1)
Comente a frase do livro texto: “Ademais, as meninas não são as únicas
excluídas, pois, os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores
frequentam banco de reserva durante as aulas e recreio.” (Pag. 129)
Quando
começam a crescer as crianças começam a se dividir por gênero e as meninas
costumam ser excluídas da educação física por serem consideradas mais fracas,
mais como o motivo da exclusão é o fato de serem mais fracas elas não são as
únicas a serem excluídas, os meninos considerados fracos, franzinos ou mau
jogadores sofrem esse mesmo tipo de preconceito e costumam ser deixados de
lado, e por mais que os professores façam para tentar melhorar o quadro,
infelizmente isso continua acontecendo nas escolas, esse tipo de comportamento
pode gerar um certo trauma na criança que sofre esse tipo de exclusão.
Istael:
As aulas de Ed.Fisica deve ser oferecidas a todos,
deve estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir, e praticar movimentos
tendo em vista a sociedade plural, solidaria tolerante que respeita as
diferenças e compreende.Essa frase é a reprodução nas quadras das diferenças e
desigualdades que presenciamos no cotidiano.
2)
A atividade física também pode ser entendida como uma linguagem ? (pag. 9)
No
início a atividade física era sim considerada como linguagem, já que através
dos movimentos expressava e comunicava um sentimento humano, com o tempo ela
foi evoluindo e se adequando a ponto de se tornar um poderoso instrumento de
expressão e um eficiente, eficaz e econômico meio de construção de inúmeros
artefatos.
3)
Vitor Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotrocidade na educação,
cite dois e explique. (incompleta falta explicar – pag43)
1
Mobilizar e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do
indivíduo em toda a sua dimensão experimental, desde bebê até a velhice
2-
aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a
execução do ato motor.
4)
Disserte sobre a importância da música na educação infantil (pags. 64 e 65)
A
música é muito importante na educação infantil, o educador deve fazer uso dela
em jogos musicais, rodas cantadas e outras atividades pedagógicas.
Ao
cantar em grupo as crianças compartilham sua energia e expressam sua alegria e
espontaneidade. Produzir sons em grupo promove a sociabilidade e a integração e
produzir sons por meio de instrumentos improvisados colabora com o
desenvolvimento infantil, possibilita a descoberta de ritmo e o exercício da
coordenação motora.
O
tipo de música a ser trabalhado, depende do bom senso do educador, precisa ter
um equilíbrio não tocando somente cantiga de rodas e nem só músicas veiculadas
pela mídia, tomando sempre cuidado para que as letras das músicas sejam
apropriadas para as crianças.
Istael:Por meio de algumas músicas associadas a dança, podemos
explorar, estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades motoras e da
criatividade de nossas crianças.
5)
Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo? (pag. 47)
O
avanço tecnológico acabou gerando um estilo de vida sedentário, hoje temos
muito objetos para o nosso conforto que nos possibilitam ficar estáticos
enquanto realizamos atividades, como ficar no computador, controles remotos e
os carros.
Hoje
é muito comum às pessoas preferirem jogar no computador ou nos vídeo games ao
invés de praticar esportes, até mesmo caminhadas curtas deixaram de ser feito
sendo esse trajeto feito de carro.
Todo
esse conforto que a tecnologia proporcionou acabou culminando no sedentarismo
da grande maioria das pessoas.
Istael:
Os controles remotos, computadores, carro e outros
favorecem a postura corporais estáticas, as pessoas preferem ficar sentadas, do
que fazerem algum tipo de exercício.
6)
Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver três habilidades
motoras. Quais são elas? Comente (pags. 23 e 24)
-
Locomoção: quando a criança explora os potenciais motores do seu corpo, se
movimentando de acordo com o espaço em que ela esta.
-
Estabilidade: é conseguir controlar a força da gravidade ficando de pé e
conseguindo controlar sua musculatura.
-
Manipulação: é o avanço para conseguir alcançar, segurar e soltar objetos, até
que ela consiga controlar esses atos no seu dia a dia.
7)
Cite três orientações para elaboração de programas destinados as crianças e
comente-as. (pag. 134 falta fazer os comentários)
-
As aulas precisam ser preparadas de uma forma muito cuidadosa pensando no
conteúdo que será ministrado e na estratégia utilizada, lembrando sempre de
deixar uma ligação com a aula anterior.
-
As tarefas motoras e as habilidades devem ser planejadas de forma cuidadosa e
detalhadas, se for necessário é preciso demonstrar como devem ser realizados os
exercícios.
-
Oferecer as atividades de forma individualizada, e se for preciso apresentar
variações permitindo a experimentação por parte do aluno.
