quarta-feira, outubro 24, 2012

Educação, Corpo e Movimento.



1) Comente a frase do livro texto: “Ademais, as meninas não são as únicas excluídas, pois, os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores frequentam banco de reserva durante as aulas e recreio.” (Pag. 129)

Quando começam a crescer as crianças começam a se dividir por gênero e as meninas costumam ser excluídas da educação física por serem consideradas mais fracas, mais como o motivo da exclusão é o fato de serem mais fracas elas não são as únicas a serem excluídas, os meninos considerados fracos, franzinos ou mau jogadores sofrem esse mesmo tipo de preconceito e costumam ser deixados de lado, e por mais que os professores façam para tentar melhorar o quadro, infelizmente isso continua acontecendo nas escolas, esse tipo de comportamento pode gerar um certo trauma na criança que sofre esse tipo de exclusão.

Istael: As aulas de Ed.Fisica deve ser oferecidas a todos, deve estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir, e praticar movimentos tendo em vista a sociedade plural, solidaria tolerante que respeita as diferenças e compreende.Essa frase é a reprodução nas quadras das diferenças e desigualdades que presenciamos no cotidiano.

2) A atividade física também pode ser entendida como uma linguagem ? (pag. 9)

No início a atividade física era sim considerada como linguagem, já que através dos movimentos expressava e comunicava um sentimento humano, com o tempo ela foi evoluindo e se adequando a ponto de se tornar um poderoso instrumento de expressão e um eficiente, eficaz e econômico meio de construção de inúmeros artefatos.

3) Vitor Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotrocidade na educação, cite dois e explique. (incompleta falta explicar – pag43)

1 Mobilizar e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda a sua dimensão experimental, desde bebê até a velhice
2- aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do ato motor.

4) Disserte sobre a importância da música na educação infantil (pags. 64 e 65)

A música é muito importante na educação infantil, o educador deve fazer uso dela em jogos musicais, rodas cantadas e outras atividades pedagógicas.
Ao cantar em grupo as crianças compartilham sua energia e expressam sua alegria e espontaneidade. Produzir sons em grupo promove a sociabilidade e a integração e produzir sons por meio de instrumentos improvisados colabora com o desenvolvimento infantil, possibilita a descoberta de ritmo e o exercício da coordenação motora.
O tipo de música a ser trabalhado, depende do bom senso do educador, precisa ter um equilíbrio não tocando somente cantiga de rodas e nem só músicas veiculadas pela mídia, tomando sempre cuidado para que as letras das músicas sejam apropriadas para as crianças.

Istael:Por meio de algumas músicas associadas a dança, podemos explorar, estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades motoras e da criatividade de nossas crianças.

5) Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo? (pag. 47)

O avanço tecnológico acabou gerando um estilo de vida sedentário, hoje temos muito objetos para o nosso conforto que nos possibilitam ficar estáticos enquanto realizamos atividades, como ficar no computador, controles remotos e os carros.
Hoje é muito comum às pessoas preferirem jogar no computador ou nos vídeo games ao invés de praticar esportes, até mesmo caminhadas curtas deixaram de ser feito sendo esse trajeto feito de carro.
Todo esse conforto que a tecnologia proporcionou acabou culminando no sedentarismo da grande maioria das pessoas.

Istael: Os controles remotos, computadores, carro e outros favorecem a postura corporais estáticas, as pessoas preferem ficar sentadas, do que fazerem algum tipo de exercício.

6) Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver três habilidades motoras. Quais são elas? Comente (pags. 23 e 24)

- Locomoção: quando a criança explora os potenciais motores do seu corpo, se movimentando de acordo com o espaço em que ela esta.
- Estabilidade: é conseguir controlar a força da gravidade ficando de pé e conseguindo controlar sua musculatura.
- Manipulação: é o avanço para conseguir alcançar, segurar e soltar objetos, até que ela consiga controlar esses atos no seu dia a dia.

7) Cite três orientações para elaboração de programas destinados as crianças e comente-as. (pag. 134 falta fazer os comentários)

- As aulas precisam ser preparadas de uma forma muito cuidadosa pensando no conteúdo que será ministrado e na estratégia utilizada, lembrando sempre de deixar uma ligação com a aula anterior.
- As tarefas motoras e as habilidades devem ser planejadas de forma cuidadosa e detalhadas, se for necessário é preciso demonstrar como devem ser realizados os exercícios.
- Oferecer as atividades de forma individualizada, e se for preciso apresentar variações permitindo a experimentação por parte do aluno.


