domingo, outubro 28, 2012

Provas N2 - Modulo 11

PROFISSÃO DOCENTE

1. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que


  •  na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
  •  os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
  •  entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais.
  •  tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.

2. O que José Gimeno Sacristán entende por "profissionalidade"?


  •  A capacidade de reflexão por parte do professor.
  •  A afirmação do que é específico na ação docente.
  •  O conjunto de todas as habilidades relacionais.
  •  O domínio da matéria e de métodos de ensino.

3. A fase de estabilização e consolidação caracteriza-se


  •  pelo investimento a longo prazo na sua profissão.
  •  pela negação do compromisso social e pedagógico.
  •  pela busca de qualificação para os planos de carreira.
  •  pela compreensão da necessidade de reciclagem.

4. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?


  •  Preparação para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos objetos de ensino.
  •  Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
  •  Ausência de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do curso de graduação.
  •  Formação prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de diferentes linguagens.
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1. A atividade investigativa ou pesquisa deve ser percebida

 apenas como mais uma reflexão sobre a teoria.
 enquanto espaço de configuração de possibilidades.( CORRETA)
 como resultante da prática nos períodos de estágio.
 apenas como possibilidade de conhecimento da realidade.

2. Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,

 o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.(CORRETA)
 o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento
dos fenômenos educativos.
 a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
 o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.

3. Leia o texto abaixo:


A construção da identidade do profissional docente possui dois aspectos que devem ser levados em consideração ao se reavaliar suafunção na sociedade, sendo necessário

 relacionar os aspectos externo e interno, pois só assim teremos a total dimensão da identidade docente(CORRETA).
 não discutir a identidad
e do profissional docente, o que atrasaria a luta por melhores condições de trabalho.
 ignorar o aspecto externo, ou seja, o que o conjunto da sociedade pensa sobre o profissional docente.
 ignorar o aspecto interno (o cotidiano escolar) e o imaginário do professorado sobre sua própria profissão.

4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que

 as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação:

elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.(CORRETA)
 as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
 em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os  computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
 as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.


PROFISSÃO DOCENTE

1. Sobre a modernidade, é correto afirmar que


  •  trata-se do período que vai do século XV até o século XVII, relacionado a afirmação dos Estados nacionais modernos, hegemônicos em uma pequena parcela do mundo.
  •  a ideia de modernidade está associada exclusivamente à ascensão do sistema capitalista como modo de produção dominante, excluindo países sem desenvolvimento.
  •  "modernidade" diz respeito às inovações tecnológicas que se renovam constantemente, em determinados períodos, e à tecnologia de ponta proporcionada pelos países centrais.
  •  refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiu na Europa a partir do século XVII e depois se tornou mais ou menos mundial em sua influência.

2. O processo de socialização


  •  é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
  •  é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
  •  é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.
  •  constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional.

3. Estudiosos dos saberes necessários à prática docente recomendam que a formação inicial deve basear-se


  •  na formação pessoal, social e cultural, científica, tecnológica, técnica, na formação do domínio educacional, no desenvolvimento progressivo das competências docentes, no desenvolvimento das capacidades.
  •  na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes e na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.
  •  apenas na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.
  •  apenas na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes.

4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que


  •  as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
  •  as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
  •  as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
  •  em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.



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PROFISSÃO DOCENTE
1. As três áreas de atuação da universidade são

o ensino, a pesquisa e o sertanejo universitário.
a difusão do saber e a extensão universitária.
o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. (correta)
o ensino, a recreação e a extensão universitária.

2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que

na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais. (correta)

3. A visão que se tem dos professores hoje em dia, na sociedade, pode ser explicada

pela quantidade de professores no mercado, o que faz com que a qualidade do ensino tenha decaído.
pela desconfiança sobre seu profissionalismo, pois não há muita clareza quanto à sua função na sociedade. (correta)
pela falta de
organização dos professores, que não conseguem estabelecer políticas de classe consistentes e duradouras.
pelas políticas públicas falhas e conservadoras, que enxergam a educação como barganha eleitoreira na luta pelo poder majoritário.

