terça-feira, dezembro 04, 2012

Prova N2


PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

1. Muitas das dificuldades que as crianças apresentam em relação à leitura decorrem de


  •  incapacidades individuais e inerentes à criança.
  •  práticas que utilizam textos ou pseudotextos para a avaliação e treino das habilidades relativas à percepção visual, bem como para o ensino do léxico e de normas gramaticais.
  •  práticas de textos vinculadas aos interesses da criança.
  •  experiências significativas e prazerosas com diversos textos.

2. Segue abaixo:



  • A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos subjetivos, pode-se destacar

  •  apenas a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
  •  apenas o lugar social em que o texto é produzido.
  •  a posição em que o emissor se coloca, a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
  •  apenas a posição em que o emissor se coloca.

3. Com base na visão sociointeracionista, pode-se dizer que as linguagens oral e escrita são


  •  adquiridas a partir das relações sociais.
  •  aprendidas a partir do mecanismo de estímulo e resposta.
  •  inatas.
  •  aprendidas a partir de condicionamento.

4. Gêneros primários caracterizam-se por


  •  serem linguisticamente inferiores, tanto no que se refere às estruturas formais quanto aos conteúdos.
  •  serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.
  •  serem constituídos nas esferas públicas e, dessa forma, serem mais ligados às formas de ofícios e documentos.
  •  serem produzidos apenas oralmente.

11 comentários:

  1. PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

    1. Com base na visão sociointeracionista, pode-se dizer que as linguagens oral e escrita são

    *** adquiridas a partir das relações sociais.
    inatas.
    aprendidas a partir de condicionamento.
    aprendidas a partir do mecanismo de estímulo e resposta.

    2. A organização dos gêneros discursivos

    independe do contexto de produção linguística.
    depende de pré-requisitos perceptuais e orgânicos do sujeito.
    *** depende do contexto de sua produção.
    depende do nível de escolaridade dos sujeitos.

    3. Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?


    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    **** Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    4. Muitas das dificuldades que as crianças apresentam em relação à leitura decorrem de

    incapacidades individuais e inerentes à criança.
    experiências significativas e prazerosas com diversos textos.
    **** práticas que utilizam textos ou pseudotextos para a avaliação e treino das habilidades relativas à percepção visual, bem como para o ensino do léxico e de normas gramaticais.
    práticas de textos vinculadas aos interesses da criança.

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    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

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  2. gostaria se possivel a prova n1 obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Infelizmente o que tenho já está postado.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  3. alguem tem a n1 0brigado

    ResponderExcluir
  4. Desculpe pela demora.
    Muito obrigada por sua colaboração!.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  5. Observe as afirmações a seguir no que se refere à leitura e suas práticas de ensino.



    I. Ler é atribuir significados e construir sentidos.

    II. A leitura depende exclusivamente da decodificação.

    III. Conhecer a estrutura dos diferentes gêneros textuais auxilia na compreensão do texto a ser lido.

    IV. O professor deve investir em gêneros textuais mais simples nos anos iniciais.

    V. O professor dos anos iniciais deve investir exclusivamente no trabalho com textos narrativos, por serem mais adequados para crianças entre 6 e 10 anos de idade.



    Quais afirmações estão corretas?

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  6. QUESTÃO 3
    Na prática de reelaboração do texto escrito, a criança
    I. tem a possibilidade de se colocar no lugar de leitor de sua escrita e reelaborar sua produção a partir das necessidades de seus leitores virtuais.
    II. pode identificar erros ortográficos e gramaticais e reproduzir o padrão.
    III. desenvolve a habilidade de leitura.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Todas as afirmativas I, II e III estão corretas
    b ) Apenas a afirmativa III está correta. (correta)
    c ) Apenas a afirmativa I está correta.
    d ) Apenas a afirmativa II está correta.
    QUESTÃO 4
    Com base na visão sociointeracionista, pode-se dizer que as linguagens oral e escrita são
    a ) aprendidas a partir de condicionamento.
    b ) inatas.
    c ) aprendidas a partir do mecanismo de estímulo e resposta.
    d ) adquiridas a partir das relações sociais. (correta)
    QUESTÃO 5
    Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a variedade linguística é considerada como decorrente de
    a ) características culturais inferiores do grupo que a usa.
    b ) peculiaridades das experiências históricas e socioculturais do grupo que a usa.(correta B)
    c ) problemas de aprendizagem do grupo que a usa.
    d ) falta de escolaridade do grupo que a usa
    QUESTÃO 6
    Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?
    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    b ) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
    c ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. (Correta)
    d ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    QUESTÃO 7
    Com base numa perspectiva crítico-reflexiva, a realidade cotidiana escolar e as inúmeras situações de sala de aula são resultados
    a ) de um complexo conjunto de condições e fatores socioeconômicos, políticos, e ideológicos. (correta)
    b ) da receptividade e da capacidade dos alunos.
    c ) da competência individual dos professores.
    d ) da infraestrutura física da escola.
    QUESTÃO 8
    Os preconceitos linguísticos incidem sobre
    a ) o modo pelo qual as pessoas falam e escrevem. (correta)
    b ) a nacionalidade das pessoas.
    c ) o modo pelo qual as pessoas se vestem.
    d ) as características físicas dos sujeitos.
    QUESTÃO 9
    O que significa colocar-se como autor de um texto?
    a ) Agir passivamente na elaboração de seus textos.
    b ) Estruturar ativamente o texto, procurando produzir efeitos de sentido no leitor. (correta B)
    c ) Não ter o hábito de reestruturar o texto.
    d ) Procurar reproduzir frases prontas.
    QUESTÃO 10
    Com base numa visão construtivista, qual a relação estabelecida entre linguagem e cognição?
    a ) O surgimento da linguagem está na dependência de construções próprias da inteligência sensório-motora. (correta)
    b ) O desenvolvimento da linguagem é pré-requisito para a evolução da inteligência.
    c ) Inteligência, cognição e linguagem são faculdades humanas que se desenvolvem de forma independente.
    d ) As estruturas cognitivas não estão relacionadas aos estágios de desenvolvimento linguístico.

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  7. O papel do educador frente a crianças consideradas portadoras de retardo de linguagem é
    I. pedir à criança que repita palavras.
    II. pedir à criança que repita frases.
    III. considerá-la como alguém que tem algo a dizer, e devem escutar, interpretar e considerar aquilo que ela diz.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Apenas a afirmativa III está correta. ( correta)
    b ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    c ) Todas as afirmativas estão corretas.
    d ) Apenas a afirmativa II está correta.
    QUESTÃO 2
    Para que as crianças tenham melhores condições de adquirir e fazer uso significativo da linguagem escrita,é fundamental que
    I. tenham boa coordenação motora.
    II. tenham nascido com o dom para ler e escrever.
    III. vivenciem experiências variadas e significativas de leitura e escrita junto a adultos do seu convívio social.
    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Todas as afirmativas estão corretas.
    b ) Apenas a afirmativa I está correta.
    c ) Apenas a afirmativa III está correta. (correta)
    d ) Apenas a afirmativa II está correta.

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