quinta-feira, setembro 13, 2012

Prova Ne

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Uma amostra de solo foi colocada com água em um vidro com tampa e agitada vigorosamente.



  • Depois desse procedimento, o material foi colocado para repousar por alguns dias.

    A análise posterior da amostra nos permite observar que

  •  as partículas mais densas flutuam na superfície.
  •  a quantidade de matéria orgânica encontrada no solo interfere na organização das camadas.
  •  ela mantém-se íntegra, não se dissociando em água.
  •  a distribuição dos componentes do solo em camadas deve-se ao tamanho dos grãos ou partículas do sedimento.

2. Na meta 1 - fundamentos ecológicos - os alunos deverão


  •  descrever os ecossistemas que estão ameaçados pelas ações humanas.
  •  atuar no sentido de transformar a sala de aula em um ambiente educativo.
  •  coletar dados a respeito das condições dos rios em sua cidade.
  •  descrever um ecossistema e suas variações positivas na manutenção do seu equilíbrio.

3. Através das concepções psicológicas e filosóficas apresentadas no texto:



  • "Princípios orientadores do ensino de Ciências I", verifique qual dos métodos foi utilizado por Descartes.

  •  Método indutivo como único para se conhecer a natureza e fazer a ciência progredir.
  •  O rigor do raciocínio dedutivo, ignorando a experimentação e a observação.
  •  Menosprezo da dedução como forma válida de raciocínio, inclusive nas Ciências.
  •  Conhecimento como síntese de um jogo combinado entre sensibilidade passiva e receptiva das múltiplas impressões externas.

4. Sobre o deslocamento de nosso planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que


  •  a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol gira ao seu redor.
  •  a translação, também denominada revolução, gera a noção de dia e noite.
  •  o movimento de rotação provoca as sensações de estações anuais.
  •  a Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno do Sol.

 

 

 

 

1. Sobre a ludicidade é correto afirmar que


  •  a ludicidade é uma interação individual com o mundo.
  •  os comportamentos lúdicos estão relacionados à infância.
  •  a ludicidade está sempre em forma de jogo ou objeto.
  •  está presente somente nos jogos, esportes ou lazer.

2. Sobre a água, é incorreto afirmar que


  •  é uma substância pura formada por moléculas de hidrogênio e de oxigênio.
  •  na natureza, encontra-se na forma sólida ou líquida.
  •  a maior parte da água líquida de nosso planeta é salgada.
  •  alguns organismos não dependem dela.

3. Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que



  • "qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que

  •  a aprendizagem de certos assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
  •  os assuntos em Ciências são complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de abstração.
  •  a aprendizagem pode ocorrer em diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
  •  a aprendizagem ocorre apenas por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.

4. Sobre a utilização de experimentos para o ensino de Ciências, é correto afirmar que


  •  experimentos são muito perigosos e, por isso, devem ser evitados.
  •  a autonomia dos alunos na experimentação torna-se mais ampla quanto mais eles participam da elaboração de seu guia ou protocolo, realizam por si mesmos as ações, fazem suas anotações e discutem os resultados.
  •  para tornar a aula mais aproveitável, é preciso que os alunos recebam seus guias de experimentos prontos, já que não têm competência para essa tarefa.
  •  em uma aula de laboratório, o objetivo principal é a observação. A discussão dos resultados não cabe aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...