terça-feira, dezembro 04, 2012

Prova N2


PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

1. Muitas das dificuldades que as crianças apresentam em relação à leitura decorrem de


  •  incapacidades individuais e inerentes à criança.
  •  práticas que utilizam textos ou pseudotextos para a avaliação e treino das habilidades relativas à percepção visual, bem como para o ensino do léxico e de normas gramaticais.
  •  práticas de textos vinculadas aos interesses da criança.
  •  experiências significativas e prazerosas com diversos textos.

2. Segue abaixo:



  • A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos subjetivos, pode-se destacar

  •  apenas a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
  •  apenas o lugar social em que o texto é produzido.
  •  a posição em que o emissor se coloca, a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
  •  apenas a posição em que o emissor se coloca.

3. Com base na visão sociointeracionista, pode-se dizer que as linguagens oral e escrita são


  •  adquiridas a partir das relações sociais.
  •  aprendidas a partir do mecanismo de estímulo e resposta.
  •  inatas.
  •  aprendidas a partir de condicionamento.

4. Gêneros primários caracterizam-se por


  •  serem linguisticamente inferiores, tanto no que se refere às estruturas formais quanto aos conteúdos.
  •  serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.
  •  serem constituídos nas esferas públicas e, dessa forma, serem mais ligados às formas de ofícios e documentos.
  •  serem produzidos apenas oralmente.

9 comentários:

  1. PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

    1. Com base na visão sociointeracionista, pode-se dizer que as linguagens oral e escrita são

    *** adquiridas a partir das relações sociais.
    inatas.
    aprendidas a partir de condicionamento.
    aprendidas a partir do mecanismo de estímulo e resposta.

    2. A organização dos gêneros discursivos

    independe do contexto de produção linguística.
    depende de pré-requisitos perceptuais e orgânicos do sujeito.
    *** depende do contexto de sua produção.
    depende do nível de escolaridade dos sujeitos.

    3. Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?


    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    **** Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    4. Muitas das dificuldades que as crianças apresentam em relação à leitura decorrem de

    incapacidades individuais e inerentes à criança.
    experiências significativas e prazerosas com diversos textos.
    **** práticas que utilizam textos ou pseudotextos para a avaliação e treino das habilidades relativas à percepção visual, bem como para o ensino do léxico e de normas gramaticais.
    práticas de textos vinculadas aos interesses da criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  2. gostaria se possivel a prova n1 obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Infelizmente o que tenho já está postado.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  3. alguem tem a n1 0brigado

    ResponderExcluir
  4. Desculpe pela demora.
    Muito obrigada por sua colaboração!.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  5. Observe as afirmações a seguir no que se refere à leitura e suas práticas de ensino.



    I. Ler é atribuir significados e construir sentidos.

    II. A leitura depende exclusivamente da decodificação.

    III. Conhecer a estrutura dos diferentes gêneros textuais auxilia na compreensão do texto a ser lido.

    IV. O professor deve investir em gêneros textuais mais simples nos anos iniciais.

    V. O professor dos anos iniciais deve investir exclusivamente no trabalho com textos narrativos, por serem mais adequados para crianças entre 6 e 10 anos de idade.



    Quais afirmações estão corretas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...