4. Atualmente, a formação docente

não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação
contínua. (correta)

não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.

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PROFISSÃO DOCENTE
1. As três áreas de atuação da universidade são

 o ensino, a pesquisa e o sertanejo universitário.
 a difusão do saber e a extensão universitária.
 o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. (correta)
 o ensino, a recreação e a extensão universitária.

2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que
 na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
 tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
 os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
 entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais. (correta)

3. A visão que se tem dos professores hoje em dia, na sociedade, pode ser explicada

 pela quantidade de professores no mercado, o que faz com que a qualidade do ensino tenha decaído.
 pela desconfiança sobre seu profissionalismo, pois não há muita clareza quanto à sua função na sociedade. (correta)
 pela falta de organização dos professores, que não conseguem estabelecer políticas de classe consistentes e duradouras.
 pelas políticas públicas falhas e conservadoras, que enxergam a educação como barganha eleitoreira na luta pelo poder majoritário.

4. Atualmente, a formação docente

 não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
 deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
 supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação contínua. (correta)
 não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.

PROFISSÃO DOCENTE

1. Leia abaixo:




·         Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distintas de universos de pensamento: os universos consensuais e os universos reificados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

·          Universos consensuais e reificados referem-se ao processo de construção das representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre eles.
·          Universos reificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matéria-prima para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente nos universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais.
·          Nos universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações sociais.
·          Universos reificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os elementos formadores das representações sociais.

2. Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,


·          o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.
·          o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos fenômenos educativos.
·          a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
·          o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.

3. De acordo com o modelo de racionalidade prática, o professor é considerado um profissional


·          que deve dominar a área de conhecimento específico.
·          para quem a prática é mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos.
·          autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica.
·          que não precisa se preocupar com as questões sociais.

PROFISSÃO DOCENTE

1. É correto afirmar que


  •  o Brasil possui uma cultura escolar elitista, uma herança que vem desde o Império.
  •  temos um excesso de visão estratégica, com uma educação burocratizada e ineficaz.
  •  sempre tivemos, desde os tempos coloniais, uma educação eminentemente popular.
  •  a educação (principalmente a popular) sempre foi prioridade no orçamento público.

2. As reformas pombalinas foram responsáveis, entre outras coisas,


  •  pela vinda dos jesuítas ao Brasil, que passaram a ser os responsáveis pela educação na colônia.
  •  pela inserção do Brasil no mundo capitalista, por meio da industrialização em massa, no século XIX.
  •  pelo processo de independência do Brasil, com a educação passando a ser patrocinada pelo Estado.
  •  pelo primeiro movimento em direção a uma educação laica, patrocinada e controlada pelo Estado.

3. Leia o texto abaixo:



  • Qual das etapas da socialização se caracteriza pela forte conotação pessoal, sendo mais direta e importante
    para o indivíduo no processo de integração social?

  •  A socialização secundária.
  •  O imaginário coletivo.
  •  A socialização primária.
  •  A identidade social.

4. Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica.



  • Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que

  •  está ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos professores.
  •  constitui-se de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores se esforcem.
  •  o grupo informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore da escola.
  •  a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.

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1. Sobre o conceito de representações sociais, é correto afirmar que

a-) as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social. (CORRETA)
b-) para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas o somatório dos indivíduos.
c-) as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
d-) são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.

2. Em relação à formação continuada, é correto afirmar que

a-) deve limitar-se à retomada de conteúdos e modalidades da formação inicial.
b-) ela demosntra que se deve priorizar a prática em função da teoria.
c-) não é importante: o desenvolvimento profissional já ocorre no curso superior.
d-) é um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica. (CORRETA)

3. A concepção que associa a atividade do educador como uma arte está relacionada

a-) a Alexandria.
b-) ao Egito.
c-) a Roma.
d-) à Grécia. (CORRETA)

10 comentários:

  1. PROFISSÃO DOCENTE
    1. Sobre o conceito de representações sociais, é correto afirmar que
    a-) as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social. (CORRETA)
    b-) para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas o somatório dos indivíduos.
    c-) as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
    d-) são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.

