MODELOS DE
GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
QUE TIPO DE
FORMAÇÃO A ESCOLA DEMOCRÁTICA DEVE VIABILIZAR?
· De
cidadãos autônomos, críticos e governantes, promovendo inclusão social, sendo
participante de um processo construtivo.
De
agentes governados pela elite política e, tal como o povo, transmissores de
saberes historicamente construídos e mantidos.
· De
cidadãos cumpridores de seus deveres, governados por pessoas politicamente mais
competentes, sendo servidores da sociedade estabelecida por eles.
QUEM PODE SER
CONSIDERADO "CIDADÃO":
· basta
ser um filiado político para contribuir com o desenvolvimento da humanidade.
· aquele
que participa efetivamente do caminho da humanidade, fazendo história e
praticando solidariedade.
· basta
fazer parte de uma cidade.
· aquele
que faz sua história, independente de outros.
COM A
IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MUDA, TOMANDO
CARACTERÍSTICAS:
· descentralizadoras
do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas.
· de
um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.
· cerceadoras
de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
· centralizadoras
do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
NA QUALIDADE EM
EDUCAÇÃO COMO PROCESSO, QUAL É A POSTURA DO PROFESSOR?
· De
transmissor do conhecimento, com atitude faciliadora.
· De
orientador do conhecimento, primando pela memorização.
· De
transmissor do conhecimento, primando pela disciplina.
· De
catalisador, com atitude construtiva.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
1. COMO A ESCOLA PODE “PRODUZIR” CIDADANIA E POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS?
Por meio de um corpo técnico-administrativo competente, que viabilizará a aquisição, por parte dos alunos, de todo conhecimento teórico.
Pela sua proposta político-pedagógica, metodologia e, principalmente, processos de avaliação.
Mantendo uma postura rígida e disciplinar, evitando a anarquia e o caos, por meio de constante supervisão, para que a aquisição do saber seja satisfatória.
A escola precisa de um clima favorável ao cultivo do saber e da cultura, do prazer e da sensibilidade, desenvolvendo seus potenciais; a competência técnica e política; a ética, a emancipação e a autonomia.
2. COMO PODE SER ANALISADO O PRODUTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR?
Pela maneira de como o aluno entrou e saiu do processo educacional.
Por meio de avaliações.
Pela maneira de como o aluno reproduziu o seu conhecimento.
Por meio do relato do aluno.
3. A IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NECESSITA,
dentre outros, que se eleja o Planejamento Participativo como veículo para sua efetivação, pois este constitui-se:
em uma abordagem política assumida somente pela direção, coordenação e supervisão.
em uma maneira de planejar a ação de cada colaborador individualmente, para não haver conflitos de idéias e que todos possam ser ouvidos pela direção.
apenas em uma concepção teórica que deve estar no projeto político-pedagógico.
em um processo político, com um propósito coletivo, e máxima participação dos envolvidos na Instituição escolar.
4. COM A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MUDA, TOMANDO CARACTERÍSTICAS:
centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas.
cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.
e as respostas corretas?
ResponderExcluir1. Como a escola pode "produzir" cidadania e possibilitar a formação de cidadãos?
ResponderExcluirA escola precisa de um clima favorável ao cultivo do saber e da cultura, do prazer e da sensibilidade, desenvolvendo seus potenciais; a competên ia técnica e política; a ética, a emancipação e a autonomia.
2. A avaliação é tema constante nas discussões dos teóricos educacionais.
sistemático que possibilita a percepção, investigação e construção, permitindo o repensar sobre o compromisso da escola com a sociedade na qual está inserida, em busca de uma ?autoconsciência institucional?.
3. Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?.
A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico.
4. A bibliografia especializada em Administração Escolar, falando sobre o desenvolvimento desta, destaca dois momentos:
transferência dos princípios e métodos da administração geral para a administração escolar e, após, a crítica sobre esta posição, apresentando novas propostas.
Obrigada!.
Excluir1. [QuestãoID 14209] Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?.
ResponderExcluirMantendo a estrutura político-pedagógica já existente.
Elaborando o Projeto político-pedagógico pela direção em busca da meta que esta se propõe.
A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico. (correta)
Construindo-a a partir de uma nova visão de educação, iniciando sua história a partir do estabelecimento da mesma, ignorando a história passada.
2. [QuestãoID 14197] É sabido que para se fazer uma boa gestão não é suficiente a competência administrativa. Exige-se também
competência política, competência artística e competência técnica.
empatia, carisma e simpatia.
competência técnica, liderança intelectual e conhecimento humano. (correta)
postura rígida, saber lidar com o poder e organização.
3. [QuestãoID 14225] Com a implantação da gestão democrática a estrutura organizacional muda, tomando características
cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.
centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas. (correta)
4. [QuestãoID 14210] O princípio norteador do trabalho pedagógico e administrativo da Qualidade como processo e da Qualidade Total são diferentes.
A Qualidade, como processo, tem seus interesses voltados para
as empresas.
a aprendizagem cidadã. (correta)
o mercado capitalista.
o desenvolvimento interno do País.
Obrigada pela colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
1. [QuestãoID 14207] Por que a educação deve ser para todos?
Porque a disciplina deve imperar na atualidade, frente a tanta violência.
Porque por meio da educação é que pode haver a formação do cidadão.CORRETA
Porque todos entenderiam igualmente o que devem ser.
Porque é lei.
2. [QuestãoID 14228] O que é Projeto Político Pedagógico?
É o Plano Global da instituição de ensino, sua identidade, construída por todos os profissionais, não definitiva, mas que define o tipo de ação educativa que se quer realizar, efetivando-se na vivência escolar. CORRETA
É semelhante ao regimento escolar, um documento que deve ser elaborado pela direção, arquitetando a prática educativa da escola.
É um documento que espelha o desejo da equipe técnico-administrativa de alcançar determinada política educacional.
É o Plano Educativo traçado pelo Ministério da Educação para as escolas, as quais devem seguir fielmente.
3. [QuestãoID 14213] O que se entende por qualidade?
É um conceito que envolve a dimensão humana, pois é a definição que damos frente a um produto.
É o balizador do que é bom ou ruim.
Conceito que envolve a dimensão humana; é o fator humano aplicado à quantidade.CORRETA
É um conceito de mensuração.
4. [QuestãoID 14225] Com a implantação da gestão democrática a estrutura organizacional muda, tomando características
descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas. CORRETA
centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.