quinta-feira, setembro 20, 2012

Matemática - Pós Gradução Educação Infantil


ENSINO DA MATEMÁTICA



1. Com relação a aprendizagem do sistema de numeração, em âmbito universal, é possível afirmar:


  • I. a maioria das crianças de 5 anos já sabe contar até 20.
    II. aos 3 e 4 anos a contagem concentra-se de 1 a 10.
    III. crianças de 5 anos aproximadamente sabem fazer adições e subtrações de um dígito.
    IV. a rapidez com que as crianças aprendem a contar depende em parte do sistema numérico de sua cultura.

  • Apenas a alternativa III está incorreta.
  • Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
  • Todas as alternativas estão corretas.
  • Nenhuma alternativa está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O espaço físico constitui-se em uma forma silenciosa de educar. O ambiente das creches e pré-escolas deve proporcionar:


  • I. acessibilidade.
    II. autonomia.
    III. ludicidade.
    IV. segurança.

  • apenas as alternativas I, III e IV estão corretas
  • nenhuma alternativa está correta.
  • I, II e III estão corretas.
  • todas as alternativas estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Considerando os oito períodos do ciclo vital, geralmente aceito nas sociedades industriais, o período prénatal compreende a concepção ao nascimento.


  • É verdadeiro afirmar que:

    I. a primeira infância vai do nascimento aos 3 anos.
    II. a segunda infância dos 3 aos 6 anos.
    III. a terceira infância dos 6 aos 11 anos.
    IV. a adolescência dos 11 aos aproximadamente 20 anos.

  • Estão corretas as alternativas I, II e III.
  • Todas as alternativas estão corretas.
  • Nenhuma das alternativas está correta.
  • Estão incorretas as alternativas I, II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. De acordo com o panorama mundial, a educação matemática no Brasil tem muitas razões para mudar.


  • Comparado a outros países emergentes o Brasil já apresentou os piores indicadores na área da educação e especificamente na matemática. Leia com atenção as afirmações a seguir e marque-as com V para verdadeiras e F para as que são falsas.

    I. De acordo com pesquisa da ONG Ação Educativa, 25% dos brasileiros entendem os números, como horários e preços, mas não sabem fazer cálculos como adição e subtração.
    II. Apenas 23% dos brasileiros conseguem resolver problemas numéricos que exigem vários tipos de cálculo mostrando familiaridade com gráficos, tabelas e mapas.
    III. Menos de um em cada quatro brasileiros consegue fazer cálculos necessários ao dia a dia.
    IV. De acordo com o INAF, do analfabetismo rudimentar ou nível 1, fazem parte as pessoas que leem números em contextos específicos como preço, horário, números de telefone etc.
    V. Na educação infantil as crianças são letradas matematicamente porque aprendem a registrar e relacionar números e quantidades, aprendem as funções sociais do número e a resolução de problemas, aprendem sobre medidas e grandezas, espaço e forma, fazem estimativas, montam tabelas, comparam resultados etc.

  • A alternativa III está incorreta.
  • Todas as alternativas estão corretas.
  • Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
  • Nenhuma das alternativas está correta.
Parte inferior do formulário



Um comentário:

  1. 1. [QuestãoID 53533] Na educação infantil é comum a coexistência de diferentes enfoques do ensino da matemática.


    Cada ação reflete uma crença sobre a natureza do conhecimento. Assinale apenas o(s) item(s) que se relacionam às práticas da escola tradicional.
    I. O conhecimento se constrói por meio da ação do aluno.
    II. Os números são ensinados como ferramentas de resolução.
    III. Os números são ensinados aos poucos: um a um e na ordem em que a série numérica indica.
    IV. Atividades fundamentais são aquelas ligadas à escrita convencional dos números.
    V. Os problemas são uma forma de treinar as operações fundamentais.

    I, II e V.
    III, IV e V. correta
    I, II e IV.
    III, IV e II.
    2. [QuestãoID 35947] Qual das afirmações a seguir está relacionada à geometria topológica?

    Refere-se às transformações que mudam somente a posição do objeto e, portanto, conservam-se o tamanho, as distâncias e as direções.
    Um trapézio e um retângulo são equivalentes porque o retângulo pode ser visto como um trapézio segundo a posição do observador. As propriedades espaciais se conservam ao se projetar um objeto.
    Favorece um aprendizado mais formal e intuitivo, pois as figuras são submetidas a transformações que fazem com que percam suas propriedades. correta
    É a geometria das sombras. Nela se conserva a retitude, o aspecto reto, não a medida.
    3. [QuestãoID 37751] Segundo o Referencial Nacional para a Educação Infantil, a finalidade da matemática na infância é proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:


    I. se aproximar de algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
    II. reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
    III. confiar em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

    Apenas a afirmativa III está correta.
    Apenas a afirmativa I está correta.
    Apenas a afirmativa II está correta.
    Todas as afirmativas estão corretas. correta
    4. [QuestãoID 53532] Cada uma das concepções de ensino listadas abaixo usa uma metodologia de ensino do número. Indique que metodologia corresponde a que concepção.


    I. Didática da matemática.
    II. Ensino tradicional.
    III. Matemática moderna.
    ( ) Os números são ensinados aos poucos, um a um, e na ordem da série numérica.
    ( ) Os números são ensinados como uma propriedade dos conjuntos, como classes de equivalência.
    ( ) Os números são ensinados como ferramentas de resolução.

    II, III e I.correta
    I, II e III.
    III, I e II.
    III, II e I.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...