quarta-feira, novembro 07, 2012

Linguagem e Pensamento

1- Com relação aos estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget, é correto afirmar que:

I- no estágio 6 (18 a 24 meses) do período sensório-motor, a criança está entrando na fase da representação simbólica.
II- no período pré-operacional (2 a 7 anos), a criança opera no nível da representação simbólica, o que evidencia na imitação na memória, na linguagem, nos desenhos, na atividade do faz de conta.
III- no período das operações formais (12 anos até a idade adulta), o indivíduo é capaz de raciocinar retrospectiva e prospectivamente no tempo.
IV- no período de operações concretas (7 a 12 anos), a conquista da reversibilidade acelera imensamente o raciocínio lógico e torna possível fazer deduções matemáticas.

a - todos os itens estão corretos.  RESPOSTA CORRETA
b - todos os itens estão incorretos.
c - apenas os itens  I, II, e III
d - apenas os itens I, II e IV

2- São sólidos geométricos:

a - círculo e esfera
b - cubo e retângulo
c - pirâmide e prisma RESPOSTA CORRETA
d - paralelepipedo e quadrado

3 - Como devem ser os jogos em grupo?

I - Permitir o uso de estratégias, planos jogadas eficazes.
II - ter um objetivo a ser atingido por todos os jogadores e ao final um deles poderá ser o vencedor.
III - ter no mínimo 2 jogadores.
IV - deve ser constituído de regras e os participantes devem concordar em não modificá-las.

a - alternativas I, II e IV estão corretas.
b - alternativas I, II e III estão corretas.
c - todas as alternativas estão corretas. RESPOSTA CORRETA
d - nenhuma das alternativas está correta.

23 comentários:

  1. 1. Assinale a alternativa que melhor descreve o padrão de interação verbal predominante em nossos encontros sociais.

    Não sabemos nem o que pensamos nem o que falamos, uma vez que costumamos nos sentir perdidos e confusos quando usamos a linguagem.
    Temos modos polidos para ocultar pensamentos inconvenientes, uma vez que, ao nos tornarmos adultos, podemos aprender a utilizar a linguagem a nosso favor.
    Falamos tudo o que pensamos, uma vez que, se tornar adulto é aprender a dizer absolutamente tudo que se passa pela cabeça.
    Atemo-nos à função comunicativa da linguagem, uma vez que, nas trocas sociais, basta arranjarmos meios de suprir nossas necessidades mais básicas.
    2. Refletindo sobre as relações entre o uso do instrumento e a vida em sociedade, é correto afirmar que aquele

    teve forte influência sobre o advento da vida em sociedade, sobre a sofisticação da linguagem e, ainda, sobre a formação das famílias.
    não teve qualquer relação com a formação das famílias, sujeitas unicamente aos laços de amor.
    teve uma influência moderada no advento da organização social do homem, mas hoje perdeu completamente seu lugar.
    não tem qualquer relação com o advento da organização social do homem.
    3. Considerando a experiência pioneira como a da Escola da Ponte, em Portugal, conclui-se que

    a cultura de escola não tem qualquer importância para o sucesso dos resultados.
    a cultura de escola é mais importante do que a mera seleção de conteúdos.
    não é possível determinar no que consiste a cultura de escola.
    a seleção de conteúdos determina a formação da cultura de escola.
    4. Observando detidamente o que se passa quando nos desentendemos com alguém de que gostamos (como por exemplo, cônjuge, filhos, amigos etc.),


    logo percebemos que, na maioria das vezes, o que causou a discussão foi um mal-entendido: uma pessoa disse uma coisa e o seu interlocutor entendeu outra. Esse fenômeno refere-se a uma

    realidade inevitável, uma vez que o equívoco é uma característica constitutiva da linguagem humana.
    mostra de ignorância por parte dos parceiros pois, basta aprender a falar bem para que não haja mais equívocos.
    mostra de descontrole emocional por parte dos parceiros pois, só se expressa mal a pessoa que está fora de si.
    realidade fácil de ser contornada pois, no momento em que aprendermos a controlar plenamente nossos pensamentos, nunca mais diremos coisas que darão margem à dupla interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 2.0
      PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      1. As crianças pequenas, quando estão começando a dominar a linguagem, falam enquanto agem e agem enquanto falam.


