terça-feira, setembro 18, 2012

Pedagogia

O Curso

O curso de Pedagogia é oferecido à comunidade acadêmica pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). A fundamentação legal do Projeto de Educação a Distância (EAD) para as licenciaturas é a Lei 9.394, de 29 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN), que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobretudo nos artigos 87 e 80, este último regulamentado pelo Decreto Federal 5.622, de 19 de dezembro de 2005, da Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para assuntos jurídicos, que revoga o Decreto Federal 2.494/1998.

Objetivo geral do curso

O aluno que deseja se formar deverá desenvolver um posicionamento crítico em relação a sua atuação, bem como a disposição para o desenvolvimento da educação continuada atualizando-se e revendo sua prática; deverá desenvolver habilidades teóricas e práticas em relação às diferentes áreas do conhecimento tendo como foco o processo de ensino e de aprendizagem, como um movimento dinâmico e contínuo e, por fim, deverá participar da comunidade escolar atuando de forma democrática.

Objetivos específicos

O curso de Pedagogia tem como objetivos fundamentais possibilitar ao aluno o desenvolvimento das habilidades ligadas a:
resolver situações-problema;
aplicar a teoria aprendida em situações do cotidiano da sala de aula;
elaborar e desenvolver projetos integrando-se à equipe escolar;
respeitar as experiências dos alunos e integrá-las aos conhecimentos desenvolvidos em sala;
organizar seu trabalho, integrando-o à proposta da unidade escolar;
utilizar novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho, integrando-o ao conhecimento desenvolvido com os alunos;
avaliar o desempenho dos alunos, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem;
refletir sobre sua prática, reorganizando caminhos, atitudes, estratégias.

Área de atuação

As áreas de atuação do curso de Pedagogia englobam o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal. Atuação, também, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
Módulo Descrição Carga horária
Módulo 1 Sociologia da Educação
80
Alfabetização e Letramento
60
Módulo 1 – total
140
Módulo 2 História da Educação
40
Pesquisa em Educação
40
Fundamentos Filosóficos da Educação
80
Módulo 2 –total
160
Módulo 3 Psicologia do Desenvolvimento
110
Linguagens e Códigos
90
Organização do Trabalho Pedagógico
80
Atividade Complementar
10
Módulo 3 – total
290
Módulo 4 Cultura da Infância
80
Gestão e Organização Escolar
120
Atividade Complementar
10
Módulo 4 – total
210
Módulo 5 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
110
Teorias de Currículo
80
Atividade Complementar
10
Módulo 5 – total
200
Módulo 6 Área do Conhecimento: Língua Portuguesa
110
Novas Linguagens em Educação
60
Arte e Formação de Professores
40
Atividade Complementar
10
Módulo 6 – total
220
Módulo 7 Estágio I
100
Psicologia e Educação
40
Educação Inclusiva
60
Fundamentos da Educação Matemática
110
Área de Conhecimento: Matemática
80
Atividade Complementar
10
Módulo 7 – total
400
Módulo 8 Avaliação da Educação e da Aprendizagem
120
Políticas Públicas em Educação
80
Educação de Jovens e Adultos
60
Atividade Complementar
10
Módulo 8 – total
270
Módulo 9 Estágio II
100
Arte no Contexto Escolar
70
Literatura Infantil
110
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
110
Atenção à Saúde Infantil
60
Atividade Complementar
10
Módulo 9 – total
460
Módulo 10 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino das Ciências
110
Educação, Corpo e Movimento
110
Intervenção e Aprendizagem: Adolescência
60
Dimensões da Não-Aprendizagem
40
Atividade Complementar
10
Módulo 10 – total
330
Módulo 11 Estágio III
100
Antropologia Cultural
40
Escola e Sociedade
40
Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão
120
Profissão Docente
40
Atividade Complementar
10
Módulo 11 – total
350
Módulo 12 Fundamentos Teóricos e Práticos de Ensino de Geografia
110
Fundamentos Teóricos e Práticos de Ensino de História
110
História, Política e Sociedade
40
Atividade Complementar
10
Módulo 12 – total
270

Módulo 1

Sociologia da Educação – Interpreta as relações educação e sociedade e educação e sociologia. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim e Weber). Far-se-á o estudo das principais correntes sociológicas atuais, com destaque para a discussão do currículo relacionado com os contextos socioculturais e com as novas tecnologias do setor produtivo. Serão analisadas as contribuições dessas teorias nas relações entre escola e sociedade e no conhecimento escolar. Educação e ideologia: estudo do fenômeno educativo como processo ideológico e político, notadamente sobre a questão da ideologia na sociedade moderna. Diferentes concepções de infância e de família.

