domingo, setembro 09, 2012

[Moodle] Prática Educativa de História e Geografia No Desenvolvimento Infantil

Colaboração 
Carla Patricia
 
Aula 5-  wiki 5
Prática Educativa de História e Geografia No Desenvolvimento Infantil
Acompanhar o desenvolvimento infantil nos dias atuais tem se tornado um grande desafio para nossos professores os livros já não prendem mais a atenção dos pequeninos e as figuras dos mapas não fazem tanto sentido.
Precisamos desenvolver estratégias para que o aluno tenha a percepção das diferentes formas de estruturar seu pensamento importante no processo de aprendizagem, levando em consideração as suas vivências e todo conhecimento trazido pelo aluno onde a sua leitura de mundo o auxiliará no aprendizado de novos conhecimentos.
Com atividades diversificadas e novas estratégias o aluno aprenderá de forma prazerosa reconhecendo que ele faz parte desta historia e toda geografia aprendendo através de seus movimentos, leitura de imagem e troca de experiências novos conhecimentos podendo refletir sobre o antes e o depois e de como o desenvolvimento tecnológico contribui com as mudanças de uma sociedade.
Atividades como um mergulho na comunidade, estudo e pesquisas do seu meio, conhecer os meios de comunicação, novas tecnologias de localização de territórios tornam as atividades lúdicas e prazerosas.
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem, no tocante a utilização do lúdico no ensino fundamental, tendo como foco, os aspectos educacionais, A atividade se faz mais eficaz com crianças quando o professor passa a compreender melhor como se forma e se desenvolve o pensamento infantil e a formação de sua aprendizagem. No entanto, para se entender tal processo é preciso primeiramente ter por base os estudos e pesquisas . Na educação, cabe à Geografia fazer a sociedade, desde sua infância, a ter noção de espaço, locomoção, direção, etc. Com o passar dos anos, a Geografia passa a ter outro papel, levando a sociedade a ter um conhecimento mais amplo e mais complexo dos fatos ocorridos no espaço em que vive, havendo aí a necessidade de um estudo mais aprofundado, possibilitando a essa mesma população entender as causas e a localização dos problemas, e também dos fatores positivos. Do ponto de vista da formação histórica do estudante, a questão da cidadania envolve escolhas pedagógicas específicas para que ele possa conhecer e distinguir diferentes concepções de cultura. Sou da opinião que os alunos desde a primeira fase do primeiro ano já são capazes e devem ser instruídos sobre noções das disciplinas 
Se a criança encontra-se neste limiar entre o imaginário, o real, o concreto e o abstrato, é possível que o professor transmite por essas fronteiras e explore esse espaço mental ainda em consolidação. A criança quando parte de seu imaginário no espaço real ,o analisa a partir de sua experiência. Assim o trabalho se apresenta com um convite a uma viagem que tornará possível o percurso de uma geografia mais humana.
Além disso, acrescento o papel do professor frente a esse descrito encontro, para que seu papel seja de construção de conhecimento  e não de   ''mascarar'' o conteúdo serie.
 Para iniciar a viagem geográfica e históriográfica é preciso, primeiramente, conhecer os ''viajantes'' e, principalmente, compreender a realidade a que pertencem as crianças.
A geografia e história na educação infantil pode ajudar a criança a desenvolver noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, com estratégias de ensino que possam vir ajudá-la no seu desenvolvimento intelectual ao longo da vida. No estágio que estou fazendo na primeira série da primeira fase da educação infantil do ensino fundamental, as professoras já são instruídas a começar a ensinar história e geografia, quando apresentam o calendário do dia ,já embutem a cidade, o bairro, o estado e o país em que moramos, além de desenhá-los na lousa passo à passo, certamente não como aprendemos em nossa época com gráficos geográficos , mas crianças de 4 e 5 aninhos já se interessam em saber tais disciplinas e a  gostarem sem mesmo saber do que se trata , e acho mesmo que é este o caminho ,e assim vamos dando início a orientá-los sobre  o nome do nosso presidente, do governador e do prefeito de nossa cidade , é muito gratificante  quando vamos colocando e falando sobre o assunto na lousa eles já interveêm e vão se lembrando das aulas anteriores , sempre se tem uma novidade para se acrescentar durante o calendário e a chamadinha , que é como damos início ao dia  em sala de aula com eles ,e ao meu ver é mesmo por aí, incentivá-los a querer saber sempre mais .
Pensar a integração das disciplinas de história e geografia na educação de crianças, jovens e adultos, somos levados a pensar nos objetivos atuais  do ensino das referidas disciplinas. Buscando selecionar e organizar conteúdos que atendam aos objetivos propostos. É importante que se atente para a significação e a aplicabilidade desses conteúdos na vida cotidiana dos educandos. O aluno de Educação Infantil, matriculado num curso de escolarização, serão capazes de transformar e mudar o seu meio, se for instrumentalizado de maneira sólida, através de um currículo organizado de acordo com as suas reais necessidades. Através de atividades lúdicas a escola facilita a aprendizagem, o que faz com o que o aluno tenha mais autonomia, quando se trata de historia e geografia a busca por maneiras diferentes de ensinar faz dessas matérias mais interessantes e torna o aluno mais curioso levando a querer saber mais, contribuindo assim para seu melhor desenvolvimento, então brincado e cantando a criança adquira autonomia em sua aprendizagem, ela aprende a ouvir e argumentar compreendendo assim o que está sendo ensinado.
Entender e respeitar os niveis de desenvolvimento das crianças bem como, os tipos de brincadeiras e jogos torna o trabalho pedagógico valioso a professores e alunos, tendo a visão do todo como primordial ,As aulas tradicionais de Geografia e História, baseadas na explanação do professor e na memorização do conteúdo, são desestimulantes para os estudantes. Por isso é necessário a utilização de métodos inovadores e criativos que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem. Para que as aulas ser torne mais dinâmicas e estimulantes, uma boa sugestão é a utilização de jogos compatível com o ensino da Geografia e História.
A criança não tem noção do que é concreto ou abstrato; há necessidade de interagir desde pequena, para terem suas respostas com clareza. Cabe aos professores darem  suas contribuições por meio de orientações através de aulas ilustradas, como já dito; e assim, cada vez mais buscarem aprimoração para que as crianças obtenham um bom aprendizado.
Quando maiores, obteram uma instrutura que desenvolva pensamento formal, e assim poderão ligar os fatos, os temas ao sujeitos e assim, faram uma produção para buscarem uma explicação lógica, onde passaram a desenvolver conceitos e noções.

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