sábado, janeiro 05, 2013

Prova N2 - Natureza e Sociedade


Parte superior do formulário
1. Associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
(1) Brincadeiras sensório-motoras
(2) Imitação
(3) Representação

( ) Reprodução de um modelo fornecido à criança ou não.
( ) Visam ao aprimoramento dos esquemas e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas condições para provocar a reflexão da criança.
( ) Capacidade de evocar um objeto na ausência deste, por meio da linguagem.
  • 3, 2, 1
  • 2, 3, 1
  • 1, 2, 3
  • 2, 1, 3

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Assinale com v as afirmativas verdadeiras e com f as falsas.
( ) Conhecimento não se reduz àquilo que o meio pode fornecer ao sujeito; o conhecimento é sempre muito mais rico, devido à possibilidade de as ações acrescentarem aos objetos elementos novos tirados das relações entre elas.
( ) Relativismo de Piaget é uma síntese do empirismo e do racionalismo, mas sua preocupação é com a razão.
( ) Ponto de vista empirista dá ênfase ao que é interno à criança; métodos que acompanham esta afirmação priorizam a questão subjetiva do sujeito.
( ) Brincar faz com que a criança reflita o mundo, possibilitando a reconstrução dos elementos do mundo que o cerca.

Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta.
  • V, V, V, F
  • V, V, F, V
  • F, V, V, F
  • V, F, V, F

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sabemos que a criança na faixa etária de 0 a 3 anos atravessa diferentes formas de organização de seu pensamento, e por volta dos 2 anos a capacidade de representação começa a aparecer. Neste período, o que ocorre com a linguagem?
  • Não exerce influência na for mação de conceitos, pois é comprovado que o surdo-mudo é capaz de desenvolver seus conceitos.
  • Os conceitos surgem muito antes do aparecimento da linguagem no desenvolvimento da criança, e por isso não estão relacionados.
  • Aparece na forma de vocábulos isolados, que representam uma transição gradativa da inteligência sensório-motora para a formação dos primeiros conceitos.
  • A criança, sem fazer uso da linguagem, é capaz de evocar objetos ausentes, e a linguagem vai ser importante por volta de 5 anos.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. As crianças, à medida que se desenvolvem, vão tomando consciência do mundo que as cerca, e isto acontece de forma diferente em cada fase do desenvolvimento. Sobre isso, é incorreto afirmar que:
  • as transformações que ocorrem em seu pensamento acontecem independentes do desenvolvimento da linguagem.
  • nos primeiros anos de vida, constroem conhecimentos práticos sobre a realidade mais próxima, relacionada à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas e cores, de movimentar-se no espaço e de manipular objetos.
  • as representações de mundo são associadas aos objetos com os quais elas se relacionam que se encontram em uma etapa inicial de desenvolvimento.
  • as crianças podem conhecer o mundo por meio de atividade física, afetiva, intelectual e mental, construindo relações subjetivas e individuais para os diferentes fenômenos e acontecimentos.
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...