sábado, janeiro 05, 2013

Prova N2 - Pós Psicopedagogia


INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Parte superior do formulário
1. QUE ELEMENTOS CONSTITUEM UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO?

  • Globalidade, totalidade e linearidade.
  • Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
  • Professores, alunos, funcionários e família.
  • Aprendizagem, avaliação e comunicação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. POR QUE É IMPORTANTE QUE SE REFLITA SOBRE A CONCEPÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR, QUANDO SE PENSA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

  • Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas.
  • Para não relacionar os problemas com as relações de poder.
  • Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
  • Para que não se criem mitos em relação ao conhecimento sistematizado.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. QUE FUNÇÕES PODEMOS IDENTIFICAR COMO SENDO EXPRESSIVAS?

  • Ritmo, lateralidade e regulação.
  • Coordenação visomotora e linguagem oral.
  • Sintaxe oral, orientação, análise e síntese.
  • Memória visual, regulação e closura visual.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. POR QUE O EDUCADOR NECESSITA CONHECER O FUNCIONAMENTO GRUPAL?

  • Porque o âmbito da psicopedagogia é no individual.
  • Para ter uma ação remediativa.
  • Para potencializar a ação pedagógica.
  • Para conhecer individualmente cada aluno.
Parte inferior do formulário

Luisa Danich
Pós Psicopedagogia
rumo ao último Módulo!!!!

23 comentários:

  1. Percebo que o Moodle ainda impera no mercado de sistemas de Ensino a Distância. Isto está claro para mim. Contudo apresento outro sistema, com custo acessível e totalmente adaptado a qualquer site GlobalEAD. Um sistema nacional, com gente de verdade atendendo o telefone, não um FAQ.

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2.0
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. Por que na Matriz do Pensamento Diagnóstico o contato com a história da instituição deve ser uma ação realizada no final do diagnóstico?

    A matriz diagnóstica é um aspecto irrelevante no diagnóstico.
    Somente porque vai facilitar o trabalho do psicopedagogo.
    No diagnóstico psicopedagógico institucional o foco é nas dificuldades de aprendizagem.
    Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente.correto
    2. Marque a alternativa que melhor explica o conceito de matriz diagnóstica.

    O conceito está relacionado com as causas históricas no diagnóstico psicopedagógico.
    É um instrumento formal que o psicopedagogo aplica para levantar dados quantitativos da instituição.
    É um instrumento conceitual capaz de representar distintos estados do objeto a ser investigado, sem perder a unicidade.correto
    Relaciona-se ao conceito de pertinência, pertença, cooperação e comunicação.
    3. Quais são as propriedades dos sistemas abertos que são importantes para a atuação do psicopedagogo na escola?

    A pertinência, a totalidade, a globalização e a pertinência.correto
    O estruturalismo, a interdisciplinaridade e a epistemologia genética.
    A teoria sistêmica, a teoria psicanalítica e a teoria neuropsicológica.
    A causalidade circular, a homeostase, a equifinalidade e a globalidade.
    4. Assinale a alternativa correta em relação à intervenção psicopedagógica na instituição educacional.

    Possibilita que o psicopedagogo use testes.
    Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
    Transforma a ação individual em grupal.correto
    Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sua colaboração.
    Faltou apenas as respostas.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  4. AQUI ESTÃO AS RESPOSTAS...INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA....
    1(Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente).correto

    2 (É um instrumento conceitual capaz de representar distintos estados do objeto a ser investigado, sem perder a unicidade).correto

    3 (A pertinência, a totalidade, a globalização e a pertinência).correto
    4 (Transforma a ação individual em grupal).correto

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
      1. Segundo Patto, o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos.


      Assinale a alternativa que explica esse pensamento.

      Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
      Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
      Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos.
      As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
      2. Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?

      É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
      É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
      É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
      Refere-se apenas à relação entre mãe e filho, não tem relação com a aprendizagem sistemática.
      3. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?

      São as possibilidades de análise do sintoma.
      É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
      É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
      São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica.
      4. Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?

      Pela necessidade de uma visão linear sobre a aprendizagem.
      Porque é a única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
      Porque é uma teoria que teve início na Biologia.
      Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.

      Excluir
    2. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
      1. Segundo Patto, o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos.


      Assinale a alternativa que explica esse pensamento.

      Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
      Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
      Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos.
      As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
      2. Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?

      É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
      É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
      É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
      Refere-se apenas à relação entre mãe e filho, não tem relação com a aprendizagem sistemática.
      3. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?

      São as possibilidades de análise do sintoma.
      É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
      É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
      São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica.
      4. Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?

