sábado, outubro 20, 2012

Ajuda dos Colegas

Bom dia Raquel,
Atualmente estou cursando pós-graduaçao em ed. infantil e achei seu blog. Seu blog tem me ajudado a estudar e resolvi ajudar um pouco com seu blog. Achei essas questões no orkut e la consta essa questoes como cultura da infancia, mas se encaixa como FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA ED. INFANTIL na pos-graduacao.
Abraços,
Carla.

1) A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E
PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM É COMUM PERCEBERMOS ALGUNS CONFLITOS.
Isso ocorre porque:
I trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de Educação Infantil.
II os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais – ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.
São corretas:
A) Apenas as afirmativas I e II.
B) As afirmativas I, II e III.
C) Apenas as afirmativas I e III.
D) Apenas as afirmativas II e III.

2) A DECORAÇÃO DA SALA DE AULA É UM ASPECTO IMPORTANTE NA PROPOSTA
EDUCACIONAL DE UMA CRECHE/PRÉ-ESCOLA. PORTANTO, PODE-SE AFIRMAR QUE:

A) a reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados são fundamentais para que a criança desenvolva-se.
B) é preciso educar a sensibilidade estética das crianças.
C) quanto maior a quantidade de enfeites na sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição.
D) ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas de televisão.

3) PHILIPPE ARIÈS, HISTORIADOR FRANCÊS, AFIRMAVA QUE, APROXIMADAMENTE ATÉ
O SÉCULO XII, A ARTE MEDIEVAL DESCONHECIA A INFÂNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE:

A) não havia nenhum afeto pelas crianças e, portanto, não havia interesse em representá-las.
B) esse desconhecimento era devido à falta de habilidade para desenhá-la.
C) as crianças eram abandonadas e desprezadas.
D) não havia consciência da particularidade infantil.

4) OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PRECISAM:

A) trazer para a sala de aula as múltiplas manifestações culturais.
B) conter informações que prioritariamente desenvolvam o raciocínio das crianças.
C) ser apresentados em forma de lista.
D) ser neutros para evitar diferentes opiniões e troca de idéias.

5) O PAPEL DAS CRECHES É DE ALTA RELEVÂNCIA SOCIAL NO ATENDIMENTO À
CRIANÇA PEQUENA E AO SEU DESENVOLVIMENTO. NO BRASIL,

A) o Estado garante todos os recursos econômicos, humanos e materiais para a manutenção de creches.
B) colocar crianças em creches não é um dever da família pelo entendimento do caráter pedagógico que representa no desenvolvimento infantil.
C) a participação da mulher na força de trabalho obriga as mães, principalmente da classe de baixa renda, a deixarem seus filhos em creches.
D) a lei obriga as empresas a darem assistência aos filhos de suas funcionárias durante a amamentação, o que é cumprido com rigor, presteza e eficiência.

6) ESCOLHA A AFIRMATIVA QUE NÃO CORRESPONDE À IDÉIA EXPRESSA PELA TEORIA
DA PRIVAÇÃO CULTURAL E DA EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA.

A) Só havia uma forma de ser criança e esse modelo era o da criança da classe média.
B) A creche/pré-escola devia suprir as carências das crianças cujas famílias compunham as camadas sociais mais pobres do País.
C) O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos de idade, independentemente da sua origem social.
D) As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, eram as responsáveis pela mudança social do País.
7) AS ATIVIDADES DE ROTINA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SE DESTINAM A:
A) adaptar a criança às atividades propostas e cercear os processos de desenvolvimento e
aprendizagem.
B) auxiliar a criança a se situar no tempo e no espaço.
C) tornar o trabalho do professor repetitivo, monótono e pouco participativo.
D) aumentar a dependência das crianças em relação às orientações do adulto.

8) PARA QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL TENHA A SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, É PRECISO
QUE:
I. seja diferente da educação da família.
II. seja diferente da educação oferecida pela escola de Ensino Fundamental.
III. envolva tanto o educar quanto o cuidar.

