segunda-feira, novembro 05, 2012

Provas N1



ESCOLA E SOCIEDADE:

1) De que modo a educação é vista em Karl Marx?
2) Qual o papel do docente na estrutura da escola ?
3) qual é a relação entre o pensamento social e a educação?
4) qual a principal característica das teorias educacionais não criticas e quais são estas teorias?


1*Quais as principais características da Pedagogia Tradicional? Ela é considerada uma teoria educacional crítica ou não crítica? Justifique.
2*Qual a concepção de educação em Nietzsche?
3*Qual o papel da associação de pais e mestres na estrutura da escola?
4*De que forma a escola desenvolve a autonomia dos alunos?


1- De que forma o trabalho se estrutura nas sociedades complexas?*
2- Qual a concepção de educação em Durkheim?*
3- O que se entende por educação intencional?*
4- Quais as principais características da Pedagogia que se entende a escola como reprodução do Estado? Ela é considerada uma teoria crítica ou não crítica? Justifique.*


1- O que significa a educação é socialmente determinada.
2- Quais são as duas grandes mudanças que diferenciam os seres
humanos das demais espécies de animais?
3- O que é e onde surgiu a Paideia ?
4- Quais as principais características da Pedagogia que se entende a escola como reprodução do Estado? Ela é considerada uma teoria crítica ou não crítica? Justifique.



1) Qual o papel da educação para Karl Marx? Pg. 23

2) Quais são os ideais cristãos de educação? Pg. 19

3) O que são e quais os principais representantes das teorias educacionais
crítica-reprodutivistas? pg. 33

4) Está correto afirmar que o mau aluno é aquele que questiona as regras
escolares? Justifique a sua resposta. pg. 77

9) Quais principais características da Pedagogia Nova? Ela é uma teoria
educacional critica ou não critica? Justifique. pg. 29

19) De que forma a escola desenvolve a autonomia dos alunos? Pg. 39

18) Qual o papel da associação de pais e mestres na estrutura da escola? Pgs.
60 e 61

 
  1) Qual o papel da educação para Krarl Marx? Pg. 23

2 comentários:

  1. Resultado final : 3.0

    DIREITO EDUCACIONAL
    1. As incumbências dos professores estão pela primeira vez elencadas no artigo 13 da LDB 9.394/96. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

    • Cumprir pelo menos 75% dos 200 dias letivos, assim como o seu plano de trabalho.
    • Zelar pela aprendizagem dos alunos e contribuir nas atividades de articulação com a família e a comunidade.
    • Realizar a recuperação somente no próprio período e se tiver o auxílio da coordenação pedagógica.
    • É facultativa sua participação na elaboração da Proposta Pedagógica do estabelecimento.
    2. Qual alternativa demonstra os cuidados que devemos ter ao interpretar a legislação enquanto docentes?

    • Atentar para os sinônimos na legislação, pois palavras diferentes podem ter o mesmo significado.
    • Considerar o contexto em que ela foi elaborada.
    • Observar que a legislação não ultrapassa os limites temporais.
    • Desconsiderar expressões como no mínimo, até e salvo.
    3. O calendário escolar deve atender prioritariamente ao disposto no inciso I, do artigo 24, da LDB 9.394/96, que determina que carga horária anual é de

    • no mínimo 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.
    • até 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
    • 800 horas, distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho escolar.
    • no mínimo 720 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.
    4. A valorização dos profissionais do ensino depende de medidas político-administrativas. São exemplos dessa valorização:

    • contratação de professores, através de seleções isoladas e não mais por concurso público.
    • carga horária remunerada, para atividades como planejamento e avaliação.
    • diferentes condições de trabalho, dependendo da instituição de ensino.
    • oportunidades de formação continuada, custeadas pelo profissional.

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    Respostas
    1. alguém por favor pode responder a questão: 2. Qual alternativa demonstra os cuidados que devemos ter ao interpretar a legislação enquanto docentes?

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