    2. Em relação à formação continuada, é correto afirmar que
    a-) deve limitar-se à retomada de conteúdos e modalidades da formação inicial.
    b-) ela demosntra que se deve priorizar a prática em função da teoria.
    c-) não é importante: o desenvolvimento profissional já ocorre no curso superior.
    d-) é um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica. (CORRETA)

    3. A concepção que associa a atividade do educador como uma arte está relacionada
    a-) a Alexandria.
    b-) ao Egito.
    c-) a Roma.
    d-) à Grécia. (CORRETA)

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  2. por favor me ajudem com esta questão
    Leia o texto abaixo:
    O início da profissionalização docente constitui um tempo de tensões e aprendizagens
    intensivas em que os professores, além de conseguir conhecimentos profissionais, precisam
    A)
    manter equilíbrio pessoal.
    B)
    ser cooperativos com os colegas.
    C)
    trabalhar apenas em grupo.
    D)
    questionar o conhecimento teórico.

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  3. Me ajudem achar essa resposta : Do livro letramento no brasil
    A constituição da identidade da sociedade por meio da e moderna se da
    A) Personalidade com que nascemos e suas caracteristicas
    B) Totalidade dos vinculos que estabelecemos em funçao das formas de inserçao social
    C) Relaçao com o nuncleo familiar imediato , fundamentalmente
    D) Constituiçao genetica que cada um de nos herda dos pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,
      Eu até pesquisei aqui mas não encontrei as respostas para te encaminhar.
      Eu ficaria em dúvida quanto a B e C, inclinada para a B.
      rsrs, vamos esperar e ver se mais algum colega ajuda!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LETRAMENTO NO BRASIL
    1. [QuestãoID 61553] A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque

    o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
    o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.
    a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
    **para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.

    2. [QuestãoID 21766] A PRINCIPAL RAZÃO DA ORIGEM DA ESCRITA NAS SOCIEDADES HUMANAS SE RELACIONA COM:

    o desenvolvimento da arte, em especial da literatura.
    ** o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.
    a invenção da imprensa e de outros meios de reprodução do impresso.
    a necessidade das pessoas de se corresponderem por cartas.

    3. [QuestãoID 61545] A escrita alfabética é um

    código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
    **sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
    modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.

    4. [QuestãoID 61549] A constituição da identidade da sociedade moderna se dá por meio da

    personalidade com que nascemos e suas características.
    **totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
    constituição genética que cada um de nós herda dos pais.

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  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    PROFISSÃO DOCENTE
    1. [QuestãoID 67408] Atualmente, a formação docente


    supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação contínua.
    deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
    não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
    não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.
    2. [QuestãoID 67390] Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,


    o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos fenômenos educativos.
    o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.
    a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
    o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.
    3. [QuestãoID 67415] Para minimizar a problemática da iniciação profissional, é necessário que os cursos de formação de professores


    evitem períodos de confrontação com a realidade, resguardando os novos profissionais.
    tenham um planejamento que leve em conta a surpreendente realidade cotidiana das escolas.
    assumam o planejamento e o desenvolvimento de programas de iniciação à prática profissional.
    promovam uma variedade de momentos com atividades intensivas de aplicação da teoria.
    4. [QuestãoID 67417] Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica.




    Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que


    a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.
    está ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos professores.
    o grupo informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore da escola.
    constitui-se de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores se esforcem.

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  6. ALGUÉM PODE ME AJUDAR!!
    2. A QUESTÃO DA INCLUSÃO E DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS ALUNOS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA:

    A -à facilitação do ensino e da prática pedagógica.
    B - aos baixos recursos físicos e didáticos existentes.
    C - à diminuição dos recursos financeiros e pedagógicos.
    D - ao entendimento de uma sociedade plural.

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