Conforme as afirmações acima, marque a alternativa correta.

A) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
B) As afirmativas I, II e III são as corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
D) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

9) A FORMAÇÃO DE AGRUPAMENTOS HOMOGÊNEOS, ADOTADA PELAS INSTITUIÇÕES
DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁ RELACIONADA MAIS À NECESSIDADE DO ADULTO QUE À NECESSIDADE DAS CRIANÇAS. AO OPTAR POR FORMAÇÃO DE AGRUPAMENTOS HOMOGÊNEOS OU HETEROGÊNEOS, É NECESSÁRIO OBSERVAR QUE:

A) não existe relação entre o número de adultos e o de crianças atendidas.
B) agrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil.
C) o educador deve organizar o espaço da sala de aula sem a interferência da criança, Possibilitando que ela sempre a encontre bonita, limpa e organizada.
D) não existe necessidade de interação entre crianças de diferentes faixas etárias, o que facilita a
organização da instituição.

10) A DÉCADA DE 1970, NO BRASIL, FOI MARCADA PELA EXISTÊNCIA DE MOVIMENTOS
SOCIAIS: em São Paulo, foi oficializado o Movimento de Luta por Creches. Escolha a alternativa que retrata a realidade desse movimento.

A) Reivindicava a participação do Estado na criação de uma rede de creches públicas.
B) Foi organizado por professores da rede pública de educação.
C) Surgiu de um grupo de senhoras católicas preocupadas com o grande número de crianças
abandonadas.
D) Exigia que a Secretaria de Saúde Pública criasse creches com atendimento médico

11) ESCOLHA A AFIRMATIVA QUE NÃO CORRESPONDE À IDÉIA EXPRESSA PELA TEORIA
DA PRIVAÇÃO CULTURAL E DA EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA.

A) As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, eram as responsáveis pela
mudança social do País.
B) O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos
de idade, independentemente da sua origem social.
C) A creche/pré-escola devia suprir as carências das crianças cujas famílias compunham as
camadas sociais mais pobres do País.
D) Só havia uma forma de ser criança e esse modelo era o da criança da classe média.


12) AS CANTIGAS DE RODA CONSTITUEM-SE COMO ATIVIDADES DE GRANDE VALOR
EDUCATIVO E:

I. contribuem para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
II. educam o senso de ritmo.
III. perpetuam tradições folclóricas.

De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.

A) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
B) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
D) As afirmativas I, II e III são corretas.

13) DIVERSOS ESTUDOS E PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE O AMBIENTE EDUCACIONAL
DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DEVE:

A) ser amplo, aberto e vazio.
B) ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.
C) dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas,
sociais e cognitivas.
D) prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades
que desejam.

14) A DEFINIÇÃO DE LIMITES PARA AS CRIANÇAS PEQUENAS É UM ASSUNTO COMPLEXO.
SOBRE ESSA QUESTÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:

A) os pais compreendem com facilidade que a criança aceita melhor os limites colocados pelos
professores e bem menos os que são definidos em casa.
B) os limites devem ser definidos para todas as crianças, sem haver preocupação com faixa etária,
com as diferentes situações e com as particularidades de cada criança.
C) a autoridade do adulto pode ser exercida se os limites são colocados com clareza e com possibilidade de serem cumpridos.
D) os limites são fundamentais apenas para algumas crianças.

15) A FRASE “AVALIAÇÃO É SABER LER E INTERPRETAR OS COMPORTAMENTOS DAS
CRIANÇAS”:
A) tem como base a subjetividade.
B) indica uma etapa pouco importante da avaliação.
C) é sempre objetiva.
D) é representativa em todo o processo educativo.