      Qual é o papel dessa fala no curso de suas ações de acordo com Vygotsky?


      Essa fala, denominada fala egocêntrica, impulsiona a ação da criança, apresentando-se como um meio caminho entre a fala para si (organizadora de suas ações) e a fala para o outro (comunicativa).
      Essa fala, denominada fala egocêntrica, atesta que a criança está somente centrada em si mesma, não se relacionando com o outro no curso de suas ações.
      Essa fala é vazia de sentido e expressão.
      Essa fala não tem importância nenhuma, desaparecendo com o desenvolvimento.

      2. A concepção bakhtiniana de linguagem enquanto enunciação traz consequências para a ação pedagógica.


      Quais das ações abaixo é ponto de partida para o professor assumir esta concepção?


      Atravessar as situações vividas pelas crianças com enunciados pensados previamente.
      Propor trabalhos para as crianças com enunciados bem-elaborados.
      Desenvolver um trabalho com a linguagem de forma contextualizada.
      Planejar situações em que as crianças tenham que elaborar os enunciados dos deveres.

      3. A adoção da perspectiva construtivista em relação ao ensino da língua escrita significa uma verdadeira mudança de paradigma do professor porque

      o foco do trabalho do professor deixa de ser o ensino e passa a ser a aprendizagem de cada sujeito.
      a adoção de novos tipos de exercícios preparatórios e de fixação de conteúdos se tornou grande aliada do processo de construção da alfabetização.
      o foco do professor deve ser as competências das crianças, os seus dons e aptidões, sem os quais não se aprende a ler e a escrever.
      o foco do trabalho do professor precisa se voltar para os métodos de alfabetização, já que muitos alunos não conseguem aprender a ler e a escrever.

      4. Para Vygotsky, mesmo antes de começar a se expressar com a palavra, a criança apresenta uma linguagem comunicativa. Como isso ocorre?

      Trata-se da linguagem pré-verbal, visível no sorriso dos bebês, no choro, na alegria diante do semblante de um adulto.
      Trata-se da linguagem vivida a partir da absorção passiva dos códigos culturais.
      Trata-se da linguagem pré-intelectual, que emerge a partir da responsividade do seu ambiente, à medida que é respondida em seus choros, balbucios e manifestações expressivas.
      Trata-se da linguagem experiencial, possível pelo contágio do seu meio.

      Excluir
    2. Obrigada por sua colaboração.
      Boa Sorte e Bons estudos

      Excluir
    3. 2-teve forte influência sobre o advento da vida em sociedade, sobre a sofisticação da linguagem e, ainda, sobre a formação das famílias.
      4-• realidade inevitável, uma vez que o equívoco é uma característica constitutiva da linguagem humana.

      Excluir
    4. POr favor, preciso da resposta abaixo:
      A concepção bakhtiniana de linguagem enquanto enunciação traz consequências para a ação pedagógica.


      Quais das ações abaixo é ponto de partida para o professor assumir esta concepção?

      Excluir
    5. resposta da 2????

      Excluir
  2. alguem pode me ajudar com as questoes de linguagem e pensamento obrigado

    ResponderExcluir
  3. 1. Considerando as pesquisas de Émile Benveniste, assinale a alternativa que melhor descreve a natureza da linguagem humana.

    Resposta: A linguagem é um sistema articulado que constitui o homem.
    2. [QuestãoID 46472] Tendo em vista o trabalho investigativo de Vygotsky, é correto afirmar que

    Resposta: a criança precisa aprender os saberes construídos por sua cultura para que possa se desenvolver.


