INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
*Questões
em roxo/lilas foram retiradas da apostila
***Questões
em preto PROVAS de colegas.
A
aprendizagem pode ser abordada de diferentes pontos de Vista. Descreva quais
são eles.
RESPOSTA: Desse modo, pode ser abordada
do ponto de vista biológico, psicológico, cognitivo e sociocultural, fato que
muitas vezes gera concepções discordantes entre si.
|
A atividade descrita abaixo tem como
principal objetivo promover o respeito e a aceitação das
diferenças entre os membros de um mesmo
grupo.
O tutor pode realizar essa atividade com os
alunos de uma mesma turma/grupo.
Os alunos que têm a oportunidade de
realizar esse exercício em seu dia-a-dia profissional, com
turmas de jovens, devem aproveitá-la como
uma boa oportunidade de aprendizagem e de observação.
Leia Atentamente as intruções:
(SERRÃO;
BALEEIRO, 1999)
Técnica:
Eu sou alguém
Material:
papel sulfite e lápis
Desenvolvimento:
1.ª
etapa: grupo em círculo, sentado.
2.ª
etapa: distribuir uma folha de papel para cada participante, pedindo que
listem,
no mínimo, dez características próprias.
3.ª
etapa: solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as
características
listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida
e
do outro as que dificultam.
4.ª
etapa: formar subgrupos para compartilhar as conclusões individuais.
5.ª
etapa: montar um plenário para compartilhar com o grupo as descobertas
feitas
sobre si mesmo, atentando para as seguintes questões:
O
que descobriu sobre si mesmo realizando a atividade?
Qual
a característica própria que você mais aprecia? Qual a que lhe
desagrada?
Quais
as características mais comuns ao grupo?
Obs.:
vide comentário sobre o exercício no gabarito no final do livro.
RESPOSTA: Com esse trabalho, estamos mobilizando o adolescente para
a auto-percepção, instigando-o a refletir e a expressar seus sentimentos.
Compartilhar com o grupo essas impressões com relação a si mesmo não é tarefa
fácil para o jovem. Exige confiança em si e no grupo e um vínculo positivo
com o facilitador. A consciência de si mesmo e das qualidades pessoais
constitui-se no ponto inicial para o adolescente afirmar sua identidade. Essa
dinâmica também permite que o educador perceba o grupo com o qual está
trabalhando, em suas dificuldades e potencialidades,bem como os temas que
mais lhe despertam curiosidade.
|
A
entrada no mundo adulto está cercada por uma série de expectativas. De onde
elas vêm?
RESPOSTA: Da família, dos amigos, da escola e da sociedade.
|
A
partir da literatura estudada no modulo, cite dois tipos de organização
familiar desde a origem da humanidade, segundo Bock.
RESPOSTA: Existem muitas pesquisas sobre estes tipos de famílias, tais como a
do antropólogo americano L. H. Morgan (BOCK, 2002), que demonstrou que desde
a origem da humanidade, houve os seguintes tipos de organização familiar:
Família
consanguínea: formada pelo casamento entre irmãos e irmãs no interior de um
grupo.
Família
punaluana: um grupo de homens conjuntamente casado com um grupo de mulheres.
Esse tipo de organização familiar foi um dos primeiros a impedir o casamento
entre irmãos.
Família
sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que não
tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos
desejassem.
Família
patriarcal: o casamento de um só homem com várias mulheres.
Família
monogâmica: composta pelo casamento de duas pessoas, com obrigação de morarem
juntas. Nessa união está inclusa a fidelidade, o controle do homem sobre a
mulher e os filhos, a garantia da descendência por consanguinidade e,
portanto, a garantia do direito de herança aos filhos legítimos, isto é, a
garantia da propriedade privada.
|
Ainda segundo o texto complementar, o que
significa o termo educação bancária?
RESPOSTA: A educação bancária é um tipo de prática educativa que
centraliza o ensino nas mãos do professor, mantém os alunos numa posição de
seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade, tratando-a com
pouca importância para aprender os conteúdos planejados.
|
As causas do fracasso escolar durante muito
tempo foram buscadas na família e no aluno. Quais influências e fatores
determinam esse tipo de pensamento?
RESPOSTA: Durante muito tempo as causas do fracasso escolar foram buscadas na
família e no aluno. Por influência da concepção médica e da psicologia,
fatores como predisposição genética, aptidões hereditárias, dificuldades
orgânicas e psicológicas foram argumentos bastante discutidos e validados
para explicar a falta de êxito no aprendizado escolar.
|
As relações familiares e as condições socioculturais contribuem para
uma estruturação da personalidade do indivíduo?
RESPOSTA: Os
fatores psicológicos abrangem, por exemplo, os sucessivos fracassos
vivenciados pela criança ao longo de sua trajetória escolar, que a levaram a
desenvolver um sentimento de impotência com relação à sua capacidade de
aprender.