Alfabetização e Letramento – Alfabetização e letramento. Grafismos. Concepções sobre alfabetização. Métodos de alfabetização e cartilhas. Método fônico. Construtivismo e alfabetização: psicogênese da língua escrita. Diagnóstico e avaliação na alfabetização. Ciclos de aprendizagem: a criança de seis anos. A formação do professor alfabetizador.

Módulo 2

História em EducaçãoFazer uma análise sócio-histórica da evolução escolar, procurando entender a relação entre a sociedade e a educação escolar. Análise histórica e sociológica das tendências pedagógicas, dando ênfase nos principais conceitos fornecidos pela sociologia da educação e sua interface com as tendências pedagógicas brasileira.

Pesquisa em Educação– O conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. A pesquisa em educação. A estrutura de um projeto de pesquisa. A elaboração de um projeto de pesquisa. O levantamento de referências. A pesquisa de campo.

Fundamentos Filosóficos da EducaçãoCultura, trabalho e humanização. Conceito de Filosofia e seus campos de interesse e atuação. Passagem do pensamento mítico ao racional. Tendências do pensamento educacional contemporâneo. Ideologia e educação. Educação e cidadania.

Módulo 3

Psicologia do Desenvolvimento – O processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente, e suas determinações nos aspectos cognitivo, psicomotor, afetivo-emocional e lingüístico.

Linguagens e Códigos – Linguagens e seus códigos. TV e educação. Cinema, vídeo e escola. Desenho animado. Disneyzação da cultura infantil. Rádio e educação.

Organização do Trabalho Pedagógicoa prática docente quanto à elaboração do planejamento, do plano de ensino (plano de aula), da seleção, criação e organização dos conteúdos e da metodologia a ser construída em sala de aula: o papel social do professor, o desenvolvimento do aluno e suas competências; a sala de aula – local de inter-relações no processo educativo.

Módulo 4

Cultura da Infância – A disciplina Cultura da Infância pretende estudar as concepções de cultura, infância e de Educação Infantil que se desenvolveram no cenário educacional brasileiro e mundial, bem como pensar a função social do educador da criança de 0-6 anos. Discutir o lugar da creche e da escola de Educação Infantil no desenvolvimento infantil.
Gestão e Organização EscolarDe Administração Escolar à Gestão: a mudança do conceito e das práticas. Gestão escolar participativa e seus mecanismos. O papel do coordenador pedagógico. Implicações da gestão na docência. Avaliação como instrumento da gestão.

Módulo 5

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização – A dimensão teórico-prática. A construção da ortografia no período pós-alfabetização. Aspectos da metodologia do trabalho pedagógico com crianças em processo de alfabetização nas fases pré-silábicas, silábica, silábico-alfabética e alfabética.

Teorias de Currículo – O pensamento curricular brasileiro (conceito, sentido e significado de currículo). Correntes e concepções teóricas desenvolvidas no Brasil e no mundo. Currículo e Projeto Pedagógico. Teorias de currículo: tradicional, críticas e pós-críticas. Organização curricular. Multiculturalismo e currículo. Parâmetros Curriculares Nacionais como política pública de currículo.