    3. Considerando a possibilidade de compreensão que os seres vivos têm com relação ao mundo onde vivem, é correto afirmar que

    Resposta: o homem precisa da mediação da linguagem para ter contato com o mundo.

    4. Tendo em vista a tese de Vygotsky sobre a relação entre pensamento e linguagem, é correto afirmar que

    Resposta: a palavra é o meio pelo qual o pensamento se estrutura.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LINGUAGEM E PENSAMENTO
    1. [QuestãoID 35719] Refletindo a respeito do surgimento da escrita na história da humanidade, é correto afirmar que o surgimento da escrita se deu em

    lugares diferentes, com as mesmas funções.
    lugares diferentes, com funções diferentes.
    um único lugar, com funções religiosas.
    um único lugar, com funções indeterminadas.
    2. [QuestãoID 46450] Analisando detalhadamente os rumos de nosso pensamento quando não estamos particularmente concentrados em uma ideia fixa qualquer,


    podemos afirmar que o pensamento de um sujeito

    não segue um caminho estritamente linear, pois está sujeito a mudar de rumo dependendo das circunstâncias externas.
    segue a mesma ordem do pensamento de todos os outros humanos pois, para o humano, os padrões de pensar são rígidos.
    é completamente dependente dos pensamentos de seus familiares, uma vez que todos os padrões de pensamento de um ser humano se desenvolvem por imitação.
    é completamente caótico, não podendo, consequentemente, ser analisado mais detidamente.
    3. [QuestãoID 46472] Tendo em vista o trabalho investigativo de Vygotsky, é correto afirmar que

    a criança precisa aprender os saberes construídos por sua cultura para que possa se desenvolver.
    a criança precisa se desenvolver para que possa aprender os saberes construídos por sua cultura.
    não existe qualquer relação entre a inteligência humana (que é biológica) e o desenvolvimento cultural da espécie.
    não existe qualquer relação entre o desenvolvimento humano, que é biológico, e o aprendizado que se faz na cultura.
    4. [QuestãoID 46451] Assinale a alternativa que melhor descreve o padrão de interação verbal predominante em nossos encontros sociais.

    Falamos tudo o que pensamos, uma vez que, se tornar adulto é aprender a dizer absolutamente tudo que se passa pela cabeça.
    Não sabemos nem o que pensamos nem o que falamos, uma vez que costumamos nos sentir perdidos e confusos quando usamos a linguagem.
    Atemo-nos à função comunicativa da linguagem, uma vez que, nas trocas sociais, basta arranjarmos meios de suprir nossas necessidades mais básicas.
    Temos modos polidos para ocultar pensamentos inconvenientes, uma vez que, ao nos tornarmos adultos, podemos aprender a utilizar a linguagem a nosso favor.

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me ajudar com as questões de linguagem e pensamento obrigado.

    1- Em suas primeiras obras, o psicanalista Sigmund Freud se volta para a construção de uma hipótese a
    respeito do desenvolvimento do psiquismo.
    Lendo-as, é possível compreender que
    A ) o psiquismo do ser humano se forma a partir das ações executadas pelos adultos que lhe auxiliam.
    B ) Freud jamais se preocupou em relacionar as ações executadas pelos adultos com o desenvolvimento do psiquismo.
    C ) o psiquismo do ser humano é completamente independente das ações executadas pelos adultos que lhe auxiliam.
    D ) Freud considera que o desenvolvimento do psiquismo modula as ações executadas pelos adultos.

