Colaboração
Carla Patricia
Aula 5- wiki 5
Prática
Educativa de História e Geografia No Desenvolvimento Infantil
Acompanhar o
desenvolvimento infantil nos dias atuais tem se tornado um grande desafio para
nossos professores os livros já não prendem mais a atenção dos pequeninos e as
figuras dos mapas não fazem tanto sentido.
Precisamos
desenvolver estratégias para que o aluno tenha a percepção das diferentes formas
de estruturar seu pensamento importante no processo de aprendizagem, levando em
consideração as suas vivências e todo conhecimento trazido pelo aluno onde a
sua leitura de mundo o auxiliará no aprendizado de novos conhecimentos.
Com atividades
diversificadas e novas estratégias o aluno aprenderá de forma prazerosa
reconhecendo que ele faz parte desta historia e toda geografia aprendendo
através de seus movimentos, leitura de imagem e troca de experiências novos
conhecimentos podendo refletir sobre o antes e o depois e de como o
desenvolvimento tecnológico contribui com as mudanças de uma sociedade.
Atividades como
um mergulho na comunidade, estudo e pesquisas do seu meio, conhecer os meios de
comunicação, novas tecnologias de localização de territórios tornam as
atividades lúdicas e prazerosas.
Este trabalho
apresenta uma reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem, no tocante a
utilização do lúdico no ensino fundamental, tendo como foco, os aspectos
educacionais, A atividade se faz mais eficaz com crianças quando o professor
passa a compreender melhor como se forma e se desenvolve o pensamento infantil
e a formação de sua aprendizagem. No entanto, para se entender tal processo é
preciso primeiramente ter por base os estudos e pesquisas . Na educação, cabe à
Geografia fazer a sociedade, desde sua infância, a ter noção de espaço,
locomoção, direção, etc. Com o passar dos anos, a Geografia passa a ter outro
papel, levando a sociedade a ter um conhecimento mais amplo e mais complexo dos
fatos ocorridos no espaço em que vive, havendo aí a necessidade de um estudo
mais aprofundado, possibilitando a essa mesma população entender as causas e a
localização dos problemas, e também dos fatores positivos. Do ponto de vista da
formação histórica do estudante, a questão da cidadania envolve escolhas pedagógicas
específicas para que ele possa conhecer e distinguir diferentes concepções de
cultura. Sou da opinião que os alunos desde a primeira fase do primeiro ano já
são capazes e devem ser instruídos sobre noções das disciplinas
Se a criança
encontra-se neste limiar entre o imaginário, o real, o concreto e o abstrato, é
possível que o professor transmite por essas fronteiras e explore esse espaço
mental ainda em consolidação. A criança quando parte de seu imaginário no
espaço real ,o analisa a partir de sua experiência. Assim o trabalho se
apresenta com um convite a uma viagem que tornará possível o percurso de uma
geografia mais humana.
Além disso, acrescento o
papel do professor frente a esse descrito encontro, para que seu papel seja de
construção de conhecimento e não de ''mascarar'' o
conteúdo serie.
Para
iniciar a viagem geográfica e históriográfica é preciso, primeiramente, conhecer
os ''viajantes'' e, principalmente, compreender a realidade a que pertencem as
crianças.
A geografia e
história na educação infantil pode ajudar a criança a desenvolver noções de
representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo,
com estratégias de ensino que possam vir ajudá-la no seu desenvolvimento
intelectual ao longo da vida. No estágio que estou fazendo na primeira série da
primeira fase da educação infantil do ensino fundamental, as professoras já são
instruídas a começar a ensinar história e geografia, quando apresentam o
calendário do dia ,já embutem a cidade, o bairro, o estado e o país em que
moramos, além de desenhá-los na lousa passo à passo, certamente não como
aprendemos em nossa época com gráficos geográficos , mas crianças de 4 e 5
aninhos já se interessam em saber tais disciplinas e a gostarem sem mesmo
saber do que se trata , e acho mesmo que é este o caminho ,e assim vamos dando
início a orientá-los sobre o nome do nosso presidente, do governador e do
prefeito de nossa cidade , é muito gratificante quando vamos colocando e
falando sobre o assunto na lousa eles já interveêm e vão se lembrando das aulas
anteriores , sempre se tem uma novidade para se acrescentar durante o
calendário e a chamadinha , que é como damos início ao dia em sala de
aula com eles ,e ao meu ver é mesmo por aí, incentivá-los a querer saber sempre
mais .
Pensar a
integração das disciplinas de história e geografia na educação de crianças,
jovens e adultos, somos levados a pensar nos objetivos atuais do ensino
das referidas disciplinas. Buscando selecionar e organizar conteúdos que
atendam aos objetivos propostos. É importante que se atente para a significação
e a aplicabilidade desses conteúdos na vida cotidiana dos educandos. O aluno de
Educação Infantil, matriculado num curso de escolarização, serão capazes de
transformar e mudar o seu meio, se for instrumentalizado de maneira sólida,
através de um currículo organizado de acordo com as suas reais necessidades.
Através de atividades lúdicas a escola facilita a aprendizagem, o que faz com o
que o aluno tenha mais autonomia, quando se trata de historia e geografia a
busca por maneiras diferentes de ensinar faz dessas matérias mais interessantes
e torna o aluno mais curioso levando a querer saber mais, contribuindo assim
para seu melhor desenvolvimento, então brincado e cantando a criança adquira
autonomia em sua aprendizagem, ela aprende a ouvir e argumentar compreendendo
assim o que está sendo ensinado.
Entender e
respeitar os niveis de desenvolvimento das crianças bem como, os tipos de
brincadeiras e jogos torna o trabalho pedagógico valioso a professores e alunos,
tendo a visão do todo como primordial ,As aulas tradicionais de Geografia e
História, baseadas na explanação do professor e na memorização do conteúdo, são
desestimulantes para os estudantes. Por isso é necessário a utilização de
métodos inovadores e criativos que auxiliem no processo de ensino e de
aprendizagem. Para que as aulas ser torne mais dinâmicas e estimulantes, uma
boa sugestão é a utilização de jogos compatível com o ensino da Geografia e
História.
A criança não tem
noção do que é concreto ou abstrato; há necessidade de interagir desde pequena,
para terem suas respostas com clareza. Cabe aos professores darem suas
contribuições por meio de orientações através de aulas ilustradas, como já
dito; e assim, cada vez mais buscarem aprimoração para que as crianças obtenham
um bom aprendizado.
Quando maiores,
obteram uma instrutura que desenvolva pensamento formal, e assim poderão ligar
os fatos, os temas ao sujeitos e assim, faram uma produção para buscarem uma
explicação lógica, onde passaram a desenvolver conceitos e noções.
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