PED - PSICOPEDAGOGIA
INSTITUCIONAL
1 ) ALÉM DOS ESTUDOS DA NEUROPSIQUIATRIA, AS
PRINCIPAIS CONCEPÇÕES QUE OFERECERAM SUSTENTAÇÃO CIENTÍFICA AO PERÍODO CORPO
HÁBIL FORAM:
I. Concepção Anátomo-fisiológica Estática.
II. Concepção Córtico-patológica.
III. Concepção Neurofisiológica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa I está correta.
B )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C )
A afirmativa II está correta.
D )
A afirmativa III está correta.
2 ) OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA,
PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS DO CORPO
HÁBIL, EM 1935, SÃO:
I. reeducar a atividade tônica (exercícios de
atitude, de equilíbrio e de mímica).
II. melhorar a atividade de relação (exercícios de
dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico).
III. desenvolver o controle motor (exercícios de
inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos).
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
As afirmativas I e II estão corretas.
B )
A afirmativa III está correta.
C )
A afirmativa I está correta.
D )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
3 ) OBSERVE ABAIXO:
“O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr
em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do
meio (físico e humano) no qual se insere [...]. Se o corpo sutil do primeiro
período tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada à Neurologia,
agora uma psicologia mais autônoma irá constituir a principal referência teórica
dos investigadores e técnicos da Psicomotricidade.” (LE CAMUS, 1986, p. 31)
A citação acima se refere ao período da
Psicomotricidade denominado como:
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B )
A afirmativa II está correta.
C )
A afirmativa III está correta.
D )
A afirmativa I está correta.
4 ) O PERÍODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO
CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I. final do século XIX – 1945.
II. 1945 – 1973.
III. 1973 – até os dias de hoje.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa III está correta.
B )
A afirmativa I está correta.
C )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D )
A afirmativa II está correta.
5 ) ALÉM DA FENOMENOLOGIA, A PARTIR DOS ESTUDOS DE
PAUL SCHILDER E DA PSICANÁLISE FREUDIANA, constituiu importante referencial
teórico para o período da Psicomotricidade, denominado Corpo Consciente, a
Psicologia do Desenvolvimento. Desta última corrente teórica, temos a
contribuição dos estudos de:
I. Arnold Gesell.
II. Jean Piaget.
III. Henri Wallon.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa II está correta.
B )
A afirmativa III está correta.
C )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D )
A afirmativa I está correta.
6 ) A PSICOMOTRICIDADE DO CORPO CONSCIENTE, NA
MEDIDA EM QUE SE APRESENTA COMO UM SABER-PODER QUE RESPALDA E VIABILIZA a idéia
de devolver no indivíduo um EU, no caso, CORPORAL, reparador do vazio provocado
pela expropriação do capital,
acenando com a possibilidade de um lugar de
cidadania às gerações futuras:
I. exacerba a apropriação da força de trabalho que,
pela via da consciência do movimento, torna-se ainda mais efetiva.
II. promove o reconhecimento e engajamento
voluntários das famílias e profissionais em programas sociais compensatórios, como
solução para suas necessidades de manutenção da vida.
III. funciona como estratégia de legitimação e
manutenção do poder do Estado burguês e da ideologia meritocrática.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B )
A afirmativa I está correta.
C )
A afirmativa II está correta.
D )
A afirmativa III está correta.
7 ) A CRIANÇA QUE APRESENTA MOVIMENTOS MAIS SOLTOS,
MAIS LEVES E MAIS COORDENADOS E ACUSA UM
MENOR DESGASTE MUSCULAR, que no aspecto social
revela um comportamento estável, apresentando-se normalmente “calma” e
“sossegada”, segundo os estudos de Victor da Fonseca sobre a atividade tônica,
é classificada como:
I. hipertônica.
II. normotônica.
III. hipotônica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa II está correta.
B )
A afirmativa I está correta.
C )
A afirmativa III está correta.