      Pela necessidade de uma visão linear sobre a aprendizagem.
      Porque é a única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
      Porque é uma teoria que teve início na Biologia.
      Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.


      respostas......( 1-C) (2-D) (3-D) (4-D)

      Excluir
    3. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
      1. Segundo Patto, o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos.


      Assinale a alternativa que explica esse pensamento.

      Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
      Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
      Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos.
      As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
      2. Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?

      É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
      É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
      É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
      Refere-se apenas à relação entre mãe e filho, não tem relação com a aprendizagem sistemática.
      3. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?

      São as possibilidades de análise do sintoma.
      É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
      É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
      São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica.
      4. Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?

      Pela necessidade de uma visão linear sobre a aprendizagem.
      Porque é a única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
      Porque é uma teoria que teve início na Biologia.
      Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.




      respostas corretas.....1-c 2-d 3-d 4-d

      Excluir
  6. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?

    É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
    É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
    São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica. (CORRETO)
    São as possibilidades de análise do sintoma.

    2. O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo neurótico com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?

    O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.
    O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e este anula sua capacidade de pensar.
    O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu.(CORRETO)
    O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.

    3. O sintoma se caracteriza por ser um indicador manifesto de uma situação mais ampla.


    Escolha a afirmativa que relaciona esse pensamento com a necessidade de não se ter uma visão reducionista frente a dificuldades de aprendizagem.


    Os sintomas podem ser específicos ou gerais.
    Não há uma única explicação causal para os sintomas que parecem ser tão semelhantes. (CORRETO)
    O sintoma da dificuldade para a escrita sempre vai apresentar a mesma causa.
    Para se identificar um sintoma é necessário um processo de avaliação psicopedagógica.

    4. Marque a alternativa que melhor explica o conceito de matriz diagnóstica.

    É um instrumento formal que o psicopedagogo aplica para levantar dados quantitativos da instituição.
    É um instrumento conceitual capaz de representar distintos estados do objeto a ser investigado, sem perder a unicidade. (CORRETO)
    Relaciona-se ao conceito de pertinência, pertença, cooperação e comunicação.
    O conceito está relacionado com as causas históricas no diagnóstico psicopedagógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.) Na neuropsicologia, a aprendizagem é vista a partir de bases neuropsicologicas que são processos internos envolvidos no desenvolvimento humano. Assinale a afirmativa que contempla esses processos importantes para a aprendizagem:
      Correta: DISCRIMINAÇÃO, MEMÓRIA, ORIENTAÇÃO E MOTRICIDADE.

      2) Uma ação que predetermina um movimento, sendo que em uma atitude ativa alguém habilitado produz uma transformação: A que se refere esse conceito de Lopez?
      CORRETA: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DA ATITUDE OPERATIVA

      3) Segundo Fagali, a psicopedagogia institucional, dependendo da natureza da instituição pode contribuir em vários contextos. Quais são esses contextos?
      CORRETA: PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR: PRIORIZANDO DIFERENTES PROJETOS

      4) Escolha a afirmativa correta que explica como a neuropsicologia postula a concepção sobre o funcionamento cerebral
      CORRETA: SISTEMA ABERTO COM PLASTICIDADE FUNCIONAL QUE INTERAGE CONSTANTEMENTE COM O MEIO PARA UMA MELHOR ADAPTAÇÃO

      Excluir
  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?

    É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
    A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato. (Correta)
    É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
    Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
    2. Leia o texto abaixo:


    Alicia Fernández disponibiliza, quando se refere a relações entre ensinante e aprendente, um dispositivo de interpretação psicopedagógica dos vínculos que se estabelecem nessas relações. Assinale a alternativa que indica esses vínculos.

    Oral, anal, fálico e genital.
    Frágil, dependente e figurativo.
    Perverso, neurótico, psicótico e sadio. (correta)
    Cognitivo, relacional, funcional e estrutural.
    3. Qual a importância do diagnóstico psicopedagógico institucional, para a ação interventiva do psicopedagogo?

    Ele é responsável apenas por uma coleta de dados.
    O psicopedagogo precisa intervir apenas com os professores na instituição educacional.
    O diagnóstico leva o psicopedagogo a construir uma prática diferenciada, pois conhece melhor os sintomas. (correta)
    Para atuar somente no sintoma.
    4 - O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.
    Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?

    Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição. (correta)
    O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
    A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
    Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.

    ResponderExcluir
  8. 1. [QuestãoID 66905] Assinale a alternativa que contém as habilidades mentais superiores necessárias ao processo de aprendizagem.

