quarta-feira, outubro 03, 2012

Prova N2 - Gestão: Qualidade e Produtividade

1. QUAL É O CAMINHO TRILHADO PELA GESTÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL, FRENTE ÀS MUDANÇAS DA SOCIEDADE?
* De uma postura autoritária para uma participativa.
* De uma postura teórica para uma prática.
* De uma postura administrativa para uma educacional.
* De uma postura de mercado em desenvolvimento.

2. COMO É A FILOSOFIA DA QUALIDADE TOTAL?
* Procura a excelência por meio da sensibilização e da capacitação dos recursos humanos.
* Procura a qualidade das relações.
* Procura conquistar a qualidade por meio de uma gestão mais rígida.
* Procura a excelência da aprendizagem por meio de um material didático de qualidade.

3. ALMEJANDO A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, CAPACITADORA DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, COMO PODE ACONTECER A CONSTRUÇÃO DE UMA “NOVA ESCOLA”?
* A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico.
* Construindo-a a partir de uma nova visão de educação, iniciando sua história a partir do estabelecimento da mesma, ignorando a história passada.
* Mantendo a estrutura político-pedagógica já existente.
* Elaborando o Projeto político-pedagógico pela direção em busca da meta que esta se propõe.

4. NA QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO PROCESSO, QUAL É A POSTURA DO PROFESSOR?
* De orientador do conhecimento, primando pela memorização.
* De transmissor do conhecimento, primando pela disciplina.
* De transmissor do conhecimento, com atitude facilitadora.
* De catalisador, com atitude construtiva.

11 comentários:

  1. Raquel, tenho estas questões, se vc quiser acrescentar em seu blog...ele está sendo muito bom para meu estudo, obrigada!

    2. DE QUE RAMO DA CIÊNCIA VEM A DEFINIÇÃO DE QUALIDADE, UTILIZADA PELA QUALIDADE TOTAL APLICADA À EDUCAÇÃO?
    • De teorias do desenvolvimento humano.
    • Da evolução da educação.
    • Da Psicologia.
    • Das teorias administrativas.(CORRETA)
    3. UM DOS AUTORES QUE TROUXE À TONA A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE, MEDIANTE O MODO PRODUTIVO, FOI ALVIN TOFFLER.
    • Débora Dias Gomes reescreveu a teoria proposta por Toffler, elaborando um quadro comparativo, sendo que ambos se referem às fases que a humanidade passou como ondas. Quais são essas ondas?
    • Era Cristã, Era Contemporânea, Era Moderna e Era atual.
    • Era da caça, Era da informação, Era tecnológica, Era da intuição.
    • Era industrial, Era comercial, Era tecnológica, Era espacial e Era do conhecimento.
    • Era da caça, Era agrícola, Era industrial, Era da informação e conhecimento e Era da intuição, “Espírito das Coisas”.(CORRETA)

    4. COMO SE PERCEBE O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ESCOLA, ENQUANTO ALICERCE À GESTÃO DEMOCRÁTICA?
    • Por meio atividades propostas pelos professores aos alunos.
    • Pelo seu ambiente competitivo e individualista.
    • Pela maneira como as pessoas se sentem trabalhando nela e seu comprometimento, sentimentos de amizade, igualdade, solidariedade e união.(CORRETA)
    • Pelas desigualdades que surgem na escola.

    ResponderExcluir
  2. Alguem pode me ajudar com essa questão? 3. Qual o motivo que levou à transformação dos conceitos acerca da gestão? Por favor.


    ResponderExcluir
  3. olá..
    Tenho mais essas questões que podem ajudar para os estudos..
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. A avaliação é tema constante nas discussões dos teóricos educacionais.


    Ela se tornou fator imprescindível à gestão democrática, e consiste, resumidamente, em um processo

    que pode ser estabelecido de tempo em tempo para a avaliação sobre as políticas educacionais.
    sistemático que possibilita a percepção, investigação e construção, permitindo o repensar sobre o compromisso da escola com a sociedade na qual está inserida, em busca de uma ?autoconsciência institucional?.
    constante de poder da direção para supervisão do encaminhamento metodológico e da política educacional que deve ser seguida pela escola, conforme instituído no Projeto Político Pedagógico.
    que pode ser implantado pela gestão para avaliar a qualidade da educação prestada pela mesma.
    2. Na qualidade em educação como processo, qual é a postura do professor?

    De catalisador, com atitude construtiva.
    De orientador do conhecimento, primando pela memorização.
    De transmissor do conhecimento, primando pela disciplina.
    De transmissor do conhecimento, com atitude faciliadora.
    3. Qual é o papel do educando no processo de produção pedagógica?

    Decorar e reproduzir o que aprendeu.
    Ser receptor do conhecimento.
    Ser participante ativo de sua própria educação, enquanto objeto e sujeito da educação.
    Seguir as orientações da docência para adquirir conhecimento.
    4. Como é a filosofia da Qualidade Total?