8)
Diferencie os conceitos: movimento, aprendizado motor, movimento motor,
habilidade motora. (ver se essa pergunta esta correta, alguns conceitos pag.
23)
O
movimento é alteração nas posições de qualquer parte do corpo.
Aprendizado
motor são as variações do comportamento motor em função das experiências
vividas pelo indivíduo, à escrita é um exemplo de aprendizado motor.
Motor
são aspectos biológicos e mecânicos que propiciam e influenciam os movimentos.
Habilidade
motora é o padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade
do indivíduo.
9)
Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidisciplinar; abrange o
individuo de modo global: CORPO+MENTE+MOVIMENTOEXPRESSÃO+AFETIVIDADE. (pag.
46).
A
psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento integral da
criança, ela estuda tudo sobre a criança, cada movimento ao seu contexto, por
isso, quando vamos mediar às experiências de nossos alunos devemos observar as diversas
formas existentes em cada expressão, vendo o indivíduo de uma forma global,
essa forma de estudo deve ser valorizadas nas escolas e aplicadas por seus
educadores, pois se o trabalho for bem feito desde o início vai facilitar a
aquisição de habilidades como leitura e raciocínio lógico-matemático.
10)
Quais as contribuições que a prática de exercícios oferece para a contribuição
da vida saudável?(pag. 10)
A
prática de exercícios físicos pode servir como uma forma de equilíbrio diante
das tensões do mundo de hoje, visto que as pessoas em geral tem uma vida muito
sedentária, vivendo e trabalhando em ambientes apertados ou superlotados, muito
tempo em frente a TV, computadores ou outros aparelhos eletrônicos.
Istael:
A prática de exercícios físicos podem levar ao bem estar e ao prazer, contribui para longevidade,
melhora os desvios posturais , equilibra as tensões do mundo atual.
11)
O desenvolvimento motor pode ser tratado, tanto por pesquisadores, quanto
educadores como produto ou como um processo. Diferencie as duas abordagens.
(pag. 22)
Como
um produto ele é focado somente no desempenho das habilidades motoras da
pessoa, já como processo vai além, é definido pela observação das aptidões
humanas, que é a relação do homem com o ambiente em que vivem do seu
comportamento e suas habilidades, vendo o desenvolvimento integral do
indivíduo.
13)Qual
é o significado de recreação no âmbito escolar?(pás. 71 e 72)
Recreação
é uma atividade de lazer que o aluno participa por escolha própria, pelo prazer
e pela satisfação pessoal que obtém ao participar da atividade.
A
recreação na escola envolve as atividades lúdicas e divertidas, através dessas
atividades é possível desenvolver a socialização e a cooperação e aprimorar
suas habilidades.
Istael:
Definida como atividades e brincadeiras desenvolvidas
dentro de um ambiente escolar e mediadas por professores ou recreacionista e
voltadas para a expressões humanas com prazer e alegria, para o desenvolvimento
motor, afetividade e trocas sociais
Estudar
mais as questões abaixo:
15) O guia dos brinquedos e do brincar (Abrinq) sugere brinquedos
em função do desenvolvimento e da aprendizagem a qual se quer alcançar com as
crianças. Cite duas atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada
faixa etária a seguir: de 0 a 18 meses; de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos. (Pag.
56)
0 a 18 meses- Manipular objetos – chocalhos, brinquedos para
martelar e empilhar, brinquedos com guizo interno entre outros.
18 a 36 meses – Solucionar problemas – quebra cabeça simples, jogos
de construção com peças grades.
3 a 6 anos- movimentar-se no espaço- triciclos maiores,
equipamentos de ginástica para playground entre outros.
16) Os Parâmetros Curriculares Nacionais
sugerem o desenvolvimento da Educação Física, na escola em três temas, a saber:
conhecimento e controle do corpo, atividades rítmicas e expressivas e
conhecimento sobre os jogos, esporte e dança, lutas e ginástica. Escolha um
deles e comente. (pag 104)
Um tema que acho muito interessante de ser
trabalhado são as atividades rítmicas e expressivas que se constituem pelo
trabalho com rodas e brinquedos cantados, danças, brincadeiras de pular corda e
cantorias, esse tipo de trabalho agrada muito as crianças ao mesmo tempo em que
desenvolvem as mesmas.
17)
Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância. (pag 42)
Inicia-se ao
nascer, quando o bebê já tem condições anatômicas e fisiológicas de reflexos,
na segunda fase acontece o aperfeiçoamento das relações espaciais e temporais,
na terceira fase o desenvolvimento motor se torna mais evidente e a criança
começa a lidar melhor com suas aquisições motoras e seus movimentos, a quarta e última fase é
uma etapa de transição no desenvolvimento psicomotor, passando de um estágio global
para um estágio de diferenciação e análise, a criança chega a essa fase por
volta dos cinco anos.