D )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
8 ) A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TÔNICA, A CRIANÇA
QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES, exagerada produção motora, que
socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de
rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior
poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as
aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por:
I. hipertônica.
II. normotônica.
III. hipotônica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa I está correta.
B )
A afirmativa II está correta.
C )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D )
A afirmativa III está correta.
9 ) ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE OS PRESSUPOSTOS DE
WALLON E PIAGET SÃO APONTADAS EM NOSSOS ESTUDOS. SÃO ELAS:
I. Wallon parte de um indivíduo social; Piaget, de
uma perspectiva biológica.
II. Wallon tem como ponto fundamental de seus
estudos a personalidade; Piaget, os processos cognitivos.
III. Piaget parte de uma visão evolucionista linear;
Wallon, de uma perspectiva dialética do desenvolvimento.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B )
A afirmativa II está correta.
C )
A afirmativa III está correta.
D )
A afirmativa I está correta.
10 ) AS BASES TEÓRICAS DO PERÍODO DA
PSICOMOTRICIDADE DENOMINADO CORPO SIGNIFICANTE SÃO:
I. Psicanálise.
II. Psicologia das Comunicações Não-Verbais.
III. Etologia Infantil.
Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos
concluir que estão corretas as afirmativas:
A )
III e II.
B )
I, II e III.
C )
II e I.
D )
I e III.
11 ) A SÍNTESE ESQUEMÁTICA I APRESENTA ASPECTOS
REFERENTES AO CORPO SIGNIFICANTE E SEU PERÍODO É:
A )
1974 - até os dias atuais.
B )
1970 - 1990.
C )
final do século XIX - 1945.
D )
1945 - 1973.
12 ) O ORGANIZADOR ATRIBUÍDO POR LE CAMUS AO CORPO
SIGNIFICANTE É:
I. Paralelismo Psicomotor.
II. Impressionismo.
III. Expressionismo.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa II está correta.
B )
A afirmativa I está correta.
C )
A afirmativa III está correta.
D )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
13 ) OS CONCEITOS DE TRANSFERÊNCIA E DE
INCONSCIENTE, CENTRAIS NA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE, SÃO LEGADOS
DA SEGUINTE ÁREA DO CONHECIMENTO:
I. Psicologia do Desenvolvimento.
II. Psicanálise.
III. Etologia Infantil.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa II está correta.
B )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C )
A afirmativa I está correta.
D )
A afirmativa III está correta.
14 ) SE, NO PERÍODO CORPO CONSCIENTE, A
PSICOMOTRICIDADE RESPALDOU AS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA DE
PRODUÇÃO, colaborando com estudos a respeito da economia do movimento, no Corpo
Significante, a principal colaboração desta área do conhecimento se fundamenta
nas questões relativas à economia:
A )
do desejo.
B )
doméstica.
C )
do esforço repetitivo.
D )
do esforço da musculatura estriada.
15 ) A DIVISÃO E SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO,
PRINCIPAIS FATORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, deram origem a um tipo
de trabalhador denominado trabalhador:
I. total.
II. parcial.
III. rural.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa III está correta.
B )
A afirmativa I está correta.
C )
A afirmativa II está correta.
D )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
16 ) OBSERVE ABAIXO:
“O _____ especifica o indivíduo como representante
da espécie. Mais ou menos idêntico em todas as crianças da mesma idade, ele é
uma realidade de fato, esteio e intérprete da imagem do corpo. Graças a ele, o
corpo atual fica referido no espaço à experiência imediata. Ele é inconsciente,
pré-consciente e consciente.”
A citação de Jean Ledoux especifica as
características referentes à (ao)
I. Esquema Corporal.
II. Imagem Corporal.
III. Orientação Vocacional.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
A )
A afirmativa II está correta.
B )
A afirmativa I está correta.
C )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D )
A afirmativa III está correta.
Luisa Danich
Psicopedagogia
Módulo 2
boa tarde, estou precisando das respostas dessa materia, se puder poste as respostas por favor.