16) CONTEÚDOS ATITUDINAIS TRATAM DE VALORES, NORMAS E ATITUDES. SOBRE
ESSES CONTEÚDOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

I. conceber valores, normas e atitudes como conteúdos implica torná-los explícitos e compreendê-los como passíveis de serem planejados.
II. a falta de coerência entre o discurso e a prática é um dos fatores que promovem o fracasso
dos trabalhos com os valores.
III. crianças podem aprender de forma incidental e não sistemática e consciente, o que aumenta
a responsabilidade de cada um e de todos em relação aos valores e atitudes que cultivam.

De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

A) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
B) As afirmativas I, II e III são corretas.
C) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
D) Apenas as afirmativas II e III são corretas.


17) NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É FUNDAMENTAL QUE REGRAS DE CONVIVÊNCIA SEJAM
TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS. ISSO QUER DIZER QUE:

A) a criança, por meio de regras, saberá agir nos diversos momentos da sua rotina na creche ou na
pré-escola.
B) o professor só deve trabalhar regras de convivência com seus alunos caso perceba que em
casa os pais definem regras para a convivência familiar.
C) o professor irá definir sozinho algumas regras necessárias para o convívio em grupo e, depois,
castigará as crianças que não cumprirem o determinado.
D) uma vez explicadas as regras de convivência, o professor não deverá repeti-las, pois as crianças precisam memorizá-las e saber usá-las sempre que for necessário.

18) A DECORAÇÃO DA SALA DE AULA É UM ASPECTO IMPORTANTE NA PROPOSTA
EDUCACIONAL DE UMA CRECHE/PRÉ-ESCOLA. PORTANTO, PODE-SE AFIRMAR QUE:

A) a reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados são fundamentais para que a criança desenvolva-se.
B) ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas de televisão.
C) quanto maior a quantidade de enfeites na sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição.
D) é preciso educar a sensibilidade estética das crianças.

19) NO BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XX, EXISTIRAM GRUPOS DE MULHERES DE CLASSES SOCIAIS ABASTADAS QUE, ORGANIZADAS EM ASSOCIAÇÕES RELIGIOSAS OU FILANTRÓPICAS, CRIARAM VÁRIAS CRECHES. O PENSAMENTO QUE LIMITAVA A PRÁTICA DESSAS SENHORAS ERA A IDÉIA DE QUE:

A) a creche, como educação coletiva, seria importante para o desenvolvimento das crianças.
B) as mães deviam organizar-se melhor e reivindicar mais creches.
C) a creche seria um “mal necessário”, um substitutivo inadequado para o cuidado materno.
D) havia necessidade de mudanças radicais nas políticas públicas.

20) SÃO EIXOS DE TRABALHO DO ÂMBITO CONHECIMENTO DO MUNDO, DEFINIDOS PELO
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
A) Matemática, Identidade, Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento.
B) Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
C) Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais e Música, Autonomia.
D) Movimento, Artes Visuais e Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita,
Matemática.

21) É FUNÇÃO EDUCATIVA DA CHAMADA PRÉ-ESCOLA:
A) apenas preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental.
B) ocupar o espaço e o tempo das crianças na instituição enquanto seus pais trabalham.
C) dar assistência às necessidades básicas das crianças, como alimentação e higiene.
D) a transformação cultural dos objetos do conhecimento.

22) A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS É FUNDAMENTAL, PORÉM É COMUM PERCEBEMOS ALGUNS CONFLINTOS.
ISSO PORQUE:
I - trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes: casa e instituição de ed. Infantil.
II – os professors muitas vezes, sentem-se superiors aos pais, ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
III – é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.
São corretas:

A)   apenas as afirmativas I e II
B)    apenas as afirmativas I e III
C)   apenas as afirmativas II e III
D)   todas as afirmativas são corretas




RERESPOSTAS: 1-B / 2-B/ 3-D/ 4-A/ 5-C/ 6-C/ 7-B/ 8-C/ 9- NAO TEM/ 10-A/ 11-D/ 12-NAO TEM/ 13-C/ 14-D/ 15-B/ 16-A/ 17-C/ 18-D/ 19-D/ 21-NAO TEM

36 comentários:

  1. Fiz a minha prova e algumas questoes daqui estao erradas.
    Como faço para te enviar as minhas questoes que estao como imagem?