    2- Quando amamos muito uma criação, um animal ou um pequeno bebê que ainda não fala,
    temos a impressão de que nos entendemos perfeitamente com ele, independente da impossibilidade de trocar palavras.
    Com relação a esse sentimento, é possível afirmar que se trata de

    A ) uma realidade, já que a comunicação não verbal exerce para o animal a mesma função que a linguagem articulada exerce para o humano.
    B ) um equívoco, uma vez que nem a mãe nem o bebê têm qualquer possibilidade de interpretar um ao outro.
    C ) uma realidade, já que, de fato, a linguagem articulada não existe e tudo que nos resta é a comunicação não verbal.
    D ) um equívoco, uma vez que, se é verdade que, com o tempo, o bebê será capaz de interpretar as palavras de sua mãe, o animal permanecerá
    para sempre dependente de signos extraverbais, tais como: tom de voz, entonação etc.

    3- Refletindo sobre a importância da construção de um ambiente, no qual o aprendizado seja possível
    na escola a partir do trabalho de Barzotto, conclui-se que as crianças

    A ) são inocentes e não percebem quando o adulto tem mais interesse em hostilizá-las do que em ensiná-las.
    B ) costumam reagir à hostilidade dos adultos desenvolvendo uma forte vontade de aprender tudo o que o adulto hostil tem para lhes ensinar.
    C ) costumam reagir à hostilidade dos adultos com hostilidade, esquiva e silêncio.
    D ) são puras e, embora percebam quando o adulto tem mais interesse em hostilizá-las do que em ensiná- las, não levam essa hostilidade em consideração

    4- Refletindo a respeito da inserção do jovem humano na comunidade linguística onde viverá,
    é correto afirmar que a capacidade para refletir a respeito da linguagem é
    A ) uma conquista que se faz na cultura.
    B ) igual a todas as outras.
    C ) partilhada com os animais domésticos.
    D ) inata.

    5- Considerando-se as relações entre as línguas e as diferentes culturas, é correto afirmar que
    A ) posto que existem vários mundos, existem diferentes línguas maternas.
    B ) uma vez que o mundo é só um, ele é visto do mesmo modo por diferentes pessoas.
    C ) não existe relação entre a língua materna de uma pessoa e suas concepções de mundo.
    D ) pessoas que têm diferentes línguas maternas tendem a ver o mundo de maneira diversa.

    6- Levando-se em conta os estudos de Ferdinand de Saussure, com relação ao modo como as palavras
    têm sentido, é correto afirmar que como
    A ) os significantes estão ligados aos significados, nós nos entendemos.
    B ) os significantes adquirirem um valor linguístico, acabamos por nos entender.
    C ) os seres humanos dão valor às palavras, acabamos por nos entender.
    D ) nós estudamos os significados das palavras, elas adquirem valor.

    7- Assinale a alternativa que melhor se aplica ao papel dos mais velhos na educação que está
    pressuposto na teoria de Vygotsky.
    A ) Cabe aos alunos se informar a respeito dos significados sociais das palavras.
    B ) Os significados sociais das palavras são determinados pelos processos educativos.
    C ) Os significados sociais das palavras não estão relacionados aos processos educativos.
    D ) Cabe aos adultos que educam alguém portar os significados sociais das palavras

    ResponderExcluir
  6. Levando em conta as pesquisas de Lev Vygotsky a respeito das relações do homem com a cultura, é correto afirmar que
    R=em certa medida, o social dita o modo de pensar de uma pessoa.
    Os autores que defendem que a escola deve recuperar a sua identidade postulam que a escola é um lugar onde o processo pedagógico
    R= intencional visa a desencadear o aprendizado.
    Levando-se em conta os resultados das pesquisas de autores que se voltaram ao estudo da história das práticas educacionais,a respeito dos professores que erram na certeza de estarem de posse de uma verdade inquestionável, é correto afirmar que:
    R=estão identificados a uma perspectiva teórica sem terem investido na reflexão sobre a prática.
    Levando-se em conta os estudos de Vygotsky com relação ao modo como o processo educacional se dá, é correto afirmar que
    R=os conhecimentos, seus papéis e funções sociais são internalizados na troca com outros sujeitos.
    Refletindo a respeito da inserção do jovem humano na comunidade linguística onde viverá,é correto afirmar que a capacidade para refletir a respeito da linguagem é:
    R=uma conquista que se faz na cultura.
    Os estudos das mentalidades têm mostrado que, em todos os tempos, existe uma considerável distância entre o que um homem diz e o que ele pensa.
    Assinale um dos motivos para isso. R=Os membros de grupos sociais minoritários muitas vezes dizem coisas que não pensam para evitar os conflitos.