A maioria das crianças com esse tipo de histórico
concebe a escola como um ambiente ameaçador. A relação com o meio familiar e
as condições socioculturais também fornecem elementos fundamentais à
estruturação da personalidade do indivíduo que pode se tornar frágil,
agressivo, altruísta, inseguro, proativo dependendo de suas relações com os
pais e a sociedade. Convém reafirmar a importância do olhar multidisciplinar
sobre a aprendizagem. Ela não é um fenômeno isolado, previsível. Tampouco
depende unicamente do aluno ou da escola, mas nos impõe a consideração de
inúmeras variáveis que se dinamizam e se encontram em um permanente diálogo.
Tendo compreendido esse processo, vamos prosseguir com algumas considerações
sobre o que é inteligência, sua relação com a aprendizagem e o desempenho
escolar.
|
Cite
dois fatores que auxiliam na aquisição da resiliência citada por Kumpfer.
RESPOSTA: Dentre os fatores, podem ser
citados: os estressores ou desafios responsáveis
pelo desequilíbrio homeostático; o contexto ambiental que se refere ao
equilíbrio e à interação dos fatores de risco e proteção disponíveis no
ambiente externo; a confluência entre indivíduo e ambiente, momento em que a
criança percebe, interpreta e supera desafios ou dificuldades;
Características individuais internas; escolha de atitudes que ajudem a
recuperar o equilíbrio perdido; resiliência.
O
professor pode: estimular valores que apóiem seus alunos na tomada de
decisões diante das dificuldades; desenvolver continuamente formas de
capacitação, mesmo fora do sistema educacional; estimular à capacidade de
liderança e monitoramento de sua turma; desenvolver habilidades de assumir
responsabilidades e resolver problemas
|
Cite os importantes aspectos a serem
promovidos pelo professor que trabalha o tema da sexualidade com seus alunos
adolescentes.
RESPOSTA: Os professores, ao trabalharem o tema da sexualidade em
sala, devem promover valores como o amor, ternura, o direito a uma
sexualidade plena e responsável; a igualdade entre gêneros; a saúde e o
planejamento familiar.
|
Cite três mudanças importantes que ocorrem
na vida do jovem e que estão associadas aos fatores sociais.
RESPOSTA: Aumento da interação com os colegas; diminuição do
controle de suas ações por parte dos adultos; aumento da aproximação com
indivíduos do sexo oposto; intensificação dos relacionamentos;os adolescentes
escolhem amigos que compartilham seus interesses, valores, crenças e
atitudes.
|
Com relação à constituição familiar, quais
são os quatro aspectos a serem considerados para a compreensão do
desenvolvimento de um indivíduo?
RESPOSTA: O tom emocional familiar, a responsividade do genitor em
relação à criança, a maneira pela qual o controle é exercido sobre ela pelos
mais velhos e a comunicação em família.
|
Com relação às amizades e a formação de grupos de amigos quais são as
principais diferenças entre o comportamento de meninas e meninos
RESPOSTA: As meninas costumam ter um
relacionamento de amizade mais intenso e ciumento. Também buscam ter um
comportamento bastante semelhante ao das amigas. Diferentemente das meninas,
os meninos têm amizades menos íntimas e mais numerosas. Nesse momento, eles
estão mais preocupados em se mostrar independentes afetivamente dos pais e de
outros adultos.
|
Com relação às amizades e à formação dos
grupos de amigos, quais são as principais diferenças entre o comportamento
dos meninos em relação aos das meninas?
RESPOSTA: As meninas costumam ter um relacionamento de amizade mais
intenso e ciumento. Também buscam ter um comportamento bastante semelhante ao
das amigas. Diferentemente das meninas,os meninos têm amizades menos íntimas
e mais numerosas. Nesse momento, eles estão mais preocupados em se mostrar
independentes afetivamente dos pais e de outros adultos.
|
Como
já dissemos anteriormente, o professor pode auxiliar seus alunos na escolha
profissional. Abaixo apresentamos uma sugestão de atividade que pode ser
trabalhada em sala de aula.
Técnica:
expectativas profissionais
Objetivo:
sensibilizar para a escolha profissional; ampliar a percepção sobre os
interesses
pessoais.
Material:
ficha de trabalho e lápis.
Desenvolvimento:
1.
Dispor os alunos do grupo em círculo, sentados.
2.
Distribuir as fichas de trabalho (modelo a seguir), solicitando que,
individualmente, completem
as
frases, sem identificar-se.
3.
Recolher e redistribuir as fichas aleatoriamente.
4.
Pedir que cada participante comente as respostas da ficha que recebeu, dando
sua opinião
a
respeito delas.
5.
Plenário – discutir os seguintes pontos:
Você
já pensou em escolher uma profissão?
O
que você acha que pode acontecer com alguém que escolhe uma profissão ao
acaso?
Como
você se posiciona em relação à sua escolha profissional?
Quais
os critérios que devem nortear a escolha profissional?
Qual
a influência dos adultos na sua escolha profissional?
Ficha
de trabalho
Complete
as frases a seguir:
1.
