segunda-feira, outubro 15, 2012

Prova N2

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

1. Leia abaixo:



  • A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de

  •  estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.
  •  tomar decisões.
  •  motivar o grupo para a ação.
  •  iniciar ações institucionais na escola.

2. Entre as competências do gestor escolar, na área de gestão propriamente dita, destacamos a


  •  gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais da instituição escolar.
  •  coordenação da avaliação institucional da escola.
  •  implementação das políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  •  definição da utilização da tecnologia aplicada à educação como prioridade.

3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.



  • A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
    Uma das características da escola aprendente é

  •  ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
  •  possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
  •  o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
  •  ser normativa, linear e mecanicista.

4. Observe:



  • A mudança institucional que requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre

  •  nos recursos da instituição.
  •  na identidade da instituição escolar.
  •  nos processos desenvolvidos no interior da instituição.
  •  nas relações institucionais.

8 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

    1. O enunciado a seguir refere-se à repercussão potencialmente diferente das atividades do microssistema escolar sobre o desenvolvimento humano.




    Esse enunciado refere-se à (ao)

    Psicologia Social de Lewin.
    Psicologia Ecológica de Bronfenbrenner.CORRETA
    Psicanálise de Freud.
    Cognitivismo de Piaget.

    2. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.


    A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
    Uma das características da escola aprendente é

    o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.CORRETA
    possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
    ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
    ser normativa, linear e mecanicista.

    3. Leia abaixo:


    A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de

    estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.
    tomar decisões.CORRETA
    iniciar ações institucionais na escola.
    motivar o grupo para a ação.

    4. Entre as competências do gestor escolar, na área de gestão propriamente dita, destacamos a

    coordenação da avaliação institucional da escola.CORRETA
    definição da utilização da tecnologia aplicada à educação como prioridade.
    implementação das políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
    gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais da instituição escolar.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada Mel por sua Colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 1.5
    TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
    1. O que é cibercultura?

    É uma comunicação global.X
    É o uso de internet nas escolas.
    É a internet voltada ao mundo universitário.
    É o uso da internet com rôbos.
    2. Numa apresentação, como deve ser o texto empregado?

    Separado por título e linguagem simples.X
    Frases longas que demonstrem todo o conteúdo.
    Sem o uso de cabeçalhos.
    Sem o uso de marcadores.
    3. O que é inclusão digital?

    É a inclusão de portadores de deficiência.
    É a inclusão do indivíduo no mundo digital. X
    Um programa de inserção de dados.
    Um programa educacional na televisão.
    4. Quais são os três aplicativos mais usados em sala de aula?

    Internet, editor de texto e planilha eletrônica.
    Editor de texto, linguagem de programação e e-mail.
    Software de apresentação, linguagem de programação e editor de texto.
    Editor de texto, planilha eletrônica, e software de apresentação. X

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
    1. [QuestãoID 26203] COMO É COMPOSTA UMA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO?

    Equipe pedagógica e técnica.
    Equipe pedagógica e designers.
    Equipe técnica, músicos e professores.
    Equipe pedagógica, técnica e designers.

    2. [QuestãoID 26199] NO USO DE MÍDIAS INTERATIVAS, UMA PESSOA RETÉM MAIS CONTEÚDO QUANDO:

    discute.
    escuta.
    ensina.
    explica.

    3. [QuestãoID 26195] QUAL É A MELHOR FORMA DE SE DEFINIR O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA?

    Informática educativa.
    Computador educacional.
    Educação mediada pela tecnologia.
    Tecnologia educacional.

    4. [QuestãoID 50359] O que é um aplicativo?

    É um programa para editar texto.
    É um software para desenvolver tarefas específicas.
    É o programa mais conhecido da Microsoft.
    É um software que controla as máquinas.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por sua colaboração!.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  6. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
    1. [QuestãoID 26205] QUAIS SÃO OS TRÊS APLICATIVOS MAIS USADOS EM SALA DE AULA?

    Internet, editor de texto e planilha eletrônica.
    Editor de texto, linguagem de programação e e-mail.
    Editor de texto, planilha eletrônica, e software de apresentação.
    Software de apresentação, linguagem de programação e editor de texto.
    2. [QuestãoID 35197] Qual é a grande dificuldade no uso da internet?

    Selecionar informações significativas.
    Conhecer os comandos de acesso.
    Atualizar as informações.
    O custo de acesso.
    3. [QuestãoID 50368] O que é HTML?

    É a linguagem de programação utilizada para desenvolver home pages.
    É o protocolo de transferência de dados pela internet.
    É uma ferramenta gráfica usada na internet.
    É um software de proteção de vírus na internet.
    4. [QuestãoID 50373] O que é TopClass?

    É uma ferramenta para desenvolvimento de portal colaborativo.
    É um site de busca educacional.
    É uma classe virtual de alunos.
    É um portal educacional.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...