ResponderExcluirboa tarde, estou precisando das respostas dessas perguntas, vc poderia postar por favor
ResponderExcluirOlá tudo o que tenho está postado.
ResponderExcluirAbraços e bons estudos
OLá preciso da N2 de Psicomotricidade em Educ Inclusiva
ResponderExcluirBom dia... aqui estao apenas as perguntas.. onde eu encontro as respostas??
ResponderExcluirProva pela prova, eu a tenho aqui, mas se não temos o gabarito para corrigirmos nossas respostas, é em vão!!!!!!
ResponderExcluirEsse blog nunca vem com as respostas...É inútil!!...
ResponderExcluirSr. Anônimo para que serve seu TUTOR?
ResponderExcluirNão acho que uma prova sem resposta é inútil, pois através das perguntas podemos
pesquisar as respostas e discutir possibilidades com nossos colegas.
Inútil e ler uma crítica de alguém que vem desdenhar o esforço dos colegas,
pois a pessoa que enviou esta prova teve uma boa intenção.
E já que o blog é inútil não o UTILIZE.
Boa Sorte!
Ola.. seguem as respostas.
ResponderExcluir1 - B, 2- D, 3- B. 4- D, 5 - C, 6 - A, 7- C, 8-A, 9-A, 10- B, 11- A, 12- C ( No texto pg 48 ) porem na revisão está como B(pg 64), 13- B, 14- A, 15- C, 16- B
Obrigada por sua colaboração
Excluir;)
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4.0
PSICOMOTRICIDADE
1. [QuestãoID 67980] O período denominado Corpo Hábil é marcado
I. por um referencial teórico produzido, sobretudo, no campo da Neurologia.
II. pela idéia de que há uma estreita ligação entre celebração e movimento - paralelismo psicomotor.
III. por uma concepção e abordagem mecanicista do corpo.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa "correta".
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
2. [QuestãoID 67998] Leia o texto a seguir:
"O ‘corpo sutil’ é agora o corpo capaz de emitir informação [...] um corpo portador de significações [...] A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output."
A citação de Le Camus, a qual refere-se a uma concepção de corpo comunicacional, refere-se ao período da Psicomotricidade nomeado por ele de Corpo
I. Hábil.
II. Consciente.
III. Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa "correta".
A afirmativa III está correta.
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
3. [QuestãoID 67988] Apesar de influenciado pelo modelo científico de uma ciência positiva,
paradigma que justifica o ideal capitalista liberal, Lapierre representa para a Psicomotricidade a possibilidade de quebra com o modelo científico médico higienista, vigente na Europa e no Brasil. À semelhança da postura inaugurada pela Escola Nova, Lapierre, na Psicomotricidade, recupera para a criança um lugar de reconhecimento e poder. Ao mesmo tempo, enfatiza a importância da formação profissional e pessoal do psicomotricista que pretende trabalhar no campo relacional, ressaltando seu papel estruturante nas vivências grupais e individuais. Colocando em discussão as relações de poder presentes no fazer educativo, organizou um método de educação psicomotora para a idade pré-escolar, procurando integrar as relações afetivas, a estruturação da personalidade e a sistematização do conhecimento, numa proposta lúdica, emancipatória e democrática.
Esse método foi denominado pelo autor com o nome de Psicomotricidade
Universal.
Racional.
Institucional.
Relacional.
4. [QuestãoID 67986] Para Picq e Vayer, dois importantes autores da Psicomotricidade do Corpo Consciente, as técnicas psicomotoras do citado período têm como objetivo
I. a interiorização das sensações relativas a uma ou outra parte do corpo e da globalidade de si mesmo.
II. a apropriação de um equilíbrio postural econômico; de uma lateralidade bem definida e afirmada.
III. a independência dos diferentes segmentos do corpo em relação ao tronco e entre eles.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa "correta".
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa III está correta.
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4.0
PSICOMOTRICIDADE
1. [QuestãoID 67980] O período denominado Corpo Hábil é marcado
I. por um referencial teórico produzido, sobretudo, no campo da Neurologia.
II. pela idéia de que há uma estreita ligação entre celebração e movimento - paralelismo psicomotor.
III. por uma concepção e abordagem mecanicista do corpo.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa "correta".