Eu sempre gostei de ______________________________________________________.
2.
Meus pais gostariam que ___________________________________________________.
3.
Imagino-me no futuro fazendo ______________________________________________.
Quando
criança eu queria __________________________________________________.
5. Meus professores
pensam que eu _____________________________________________.
6.
No mundo em que vivemos, vale mais a pena
___________________________________do
que_______________________________________________________.
7.
Se não estudasse, eu ______________________________________________________.
8.
Prefiro ____________________________________ do que ________________________.
9.
Não consigo me ver fazendo
________________________________________________.
Quando
me perguntam sobre minha futura profissão, eu __________________________.
RESPOSTA: Comentário sobre a dinâmica:
A
escolha profissional é um momento importante na vida do adolescente. Essa
escolha está relacionada com sua história, experiências pessoais e o seu
projeto de vida. É necessário que o facilitador aproveite a dinâmica para
explorar esses aspectos, fazendo com que o jovem mergulhe na sua visão do
futuro, que entre em contato com seu desejo discutindo suas possibilidades,
seus sonhos e os meios para realizá-los. Assim procedendo, escolher se
tornará mais fácil.
|
De acordo com a literatura estudada quais os entraves que as
instituições educacionais podem causar a aprendizagem dos alunos?
RESPOSTA: Cabe considerar também os
sinais de risco, próprios de algumas instituições educacionais que acabam por
causar alguns entraves ao longo da aprendizagem em vez de facilitá-la. Entre
tais entraves, pode-se citar a rigidez e o despreparo de algumas escolas para
lidar com a diversidade cultural de seus alunos, evidenciada por atitudes
pessimistas ou negativas de educadores, por problemas de organização
curricular etc.
|
De acordo com o texto, o que é violência?
RESPOSTA: Há violência quando, em uma situação de interação, um ou
vários atores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, causando
danos a uma ou mais pessoas em graus variáveis, seja com relação à
integridade física, moral ou simbólica.
|
Defina puberdade.
RESPOSTA: Puberdade compreende em uma série de mudanças biológicas
que tornam os indivíduos maduros e capazes de reprodução sexual. Um dos
primeiros sinais mais visíveis da puberdade é uma explosão do índice de
crescimento físico. Nessa fase, os meninos e as meninas crescem mais
rapidamente do que em qualquer outra época. Alterações hormonais que
acompanham a puberdade causam uma ampla variedade de mudanças físicas, tanto
nas mulheres quanto nos homens. As mais visíveis são o aparecimento de acnes,
pêlos (axilas, área genital etc.). Nas meninas os seios se desenvolvem, o
útero aumenta e ocorre a primeira menstruação, conhecida como menarca. Nos meninos ocorre o desenvolvimento da musculatura, a
voz muda (engrossa) e ocorre a primeira ejaculação, conhecida como semenarca que, em geral, é espontânea e ocorre durante o sono,
chamada de polução noturna. Obs.: Se o aluno responder somente usando o primeiro parágrafo está
correto, porém, a resposta fica mais completa como está aqui.
|
Defina sucintamente, segundo a literatura do módulo: adolescência.
RESPOSTA: Os pesquisadores concluem que
não existe uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude,
pois cada área do conhecimento vê esse fenômeno a partir de uma abordagem
específica. A medicina vê a adolescência como um processo de maturação física
do corpo humano. A psicologia vê a fase do adolescer como uma etapa
importante da psique em que a personalidade começa a ser consolidada. Outras
ciências humanas tais como a história e a sociologia afirmam a influência do
contexto sócio histórico para o estabelecimento da fase que conhecemos por
adolescência, tendo em vista que em outras épocas ela ainda não existia. Por
isso, são muitos os pesquisadores que concordam quanto ao fato dessa fase ser
fruto de uma construção social e, por isso, ser tão difícil de ser
delimitada.
Por meio dessa pesquisa, concluiu-se que não
existe uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude. No
entanto, boa parte dos estudiosos concorda que a adolescência é a fase que
vem depois da infância, por volta dos 12 anos, e termina antes da juventude,
por volta dos 18 anos. Contudo, muitos também alegam que adolescência e
juventude não podem ser vistas como sinônimos, pois a primeira antecede a
juventude que, por sua vez, corresponde ao início da idade adulta.
Conceituada em uma única definição.
|
Descreva
a importância da família segundo Lacan
RESPOSTA: Lacan, um renomado teórico da
psicanálise, afirmou a importância da família com relação à transmissão da
cultura, à repressão dos instintos, à manutenção dos ritos, costumes e
tradições, bem como, à aquisição e uso da língua materna.
Ou
seja, a família é o eixo central das articulações entre o indivíduo e o meio
social, transmitindo estruturas de condutas e representações que governam os
processos fundamentais do desenvolvimento psíquico (LACAN, 1982, p. 16).