    Funções receptivas, funções expressivas, regulação e memória.
    Hierarquia, organização e funções.
    Alfabetização, conhecimento e cognição.
    Nível silábico, alfabético e pré-silábico.

    2. [QuestãoID 66889] Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?

    É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
    É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
    A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.
    Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.

    3. [QuestãoID 66900] Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.

    Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
    O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global.
    O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
    O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.

    4. [QuestãoID 66899] Leia o texto abaixo:


    Das questões abaixo, assinale aquela que melhor explica por que é importante que se reflita sobre a concepção da queixa escolar, quando se pensa nas dificuldades de aprendizagem.


    Para que não se criem mitos em relação à aquisição do conhecimento sistematizado.
    Para que não se relacione as dificuldades de aprendizagem com as relações de poder.
    Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
    Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas

    ResponderExcluir
  9. 1. [QuestãoID 66905] Assinale a alternativa que contém as habilidades mentais superiores necessárias ao processo de aprendizagem.

    Funções receptivas, funções expressivas, regulação e memória. (CORRETA)
    Hierarquia, organização e funções.
    Alfabetização, conhecimento e cognição.
    Nível silábico, alfabético e pré-silábico.

    2. [QuestãoID 66889] Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?

    É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
    É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
    A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.(CORRETA)
    Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.

    3. [QuestãoID 66900] Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.

    Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
    O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global.(CORRETA)
    O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
    O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.

    4. [QuestãoID 66899] Leia o texto abaixo:


    Das questões abaixo, assinale aquela que melhor explica por que é importante que se reflita sobre a concepção da queixa escolar, quando se pensa nas dificuldades de aprendizagem.


    Para que não se criem mitos em relação à aquisição do conhecimento sistematizado. (CORRETA)
    Para que não se relacione as dificuldades de aprendizagem com as relações de poder.
    Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
    Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas

    ResponderExcluir
  10. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. [QuestãoID 75668] O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados para essa leitura?

    Instituição, cooperação, comunidade, sujeito, aprendizagem e tele.
    Pertença, tarefa, pertinência, mudança, implícito e latente.
    Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele. (Correta)
    Pertença, cooperação, tarefa, grupo, aprendizagem e sujeito.

    2. [QuestãoID 76040] O educador, na função de alfabetizador, considerando o enfoque da Neuropsicologia sobre o processo de aprendizagem, deve estabelecer atividades que desenvolvam os processos mentais envolvidos nessa aprendizagem.


    Marque a afirmativa que descreve atividades importantes para essa concepção.

    Utilizar-se de caderno de caligrafia para treino da escrita.
    Não fornecer informação, colocando o aluno diante de dificuldades.
    Utilizar-se de cartilhas que sugiram exercícios prontos para o aluno preencher.
    Utilizar-se de momentos lúdicos com as palavras, mudando letras e sílabas. (Correta)

    3. [QuestãoID 76044] As atividades lúdicas podem ser consideradas como uma "folga" para o sujeito que dela participa. Marque a alternativa que melhor justifica o termo "folga" na atividade lúdica.

    Há um relativo descompromisso com a realidade. (Correta)
    O sujeito faz análise de situações-problema.
    A atividade lúdica intervém em conteúdos intra e interpsíquicos.
    Há uma maior busca de solução.

    4. [QuestãoID 75658] Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a ampliação dessa ação para além da instituição educacional.

    A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição. (Correta)
    A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
    A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
    Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada com o funcionamento da instituição.

    ResponderExcluir
  11. oi boa noite alguem pode me tirar uma duvida

    ResponderExcluir
  12. oi boa noite alguem pode me tirar uma duvida

    ResponderExcluir
  13. O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de
    Matriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?

    a )
    A função materna não vai interferir na aprendizagem do sujeito, pois ele vai aprendendo, baseado
    em suas bases biológicas.

    b )
    Há uma transformação do nível biológico do sujeito, pois as condutas da mãe são fundamentais para
    a aprendizagem.

    c )
    As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram
    transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas
    relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.

    d )
    A matriz de aprendizagem só tem sua importância para as primeiras aprendizagens, pois com a evolução
    do sujeito esta não tem interferência em suas aprendizagens.


    ResponderExcluir
  14. qual a correta
    A queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada
    sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo, na escola,

    a )
    uma visão da queixa escolar que não está relacionada com a circularidade das relações na instituição
    educacional.

    b ) uma visão mais ampliada sobre a queixa, porém que não facilita sua intervenção no todo da instituição.
    c ) pouca flexibilidade para seu agir, pois não consegue perceber que realmente necessita de intervenção.
    d )
    compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua
    totalidade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...