Módulo 6

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa – História da Língua Portuguesa. Análise do discurso da Língua Portuguesa no ciclo I. Parâmetros curriculares nacionais. Referenciais Nacionais para a Educação Infantil. Projetos didáticos em Língua Portuguesa. Atividades e avaliação em Língua Portuguesa. O texto. Educação e mídias.
Novas Linguagens em EducaçãoA disciplina pretende estudar a importância dos meios de comunicação e suas implicações no ambiente escolar. As transformações ocorridas na educação a partir da implementação das novas tecnologias.
Arte e Formação de Professores – Apresentar ao aluno o universo das artes. Tecer relações entre esse universo e as diversas formas de educação. Estimular e aprimorar a apreciação da arte em suas variadas manifestações.

Módulo 7

Psicologia e Educação – Relação entre Psicologia e Educação. Teorias da Psicologia. Processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Educação Inclusiva – Fundamentos éticos e filosóficos da Inclusão. A Educação Especial na perspectiva histórica e cultural. Políticas Públicas e Legislação da Inclusão Social e Escolar no Brasil. Necessidades Educacionais Especiais, Ensino e Currículo Escolar.
Fundamentos da Educação Matemática A matemática no contexto de um projeto interdisciplinar. Sistema de numeração decimal. A construção do conceito de número. Operações com números naturais: cálculo mental, o uso da calculadora, cálculos aproximados e estimativas. Números decimais: aplicações. Sistemas de medidas. Sua ligação com o SND. Resolução de problemas: como e porquê.
Área do Conhecimento: Matemática – A matemática no contexto de um projeto interdisciplinar. Tema: análise social. Tabelas e gráficos: levantamento de dados; organização de dados em tabelas; passar de tabelas para gráficos; os diversos tipos de gráficos e sua aplicabilidade; leitura de gráficos e manipulação de dados através dos gráficos. Sistemas de medidas: metro linear, quadrado e cúbico; medidas de volume e de capacidade; medidas de peso. Formas geométricas e sólidos geométricos. Associação com os sistemas de medidas. Frações e números decimais.

Módulo 8

Avaliação da Educação e da Aprendizagem – Representações sobre avaliação: mitos e epistemologia do professor. Concepções teóricas sobre avaliação. Avaliação e aprendizagem. Avaliação e gestão. Funções e modalidades da avaliação. Docimologia ou pedagogia dos exames. Instrumentos e critérios de avaliação. Sistema de notação. Auto-avaliação. Currículo organizado em ciclos e a avaliação da aprendizagem. Estado avaliador.
Políticas Públicas em EducaçãoEstrutura econômica, Estado, governo e Políticas Públicas. Políticas Públicas: conceito e dimensões. Educação brasileira e legislação: LBDEN e Constituição Federal. Direito à educação. Projetos e programas na área educacional.
Educação de Jovens e Adultos – A Educação de Jovens e Adultos em números. Breve histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Processo de ensino-aprendizagem em EJA. Políticas Públicas em EJA. Formação de Professores.

Módulo 9

Arte no Contexto Escolar – A arte, os conceitos, significados e importância na formação integral da infância: teorias e práticas pedagógicas relacionadas aos aspectos culturais infantis na sociedade; a evolução gráfica e estética da criança; espaço da sala de aula: ação e intervenção pedagógica como finalidade; Arte como experiência: o conhecimento artístico como produção, fruição e reflexão. As artes, suas metodologias e a integração de linguagens no contexto escolar.
Literatura InfantilLiteratura para crianças: o fantástico e o fabuloso. Contos de fadas e contos maravilhosos. Construção do imaginário infantil: desenvolvimento da inteligência; categorias de leitor: o pré-leitor. A materialidade do livro de literatura infantil; a construção do imaginário e as imagens do livro. Narrativa poética. Elementos do texto de literatura infantil. Fabulário clássico contemporâneo. Novo fabulário: autores e obras atuais. Literatura infantil e pedagogia. Literatura infantil e a leitura. A formação do leitor. O aspecto lúdico do texto poético. O professor e o repertório. O mito. O mistério. O humor. Crítica da indicação de leituras. Literatura infantil e literatura adulta. Periódicos infantis.
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras– Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; papel do jogo no desenvolvimento da criança; diferentes teorias sobre os jogos infantis; o jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil; aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
Atenção à Saúde Infantil – Concepções entre saúde, sociedade e governo. Saúde coletiva. A interface entre saúde e educação. Escola promotora de saúde. A importância da educação nos processos de construção de uma condição saudável de vida. O olhar dos educadores infantis e os cuidados com a saúde dos alunos no âmbito escolar. O processo saúde doença X processo de aprendizagem. Programas de saúde.