Lacan também afirma que essa organização é a responsável por dar os primeiros
parâmetros sobre educação, desejos e linguagem, pois é na maneira como os
pais se comportam que os filhos encontram os modelos para viverem em
sociedade.
|
Descreva de forma sucinta as principais
alterações sofridas pelos adolescentes com relação a sua interação com
familiares, amigos e colegas.
RESPOSTA: Além das
mudanças de caráter biológico, na adolescência também ocorrem
alterações no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos e co-legas. De acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda re-organização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve quatro mudanças importantes:
Aumento da
interação com os amigos e colegas. Nessa fase, os jovens aumentam
significativamente o tempo que passam com seus colegas, não lhes restando
muito tempo para passarem com seus familiares; diminuição do controle de suas
ações por parte dos adultos; aumento da aproximação com indivíduos do sexo
oposto; aumento do número de colegas, amigos e conhecidos, tendo em vista a
preferência dos adolescentes por compartilhar seus interesses, valores, crenças e atitudes. Como se pode observar, na adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem maior de relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus colegas e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião. |
Descreva de forma sucinta as principais alterações sofridas pelos
adolescentes com relação a sua interação com familiares, amigos e colegas:
RESPOSTA: Além
das mudanças de caráter biológico, na adolescência também ocorrem alterações
no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos e colegas. De
acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda
reorganização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve
quatro mudanças importantes: Aumento da interação com os amigos e colegas.
Nessa fase, os jovens aumentam significativamente o tempo que passam com seus
colegas, não lhes restando muito tempo para passarem com seus familiares;
diminuição do controle de suas ações por parte dos adultos; aumento da
aproximação com indivíduos do
sexo oposto; aumento do número de colegas, amigos
e conhecidos, tendo em vista a preferência dos adolescentes por compartilhar
seus interesses, valores, crenças e atitudes. Como se pode observar, na
adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem maior de
relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes
tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus
colegas e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião.
|
Descreva de forma sucinta como era a adolescência na nossa sociedade
entre os séculos XVIII e XIX
RESPOSTA: A adolescência é um termo
bastante recente em nossa sociedade, que foi se definindo entre os séculos
XVIII e XIX. As mudanças sociais e econômicas daquele período produziram a
necessidade de melhor precisão e delimitação dos grupos etários para a
regulamentação das leis trabalhistas. Naquela época, os jovens de idade entre
13 e 15 anos eram vistos como crianças e o limite da infância estava mais
ligado à dependência do indivíduo de sua família do que às mudanças
biológicas com seu corpo.
|
Descreva pelo menos um fator de mudança
biosociocomportamental por que passa o adolescente com relação aos domínios:
biológicos, comportamental e social.
RESPOSTA: Quadro 1
– A mudança biossociocomportamental – a transição para a
idade adulta
Domínio biológico
Capacidade para a reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais secundárias. Alcance do tamanho do adulto. Domínio comportamental Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da identidade. Domínio social Relações sexuais. Mudança para a responsabilidade fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade pelas próximas gerações. |
Descreva pelo menos um fator de mudança biosociocomportamental por que
passa o adolescente com relação aos domínios: biológicos, comportamental e
social.:
RESPOSTA: Quadro
Um – A mudança biosociocomportamental – a transição para a idade adulta
Domínio biológico Capacidade
para a reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais
secundárias. Alcance do tamanho do adulto.
Domínio comportamental
Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático).
Formação da identidade.
Domínio social
Relações sexuais. Mudança para a responsabilidade
fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade pelas próximas gerações.
|
Descreva segundo a literatura do modulo duas alternativas para obter a
paz na escola?
RESPOSTA: Esse programa pode ser
definido como um conjunto de estratégias psicopedagógicos que se fundamentam
sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.
Recebeu o nome “Educar para a Paz” por acreditar que a não violência é o
maior anseio das crianças envolvidas no fenômeno, bem como de toda a
sociedade. Envolve toda a comunidade escolar, inclusive os pais e a
comunidade em que se insere a escola. As estratégias do programa incluem o
trabalho individualizado com os envolvidos em bullying, visando à inclusão e
o fortalecimento da autoestima das “vítimas” e a canalização da agressividade
do “agressor” por meio de ações proativas. O “programa também conta com o
envolvimento de toda escola, pais e a comunidade em geral” (FANTE, 2005).
O processo de “trazer a paz à escola” é definido
por Fante como uma ação que se inicia pela formação de grupos de alunos
solidários às vítimas de bullying que atuam como protetores daqueles que
podem ser alvo dos bullies. Há também os grupos de pais solidários
responsáveis por auxiliar os estudantes nas brincadeiras do recreio dirigido,
juntamente aos “alunos-solidários”. A interiorização de valores humanistas,
bem como a discussão de situações-problema de cada grupo ou classe são
estratégias que visam à educação das emoções e o autocontrole, sendo
desenvolvidas semanalmente (FANTE, 2005).
|
Descreva segundo a literatura do modulo o que é bullying?
