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quinta-feira, novembro 29, 2012

Projeto aplicativo [Modelo]


NÃO SEI QUEM FEZ O TRABALHO,
CASO ALGUÉM SAIBA ME COMUNIQUE
 
 
Tema: Hábitos alimentares

Justificativa:

As crianças são vulneráveis as publicidades e as pressões no meio ao qual estão inseridas para comerem alimentos prejudiciais a saúde e desenvolver a obesidade  considerada um dos grandes males do século, portanto, necessitamos de um trabalho de conscientização sobre a  alimentação dos educandos.

  Percebemos a necessidade de melhorar os padrões de saúde, tanto de caráter patológico como obesidade, que acarreta as doenças crônico-degenerativas como diabetes, hipertensão, cardiopatias, quanto nos transtornos psicológicos como ansiedade, depressão. Segundo pesquisas do IBGE (2000) relatam que “temos um cenário assustador, pois a obesidade atinge 15% das crianças do Ensino Fundamental”.

Portanto, para evitar uma série  de doenças causadas por má alimentação  Esse projeto será  implantado na escola a fim de tornar os alimentos nutritivos mais interessantes ao paladar e conscientizando os educandos a se alimentarem de forma correta. Ampliando desta forma   a qualidade de vida dos  educandos que permanecem em tempo integral nesta escola criando oportunidades de estudo, análise, reflexão e ação para prevenção de  doenças, propiciando hábitos saudáveis de alimentação e higiene.


Objetivos:

 

ü    Oferecer oportunidades de conhecer a si mesmo e o ambiente em que vivemos, estabelecendo relações e fazendo escolhas saudáveis perante o reconhecimento das dimensões individuais e coletivas da saúde de forma positiva a transpor circunstâncias da vida atual.

 
Objetivos específicos:

ü     Pesquisar, analisar e interpretar  dados referentes aos hábitos alimentares e        higiênicos da comunidade.

ü  Reconhecer os nutrientes dos alimentos.

ü  Verificação do índice de massa corpórea dos alunos da escola;

ü  Verificar hábitos alimentares dos alunos e comunidade local

ü  Conhecer e compreender a pirâmide alimentar;

 

Desenvolvimento:

1ª etapa:

O projeto será apresentado aos alunos e feito um levantamento sobre o que comem o que mais gostam, o alimento mais presente nas refeições diárias, sendo tudo registrado para posterior gráfico de cada turma.

2ª etapa:

Os alunos participarão de uma feira com alimentos diversos para comparar o valor nutricional de cada um identificando quais alimentos são mais importantes para uma vida saudável .

 

3ª etapa:

A escola convidará uma equipe de nutricionistas /e ou profissionais da saúde para orientar o corpo docente proporcionando um trabalho mais amplo.

 

4ª etapa:

Os alunos farão uma pesquisa de campo com a comunidade sobre seus hábitos alimentares para posteriormente analisar os dados, comparar e criar o gráfico sobre os alimentos mais presentes nas refeições das comunidades por meio de questionários.

 

 5ª etapa

As informações coletadas serão analisadas criando assim um gráfico alimentar possibilitando elaboração de um  boletim que será entregue a  comunidade contendo informações dos dados coletados e dicas para uma alimentação saudável.

O material será produzido pelos alunos.

6ª etapa:

Faremos uma cozinha experimental visando o aproveitamento total dos alimentos com a participação da comunidade.

Será estabelecida uma data para uma feira degustativa oferecendo refeições, sucos  e orientações dadas pelos alunos.

Tipo de pesquisa

A pesquisa será qualitativa  para analisar a alimentação da comunidade local ,pois, serão  feitas análises, observações e registro das informações. Ainda quantitativa a fim de indicar os alimentos mais presentes nas refeições da comunidade.É uma pesquisa de campo quanto aos procedimentos, pois o estudo foi realizado através de uma pesquisa em ambiente externo.

População e local da pesquisa:

    O projeto Hábitos Alimentares Saudáveis  será desenvolvido na escola e a pesquisa será realizada com a comunidade ao redor da mesma.

 

Instrumentos e procedimentos utilizados para coleta de dados:

ü  Autorização dos pais dos alunos.

ü  Autorização da direção da escola;    

Produtos finais:

ü  Livro de receitas para as famílias

ü  Boletim informativo

ü  Feira degustativa

 

Duração do projeto:

Inicio: Abril

Final: Previsto para Setembro

 
Gastos com o projeto:

Elaboração dos boletins informativos: R$ 200,00

(Folhas e impressão)

Feira degustativa: R$ 800,00

(compra de frutas e legumes)

Livro de receitas: R$ 400,00

(Cadernos pequenos e impressão das receitas)

 

Referências

PIRES, Maria Marlene; et al. Obesidade e sobrepeso – parte II. Pediatria Dia a Dia, v. 2, n. 9, p. 36-38, jul./ago. 1999.

IBGE: Instituto Brasileiro de geografia e estatística – Bem vindo a censo 2000.Disponível em: http://www.ibge.gov.br/censo/. Acesso em: 19 jul. 2007.

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