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
2. [QuestãoID 67998] Leia o texto a seguir:
"O ‘corpo sutil’ é agora o corpo capaz de emitir informação [...] um corpo portador de significações [...] A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output."
A citação de Le Camus, a qual refere-se a uma concepção de corpo comunicacional, refere-se ao período da Psicomotricidade nomeado por ele de Corpo
I. Hábil.
II. Consciente.
III. Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa "correta".
A afirmativa III está correta.
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
3. [QuestãoID 67988] Apesar de influenciado pelo modelo científico de uma ciência positiva,
paradigma que justifica o ideal capitalista liberal, Lapierre representa para a Psicomotricidade a possibilidade de quebra com o modelo científico médico higienista, vigente na Europa e no Brasil. À semelhança da postura inaugurada pela Escola Nova, Lapierre, na Psicomotricidade, recupera para a criança um lugar de reconhecimento e poder. Ao mesmo tempo, enfatiza a importância da formação profissional e pessoal do psicomotricista que pretende trabalhar no campo relacional, ressaltando seu papel estruturante nas vivências grupais e individuais. Colocando em discussão as relações de poder presentes no fazer educativo, organizou um método de educação psicomotora para a idade pré-escolar, procurando integrar as relações afetivas, a estruturação da personalidade e a sistematização do conhecimento, numa proposta lúdica, emancipatória e democrática.
Esse método foi denominado pelo autor com o nome de Psicomotricidade
Universal.
Racional.
Institucional.
Relacional.
4. [QuestãoID 67986] Para Picq e Vayer, dois importantes autores da Psicomotricidade do Corpo Consciente, as técnicas psicomotoras do citado período têm como objetivo
I. a interiorização das sensações relativas a uma ou outra parte do corpo e da globalidade de si mesmo.
II. a apropriação de um equilíbrio postural econômico; de uma lateralidade bem definida e afirmada.
III. a independência dos diferentes segmentos do corpo em relação ao tronco e entre eles.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa "correta".
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa III está correta.
Obrigada.
Excluir:)
NA QUESTÃO 13 A RESPOSTA CORRETA É PSICANALISE QUESTÃO A, POIS FIZ A PROVA E ERREI A QUESTÃO
Excluirpensei que na número 2 a resposta fosse a letra B. indecisa aqui.
Excluircorrigindo ... número 2 alternativa C
ExcluirRaquel , vc é incrível, é linda essa sua vontade de ajudar a todos .
ResponderExcluirbjs mil
Você é incrível, e linda sua vontade de ajudar as pessoas. bjs mil e mto grata.
ResponderExcluirIsalda, fico muito feliz por receber seu carinho e por essas e outras que vale a pena manter o PEDAGOGIA EAD ONLINE. muito obrigada por sua VISITINHA... Abraços e bons estudos!.
ExcluirTEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
ResponderExcluir1. A PSICOPEDAGOGIA CONSIDERA QUE A AVALIAÇÃO PODE FUNCIONAR COMO:
algo desnecessário.
sondagem dos objetivos comportamentais.
instrumento de diagnóstico do rendimento e como parâmetro para o replanejamento.
medida do conhecimento.
qual é a resposta?
ExcluirAlguém tem essa resposta??
ExcluirNossaaaaaaaaaaa Amooooooooooooo esse Blog me ajuda muito Deus abençoe a todos que colaboram independente do conteudo
ResponderExcluirEu poste mnha Prova de Psicomotricidade On line espero poder ajudar a todos .
beijossssssssssssss e Obrigadaaaaaaaaaaa
Bia muito obrigada. Seja sempre bem vinda!
ResponderExcluirprecisava da resposta da 3, por favor
ResponderExcluirBruno tudo o tenho já foi postado.
ExcluirBoa sorte!