    Assinale a alternativa que melhor descreve o bebê humano no que se refere ao pensamento quando ele ainda não fala.
    R=Como ele ainda não transita pela palavra, há o predomínio da pura percepção, seguida da sensação que essa percepção provoca no corpo.

    ResponderExcluir
  7. Linguagem de pensamento !

    Levando em conta as pesquisas de Lev Vygotsky a respeito das relações do homem com a cultura, é correto afirmar que
    R=em certa medida, o social dita o modo de pensar de uma pessoa.
    Os autores que defendem que a escola deve recuperar a sua identidade postulam que a escola é um lugar onde o processo pedagógico
    R= intencional visa a desencadear o aprendizado.
    Levando-se em conta os resultados das pesquisas de autores que se voltaram ao estudo da história das práticas educacionais,a respeito dos professores que erram na certeza de estarem de posse de uma verdade inquestionável, é correto afirmar que:
    R=estão identificados a uma perspectiva teórica sem terem investido na reflexão sobre a prática.
    Levando-se em conta os estudos de Vygotsky com relação ao modo como o processo educacional se dá, é correto afirmar que
    R=os conhecimentos, seus papéis e funções sociais são internalizados na troca com outros sujeitos.
    Refletindo a respeito da inserção do jovem humano na comunidade linguística onde viverá,é correto afirmar que a capacidade para refletir a respeito da linguagem é:
    R=uma conquista que se faz na cultura.
    Os estudos das mentalidades têm mostrado que, em todos os tempos, existe uma considerável distância entre o que um homem diz e o que ele pensa.
    Assinale um dos motivos para isso. R=Os membros de grupos sociais minoritários muitas vezes dizem coisas que não pensam para evitar os conflitos.

    Assinale a alternativa que melhor descreve o bebê humano no que se refere ao pensamento quando ele ainda não fala.
    R=Como ele ainda não transita pela palavra, há o predomínio da pura percepção, seguida da sensação que essa percepção provoca no corpo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  8. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    LINGUAGEM E PENSAMENTO
    1. [QuestãoID 35703] Considerando a possibilidade de compreensão que os seres vivos têm com relação ao mundo onde vivem, é correto afirmar que

    a linguagem media toda possibilidade de contato que os animais têm com o mundo.
    o homem precisa da mediação da linguagem para ter contato com o mundo.
    as relações que os homens e os animais têm com o mundo são iguais.
    o contato entre o homem e o mundo é pleno, não mediado pela linguagem.
    2. [QuestãoID 46450] Analisando detalhadamente os rumos de nosso pensamento quando não estamos particularmente concentrados em uma ideia fixa qualquer,


    podemos afirmar que o pensamento de um sujeito

    é completamente caótico, não podendo, consequentemente, ser analisado mais detidamente.
    segue a mesma ordem do pensamento de todos os outros humanos pois, para o humano, os padrões de pensar são rígidos.
    não segue um caminho estritamente linear, pois está sujeito a mudar de rumo dependendo das circunstâncias externas.
    é completamente dependente dos pensamentos de seus familiares, uma vez que todos os padrões de pensamento de um ser humano se desenvolvem por imitação.
    3. [QuestãoID 35710] Na perspectiva de Vygotsky, não é correto pensar que os recém-nascidos tenham pensamentos estruturados.


    Considerando as características do início da vida humana, assinale o principal motivo para isso.

