terça-feira, novembro 06, 2012

Prova N2

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

1. Observe:



  • Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.

  • Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
  • Evitar que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais avaliações.
  • Aplicar os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.
  • Restringir a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.

2. Observe:



  • A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete

  • ao gestor escolar.
  • à equipe técnico-pedagógica da escola.
  • aos professores da escola.
  • à Secretaria de Educação do estado ou do município.

3. Segue abaixo:



  • A síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação, pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus, profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos, é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isso significa que o professor

  • só enfrenta o Fenômeno Fênix se tiver uma estrutura neurótica de personalidade já instalada.
  • termina como a fênix, consumindo-se em chamas, "queimando completamente até a incineração completa", como o próprio termo burnout significa.
  • pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix - ave mitológica grega - que renasce das cinzas.
  • enfrenta o Fenômeno Fênix como o início do processo da síndrome de Burnout.

4. Segundo o artigo da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) os conteúdos curriculares da educação básica observarão, como diretrizes,


  • a colocação direta dos alunos no mercado de trabalho.
  • a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
  • a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento, sempre comparando as com as condições ideais ou ótimas.
  • a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.

Um comentário:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
    1. Observe:




    A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete


    aos professores da escola.
    à equipe técnico-pedagógica da escola.
    ao gestor escolar.
    à Secretaria de Educação do estado ou do município.
    2. Entre as competências do gestor escolar, na área de gestão propriamente dita, destacamos a


    implementação das políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
    gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais da instituição escolar.
    coordenação da avaliação institucional da escola.
    definição da utilização da tecnologia aplicada à educação como prioridade.
    3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.




    A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
    Uma das características da escola aprendente é


    possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
    ser normativa, linear e mecanicista.
    o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
    ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
    4. Observe:




    Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.


    Evitar que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais avaliações.
    Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
    Restringir a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
    Aplicar os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.

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