Módulo 10

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de CiênciasCaracterização das Ciências Naturais: Especificidade do conhecimento científico e do conhecimento cotidiano (senso comum). Concepções de Ciências. Pressupostos epistemológicos do ensino de Ciências Naturais. O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza: atualização e construção de alternativas metodológicas.
Educação, Corpo e Movimento – O corpo na (e fora da) escola nos diferentes campos do saber (Sociologia, Antropologia, Semiótica, Filosofia e Educação). Suas relações com o mundo e com os demais corpos a partir de reflexões sobre o comportamento, a percepção, a sexualidade, o racismo, a homofobia, o sexismo, a linguagem/comunicação corporal e as noções atribuídas a este corpo na sociedade capitalista.
Intervenção e Aprendizagem: Adolescência – Discutir, refletir e analisar a adolescência em suas diversas definições, levando em conta as questões biológicas, psicológicas, sociais, culturais, educacionais e especificas.
Dimensões da Não-Aprendizagem – Discutir as questões da não-aprendizagem escolar em suas várias dimensões; conhecer as definições do que é aprendizagem escolar; e do papel e a responsabilidade do professor/educador diante de tais questões.

Módulo 11

Antropologia Cultural – Conceitos antropológicos. Matrizes étnicas. O processo de colonização. O povo brasileiro. Pluralidade cultural.
Escola e Sociedade – Conceituação de sociedade e de comunidade. O homem e a vida coletiva. A escola como espaço do “viver-junto” e do “aprender-junto”. A presença da comunidade na escola e o papel do entorno. A violência contra a escola e no seu interior.
Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão – A legislação educacional e suas implicações na ação do diretor de escola. Os desafios do mundo contemporâneo e a escola de ensino básico: a ação do diretor de escola. Gestão, gestão democrática, organização escolar, cultura organizacional. Gestão centralizada e gestão descentralizada: riscos e oportunidades. As possibilidades da gestão democrática. O diretor de escola frente aos dilemas presentes na escola de ensino básico. O compromisso e as competências profissionais do diretor de escola. Ações de natureza técnico-administrativa. Ações de natureza pedagógico-curricular. Supervisão Escolar: fundamentação, conceituação e contextos. Conceitos: democratização, descentralização e autonomia. Historicização da Supervisão Escolar. Questões técnicas e políticas da Supervisão Escolar. O supervisor escolar na gestão democrática. O cotidiano da supervisão.
Profissão Docente – Representações sobre a docência. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Formação profissional reflexiva. O professor diante das novas tecnologias. Profissão docente: legislação, políticas públicas, situação atual.

Módulo 12

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia – Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Parâmetros Curriculares Nacionais. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Paisagem. Espaço Geográfico. Relação Sociedade-Natureza. Rural e urbano.
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História Os conteúdos de História segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. História das organizações populacionais. Deslocamentos populacionais. Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos. Organizações políticas e administrações urbanas. Organização histórica e temporal. O ensino da História do Brasil a partir de temas. Identidade nacional. Relações de poder. Movimentos sociais. Mitos. Cidadania. Linguagens e ensino. Conhecimento de mundo. Possibilidades. Livros didáticos. Por que visitar museus. O jornal na sala de aula. A história "cantada". A televisão na sala de aula. A História através do cinema. Quadrinhos. Danças e Brincadeiras.
História, Política e Sociedade – Estado, capitalismo e luta de classes. Estado, liberalismo e bem comum. Formas de governo e regimes políticos: democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, república e monarquia. Ideologia: trabalho e dominação. Burocracia: controle, poder e alienação. Globalização, Neoliberalismo e Imperialismo.

Duração e composição

O curso de Pedagogia possui duração de 3 (três) anos e carga horária de 3300 horas, divididas em 12 (doze) módulos que são compostos por temas relevantes abordados pela Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...