Este gênero está praticamente em extinção, porque essas civilizações estão pouco a pouco, sendo dizimadas, e sua cultura, inclusive a musical, esta sendo sufocada pela cultura dos povos que  as dominam e está sendo esquecida.
Em que consiste o instrumento musical? De exemplos de materiais que podem ser utilizados como material expressivo na sala de aula.

RESP 01.: Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música. Para a confecção de instrumentos musicais é necessário que os alunos tragam de casa elementos da natureza, como, pedras, galhos, conchas. Com esses materiais eles poderão fazer instrumentos musicais simples, como, chocalhos, clavas ou uma bateria natural.

Em que consiste o instrumento musical? Dê exemplos de materiais que podem ser utilizados como material expressivo na sala de aula. 
RESP 02.: Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer musica desde um garfo ate um piano qualquer OBJETO PODE SER ULITILADO PARA FAZER MUSICA.
Escreva resumidamente em que consiste o gênero “natureza morta”, na pintura.
R: O gênero natureza- morta pode conter desde arranjos de frutas e vasilhas ricamente decoradas até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos abertos cobrindo uma mesa. Neste gênero, o artista pode revelar nas formas, cores e linhas os aspectos estéticos subjacentes à aparência dos objetos, colocando coisas comuns como: livro, canetas e objetos de uma escrivaninha, cachimbos, pincéis de um pintor, em uma nova ordem visual.
Explique algumas características do movimento surrealista e alguns artistas da época?
R: As características deste movimento são: Pintura com elementos surreais, formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente), busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário, impressão espacial, possuindo ilusões ópticas, dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia. Seus principais artistas foram: André Breton (1896-1970), Paul Delvaux (1880-1918), Max Ernst (1891-1976), Joan Miró (1893-1983), Salvador Dali Dali (1904-1989).
Explique o que é e dê exemplos de composição artística bidimensional e tridimensional:
RESP.: No estudo da composição a primeira coisa a destacar é que podem ser Bidimensionais, ou seja, quando utilizamos duas dimensões (altura e largura),por exemplo desenhos com grafite, giz de cera também podemos destacar a colagem e fotomontagem; ou pode ser Tridimensional quando utilizamos as três dimensões (altura, largura e profundidade) como as esculturas que podem ser com baixo ou alto relevo e o relevo escavado e também as esculturas de volto redondo que podem ser vistas por todos os lados. 
Faça um resumo sobre as linguagens artísticas (20linhas).
R: O som faz parte de nossa vida desde a concepção até a morte. Para entender os sons é necessário traçarmos um caminho, uma forma de trabalhar com a musica na escola que garanta o mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística. A musica tem como fonte de trabalho o som, deve ser trabalhada na escola da mesma maneira que as outras linguagens artísticas, seguindo algumas orientações: teatro – trabalha com a representação; dança – trabalha com o movimento expressivo; artes visuais – trabalha com a imagem, essas orientações – esse caminho para trabalhar com musica na escola – estão sistematizados na nossa proposta de encaminhamento metodológico.Para compreender e trabalhar com a musica como uma linguagem artística. Por meio da qual o homem conhece, expressa e compreende a realidade humana, temos de pensar em muitas questões, como a relação entre as atividades de apreciação musical, a realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho, a articulação entre conteúdos dos diversos grupos.