    ResponderExcluir
  2. Thalita,
    as vezes acontece isso mesmo, porém já vimos perguntas iguais com respostas diferentes, sei que é INACREDITÁVEL, mas se você participar do grupo de estudos verá que é verdade, porém peço que envie as respostas para rmaschetti@gmail.com.
    Grata e bons estudos.

    ResponderExcluir
  3. eu zerei com estas respostas... e agora nem sei que fazer, se posso fazer outra N2

    ResponderExcluir
  4. eu zerei com estas respostas agora não sei se posso fazer a N2 novamente

    ResponderExcluir
  5. Jerusa este é o risco que corremos ao COPIAR e não REVISAR as respostas.
    Sempre digo que aqui posto como recebeo não tenho como me CERTIFICAR que todas as respostas esteja corretas.
    Entre em contato com seu polo e peça uma nova PROVA.
    aBRAÇOS E BOA SORTE!.

    ResponderExcluir
  6. RAQUel, boa noite,

    Será que não tem como vc apagar as respostas postadas pela pessoa que enviou para não ter o risco de outras pessoas cometerm o mesmo erro que o meu, em acreditar... bjus,
    Qto a prova não tem como fazer outra não.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jerusa entendo sua colocação.
    O problema e que dá um trabalho e ao fazer isso deixo outras postagens e lado.
    mas vou tentar, porém se eu tiver que ficar arrumando sempre o material já postado ou conferindo tudo o que recebo e mais fácil excluir o blog.
    Pois sempre tenho deixado claro, que mesmo em um momento de DESESPERO não devemos confiar nos arquivos as vezes sem querer a pessoa manda com algum erro. O certo e verificar a resposta, temos o grupo de estudos para ajudar os colegas com maiores dificuldades.
    Abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir
  8. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    1. Diversos estudos e pesquisas têm mostrado que o ambiente educacional das creches e pré-escolas deve


    dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas.
    ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.
    prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.
    ser amplo, aberto e vazio.
    2. A qualidade das experiências oferecidas para crianças de 0 a 6 anos de idade está baseada no princípio


    do direito das crianças a brincar - como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
    do acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
    do respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.
    todas as alternativas anteriores estão corretas.
    3. Escolha a afirmativa que não corresponde à ideia expressa pela teoria da privação cultural e da educação compensatória.


    Só havia uma forma de ser criança e esse modelo era o da criança da classe média.
    A creche/pré-escola devia suprir as carências das crianças cujas famílias compunham as camadas sociais mais pobres do país.
    As instituições de Educação Infantil, em especial a pré-escola, eram as responsáveis pela mudança social do país.
    O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos de idade, independentemente da sua origem social.
    4. Leia abaixo:




    A formação de agrupamentos homogêneos, adotada pelas instituições de Educação Infantil, está relacionada mais à necessidade do adulto que à necessidade das crianças. Ao optar por formação de agrupamentos homogêneos ou heterogêneos, é necessário observar que


    agrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil.
    não existe necessidade de interação entre crianças de diferentes faixas etárias, o que facilita a organização da instituição.
    não existe relação entre o número de adultos e o de crianças atendidas.
    o educador deve organizar o espaço da sala de aula sem a interferência da criança, possibilitando que ela sempre a encontre bonita, limpa e organizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu quero a resposta dessa pergunta

      Excluir
    2. você pode me passar a resposta da pergunta 4 da prova FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

      Excluir
    3. A resposta da 4: #agrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil.

      Excluir
  9. questao 13 esra errada! a resposta é prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. a questao 8 é a B. todas estao corretas
      a questao 20 é a D
      a questao 21 é a D
      a questao 22 é a D

      Excluir
  11. Sabem me dizer se a questão 8 bem la de cima esta certa?