18)
Como as aulas de educação física podem integrar-se aos conteúdos de Língua
Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Programas de Saúde e Educação
Artística (pags 144 e 145)
Dependendo
da estratégia que o professor utilizar em suas aulas ele pode ajudar na
compreensão das outras matérias, como tanto a educação física como a educação
artística e a língua portuguesa são formas de linguagem, a educação física pode
ser de ajuda para conseguir expressar ideias e sentimentos do corpo enquanto se
movimenta, também é de ajuda às noções temporo-espaciais, que são muito
utilizadas em matemática, com atividades que trabalhem noção de alto e baixo,
menor, maior e igual, acima e do lado.
19)Qual
a importância da imagem corporal para o desenvolvimento completo da criança?(pags.
42 e 43)
É
muito importante porque é a partir da imagem corporal que conseguimos
reconhecer nossos movimentos no tempo e no espaço, e a partir daí lidar com as
pessoas e objetos a nossa volta, é só depois de compreender seu corpo que o
indivíduo compreende e controla seu corpo, sua consciência corporal se
estrutura e ele passa a ampliar as possibilidades de relação com o meio.
20)Explique
o conceito da lateralidade. (pag. 35)
O
nosso cérebro tem dois hemisférios, um deles é o dominante, ou seja, controla a
maior das nossas atividades. O hemisfério esquerdo controla a parte direita do
corpo e o hemisfério direito controla a parte esquerda.
O
lado do hemisfério dominante é o que controla nossa lateralidade, o que designa
se somos destros, canhotos ou mesmo ambidestros, que é quando não temos uma
lateralidade dominante.
21)Compare
o que a lei de diretrizes e bases 1961 LDB 4024/61previa para as aulas de
educação física com a lei de diretrizes e bases a LDB 9394/96 atual. (pag 141)
***
Até
a promulgação da LDB 9.394/96, cada disciplina/atividade tinha responsabilidade
de planejar, criar estratégias e avaliar de forma isolada, sendo que a maioria
das disciplinas trabalhava de forma paralela, enquanto as atividades
(Ed.física, Artística e Inglês) nem pertenciam a grade curricular, era somente
aulas práticas, sem ter um porquê. Hoje, os programas de educ. física são
adequados a todos os alunos,com atividades variadas e lúdicas.
22)Comente
a afirmação "a educação física é conteúdo obrigatório no currículo escolar
porém ainda se vê apenas como atividade recreativa e desvinculada do processo
de alfabetização".
Infelizmente
ainda hoje muitos educadores não dão o devido valor às aulas de educação
física, muitos veem as aulas de educação física apenas como momento de
recreação e não dão a essas aulas a devida importância, muitos usam até mesmo
esses momentos como forma de castigar ou recompensar seus alunos por alguma
atitude que tiveram dentro da sala de aula.
É
muito importante que os educadores vejam a educação física como sendo uma
disciplina importante que deve ser respeitada e que vai trabalhar conceitos tão
importantes quanto às outras disciplinas que são dadas dentro do espaço fechado
de uma sala de aula ou laboratório.
23)
Para
GALLAHU o desenvolvimento motor é?***
R:
É uma alteração contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da
vida.
Pode ser estudado tanto como processo quanto como produto.
24)
Para
Gallahu o desenvolvimento motor como processo é?***
R:
O desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes,
ambientais
e ocupacionais, que influenciam o desenvolvimento motor e as habilidades
motoras do individuo desde o período neonatal até a velhice.
25)
Qual
o real interesse do pesquisador (GALLAHUE; OZMUN, 2001, p.22) no
desenvolvimento
motor como produto? Pg.22***
R:
Como produto o desenvolvimento motor pode ser considerado como descritivo ou
normativo, sendo analisado por fases (período neonatal, infância adolescência e
idade adulta).
26) A
Educação Física atual se fundamenta em quais estudos?***
R:
Ela se fundamenta nos estudos da filosofia, da psicologia, da sociologia e da
fisiologia, além dos aspectos didático-pedagógicos propriamente ditos.
N3
da Raquel
23)
Cite os principais aspectos da dança criativa
24)
No que se constituem as Habilidades de estabilidade?
25)
Segundo os autores quais são os registros dos primeiros movimentos feitos pelo
ser humano?
26) Comente o trecho da Lei de Diretrizes e Bases,
9394/96: § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é
componente curricular obrigatório da educação básica.