    Procura a excelência por meio da sensibilização e da capacitação dos recursos humanos.
    Procura conquistar a qualidade por meio de uma gestão mais rígida.
    Procura a qualidade das relações.
    Procura a excelência da aprendizagem por meio de um material didático de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a resposta destas últimas questões

      Excluir
    2. 3. Qual é o papel do educando no processo de produção pedagógica?

      Decorar e reproduzir o que aprendeu.
      Ser receptor do conhecimento.
      Ser participante ativo de sua própria educação, enquanto objeto e sujeito da educação. CORRETA
      Seguir as orientações da docência para adquirir conhecimento.

      Excluir
  4. boa tarde segue mais algumas questões de MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. O que é Projeto Político Pedagógico?

    É o Plano Educativo traçado pelo Ministério da Educação para as escolas, as quais devem seguir fielmente.
    É semelhante ao regimento escolar, um documento que deve ser elaborado pela direção, arquitetando a prática educativa da escola.
    É o Plano Global da instituição de ensino, sua identidade, construída por todos os profissionais, não definitiva, mas que define o tipo de ação educativa que se quer realizar, efetivando-se na vivência escolar.CORRETA
    É um documento que espelha o desejo da equipe técnico-administrativa de alcançar determinada política educacional.

    2. O princípio norteador do trabalho pedagógico e administrativo da Qualidade como processo e da Qualidade Total são diferentes.


    A Qualidade, como processo, tem seus interesses voltados para


    as empresas.
    a aprendizagem cidadã. CORRETA
    o mercado capitalista.
    o desenvolvimento interno do País.

    3. A especificidade da organização escolar é determinada por quais fatores?

    Metodologias, didáticas e avaliações.
    Proposta, metodologias e estrutura.
    Finalidade, estrutura, relações internas e externas e a sua produção.CORRETA
    Projeto político-pedagógico e regimento escolar.

    4. Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?.

    Mantendo a estrutura político-pedagógica já existente.
    Elaborando o Projeto político-pedagógico pela direção em busca da meta que esta se propõe.
    Construindo-a a partir de uma nova visão de educação, iniciando sua história a partir do estabelecimento da mesma, ignorando a história passada.
    A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico. CORRETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  5. qual a resposta correta da questao :
    1. A avaliação é tema constante nas discussões dos teóricos educacionais


    Ela se tornou fator imprescindível à gestão democrática, e consiste, resumidamente, em um processo

    ResponderExcluir
  6. Resultado final : 4.0

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
    1. [QuestãoID 73989] Qual das afirmações a seguir melhor define o que é Hipótese?
    • Determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.
    • Tem a função de convencer o leitor da importância e relevância da pesquisa proposta, mostrando de forma clara as razões pelas quais o tema foi escolhido.
    • É uma afirmação feita por meio de suposição que tenta responder ao problema levantado, geralmente usando o senso comum. CORRETA
    • É uma questão, geralmente expressa em forma de pergunta, que define quais soluções deverão ser buscadas.

    2. [QuestãoID 74035] Qual é a função principal das referências?
    • Listar todas as figuras, quadros e tabelas inseridos no texto.
    • Identificar os documentos utilizados como fonte de consulta no decorrer do texto. CORRETA
    • Listar todos os títulos das seções no texto.
    • Identificar todos os elementos não textuais do texto, apontando a página em que se encontram.

    3. [QuestãoID 74022] Relacione os conceitos a seguir ao texto que melhor as define.
    • (A) Figuras
    (B) Quadros
    (C) Tabelas

    ( ) Têm a função de apresentar uma síntese de informações tratadas estatisticamente.
    ( ) São arranjos de informações qualitativas e textuais, dispostas em colunas e linhas e que não têm a finalidade de cálculos estatísticos.
    ( ) São elementos visuais que explicam ou complementam o texto.

    A sequência correta obtida com a correlação é:
    • B, A, C.
    • C, B, A. CORRETA
    • B, C, A.
    • A, B, C.

    4. [QuestãoID 74021] Sobre as ilustrações em texto científico, leia as afirmações e julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F)
    • ( ) A identificação das ilustrações deverá aparecer na parte superior precedida da palavra designativa (figura, desenho etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência, em algarismos arábicos, e o respectivo título.
    ( ) Quadros e tabelas não necessitam da indicação da fonte de onde os dados foram extraídos.
    ( ) Todas as ilustrações devem ser colocadas o mais próximo do texto a que se referem.


    A sequência que completa corretamente as lacunas é:
    • V, F, V. CORRETA
    • V, V, V.
    • V, V, F.
    • F, V, V.

    ResponderExcluir
  7. Alguem poderia me ajudar em 3 questões: (QuestãoID 74027) 1ª Sobre a diferença conceitual existente entre Considerações Finais e Conclusão, a analise as afirmações a seguir e julgue as afirmativas como (V) ou falsas (F). (QuestãoID 74034) 2ª Sobre a elaboração do resumo é correto afirmar: (QuestãoID 74053) 3ª Sobre os tipos de artigos, analise as afirmativas a seguir.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...