8) Diferencie os conceitos: movimento, aprendizado motor, movimento motor, habilidade motora. (ver se essa pergunta esta correta, alguns conceitos pag. 23)

O movimento é alteração nas posições de qualquer parte do corpo.
Aprendizado motor são as variações do comportamento motor em função das experiências vividas pelo indivíduo, à escrita é um exemplo de aprendizado motor.
Motor são aspectos biológicos e mecânicos que propiciam e influenciam os movimentos.
Habilidade motora é o padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do indivíduo.


9) Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidisciplinar; abrange o individuo de modo global: CORPO+MENTE+MOVIMENTOEXPRESSÃO+AFETIVIDADE. (pag. 46).

A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento integral da criança, ela estuda tudo sobre a criança, cada movimento ao seu contexto, por isso, quando vamos mediar às experiências de nossos alunos devemos observar as diversas formas existentes em cada expressão, vendo o indivíduo de uma forma global, essa forma de estudo deve ser valorizadas nas escolas e aplicadas por seus educadores, pois se o trabalho for bem feito desde o início vai facilitar a aquisição de habilidades como leitura e raciocínio lógico-matemático.

10) Quais as contribuições que a prática de exercícios oferece para a contribuição da vida saudável?(pag. 10)

A prática de exercícios físicos pode servir como uma forma de equilíbrio diante das tensões do mundo de hoje, visto que as pessoas em geral tem uma vida muito sedentária, vivendo e trabalhando em ambientes apertados ou superlotados, muito tempo em frente a TV, computadores ou outros aparelhos eletrônicos.

Istael: A prática de exercícios físicos podem levar ao bem estar  e ao prazer, contribui para longevidade, melhora os desvios posturais , equilibra as tensões do mundo atual.


11) O desenvolvimento motor pode ser tratado, tanto por pesquisadores, quanto educadores como produto ou como um processo. Diferencie as duas abordagens. (pag. 22)

Como um produto ele é focado somente no desempenho das habilidades motoras da pessoa, já como processo vai além, é definido pela observação das aptidões humanas, que é a relação do homem com o ambiente em que vivem do seu comportamento e suas habilidades, vendo o desenvolvimento integral do indivíduo.

13)Qual é o significado de recreação no âmbito escolar?(pás. 71 e 72)

Recreação é uma atividade de lazer que o aluno participa por escolha própria, pelo prazer e pela satisfação pessoal que obtém ao participar da atividade.
A recreação na escola envolve as atividades lúdicas e divertidas, através dessas atividades é possível desenvolver a socialização e a cooperação e aprimorar suas habilidades.

Istael: Definida como atividades e brincadeiras desenvolvidas dentro de um ambiente escolar e mediadas por professores ou recreacionista e voltadas para a expressões humanas com prazer e alegria, para o desenvolvimento motor, afetividade e trocas sociais


Estudar mais as questões abaixo:
15) O guia dos brinquedos e do brincar (Abrinq) sugere brinquedos em função do desenvolvimento e da aprendizagem a qual se quer alcançar com as crianças. Cite duas atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada faixa etária a seguir: de 0 a 18 meses; de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos. (Pag. 56)

0 a 18 meses- Manipular objetos – chocalhos, brinquedos para martelar e empilhar, brinquedos com guizo interno entre outros.
18 a 36 meses – Solucionar problemas – quebra cabeça simples, jogos de construção com peças grades.
3 a 6 anos- movimentar-se no espaço- triciclos maiores, equipamentos de ginástica para playground entre outros.

16) Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem o desenvolvimento da Educação Física, na escola em três temas, a saber: conhecimento e controle do corpo, atividades rítmicas e expressivas e conhecimento sobre os jogos, esporte e dança, lutas e ginástica. Escolha um deles e comente. (pag 104)

Um tema que acho muito interessante de ser trabalhado são as atividades rítmicas e expressivas que se constituem pelo trabalho com rodas e brinquedos cantados, danças, brincadeiras de pular corda e cantorias, esse tipo de trabalho agrada muito as crianças ao mesmo tempo em que desenvolvem as mesmas.

17) Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância. (pag 42)

Inicia-se ao nascer, quando o bebê já tem condições anatômicas e fisiológicas de reflexos, na segunda fase acontece o aperfeiçoamento das relações espaciais e temporais, na terceira fase o desenvolvimento motor se torna mais evidente e a criança começa a lidar melhor com suas aquisições motoras  e seus movimentos, a quarta e última fase é uma etapa de transição no desenvolvimento psicomotor, passando de um estágio global para um estágio de diferenciação e análise, a criança chega a essa fase por volta dos cinco anos.

18) Como as aulas de educação física podem integrar-se aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Programas de Saúde e Educação Artística (pags 144 e 145)

Dependendo da estratégia que o professor utilizar em suas aulas ele pode ajudar na compreensão das outras matérias, como tanto a educação física como a educação artística e a língua portuguesa são formas de linguagem, a educação física pode ser de ajuda para conseguir expressar ideias e sentimentos do corpo enquanto se movimenta, também é de ajuda às noções temporo-espaciais, que são muito utilizadas em matemática, com atividades que trabalhem noção de alto e baixo, menor, maior e igual, acima e do lado.