RESP.: As linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – têm seus campos específicos, com objetivos e conteúdos distintos, que precisam ser considerados ao elaborar os planos, projetos e planejamentos. Mas elas também devem ser correlacionadas, ao mesmo tempo em que se estabelece a interdisciplinaridade com as outras áreas do conhecimento. Artes Visuais
As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.
Teatro
O Teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
Música
Dentro das "artes", a Música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espectáculo.
Dança
A dança é uma das
Na escola, quando e como se ouve música?
R: Na escola, muitas vezes, a música é usada como pano de fundo ou motivo de recreação e descontração. Como manifestação artística, ela deve ser vista como uma linguagem com conteúdos próprios que deve ser entendida e executada pelas crianças constantemente. O professor deve conhecer os conteúdos de música e exercitar suas propriedades dentro dessa linguagem para que possa trabalhar de forma mais profunda e segura com os alunos.
Não podemos analisar todos objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios, explique o que a frase quer dizer.
R - Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
Não podemos analisar todos os objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios”. Explique o que a frase quer dizer.
R1- Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
R2- R - Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
R3- R:  Não! A função da arte adquire novas nuances em razão do contexto histórico. A partir da analise do contexto histórico, podemos compreender por que certos gêneros são privilegiados enquanto outros são secundarizados, a literatura da obras pressupões o estudo do processo de inovação técnica, o uso de materiais e instrumentos, pois o domínio dos recursos e gêneros para chegar a técnica é um processo fundamental para criação artística.
Não podemos analisar todos os objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios. Explique o que a frase quer dizer.
RESP.: Não podemos porque a função da arte muda em razão do contexto histórico, frente a uma obra de arte podemos analisar os procedimentos de composição: simetria, figura, perspectiva etc. Para analisar as imagens precisamos conhecer também a gramática da composição visual
RESP 02.: Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
Não podemos analisar todos os objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios, explique o que a frase quer dizer.
RESP.: Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
Não podemos analisar todos os objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios. R1- Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
R2 - Deve-se ao ouvir uma música com os alunos, deve-se tentar garantir que o aluno a ouça analisando, obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita, discutindo sobre o que ouve, estabelecendo relações entre o que ouve e outras musicas e sons que conhece, identificando instrumentos musicais nela utilizados conhecendo a biografia do compositor ou interprete
Não podemos perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas fruto de uma escolha do artista”, comente a frase relacionando-a a representação figurativa.
R: Muitas pessoas ainda associam a arte verdadeira a uma representação fiel dos objetos ou seres do nosso entorno. Neste caso, o artista tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. Neste caso a cópia não é um exercício passivo, e sim uma escolha do artista.
Nas atividades escolares como tem que ser encaminhado o trabalho com música? pg.116
RESP.: Primeiramente temos que ter um mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.

RESP.: A musica deve ser trabalhada na escola da mesma maneira que as outras linguagens artísticas  que garanta o mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística. O Caminho para trabalhar com musica na escola esta sistematizado na proposta de encaminhamento metodológico. (Para compreender e trabalhar com a musica como uma linguagem artística, por meio da qual o homem conhece, expressa e compreende a realidade humana, temos que pensar em muitas questões, como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola como ponto de  partida do trabalho.)
Nas atividades escolares como tem que ser  encaminhado o trabalho com música?
R1- Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação a musica na escola, mostrando-lhes a importância do som, do ritmo, bem como saber apreciar- lhes a forma prazerosa e espontânea.Por meio de várias atividades, com diversos ritmos e som, mostrando a eles que podemos por meio de musicas estudar gramática através de modificar a letra, analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção.

R2- É importante garantir que exista uma relação direta entre as atividades de produção e apreciação artística, para que nos dois momentos seja trabalhada a mesma linha musical. Um exemplo é se estudamos sobre música clássica ouvindo e discutindo a respeito dela, não tem sentido algum trabalhar em seguida com confecção de chocalhos e execução de músicas dançantes, esse tipo de trabalho deve ser executado quando os alunos estiverem estudando uma música apropriada para esses instrumentos.
É interessante que no início dos trabalhos com a música, o professor comece a estudar uma forma musical que seja conhecida e apreciada pelas crianças, elas vão conseguir se envolver mais naquilo que elas já conhecem e gostam, aos poucos o professor deve introduzir outros gêneros musicais.

R3- O trabalho pode ser iniciado a partir de um período da história da música. Nesse período o professor escolherá um determinado gênero para estudar e vai priorizar uma técnica para aprofundar o trabalho com esse gênero musical e período, a partir daí vai trabalhar com um determinado princípio de composição, ressaltando um dos elementos formais do som que caracterize determinada composição musical.
É importante que o professor trabalhe durante o ano letivo, todos os grupos e técnicas para que os alunos tenham um conhecimento com continuidade e profundidade.