    A disjunção entre a percepção e a nomeação dos objetos culturais.
    O predomínio da nomeação, sem possibilidade de percepção plena.
    A falta de experiência, de malícia e de competência por parte dos bebês.
    O predomínio da pura percepção, sem possibilidade de nomeação.
    4. [QuestãoID 46439] Leia abaixo:


    No nosso cotidiano educacional, a concepção de que o pensamento humano pode ser explicado de acordo com uma lógica que pressupõe a correspondência não mediada entre uma causa e sua consequência consiste em uma

    visão que facilita a vida do aluno, uma vez que permite ao professor controlar, rigorosamente, o que esse aluno vai ou não aprender.
    discussão que não tem qualquer relevância para o professor alfabetizador, uma vez que o ato de ensinar a ler e a escrever não tem qualquer relação com o pensamento.
    ideia que não nos diz respeito, uma vez que essa concepção jamais foi incluída na escola do Brasil.
    ideia que empobrece o cotidiano educacional, uma vez que não estimula o professor a, enquanto ensina, levar em conta o enorme potencial de criação do ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  9. QUAIS DAS CARACTERÍSTICAS ABAIXO MELHOR DEFINEM O TEXTO LITERÁRIO PARA AS CRIANÇAS.
    A) informações e explicações
    b) textualizadas e rimas
    c)presença de conteúdos e ensinamentos
    d)adequação de texto a faixa etaria dos leitores potenciais

    ResponderExcluir
  10. Levando em conta as pesquisas de Lev Vygotsky a respeito dos modos do homem lidar com o mundo, é correto afirmar que
    c ) as ferramentas sociais mediam a atividade de um homem, que molda o mundo.

    Na perspectiva de Vygotsky, não é correto pensar que os recém-nascidos tenham pensamentos estruturados.
    Considerando as características do início da vida humana, assinale o principal motivo para isso.
    c ) O predomínio da pura percepção, sem possibilidade de nomeação.

    Os autores que defendem que a escola deve recuperar a sua identidade postulam que a escola é um lugar onde o processo pedagógico
    b ) intencional visa a desencadear o aprendizado.

    Vygotsky dedicou grande parte de sua pesquisa à explicação do processo de humanização. Assinale sua principal hipótese explicativa.
    b ) Os complexos mentais superiores são construídos ao longo da infância.

    Compreendendo linguagem como um sistema de articulação de signos verbais, é correto afirmar que
    c ) a linguagem é um instrumento que o homem adquire para poder expressar seus pensamentos.


    Quando tentamos interpretar os pedidos que os animais de estimação e os bebês nos fazem por meio de ruídos, quando acertamos costumamos levar em conta o fato de que
    d ) os pedidos de um ser humano são parcialmente determinados pelo momento histórico.

    Analisando a aula desde a perspectiva histórico-social, é correto afirmar que a construção do conhecimento em sala de aula depende
    d ) da mediação exercida pelo professor.

    Quando se reflete a respeito das relações entre o pensamento de uma pessoa e o momento histórico no qual ele vive, é correto afirmar que
    d ) em certa medida, o pensamento de um homem é determinado pelo momento histórico no qual ele vive.

    Assinale a alternativa que melhor se aplica ao papel da escrita para a espécie humana, de acordo com a teoria de Vygotsky.
    d ) A escrita é uma das tecnologias que fez o homem ascender a um outro nível.

    Considerando a experiência pioneira como a da Escola da Ponte, em Portugal, conclui-se que
    d ) a seleção de conteúdos determina a formação da cultura de escola.

    ResponderExcluir
  11. 5- Considerando-se as relações entre as línguas e as diferentes culturas, é correto afirmar que
    A ) posto que existem vários mundos, existem diferentes línguas maternas.
    B ) uma vez que o mundo é só um, ele é visto do mesmo modo por diferentes pessoas.
    C ) não existe relação entre a língua materna de uma pessoa e suas concepções de mundo.
    D ) pessoas que têm diferentes línguas maternas tendem a ver o mundo de maneira diversa. Preciso da resposta dessa questão alguém para ajudar ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...