19)Qual a importância da imagem corporal para o desenvolvimento completo da criança?(pags. 42 e 43)

É muito importante porque é a partir da imagem corporal que conseguimos reconhecer nossos movimentos no tempo e no espaço, e a partir daí lidar com as pessoas e objetos a nossa volta, é só depois de compreender seu corpo que o indivíduo compreende e controla seu corpo, sua consciência corporal se estrutura e ele passa a ampliar as possibilidades de relação com o meio.


20)Explique o conceito da lateralidade. (pag. 35)

O nosso cérebro tem dois hemisférios, um deles é o dominante, ou seja, controla a maior das nossas atividades. O hemisfério esquerdo controla a parte direita do corpo e o hemisfério direito controla a parte esquerda.
O lado do hemisfério dominante é o que controla nossa lateralidade, o que designa se somos destros, canhotos ou mesmo ambidestros, que é quando não temos uma lateralidade dominante.

21)Compare o que a lei de diretrizes e bases 1961 LDB 4024/61previa para as aulas de educação física com a lei de diretrizes e bases a LDB 9394/96 atual. (pag 141) ***

Até a promulgação da LDB 9.394/96, cada disciplina/atividade tinha responsabilidade de planejar, criar estratégias e avaliar de forma isolada, sendo que a maioria das disciplinas trabalhava de forma paralela, enquanto as atividades (Ed.física, Artística e Inglês) nem pertenciam a grade curricular, era somente aulas práticas, sem ter um porquê. Hoje, os programas de educ. física são adequados a todos os alunos,com atividades variadas e lúdicas.


22)Comente a afirmação "a educação física é conteúdo obrigatório no currículo escolar porém ainda se vê apenas como atividade recreativa e desvinculada do processo de alfabetização".

Infelizmente ainda hoje muitos educadores não dão o devido valor às aulas de educação física, muitos veem as aulas de educação física apenas como momento de recreação e não dão a essas aulas a devida importância, muitos usam até mesmo esses momentos como forma de castigar ou recompensar seus alunos por alguma atitude que tiveram dentro da sala de aula.
É muito importante que os educadores vejam a educação física como sendo uma disciplina importante que deve ser respeitada e que vai trabalhar conceitos tão importantes quanto às outras disciplinas que são dadas dentro do espaço fechado de uma sala de aula ou laboratório.


23) Para GALLAHU o desenvolvimento motor é?***

R: É uma alteração contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da
vida. Pode ser estudado tanto como processo quanto como produto.

24) Para Gallahu o desenvolvimento motor como processo é?***

R: O desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes,
ambientais e ocupacionais, que influenciam o desenvolvimento motor e as habilidades motoras do individuo desde o período neonatal até a velhice.

25) Qual o real interesse do pesquisador (GALLAHUE; OZMUN, 2001, p.22) no
desenvolvimento motor como produto? Pg.22***

R: Como produto o desenvolvimento motor pode ser considerado como descritivo ou normativo, sendo analisado por fases (período neonatal, infância adolescência e idade adulta).

26) A Educação Física atual se fundamenta em quais estudos?***

R: Ela se fundamenta nos estudos da filosofia, da psicologia, da sociologia e da fisiologia, além dos aspectos didático-pedagógicos propriamente ditos.

N3 da Raquel
23) Cite os principais aspectos da dança criativa



24) No que se constituem as Habilidades de estabilidade?



25) Segundo os autores quais são os registros dos primeiros movimentos feitos pelo ser humano?


26) Comente o trecho da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96: § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica.

2 comentários:

  1. Boa Noite Meu Nome é Suellen
    Essas questoes são do livro VAZ, Antonio Carlos. Educação, Corpo e Movimento. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2010.?

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  2. Alguém, por favor, poderia me ajudar sobre esta questão? No trecho abaixo encontra-se a ideia da possibilidade de mudança da prática de avaliação. Assinale a alternativa que mais se refere a isso.

    No entanto, lentamente a escola muda. A maioria dos sistemas declara agora favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das trajetórias de formação. Também a avaliação evolui. As notas desaparecem em certos graus, em certos tipos de escolas [...]

    1.A ideia da mudança está no sentido de se colocar o sujeito no centro do processo de avaliação.
    2.Conforme o exposto, a mudança implica extinguir as notas e dispensar o processo de avaliação.
    3.Em avaliação, mudar é, abandonando as provas no papel, ir adotando instrumentos sofisticados.
    4.Conforme modernas concepções, mudar é passar a fazer uso de outros instrumentos de avaliação.

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