Abraços e bons estudos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Psicomotricidade Relacional tem por objetivo : A) analisar os relacionamentos do indivíduo,b) tratar as neuroses dos indivíduos,c) recuperar a história corporal -afetiva do indivíduo,d) tecer um diálogo com a psicanálise freudiana
ResponderExcluirO que alterou na sociedade em relação as discussões sobre a inclusão de deficientes partir de 1996, com a nova LDB?
ResponderExcluira ) A sociedade passou a ter a opção de poder escolher individualmente onde matricular seus filhos e que tipo de professores poderiam ter.
b ) A criança com deficiência causa desde o seu nascimento incertezas na família pois as limitações tornam-se verdadeiras barreiras para a vida cotidiana.
c ) A sociedade foi vista como entidade completamente apartidária preocupada apenas na educação das crianças com deficiência sem envolvimento da classe política.
d ) Houve uma conjunção do desenvolvimento da informática aliado a aplicação do mesmo na educação infantil.
e ) A sociedade passou a buscar instrumentos e mecanismos de adaptação do deficiente ao meio de forma a lhe proporcionar maior autonomia e independência.CORRETA
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Na Idade Média, entre os séculos IV e XV, com a difusão da doutrina cristã que explicava os fatos relacionados aos acontecimentos da vida cotidiana em sociedade, a forma de visualizar a deficiência modifica-se de forma lenta e tímida, passou-se então, a ter uma certa tolerância ao convício com esses indivíduos.
Um exemplo clássico desta prática, neste contexto retirado da literatura especializada, demonstra-se bem esse comportamento.:
a ) História da raça ariana.
b ) História do Corcunda de Notre Dame.CORRETA
c ) História da Revolução Industrial.
d ) História do Menino-lobo.
e ) História do holocasto.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A Educação Infantil tem o compromisso de proporcionar à criança, atividades que levem a um brincar prazeroso, oportunizando jogos e brincadeiras lives no qual a criança possa se expressar, visando um deenvolvimento motor de qualidade que se constituirá como base para aprendizagens futuras.
Segundo os especialistas da área, os distúrbios psicomotores podem ser identificados mediante aos seguintes comportamentos:
a ) Nas escolas, gostam de participar de jogos e brincadeiras nos quais geralmente compartilham com o grupo a satisfação de estarem juntos.
b ) Começa a falar e a andar na idade certa. Mas quando andam às vezes caem.
c ) Seus movimentos são desajeitados, lentos e leves. Mas, quando andam, apoiam duramente os pés no solo.
d ) Na hora de vestir-se tem habilidade em identificar o que é a manga, onde estão os braços, e as pernas das calças. Coloca qualquer peça de roupa sempre de forma correta.
e ) Para iniciar uma atividade no caderno tem dificuldade em saber de que lado deve realizá-lo.CORRETA
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A partir do interesse e das possibilidades de utilização do computador, qual a alternativa que descreve como o mesmo pode ser utilizado pelos alunos deficientes físicos?
a ) Pode ser utilizado para realizar as tarefas casa com o auxílio da família.
b ) Pode ser utilizado para encobrir certos aspectos da deficiência e elevar a autoestima.
c ) Pode ser utilizado para atividades escolares de lazer e para ficar jogando durante as aulas.
d ) Pode ser utilizado como proteção para a realização de todas as atividades solicitadas pelos professores.
e ) Pode ser utilizado para atividades escolares de escrita, leitura e comunicação e atividades de lazer como jogos.CORRETA
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Na Antiguidade, não existiam cuidados especiais para com as pessoas que nasciam com alguma deficiência. Esse hábito era uma constante nessas comunidades que privilegiavam o culto ao corpo, ao belo, ao ser humano forte, sendo um fator norteador da concepção de homem.
Qual era o destino das pessoas que nasciam com alguma deficiência no Período Antigo?
a ) Eram abandonadas nas ruas pela família, e se abriagavam nas praças ou em circos que se apresentavam na cidade.
b ) Eram deixadas em mosteiros e esquecidas pela família.
c ) Eram levadas para asilos e hospitais.
d ) Praticava-se a exterminação sumária.CORRETA
e ) Eram abandonadas em instituições asilares e de custódia, que eram vistos como ambientes segregados.
