segunda-feira, novembro 19, 2012

Prova N2


PROFISSÃO DOCENTE
1. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que

  • as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
  • as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
  • as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
  • em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que

  • tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
  • na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
  • entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais.
  • os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
3. Leia o texto abaixo:


  • A afirmação de que "A educação é arte que consiste em fazer a alma voltar-se ao modo mais expedito a si mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui, somente seu órgão não está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." pertence a

  • Marcelo Rossi.
  • Gabriel, o Pensador.
  • Platão.
  • Tomás de Aquino.
4. A opção pela perspectiva da formação do professor como aquele que reflete e investiga a sua prática exige

  • que apenas se reflita sobre o processo de ensino-aprendizagem.
  • uma reflexão acerca da experiência de vida escolar do professor.
  • uma reflexão realizada apenas durante o período de estágios.
  • considerar a formação um processo de toda a formação inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...