RESPOSTA: Ofender,
humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao ridículo em público, fazer de
bode expiatório, acusar, isolar, designar áreas de trabalho ou tarefas ruins,
negar férias e feriados no local de trabalho, dar socos, tapas, chutes,
insultar, ostracizar, sexualizar, fazer ofensas étnicas ou de gênero, enfim,
todas essas atitudes podem e devem ser consideradas como prática de bullying.
O bullying pode ser entendido como um conjunto de
atos praticados por estudantes, porém, hoje muitos estudos já defendem que o
bullying não é praticado somente em escolas, ou seja, é também em locais de
trabalho, em relacionamentos, nas famílias etc.
|
Descreva segundo a literatura do modulo
três crenças que motivam comportamentos que levam a competitividade, bullying
e a agressividade.
RESPOSTA: Dinheiro é poder, não se envolva certo é o mais forte, é
importante vencer sempre, preciso disso (a gratificação deve ser imediata),
mulher é objeto, esteja sempre a frente de todos, homens não tem sentimentos,
eu estou sempre certo, a agressão é a forma adequada de lidar com a
divergência, os bonzinhos chegam por último, dinheiro e poder são mais
importantes que os relacionamentos pessoais, você não é responsável a menos
que lhe peguem, fale sobre as pessoas e não com elas, culpe os outros pelos
seus problemas, devo mostrar quem manda aqui,a infância é superestimada
(cresça depressa para seguir com a vida), seja sempre o 1º., seus problemas
não são da minha conta.
|
Descreva segundo a literatura do modulo, Três crenças que motivam
comportamentos que levam a competividade bullying e a agressividade.
RESPOSTA: Middleton-Moz e Zawadski
(2007) elencam alguns comportamentos que levam à competitividade, bullying e
agressividade, em lugar de conexão e cooperação. Essas autoras sugerem um
exercício de reflexão sobre o próprio comportamento e o da sociedade como um
todo. Para esses autores, os hábitos ou crenças expressos abaixo costumam
motivar o comportamento agressivo e de prática do Bullying. Vejamos alguns
deles:
Preciso disso agora. A gratificação tem que vir
imediatamente.
Certo estará quem tiver mais força.
Não se envolva.
É importante vencer o outro antes que ele o
ultrapasse.
Esteja à frente, de qualquer jeito.
As mulheres são objetos.
Os homens não têm sentimentos.
Minhas opiniões estão corretas e as suas estão
erradas.
A agressão é a forma adequada de lidar com a
divergência.
Dinheiro e objetos são mais importantes do que
relacionamentos.
Os bonzinhos chegam por último.
Você não é responsável, a menos que lhe peguem.
Dinheiro é poder. Você poderá obter o que quiser
ou resolver qualquer problema com dinheiro.
Fale sobre pessoas, e não com as pessoas.
Culpe os outros por seus problemas.
Só me ouvirão se eu falar alto ou mostrar quem é
que manda.
A infância é superestimada. Cresça depressa para
poder seguir em frente com sua vida.
Busque sempre ser o primeiro.
Esses filhos são seus, não meus.
Seus
problemas não são da minha conta
|
Descreva segundo Erikson, os principais
fatores pelo qual o adolescente desenvolve sua personalidade.
RESPOSTA: Para
Erikson, o adolescente desenvolve sua identidade por meio de um pro-cesso que
depende dos seguintes fatores:
O julgamento
que ele faz dos outros.
O julgamento
que os outros fazem dele.
Como ele vê o
julgamento dos outros.
Como ele mantém
em sua mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre
outras pessoas.
O jovem tem um
comportamento mais reflexivo que o leva a se preocupar com sua imagem social
e sua integração, mas que também considera suas idéias e convicções
individuais
|
Descreva segundo, Serrão e Baleeiro a experiência proporcionada pela
fase inicial de um grupo.
RESPOSTA: Serrão
e Baleerio (1999, p. 139), de maneira bem simples e direta, descrevem a
experiência proporcionada pela fase inicial de formação de um grupo: Quando
um grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu. Desconfiados,
apreensivos, alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos,
temerosos, tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes, eles vêm se
aproximando em busca de algo, cada um com seu jeito, sua forma, seu
temperamento, sua história de vida, seu desejo, seu destino.
Mãos soltas e olhares inquietos
começam a ver outros seres, outros olhos, e ao se darem as mãos somam afetos,
alegrias, preocupações, carinhos, medos.
Um grupo se forma quando todos
encontram nele seu lugar, lugar flexível, garantindo a cada um, sua
importância, seu significado. Eu, você, o outro – nós.
Diante das ideias trazidas até aqui, é importante
ressaltar que para o educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica
grupal com seus alunos adolescentes, é preciso estar atento a todas as
especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa fase e que são
fundamentais para a construção de sua identidade e da convivência em
sociedade.
|
Descreva sucintamente sobre as mudanças biológicas por quem passa pela
adolescência.