QUESTÃO 6
ResponderExcluirA regulamentação das políticas educacionais brasileiras que se efetivou em 20 de dezembro de 1961, com a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Lei nº 4.024, sancionada pelo presidente João Goulart, houve uma evolução dos serviços de auxílio às pessoas com necessidades educacionais diferenciadas. Os fins propostos por essa LDBEN são propósitos genéricos da educação universalmente adotados, nos art. 88 que reivindicavam aos usuários:
a ) O compromisso do poder público governamental com as entidades privadas.
b ) O apoio da sala de recursos, e as adaptações e complementações curriculares específicas.
c ) Integrá-los no sistema geral de educação, a fim de integrá-los na comunidade.CORRETA
d ) O tratamento especial sob as formas de bolsas de estudos, empréstimos e subvenções.
e ) Estabeleceu o atendimento educacional ao portador (a) de deficiência.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Quanto à tipologia dos distúrbios psicomotores eles podem ser classificados em modalidades distintas. Quais são elas?
a ) Perturbações de equilíbrio motor, coordenação, lateralidade deficiente, sensibilidade na etrutura muscular esquerda e direita, esquema corporal, estrutura e orientação espacial inibidora e debilitada na área do grafismo.
b ) Qualidade psicomotora tônica; rigidez ou relaxamento muscular; debilidade da qualidade gestual; dissociação manual cruzada e também dos membros superiores e inferiores.
c ) Instabilidade psicomotora; debilidade psicomotora; inibição psicomotora; lateralidade cruzada e imperícia.CORRETA
d ) Coordenação motora instavel; debilidade psicomotora comprometida; imperícia com certa inibição mucular.
e ) Debilidade da agilidade motora; equilíbrio deficiente da coordenação motora, lateralidade comprometida, organização espaço temporal e a grafomotricidade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no país é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, o sistema escolar brasileiro modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola adotado a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.
Em que documento deve estar operacionalizado este objetivo pedagógico?
a ) Regimento escolar.
b ) Estatuto do conselho de classe.
c ) Projeto político pedagógico inclusivo.CORRETA
d ) Estatuto do corpo docente e discente.
e ) Refereciais curriculares e metodológicos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
ResponderExcluirEntre todas os distúrbios neurológicos de origem espinhal podemos encontrar a lesão medular, que resultante de um trauma, lesão ou problemas de crescimento e desenvolvimento. Possui como consequência a perda de movimentos e sensibilidade. As estimativas acusam como causas:
a ) Fraqueza muscular, tonturas, distúrbios emocionais e dificuldades motoras.
b ) Desidratação, anóxia, lesão cerebral.
c ) Dificuldades motoras e de sensibilidade, anóxia, fraqueza muscular e alterações de postura.
d ) Hipotonia muscular, paralisias flácidas, perturbações de deglutição e afecção dos músculos respiratórios.
e ) Acidentes automobilísticos, quedas, disparos, acidentes esportivos, industriais e agrícolas.CORRETA
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/96 possui um capítulo dedicado a Educação Especial. No artigo 4º., inciso III se lê que ?o direito ao atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, siginifica que:
a ) As escolas devem rever sua postura e seu objeto de estudo contemplando a profissionalização dos professores e a revisão da lista de materiais para aquisição dos pais dos alunos no início do ano letivo.
b ) As escolas solicitem verbas ao governo para construir novas salas de aula preparando para receber os alunos com deficiência.
c ) As escolas profissionalizem seus professores, adquiram material escolar básico a todas as crianças que possuam deficiência física.
d ) As escolas possibilitem condições para treinamento de professores e que cada família organize os materiais necessários para utilização de seus filhos nas escolas.
e ) As escolas possibilitem as condições para o atendimento por meio de currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, além de capacitação adequada aos professores.CORRETA
Ver justificativa da resposta