    ResponderExcluir

  12. RERESPOSTAS: 1-B / 2-B/ 3-D/ 4-A/ 5-C/ 6-C/ 7-B/ 8-C/ 9- NAO TEM/ 10-A/ 11-D/ 12-NAO TEM/ 13-C/ 14-D/ 15-B/ 16-A/ 17-C/ 18-D/ 19-D/ 21-NAO TEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas respostas encontrei em outras provas, mas NÃO tenho como garantir que estão certas:
      Respostas: 1B - 2B - 3D - 4A - 5C - 6C - 7B - 8B - 9B - 10A - 11B - 12D - 13D - 14? - 15D - 16B - 17A - 18D - 19C - 20D - 21D - 22D.

      Excluir
    2. A resposta da 14 parece ser a alternativa C, de acordo com o que se fala no capítulo 14 do livro, páginas 171 à 174. Vídeo aula 14 "A disciplina na Educação Infantil".

      Excluir
    3. Na questão 14 o gabarito está incorreto. O correto é letra C A autoridade do adulto.....

      Excluir
  13. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    1. Leia abaixo:


    A formação de agrupamentos homogêneos, adotada pelas instituições de Educação Infantil, está relacionada mais à necessidade do adulto que à necessidade das crianças. Ao optar por formação de agrupamentos homogêneos ou heterogêneos, é necessário observar que


    não existe necessidade de interação entre crianças de diferentes faixas etárias, o que facilita a organização da instituição.
    o educador deve organizar o espaço da sala de aula sem a interferência da criança, possibilitando que ela sempre a encontre bonita, limpa e organizada.
    não existe relação entre o número de adultos e o de crianças atendidas.
    CORRETA------ agrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil.

    2. Conteúdos atitudinais tratam de valores, normas e atitudes. Sobre esses conteúdos, é correto afirmar que


    I. conceber valores, normas e atitudes como conteúdos implica torná-los explícitos e compreendê-los como passíveis de serem planejados.
    II. a falta de coerência entre o discurso e a prática é um dos fatores que promovem o fracasso dos trabalhos com os valores.
    III. crianças podem aprender de forma incidental e não sistemática e consciente, o que aumenta a responsabilidade de cada um e de todos em relação aos valores e atitudes que cultivam.

    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    Apenas as afirmativas I e II são corretas.
    CORRETA----- As afirmativas I, II e III são corretas.
    Apenas as afirmativas II e III são corretas.

    3. A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar que

    reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados é fundamental para que a criança desenvolva-se.
    ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas de televisão.
    quanto maior a quantidade de enfeites na sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição.
    CORRETA------ é preciso educar a sensibilidade estética das crianças.


    4. A participação da família no trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas é fundamental, porém é comum percebermos alguns conflitos.


    Isso ocorre porque

    I.trata-se de uma tarefa complexa, uma vez que uma mesma criança convive em dois contextos diferentes:casa e instituição de Educação Infantil.
    II. os professores, muitas vezes, sentem-se superiores aos pais - ou seja, acreditam que sabem mais sobre como educar uma criança.
    III. é comum os pais terem sentimento de culpa, achando que o ideal seria eles não terem levado a criança para a creche e, assim, receiam os julgamentos.