RESPOSTA: Geralmente,
após os dez anos de idade, a série de mudanças biológicas, chamada de
puberdade, colocam nossos jovens em um estado de amadurecimento biológico que
os torna capazes de se reproduzirem sexualmente. Esse amadurecimento está
ligado a uma série de transformações que se iniciam por um sinal químico do
hipotálamo, localizado na base do cérebro. A partir desse sinal, a glândula
da hipófise é ativada e aumenta a produção de hormônios do crescimento (COLE
2003, p. 626).
Segundo Cole, além dos
hormônios do crescimento, também ocorre um aumento na fabricação de dois
hormônios gonadotróficos, ou seja, aqueles que são produzidos pelas gônadas
sexuais (gonad-seeking). Essas gônadas ou órgãos sexuais primários
correspondem aos ovários, nas meninas, e aos testículos, nos meninos. Neles,
esse tipo de hormônio estimula os testículos e as glândulas supra-renais a
produzirem a testosterona, hormônio responsável pela produção do esperma.
Nas meninas, a liberação dos
hormônios de crescimento estimula os ovários a produzirem o estrógeno a
progesterona, responsáveis por controlar o processo de produção do óvulo até
o momento em que é liberado para a reprodução. Vale ainda ressaltar que tanto
a testosterona como o estrógeno e a progesterona está presentes em ambos os
sexos, só que em proporções diferentes. Nos meninos, a testosterona é 18
vezes maior do que nas meninas as quais, por sua vez, possuem uma quantidade
de estrógeno oito vezes maior que o sexo oposto.
As diferenças físicas entre homens e mulheres
podem nos ajudar a compreender o motivo pelo qual os indivíduos do sexo
masculino têm sido tradicionalmente, os responsáveis pelos trabalhos mais
pesados. Elas também ajudam a explicar o bom desempenho dos atletas
masculinos, mesmo frente a melhor das atletas femininas. Entretanto, em
alguns aspectos, as mulheres levam vantagem, exibem uma maior capacidade
física do que os homens. Isso porque elas vivem mais tempo e têm maior
capacidade de tolerar o estresse em longo prazo (HAYFLI-VK apudCOLE, 2003).
|
Historicamente falando, quais são os tipos
de organização familiar existentes?
RESPOSTA: A família consangüínea: formada pelo inter-casamento entre irmãos e irmãs no
interior de umgrupo; a família punaluana: um grupo de homens
conjuntamente casado com um grupo demulheres. Esse tipo de organização
familiar foi um dos primeiros a impedir o casamento entreirmãos; a família
sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que não
tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos
desejassem; afamília patriarcal: o casamento de um só homem com várias
mulheres; e, por último, a família monogâmica: composta pelo casamento
de duas pessoas, com obrigação de morarem juntas. Nessa união está inclusa a
fidelidade, o controle do homem sobre a mulher e os filhos, a garantia da
descendência por consangüinidade e, portanto, a garantia do direito de
herança aos filhos legítimos.
*
Observação: Se o aluno citar somente o nome das organizações familiares
também está correto.
|
O que devemos considerar para compreender o
processo de aprendizagem?
RESPOSTA: Para Piaget, as funções essenciais da inteligência consistem em compreender e inventar; ou ainda, construir estruturas mentais de forma a organizar a realidade. Por isso, acredita-se que o futuro da educação está em tirar proveito do desejo inato da própria criança de reinventar o mundo do seu modo. Toda criança tem o direito de percorrer seu processo de desenvolvimento, por ser a única responsável por construir conhecimentos que se encontram no âmbito de sua sociedade e cultura. No entanto, muitas vezes, a escola não considera os processos cognitivos do aluno e suas diferentes etapas por desconhecer o desenvolvimento infantil.
A escola
piagetiana entende que a criança não tem dificuldades de aprender, mas
problemas a resolver. Essa mesma criança possui inúmeras hipóteses a serem
formuladas sobre o mundo que a rodeia de forma que o compreenda
gradativamente,
de acordo com o estágio de inteligência que vivencia no momento. Um ambiente educativo deve ser desafiador para a inteligência da criança, gerando desequilíbrios cognitivos para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e estabeleça novo equilíbrio. Ignorar os processos de construção interna do aluno significa focalizar a ação pedagógica somente no ensino, induzindo aquele que tem dificuldades em atender às expectativas do seu professor ao fracasso escolar inexoravelmente. |
O que é autocuidado?
RESPOSTA: Autocuidado é a habilidade de se cuidar, buscando
satisfazer as necessidades do corpo e da mente, evitando hábitos que
prejudiquem a qualidade de vida. Algumas crianças e jovens que passam muito
tempo distante dos pais ou daqueles que lhe dão assistência, também
desenvolvem essa habilidade. O período em que ficam sozinhos, geralmente, é
aquele dado entre o final do período escolar e o retorno dos pais para casa
depois do trabalho.
|
O
que é resiliência?
RESPOSTA: Resiliência pode ser definida como a capacidade que uma
pessoa tem para enfrentar positivamente
as
dificuldades, apesar do impacto negativo da adversidade.
|
Por que os especialistas afirmam que é tão
difícil chegar a uma definição sobre adolescência?