R4- Primeiramente temos que ter um mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos. 
Nas atividades escolares como tem que ser  encaminhado o trabalho com música?
R1- Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação a musica na escola, mostrando-lhes a importância do som, do ritmo, bem como saber apreciar- lhes a forma prazerosa e espontânea. Por meio de várias atividades, com diversos ritmos e som, mostrando a eles que podemos por meio de musicas estudar gramática através de modificar a letra, analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção.
R2- É importante garantir que exista uma relação direta entre as atividades de produção e apreciação artística, para que nos dois momentos seja trabalhada a mesma linha musical. Um exemplo é se estudamos sobre música clássica ouvindo e discutindo a respeito dela, não tem sentido algum trabalhar em seguida com confecção de chocalhos e execução de músicas dançantes, esse tipo de trabalho deve ser executado quando os alunos estiverem estudando uma música apropriada para esses instrumentos.
É interessante que no início dos trabalhos com a música, o professor comece a estudar uma forma musical que seja conhecida e apreciada pelas crianças, elas vão conseguir se envolver mais naquilo que elas já conhecem e gostam, aos poucos o professor deve introduzir outros gêneros musicais.

R3- O trabalho pode ser iniciado a partir de um período da história da música. Nesse período o professor escolherá um determinado gênero para estudar e vai priorizar uma técnica para aprofundar o trabalho com esse gênero musical e período, a partir daí vai trabalhar com um determinado princípio de composição, ressaltando um dos elementos formais do som que caracterize determinada composição musical.
É importante que o professor trabalhe durante o ano letivo, todos os grupos e técnicas para que os alunos tenham um conhecimento com continuidade e profundidade.

R4- Primeiramente temos que ter um mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.
Nós podemos analisar todos os objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios? Comente.   
O  retrato constitui a representação de uma pessoa, como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino fundamenta?   
R: Podemos fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos por artistas em diferentes momentos da História da arte. Podemos também analisar retratos com duas ou mais pessoas com representação de rostos em perfil, frontal, e introduzir o estudo da figura humana em diferentes padrões de representação: egípcia, grega, renascentista, etc.

O  retrato constitui-se na represento da imagem de uma pessoa, por meio do desenho da pintura. Disserte com suas palavras como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino fundamental? (vi em outro email ensino médio - pg.47)      
O estudo de gêneros na arte deve subsidiar a prática escolar. Como o professor pode aprofundar o estudo dos diferentes gêneros? Dê dois exemplos.
R: - Observar os retratos apresentados, identificando a posição frontal e de perfil:     - Recortar de revistas e jornais velhos vários retratos e separar em grupos de acordo com essas posições: tipos de bocas, narizes e olhos em seguida montar um retrato;     - Criar uma paisagem procurando mostrar as características de sua cidade e o modo como às pessoas vivem;     - Fazer uma pesquisa sobre os elementos característicos da região onde mora e sobre os elementos decorativos utilizados nas fachadas das casas de sua cidade.
O que é improvisar uma música?
R: Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução ou incorporar detalhes e fazer alterações em uma música no momento em que ela está sendo executada.
O que é o principio da "deformação" da arte? em que tipo de obras ele esta presente? pg 80, 81 e 82 
RESP 01.: Está presente nas obras expressionistas e o seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam, plasmando as angústias do ser humano e a força das suas emoções por meio da distorção das formas e das cores.

RESP 02.: Está presente nas obras dos artistas expressionistas como por ex: O GRITO. Seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam plasmando as angustias do ser humano e a força das suas emoções por meio da distorção das formas e das cores.
O que são formas musicais? Dê exemplos.
RESP.: São tipos de músicas que possuem características em comum. Ex: rock, sinfônica, valsa.

