GESTÃO
EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Leia abaixo:
· Abraham Maslow
formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as
necessidades humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da
pirâmide, respectivamente?
·
Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas.
·
Alimentação,
repouso, fisiológicas, social e pessoal.
·
Progresso
financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
·
Sucesso
profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.
2. Observe
abaixo:
·
"Escámez
e Gil, ao falarem do ?protagonismo? na Educação, desenvolvem um belo estudo
sobre autonomia e responsabilidade docente. Ele se aplica perfeitamente aos
estudos sobre a formação gestora para a escola, e fala da aquisição de três
grupos de capacidades, nos âmbitos cognitivo, avaliativo/afetivo e
comportamental."
(ESCÁMEZ, Juan; GIL, Ramón. O Protagonismo na Educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.)
A melhor definição do âmbito cognitivo das competências gestoras é (são)
(ESCÁMEZ, Juan; GIL, Ramón. O Protagonismo na Educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.)
A melhor definição do âmbito cognitivo das competências gestoras é (são)
·
capacidades de deliberação; de avaliar as próprias ações,
atentando às circunstâncias em que foram produzidas; de analisar as ações como
expressão de valores; de compreender que as ações repercutem sobre o mundo e
sobre os outros, afetando o futuro.
·
a
capacidade de realizar, na comunidade concreta em que se vive, as ações
pretendidas; de articular eficazmente os meios disponíveis com as metas
pretendidas.
·
capacidades
de autonomia ou domínio sobre si mesmo, de resistência a pressões internas e
externas à escola, de assumir as consequências das próprias decisões, de
valorizar e comprometer-se com a tarefa de construir um mundo melhor.
·
a
capacidade de construir lugares de compartilhamento e reflexão coletiva com os
demais professores, apontando sempre para uma "autoformação participada e
contínua".
3. Observe a
definição abaixo.
Apresenta
grande abrangência social, é mais que uma ferramenta para a administração, tem
uma visão própria do que é participação
( colaboração, decisão e construção coletiva ) e incorpora uma visão
estratégica, mas situacional.
Essa é a definição de
·
planejamento participativo.
·
planejamento
estratégico.
·
gestão
do conhecimento.
·
gerenciamento
da qualidade total.
4. Observe:
· Ao gestor
escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas
pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a
alternativa que representa um dos momentos dessa competência.
·
Aplicar
os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.
·
Evitar
que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais
avaliações.
·
Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários
segmentos escolares.
·
Restringir
a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da
avaliação.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. [QuestãoID 60743] Observe:
• Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.
• Restringir a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
• Aplicar os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.
• Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares. correta
• Evitar que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais avaliações.
2. [QuestãoID 60723] Observe:
• Philippe Perrenoud aplica a abordagem por competências à formação docente, relacionando o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível. Marque a alternativa que apresenta algumas dessas competências.
• Utilizar novas tecnologias e administrar a própria formação. correta
• Organizar e dirigir situações de aprendizagem e isolar-se da administração escolar.
• Informar e envolver os pais, e trabalhar bem individualmente.
• Ser competitivo, como demanda a modernidade, e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
3. [QuestãoID 56427] Segue abaixo:
• A síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação, pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus, profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos, é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isso significa que o professor
• termina como a fênix, consumindo-se em chamas, "queimando completamente até a incineração completa", como o próprio termo burnout significa.
• pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix - ave mitológica grega - que renasce das cinzas.correta
• só enfrenta o Fenômeno Fênix se tiver uma estrutura neurótica de personalidade já instalada.
• enfrenta o Fenômeno Fênix como o início do processo da síndrome de Burnout.
4. [QuestãoID 60712] Leia abaixo:
• Abraham Maslow formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?
• Sucesso profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.
• Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas.corretA
• Progresso financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
• Alimentação, repouso, fisiológicas, social e pessoal.