RESPOSTA: Os pesquisadores concluem que não existe uma definição
precisa para as palavras adolescência e juventude, pois cada área do
conhecimento vê esse fenômeno a partir de uma abordagem específica.
A medicina vê
a adolescência como um processo de maturação física do corpo humano. A
psicologia vê a fase do adolescer como uma etapa importante da psique em que
a personalidade começa a ser consolidada. Outras ciências humanas tais como a
história e a sociologia afirmam a influência do contexto sócio-histórico para
o estabelecimento da fase que conhecemospor adolescência, tendo em vista que
em outras épocas ela ainda não existia. Por isso, são muitos os pesquisadores
que concordam quanto ao fato dessa fase ser fruto de uma construção social e,
por isso, ser tão difícil de ser delimitada, conceituada em uma única
definição.
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Por que podemos ter jovens passando pela
adolescência de formas diferentes, mesmo morando em uma mesma sociedade e
compartilhando as mesmas crenças e
valores culturais?
RESPOSTA: Porque a adolescência é uma construção social e são
vários os fatores que interferem no modo como se desenvolve essa fase. Por
exemplo: o fator econômico pode determinar se um jovem irá ingressar no mundo
de trabalho mais rapidamente e logo ter responsabilidades de um adulto.
Diferentemente, um outro rapaz, por ter uma condição financeira melhor,
poderá freqüentar uma faculdade, mantendo-se financeiramente dependente dos
pais e, conseqüentemente, levando mais
tempo para ter as responsabilidades de adulto.
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Quais elementos o educador deve levar em
consideração, segundo a literatura do modulo para ter um bom relacionamento
grupal.
RESPOSTA: Realização de operações formais em algumas
áreas (pensamento sistemático).
Formação da identidade. |
Quais elementos o educador deve levar em consideração, segundo a
literatura do modulo para ter um bom relacionamento grupal.
RESPOSTA: Realização de operações
formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da identidade.
Diante das ideias trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o
educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos
adolescentes, é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem
encontra no decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de
sua identidade e da convivência em sociedade.
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Quais os comentários mais comuns que se costuma ouvir referente às
dificuldades da aprendizagem da criança?
RESPOSTA: É comum ouvirmos, de pais e
educadores, comentários referentes às dificuldades das crianças para
aprender:
É esforçado, mas não consegue aprender.
É muito distraído, perde objetos com frequência e
parece desorientado.
Não consegue se expressar com clareza.
É atrapalhada, tropeça e cai com frequência.
Realiza e compreende bem as tarefas, mas não
consegue aprender a ler.
No
conjunto das explicações fornecidas por pais e educadores para expressar a
frustração com a não aprendizagem da criança, é comum a utilização de termos
como “problemas de aprendizagem”, “dificuldade de aprendizagem”, “distúrbios
de aprendizagem” que são mencionados equivocadamente sem nenhum critério,
gerando confusão e preconceitos sobre o assunto.
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Quais são as atitudes esperadas de um
professor ao trabalhar sexualidade com adolescentes?
RESPOSTA: A postura desse profissional deve ser a de:
aceitar
sua própria sexualidade e a dos demais;
acreditar
e pôr em prática sentimentos e atitudes de igualdade entre os sexos;
respeitar
diferenças individuais e socioculturais;
buscar
superar mitos, preconceitos e tabus sexuais;
dispor
de informação científica sobre a sexualidade;
ser
tolerante e democrático, participativo, empático e comunicativo.
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Quais
são as causas para que uma pessoa se torne um bully?
RESPOSTA: Dentre as principais causas que levam a esse tipo de
comportamento está a carência afetiva, a ausência de limites e o modo com que
alguns pais costumam afirmar sua autoridade perante os filhos. Algumas
práticas de profundo caráter violento são equivocadamente consideradas
“educativas” e necessárias à educação dos jovens.
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Quais são as conseqüências dos ataques de
bullying para as vítimas?
RESPOSTA: As conseqüências dos ataques podem levar à depressão,
angústia, baixa auto-estima, estresse,evasão escolar, atitudes de
auto-agressão ou suicídio.
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Quais são as formas de violência na
família?
RESPOSTA: Abandono, negligência, violência psicológica, ou seja,
situações que comprometem o desenvolvimento saudável da criança e do jovem. A
negação do afeto é a primeira forma de violência que uma pessoa pode sofrer
por parte de sua família, pois a criança depende disso para sua sobrevivência
psíquica, assim como precisa de alimentação e cuidados.
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Quais são as principais formas de violência
na escola?
RESPOSTA: A violência que ocorre em âmbito escolar pode se
manifestar na relação entre aluno X professor, por meio de práticas
autoritárias que não promovem espaço para o diálogo, utilizam-se de
preconceitos, agridem verbalmente, moralmente ou fisicamente – o aluno, o
professor, ou ambos.