São tipos de musica compostos com determinadas características em comum, dentro dos cinco gêneros (étnico, folclórico, popular, erudito, criado pela indústria cultural). Ex: Concerto, valsa, OPERA ROCK, bossa-nova, sonata, sinfonia, opera de PEQUIM ETC.
O que se entende por encaminhamento metodológico em artes?
RESP.: O encaminhamento metodológico, precisa propiciar a práxis artística (unidade entre a teoria e a prática artística), por meio de vivências e do entendimento histórico e teórico das experiências vivenciadas. O docente necessita vivenciar experiências pedagógicas, didáticas e artísticas, ou seja, é preciso participar deste processo enquanto aluno para que se possa conduzir o processo ensino-aprendizagem como professor com os alunos em sala de aula.

RESP.:  Estamos cercados por sons dos mais diversos tipos e para entendê-los precisamos ter um caminho uma forma de trabalhar com a arte de fora geral, a isto chamamos encaminhamento metodológico.

RESP.:  Para entender precisamos de um caminho uma forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de encaminhamento metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico são: relação entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os conteúdos dos diversos grupos
O que se entende por gêneros musicais? Explique resumidamente cada um deles.
 è um dos conteúdos básicos a serem trabalhos na musica , estão classificados em étnicas – musicas primitivas; Folclórica – musicas criadas pelas comunidades rurais e litorâneas sem autor conhecido; popular – musica dos centros urbanos, com autor conhecido; erudita – musica feita por acadêmicos seguindo tendências e normas estabelecidas; Industria cultural – Musica de massa, comercial ( axé, pagode)
O retrato constitui a representação de uma pessoa. Como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino fundamental?     
RESP.:  Podemos fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos por artistas em diferentes momentos da História da arte. Podemos também analisar retratos com duas ou mais pessoas com representação de rostos em perfil, frontal, e introduzir o estudo da figura humana em diferentes padrões de representação: egípcia, grega, renascentista, etc.

RESP.:  Retratar uma pessoa não é apenas reproduzir sua fisionomia mas mostrar seu modo de ser. Pode ser feita por meio da pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança de seus amigos e pessoas da sua convivência ou retratos produzidos em diferentes momentos da Historia da Arte
O retrato constitui-se na representação da imagem de uma pessoa por meio do desenho da pintura, da gravura-disserte  com suas palavras esta abordagem no ensino médio pg.47
Estamos acostumados á traduzir oque vemos, em um quadro, um retrato, uma tela. Na verdade o que a arte propõe no Ensino Médio é sentir o que vemos e falar o que sentimos quando olhos para uma tela, um quadro ou ainda  uma foto.
A arte nos ensina a traduzir o que nunca retratamos no papel. 
Para Magritte, a principal função da arte é tomar a visão um instrumento do conhecimento. Destaque as características do movimento  surrealista.
RESP 01 .: Os surrealistas não pintavam quadros para fazer uma mera copia da realidade. Sua intenção era dar uma interpretação fantástica aos sonhos e explorar as ideias do absurdo e do inconsciente, frequentemente utilizando imagens absurdas e perturbadoras. O movimento surrealista deu muita importância a exploração do imaginário. Nas obras surrealistas percebemos uma inesperada combinação de objetos desconexos, utilizados para criar a ideia de uma realidade fantástica, diferente da vida cotidiana.
RESP 02 .: O movimento surrealista originou-se na França e desenvolveu-se na Europa, durante o período compreendido entre as duas grandes guerras (1914-1945). Faziam parte desse movimento, além de René Magritte, outros grandes nomes, como, Salvador Dalí, Giorgio de Chirico, Max Ernst, Joan Miró, tendo como o principal teórico do movimento André Breton (1896-1966), que publicou várias obras, entre as quais o Manifesto do Surrealismo, de 1924, e outro, de 1929. Os manifestos constituíam-se em declarações públicas a respeito das razões que justificavam e fundamentavam uma proposta ou um programa de ação. Os surrealistas não pintavam quadros para fazer uma mera cópia da realidade, sua intenção era dar uma interpretação fantástica aos sonhos e exploraras idéias do absurdo e do inconsciente, utilizando imagens absurdas e perturbadoras. O movimento surrealista deu muita importância à exploração do imaginário, inspirando-se nas teorias da Psicanálise freudiana sobre o inconsciente e os sonhos. Nas obras percebemos uma inesperada combinação de objetos desconexos, utilizados para criar a idéia de uma realidade fantástica, diferente da vida cotidiana.

