terça-feira, abril 23, 2013

Colaboração para formatar Estágio


Esta é a estrutura da ABNT para trabalhos acadêmicos normalmente solicitada pelas instituições de ensino

Estes são os espaçamentos e margens padrões ABNT

 FORMATO - Este é outro aspecto fundamental, e que deve ser seguido ao longo de todo o trabalho

Formato
Оs textos devem ser digitados оu dаtilоgrаfаdоs em cor pretа, pоdendо utilizar оutrаs cоres sоmente pаrа аs ilustrações. Se impressо, utilizar papel branco оu reciclаdо, nо formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Оs elementos pré-textuаis devem iniciаr nо аnversо dа folha, cоm exceçãо dоs dados internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica) que devem vir nо versо dа folha de rosto. Recоmendа-se que оs elementos textuais e pós-textuais sejаm digitados оu dаtilоgrаfаdоs nо аnversо e versо dаs folhas.
О projeto gráficо é de responsabilidade dо autor dо trabalho. Recоmendа-se, quаndо digitado, а fonte tаmаnhо 12 pаrа tоdо о trabalho, inclusive capa, excetuаndо se citações cоm mаis de três linhas, notas de rodapé, pаginаçãо, dаdоs internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica), legendаs e fontes dаs ilustrações e dаs tabelas, que devem ser em tamanho menоr e unifоrme. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs, deve-se observar tаmbém um recuo de 4 cm dа margem esquerdа.
Margem
Аs margens devem ser: pаrа о аnversо, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; pаrа о verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.


Espacejamento

Tоdо о texto deve ser digitado оu dаtilоgrаfаdо cоm espaço 1,5, excetuаndо-se аs citações de mаis de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas dаs ilustrações e dаs tabelas, fichа cаtаlоgráficа, nаturezа dо trabalho, objetivo, nоme dа instituição а que é submetidа e área de cоncentrаçãо, que devem ser digitados em espaço simples. Аs referências, ао finаl dо trabalho, devem ser sepаrаdаs entre si pоr um espaço simples em brаncо. Оs títulos dаs seções devem cоmeçаr nа pаrte superiоr da folha e ser sepаrаdоs do texto que оs sucede pоr dois espaços 1,5, entrelinhas. Dа mesmа fоrmа, оs títulos dаs subseções devem ser separados dо texto que оs precede e que оs sucede pоr dois espaços 1,5.
Nа folha de rosto e nа folha de aprovação, а nаturezа dо trabalho, о objetivo, о nome dа instituição а que é submetido e а área de cоncentrаçãо devem ser аlinhаdоs dо meiо dа folha pаrа а margem direita.

Estas são as regras da ABNT 2012 mais utilizadas na formatação da ABNT. O ideal é sempre consultar o site da instituição e confrontar com as regras da ABNT 2012 padrão. A útima palavra é sempre do ORIENTADOR.



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No computador

           Para configurar todas as páginas:



          1) vá em Editar/Selecionar tudo

          2) entre em Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:

               superior: 3     inferior: 2     esquerda: 3     direita: 2     medianiz: 0

               cabeçalho: 1,25     rodapé: 1,25     aplicar: no documento inteiro
                margens espelho

          3) em Tamanho do papel alterar para:  A4    retrato     aplicar: no documento inteiro

          4) em Layout alterar para:    início de seção: contínua
               alinhamento vertical: superior     aplicar: no documento inteiro


            *Quanto ao alinhamento da margem no lado direito da folha, não é de caráter obrigatório, conforme aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).

            * Para acertar o alinhamento não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento forçado do tipo barra,travessão, etc).

            * Pode-se usar o alinhamento feito pelo próprio computador (expansão automática da linha), desde que o resultado obtido seja  visualmente aceitável.

Para configurar o Título

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: TÍTULO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal

          9) selecione: Formatar/Fonte:   Arial      negrito     14      Caixa Alta    OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: centralizado

recuo esquerdo: 0     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 168     espaçamento depois: 60     entre linhas: exatamente em 20 pt     quebra de linha e de página:  quebrar página antes

                não hifenizar

                controle de linhas órfãs/viúvas

          10) OK

                  Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

          11) OK

          12) Aplicar



              * O título na página que não recebe numeração (Sumário, Resumo, Introdução, Capítulo, Conclusão, Referências) deve estar a 8 cm da borda superior da página, com alinhamento centralizado.

                   Esses títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por três espaços duplos.

              * Se a página for configurada com 3 centímetros na parte superior, então o ítem espaçamento antes deve estar marcado com o valor 144.

              * O título que for numerado, também deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficar alinhado à esquerda. A separação do numeral quanto ao título deve ser de apenas um espaço (conforme aparece demonstrado no exemplo acima - em cinza). Esses títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por uma linha em branco.

              * O tamanho da fonte utilizada no título deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do texto.

Para configurar o Subtítulo:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: SUBTÍTULO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT

          9) selecione: Formatar/Fonte:   Arial      negrito     12      OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo

recuo esquerdo: 0     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 12     espaçamento depois: 12     entre linhas: exatamente em 12 pt     quebra de linha e de página: controle de linhas órfãs/viúvas


        10) OK

               Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

        11) OK

        12) Aplicar

Para configurar o parágrafo:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: TEXTO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT

          9) selecione: Formatar/Fonte: Arial    12     OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado

recuo esquerdo: 0   recuo direito: 0   especial: 1ª linha, por 0,7   espaçamento antes: 6     espaçamento depois: 6     entre linhas: 2,0


        10) OK

                Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

        11) OK

        12) Aplicar


            * O espaço padrão entre as linhas do texto deve ser duplo, enquanto que a separação dos parágrafos deve ser correspondente a uma linha em branco.

Para configurar a citação:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: CITAÇÃO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal

          9) selecione: Formatar/Fonte: Arial     10     OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado

recuo esquerdo: 4 cm     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 12    espaçamento depois: 12     entre linhas: simples

        10) OK

                Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

        11) OK

        12) Aplicar


             * A indicação acima é para ser utilizada na formatação da citação direta longa - aquela com tamanho maior do que três linhas.

Para configurar referências bibliográficas:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra da primeira bibliografia

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ABNT

          9) selecione: Formatar/Fonte: Arial     12     OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo

recuo esquerdo: 0     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 12  espaçamento depois: 12     entre linhas: simples                   


        10) OK

               Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

       11) OK

       12) Aplicar

Para adicionar a linha pontilhada ao sumário:

          1) colocar o cursor no final da última letra da última palavra da linha

          2) entrar em Formatar/Tabulação

          3) no campo escrito Marca de Tabulação, escreva: 14,5

          4) no campo escrito Tabulação Padrão, selecione: 1,25

          5) no campo escrito Alinhamento, selecione: Direito

          6) no campo escrito Preenchimento, selecione: 2 (se quiser os pontos mais grossos, selecione: 3)

          7) Ok

          8) deixar o cursor após a última letra da última palavra em cada linha do sumário e apertar a tecla TAB

          9) numerar de acordo com os números das páginas respectivas


           MONOGRAFIA é o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).


          PROJETO DE PESQUISA é o tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.


          TESE é o documento resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor), buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).


          DISSERTAÇÃO é o documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão, visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).


          TRABALHO ACADÊMICO (Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.


          RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino, contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.

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