Esse
tipo de violência pode ser notado em algumas práticas disciplinares que
buscam a sujeição, a submissão, a obediência e o conformismo do aluno.
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Quais
são as temáticas reflexivas que o professor pode colocar em prática a fim de
possibilitar uma mudança social?
RESPOSTA: Dentre as temáticas, podemos mencionar :
articulação
entre a escola e a vida;
renovação
e reconstrução dos conhecimentos, buscando a contextualização do conteúdo
trabalhado;
trabalhar
as regras sociais de maneira reflexiva, buscando pensá-las como forma de
promoção
da
convivência;
promover
a parceria entre professores e alunos;
incentivar
o diálogo.
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Quais são os cuidados que a escola dever
ter ao trabalhar educação sexual com seus alunos?
RESPOSTA: O trabalho de educação sexual nas escolas não deve se
restringir ao fornecimento de informações sobre a fisiologia e anatomia do
corpo e dos mecanismos de reprodução. A escola deve esclarecer seus alunos
adolescentes que a fase pela qual passam também conta com transformações
emocionais muito fortes. O desenvolvimento da sexualidade deve acompanhar o
amadurecimento emocional, sempre em respeito aos sentimentos, atitudes,
crenças e valores de cada indivíduo.
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Quais são os períodos do desenvolvimento,
segundo Piaget?
RESPOSTA: Sensório-motor; pré-operatório, operatório-concreto e
operatório formal.
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Quais são os principais questionamentos que
surgem na adolescência?
RESPOSTA: Muitos especialistas afirmam que esse período é
caracterizado por crises de identidade, e ocorrem questionamentos relativos
ao próprio corpo, aos valores que se tem como verdades, às escolhas a serem
feitas, ao que é exigido do indivíduo nessa fase e ao lugar a ser ocupado na
sociedade.
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Qual a definição de bullying?
RESPOSTA: Ofender, humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao
ridículo em público, fazer de bode expiatório e acusar, isolar, designar
áreas de trabalho ou tarefas ruins ou negar férias e feriados no local de
trabalho, dar socos, tapas, chutes, insultar, ostracizar, sexualizar ou fazer
ofensas étnicas ou de gênero. Tudo isso pode e deve ser considerado como
prática de bullying.
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Que
diferenças podemos citar sobre a escolha profissional atual e a que ocorria
no passado?
RESPOSTA: Atualmente,
as escolhas levam em consideração o mercado de trabalho, as questões
econômicas e sociais. Antigamente, o trabalho era passado de geração em
geração mantendo as tradições.
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Que medidas devem ser tomadas por um
professor no auxílio do desenvolvimento da resiliência de seus alunos?
RESPOSTA: O professor pode:
estimular
valores que apóiem seus alunos na tomada de decisões diante das dificuldades;
desenvolver
continuamente formas de capacitação, mesmo fora do sistema educacional;
estimular
à capacidade de liderança e monitoramento de sua turma;
desenvolver
habilidades de assumir responsabilidades e resolver problemas
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Segundo a literatura do modulo descreva
três sintomas que indicam que os jovens estão consumindo álcool?
Mudanças
bruscas de humor, isolamento social, tonturas e enjôos, inapetência, andar
cambaleante, tremores e sonolência, vermelhidão na face, agressividade.
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Segundo a literatura do módulo, descreva possíveis diferenças entre as
condições de vida de um adolescente de uma família de baixa renda e um
adolescente de classe média.
RESPOSTA: Os jovens de classe média, com
certeza, possuem um período mais longo de preparação. Nesse momento, tomam
importantes decisões acerca de sua vida, como a escolha de uma carreira
universitária. Já o jovem de classe operária pode cursar uma escola técnica
onde aprenderá um ofício e ingressará no mundo de trabalho mais rapidamente.
Outros jovens, ainda, nem sequer chegam ao Ensino Médio, pois deixam de
frequentar a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar.
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Segundo a literatura do modulo. Descreva três sintomas que indicam que
os jovens estão consumidos álcool?
RESPOSTA: Vale notar ainda que podemos
saber se um jovem está consumindo álcool se apresentar pelo menos três dos
seguintes sintomas: mudanças bruscas de humor; isolamento social; tonturas e
enjoos; inapetência; andar cambaleante; vermelhidão da face; tremores e
sonolência; agressividade. Ao diagnosticar o problema, os pais devem manter o
diálogo aberto, mostrando o certo e o errado. Outra atitude importante, por
parte dos pais, é buscar ajuda especializada para si mesmo.
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Segundo o texto complementar estudado,
quais são os possíveis papéis que a escola pode exercer no desenvolvimento
humano?
RESPOSTA: Podemos dizer que alguns dos papéis da escola são:
preparar
as crianças para viverem no mundo adulto;
ensinar
a trabalhar;
ensinar
regras sociais;
ensinar
valores morais e coletivos;
ensinar
as técnicas da leitura, escrita e cálculo, além das técnicas corporais;
a
escola faz a mediação entre a criança e o mundo social.
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