RESP 03 .: As características dos surrealistas é que não pintavam quadros para fazer mera copia da realidade e sim a intenção era dar uma interpretação fantástica aos sonhos e explorara as idéias do absurdo e do inconsciente. Deu muita importância a exploração do imaginário, inspirando-se nas teorias freudiana.
Quais instrumentos musicais podem confeccionar na escola junto com os alunos? 
R: Podemos confeccionar: chocalho, pandeiro, tambor, xilofone, maracá, violão
Quais são as quatro linguagens artísticas em que a arte é estruturada? Explique resumidamente o que compõe cada uma delas.
RESP.: Teatro: trabalha com a representação; Dança – trabalha com o movimento expressivo; Artes visuais – trabalham com a imagem; Musica - som
Qual a importância da arte na vida das pessoas? 
RESP 01.: a arte humaniza e nos dá a possibilidade de entendermos melhor o mundo em que vivemos.  A arte é tudo! Pena que nem todos usam da arte para expressar seu eu interior, como vc diz, é um dos caminhos para entendermos o mundo em que vivemos, mas também o mundo do outro. 
A arte reflete toda uma época, com seus acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Ela sempre mostra a tendência do momento, quando a sociedade está em busca de uma humanização maior, o artista, envolvido por esse contexto, vai mostrar isso em sua produção, assim como, se o momento é mais tenso, também aparecerá nas produções artísticas. Nós, os admiradores da arte, buscamos nela um encontro de nosso momento. Há sempre uma participação nossa nessa arte, participação essa que vai do admirar as cores e formas até uma mensagem subentendida. A arte aproxima as pessoas da natureza!
Possibilita um bom entendimento entre a vida e o homem, que com o passar do tempo parece que foi esquecendo sua origem, por conta do egoísmo e da despreocupação com o planeta.
Aquele que põe em tela uma flor tem zelo por ela!
Aquele que retrata a vida no campo, a vida da selva, ama e protege os animais!
Aquele que tem paixão pelo universo preserva para que seja eterno!
Com certeza, a arte humaniza e valoriza a vida!
A arte é fundamental para o autoconhecimento, cultura e para a compreensão de certas situações que ocorrem em nossa vida e no mundo. 
Para quem não sabe, arte, não é só pintar quadros ou fazer grandes esculturas.Ela está em todos os campos desde a "arte da geografia", a "arte da história", a "arte da matemática, a "arte da engenharia", até a "arte da medicina".
Ser um artista é ter sensibilidade, é abraçar a história e retratá-la, é fazer de uma faca um instrumento para salvar vidas. E todos nós, nem que seja um pouco, somos um.
A arte é uma autêntica e inequívoca expressão e produto final de um grande campo das habilidades humanas. Portanto a arte tem um valor antropológico, à medida que servirá como registro e informação da sociedade que a produziu.
A arte é também do ponto de vista psicológico a sublimação de nossos recalques, em termos menos técnico, a arte é uma das vias pela qual o ego faz uso para extravasar alguma ou algumas energias (catexias) direcionadas para um objeto inexistente ou perdido. Veja o caso de pessoas que depois de um grande trauma descobrem grande prazer nas artes. Nesse sentido a arte tem um valor psicoterapêutico.
A arte também serve para legitimar nossas impressões e opiniões sobre aquilo que nos cerca de forma a poder através dela interagirmos com os demais. Logo a arte tem um valor social à medida que integra as pessoas dentro do meio.
A arte mostra como eram as crenças, a vida em seu tempo, técnica usada, estilo, comunicação. Tem toda uma vida por trás de uma arte. É uma historia de um povo, de um artista, e tem muito valor para os nossos descendentes.  
Qual é o objetivo das atividades artísticas na escola.

