quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Prova N2


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

1. Entre os diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?


  •  Legenda.
  •  Título.
  •  Fonte.
  •  Escala.

2. Entre os itens abaixo, indique aquele que melhor auxilia no trabalho com reduções ou ampliações de um espaço na construção do mapa.


  •  Título.
  •  Fonte.
  •  Legenda.
  •  Escala.

3. Sobre o espaço representado, podemos afirmar:


  •  seu conceito não oferece recurso no estudo das construções imaginárias.
  •  o lugar existe nele mesmo, sem auxílio de uma sociedade.
  •  o uso de representações é importante no estudo da Geografia.
  •  não é através da mente que construímos uma ideia de espaço.

4. Sobre a habilidade para o trabalho humano é correto afirmar:


  •  os Australopitecus, para sobreviverem, utilizaram sua capacidade de produzir e utilizar artefatos líticos.
  •  somente os Australopitecus conseguiram sobreviver à seleção natural imposta pelo ambiente.
  •  os Homo habilis tiveram o domínio do fogo e o conhecimento da fabricação de instrumentos.
  •  os Homo habilis utilizavam ossos como instrumento para escavar o solo em busca de raízes.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



1. A Geografia teve um grande desenvolvimento no século XV,



  • motivada por uma forte movimentação das atividades dos impérios europeus nos demais continentes da Terra. Assinale a alternativa que indica esse movimento.

  •  A navegação e o mercantilismo comercial.
  •  A Revolução Industrial europeia.
  •  O movimento reformista da Igreja.
  •  A ascensão do clero e da nobreza.

2. Entre os diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?


  •  Título.
  •  Legenda.
  •  Escala.
  •  Fonte.

3. Os estudos sobre os fenômenos geográficos internacionais ou globais são fortemente marcados por questões de âmbito geográfico.



  • Marque a alternativa que contém um desses temas de estudo.

  •  A cidade.
  •  O caminho casa-escola.
  •  O bairro.
  •  O efeito estufa.

4. Leia abaixo



  • Assinale a alternativa que indica um tema importante da geografia para a compreensão das relações de trabalho e poder econômico nas quais a criança está inserida.

  •  As forças naturais.
  •  O tipo familiar.
  •  O consumo.
  •  A localização.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

1. Leia abaixo



  • A educação das crianças para o exercício de seus direitos e deveres constitucionais como ser humano e social leva à construção de uma dimensão muito importante da formação das crianças e jovens. Indique a alternativa que representa essa dimensão.

  •  Cidadania.
  •  Postura progressista.
  •  Monotonia.
  •  Livre expressão.

2. Em qual dos temas transversais a geografia poderá contribuir com o estudo dos diferentes grupos sociais e com a formação da identidade da criança,



  • para que ela supere o individualismo e construa uma visão solidária das relações humanas?

  •  Trabalho e consumo.
  •  Ética e pluralidade cultural.
  •  Saúde e meio ambiente.
  •  Sexualidade.

3. Segundo Pierce "representâmen é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém."



  • Assinale a alternativa que indica o conceito tratado nessa reflexão do autor.

  •  Símbolo.
  •  Imagem.
  •  Signo.
  •  Semelhante.

4. Segue abaixo



  • Assinale a alternativa abaixo que indica o conceito que Castells utiliza para definir "o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados."

  •  Identidade.
  •  Alteridade.
  •  Comunidade.
  •  Complexidade.


_____________________________________________________________________________

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

1. Assinale a alternativa que indica a representação utilizada na orientação geográfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.


  •  Astrolábio.
  •  Sextante.
  •  Rosa dos ventos.
  •  Quadrante.

2. A realidade deve ser considerada para o estudo de Geografia e das noções espaciais?


  •  Não. A Geografia é vista ainda como uma matéria fechada: localizar e identificar para realizar uma prova.
  •  Sim. As crianças devem perceber que a realidade do ser humano está inserida no espaço, pois ele é um sujeito ativo que modifica a paisagem.
  •  Não. Os professores ainda não conseguiram assimilar a interatividade entre o estudo de Geografia com o cotidiano dos alunos.
  •  Sim. O espaço escolar auxilia no aprendizado do aluno, o professor explica e o aluno aprende.

3. Entre os fatores que proporcionaram a expulsão de milhares de famílias das regiões agrícolas, podemos destacar


  •  a Industrialização.
  •  a Criminalidade.
  •  a Favelização.
  •  as Monoculturas.

4. Entre os diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?


  •  Fonte.
  •  Título.
  •  Legenda.
  •  Escala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...