    São corretas


    apenas as afirmativas I e III.
    apenas as afirmativas II e III.
    CORRETA--- as afirmativas I, II e III.
    apenas as afirmativas I e II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele
      Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  14. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    1. [QuestãoID 65035] Diversos estudos e pesquisas têm mostrado que o ambiente educacional das creches e pré-escolas deve

    • ser amplo, aberto e vazio.
    • prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam. (CORRETA)
    • ser estruturado, tendo o adulto como centro das atividades realizadas pelas crianças.
    • dar ênfase à satisfação das necessidades físicas, não se interessando pelas relações afetivas, sociais e cognitivas.
    2. [QuestãoID 65026] Conteúdos atitudinais tratam de valores, normas e atitudes. Sobre esses conteúdos, é correto afirmar que


    • I. conceber valores, normas e atitudes como conteúdos implica torná-los explícitos e compreendê-los como passíveis de serem planejados.
    II. a falta de coerência entre o discurso e a prática é um dos fatores que promovem o fracasso dos trabalhos com os valores.
    III. crianças podem aprender de forma incidental e não sistemática e consciente, o que aumenta a responsabilidade de cada um e de todos em relação aos valores e atitudes que cultivam.

    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    • Apenas as afirmativas I e II são corretas.
    • As afirmativas I, II e III são corretas. (CORRETA)
    • Apenas as afirmativas II e III são corretas.
    3. [QuestãoID 65037] A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar que

    • ao decorar a sala de aula, o professor deve levar em consideração os desenhos que predominam nos programas de televisão.
    • quanto maior a quantidade de enfeites na sala de aula, melhor será a acolhida da criança na instituição.
    • reprodução de personagens de histórias infantis, gibis e desenhos animados é fundamental para que a criança desenvolva-se.
    • é preciso educar a sensibilidade estética das crianças. (CORRETA)
    4. [QuestãoID 65033] Escolha a afirmativa que não corresponde à ideia expressa pela teoria da privação cultural e da educação compensatória.

    ResponderExcluir
  15. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 32501] SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


    • a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

    • entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
    • atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
    • apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
    • respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.
    2. [QuestãoID 32491] ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


    • I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
    II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
    III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
    IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
    • Todas as afirmativas estão corretas.
    3. [QuestãoID 32505] A PARTIR DO PRESSUPOSTO DE QUE OS CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO DA FALA,


    • ou seja, a interrupção da cadeia fônica são diversos dos critérios de segmentação da escrita, analise as afirmações abaixo.

    I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
    II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.
    III. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, apresentam distúrbios de fluência oral e escrita que as impedem de perceber que o fluxo contínuo de fala não deve ser representado na escrita.
    IV. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, devem ser diagnosticadas como sinais de distúrbios de percepção auditiva e visual, de atenção e de memória.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    • Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
    • As afirmativas I, II e III estão corretas.
    • As afirmativas I, III e IV estão corretas.
    4. [QuestãoID 32503] PARA QUE A CRIANÇA AVANCE NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, É IMPORTANTE QUE ELA COMPREENDA QUE:

    • existem semelhanças e distinções entre as modalidades oral e escrita.
    • a escrita é uma linguagem superior à linguagem oral.
    • a linguagem escrita e a linguagem oral são iguais.
    • a linguagem oral é superior à linguagem escrita.

    ResponderExcluir


  16. Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 32496] TODOS OS CIDADÃOS DEVERIAM TER ACESSO À VARIEDADE LINGUÍSTICA PADRÃO POR:


    I. permitir acesso a diferentes textos orais e escritos.
    II. permitir acesso ao conhecimento acadêmico e maior possibilidade de sucesso escolar.
    III. permitir maior possibilidade de sucesso em concursos e em entrevistas, ou seja, em processos de avaliação.
    IV. ser a forma correta e estilisticamente perfeita.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    (CORRETA) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    2. [QuestãoID 32514] O TRABALHO COM A ELABORAÇÃO TEXTUAL CONSTITUI-SE NUMA ATIVIDADE QUE DEVE TER POR OBJETIVO:

    deixar que a criança realize, sem a ajuda do educador, a correção do texto.
    (CORRETA)ser uma atividade construtiva, inerente à elaboração textual, uma vez que a escrita, diferentemente da fala, poder ser reformulada e aperfeiçoada, antes de ser compartilhada com seu(s) interlocutor(es).
    verificar e corrigir os erros que tornam o texto deficitário e inadequado.
    promover um reforço negativo para que a criança, a partir do castigo e da repetição do padrão, passe a se preocupar com a reformulação de seus textos.