Objetivo das atividades artísticas na escola não é simplesmente mostrara reproduções de objetos de artes presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar os conhecimentos artísticos necessários às atividades de apreciação e produção artísticas. A função da Arte é também ensinar a ver a ampliar a sensibilidade dos alunos. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de
Qual é o objetivo das atividades artísticas na escola?
RESP.: A função da arte na escola é ensinar a ver e a ampliar a sensibilidade dos alunos. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.
O Objetivo não é simplesmente mostrar reproduções de objetos da arte presentes nos livros, mas levar os alunos a dominar os conhecimentos artísticos necessários às atividades de apreciação e produção artística.

Qual o real objetivo do trabalho com as atividades artísticas na escola?
Objetivo das atividades artísticas na escola não é simplesmente mostrara reproduções de objetos de artes presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar os conhecimentos artísticos necessários às atividades de apreciação e produção artísticas. A função da Arte é também ensinar a ver a ampliar a sensibilidade dos alunos. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.
Relacione os preconceitos que podem existir com relação ao ensino da música nas escolas.
RESP 01.: Muitas pessoas acreditam que a música se aplica somente as pessoas com talento nato e às que possuem uma condição financeira mais favorável. Também não se dá valor ao ensaio de música nas escolas por não acharem muito importante se comparado com Português ou Matemática que são mais utilizadas em vestibulares, concursos, etc.

RESP 02.: A atividade musical em geral esta a disposição dos aspectos promocionais das escolas com o objetivo de preparar um repertorio musical para ser apresentado em comemorações cívicas ou religiosas. Esse tipo de pratica tem pouca ou nenhuma relação com os objetivos da educação musical e reflete uma defasagem no processo de desenvolvimento e reconhecimento da área musical.
RESP 03.: - O acesso e ao conhecimento musical estaria restrito aos talentosos e aos economicamente privilegiadas. A sociedade considera a educação musical símbolo de status ou algo fútil e infelizmente, não considera o potencial educativo do ensino de música para a formação integral do aluno. A música não é considerada uma disciplina tão seria como as outras.
RESP 04.: O primeiro questionamento de Hentschke. O desenvolvimento da sensibilidade estética e artística da criança, o desenvolvimento da imaginação e do potencial criativo, um sentido histórico da nossa herança cultural meios de transcrever o universo musical imposto pelo seu meio social cultural, o desenvolvimento cognitivo afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da comunicação não-verbal.
O segundo preconceito abordado por Hentschke (1995)refere-se a necessidade de inserir a educação musical como uma disciplina tão seria como a demais e esse preconceito pode ser atribuído ao uso de que tem sido feito dessa área de conhecimento e da atividade profissional decorrente dela.
Terceiro aspecto diz respeito aos objetivos e justificativas do ensino da musica na escola fundamental. Segundo ela muitas crianças deixaram de gostar das aulas de musica porque  seus professores priorizavam o estudo da teoria musical entendida como domínio de leitura e da notação musical tradicional
RESP 05.: Existe um preconceito, proveniente da ideia de que o acesso ao conhecimento musical estaria restrito aos talentosos e aos economicamente privilegiados, causando a exclusão de muitas pessoas ao
acesso à aprendizagem musical. Da mesma forma, com relação ao fator econômico, a sociedade considera a educação  musical símbolo de status ou algo fútil e, infelizmente, não considera o potencial educativo do ensino de musica para a formação integral do aluno.          ''pg 167".


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*Raquel Luciana Maschetti da Silva*

 Polo São Caetano do Sul - SP
e-mail: rmaschetti@gmail.com
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Um dia sem rir é um dia desperdiçado!

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