domingo, dezembro 02, 2012

Prova N2


Resposta corretas em verde!
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Parte superior do formulário
1. UMA FORMA DE MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE,


·         por meio da pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua cidade, de seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o professor deve:

·          avaliar o melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o material de pesquisa e de registro previamente com a participação das crianças.
·          deixar as crianças bastante livres para realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos registros - sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.
·          organizar tudo sozinho, eliminando a participação das crianças durante o processo de organização do material e das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.
·          trabalhar com as crianças, porém sem organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. POR VOLTA DOS CINCO ANOS,


·         as crianças começam a demonstrar uma maior compreensão sobre os diferentes tempos: um tempo de antes, um tempo de agora, um tempo de depois, ou seja, as primeiras noções sobre passado, presente e futuro. Nesse momento, é importante que a escola:

·          trabalhe com informações científicas incompreensíveis para as crianças estimulando-as a buscarem informações.
·          aproveite o momento para dar explicações já consolidadas sobre os conceitos de passado, presente e futuro.
·          não interfira, deixando que por si mesma a criança descubra e organize esse novo conhecimento.
·          proponha atividades lúdicas que levem as crianças a ampliarem essas primeiras noções sobre o tempo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. EM NOSSO PAÍS,


·         construímos, ao longo do tempo uma crença sem fundamento: não temos preconceitos, convivemos muito bem com todas as diferenças. Atualmente, essa crença já demonstrou sua incoerência por meio dos relatos cotidianos de desrespeito e violência a negros, mulheres, deficientes físicos, pobres, entre outros casos comuns. Por isso, é importante que a escola:

·          desenvolva trabalhos, proponha discussões com as crianças, com os pais e toda a comunidade sobre a necessidade do estabelecimento de relações mais respeitosas e do crescimento da tolerância diante do diferente.
·          permita que situações de desrespeito aconteçam em seu espaço: não é produtivo afastar as crianças da realidade, pois elas têm de enfrentar o mundo como ele é, sem propor soluções ou mudanças.
·          reforce as posturas preconceituosas existentes na sociedade – afinal, o importante é vencer e quem não consegue competir será completa e irreversívelmente discriminado em uma sociedade como a nossa.
·          reconheça as suas limitações diante de um problema tão sério e desista de, com as poucas forças de que pode dispor, tentar um caminho para a realização de qualquer trabalho para superar esses problemas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. PARA QUE O ALUNO ELABORE DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À GEOGRAFIA,


·         é preciso que ele tenha ferramentas suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.

·          São relevantes para essa compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.
·          Para que o aluno tenha a capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea.
·          Para que se compreenda a dinâmica das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
·          A variedade dos conceitos e enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...