    3. [QuestãoID 32490] CONCEBER A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO IMPLICA EM CONSIDERAR QUE ELA SE PROCESSA A PARTIR DE UM MECANISMO QUE ENVOLVE:

    emissor e receptor.
    emissor e código.
    (CORRETA) emissor, mensagem, receptor e código.
    mensagem, receptor e código.

    4. [QuestãoID 32491] ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


    I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
    II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
    III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
    IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    (CORRETA) Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

    ResponderExcluir

  17. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 32496] TODOS OS CIDADÃOS DEVERIAM TER ACESSO À VARIEDADE LINGUÍSTICA PADRÃO POR:


    I. permitir acesso a diferentes textos orais e escritos.
    II. permitir acesso ao conhecimento acadêmico e maior possibilidade de sucesso escolar.
    III. permitir maior possibilidade de sucesso em concursos e em entrevistas, ou seja, em processos de avaliação.
    IV. ser a forma correta e estilisticamente perfeita.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    (CORRETA) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    2. [QuestãoID 32514] O TRABALHO COM A ELABORAÇÃO TEXTUAL CONSTITUI-SE NUMA ATIVIDADE QUE DEVE TER POR OBJETIVO:

    deixar que a criança realize, sem a ajuda do educador, a correção do texto.
    (CORRETA) ser uma atividade construtiva, inerente à elaboração textual, uma vez que a escrita, diferentemente da fala, poder ser reformulada e aperfeiçoada, antes de ser compartilhada com seu(s) interlocutor(es).
    verificar e corrigir os erros que tornam o texto deficitário e inadequado.
    promover um reforço negativo para que a criança, a partir do castigo e da repetição do padrão, passe a se preocupar com a reformulação de seus textos.

    3. [QuestãoID 32490] CONCEBER A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO IMPLICA EM CONSIDERAR QUE ELA SE PROCESSA A PARTIR DE UM MECANISMO QUE ENVOLVE:

    emissor e receptor.
    emissor e código.
    (CORRETA)emissor, mensagem, receptor e código.
    mensagem, receptor e código.

    4. [QuestãoID 32491] ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


    I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
    II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
    III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
    IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    (CORRETA)Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

    ResponderExcluir
  18. SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


    • a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

    • entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
    • atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
    • apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
    • respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.

    ResponderExcluir
  19. Para a superação de dificuldades de linguagem escrita são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas.Analise as posiçoes abaixo e verifiue quais delas contemplam tais premissas .I A falta de correspondencia entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituiçoes, omissoes de letras.II entre os apectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia , bem como na segmentaçao das palavras e frases.III Inumneras e infinitas execeçoes subvertem a correlçao entre sons e letras .IV A escrita é transcrição da fala.. Assinale a alternativa correta. A) Apenas as afirmativas II,III E IV estao corrteas. B) apenas as afirmativas I, II E III estão corretas. C) Todas as afirmativas estão corretas. d) Apenas as afirmativas II,III estão corretas

    ResponderExcluir
  20. Para a superação de dificuldades de linguagem escrita são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas.Analise as posiçoes abaixo e verifiue quais delas contemplam tais premissas .I A falta de correspondencia entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituiçoes, omissoes de letras.II entre os apectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia , bem como na segmentaçao das palavras e frases.III Inumneras e infinitas execeçoes subvertem a correlçao entre sons e letras .IV A escrita é transcrição da fala.. Assinale a alternativa correta. A) Apenas as afirmativas II,III E IV estao corrteas. B) apenas as afirmativas I, II E III estão corretas. C) Todas as afirmativas estão corretas. d) Apenas as afirmativas II,III estão corretas

    ResponderExcluir
  21. SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


    • a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

    • entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
    • atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
    • apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
    • respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...