sábado, abril 13, 2013

Docência no Ensino Superior EAD na UNICID


PROVA N1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


1 ) Que tipos de instrumento permitiram que o ser humano atuasse sobre o meio?
A) Materiais.
B) Materiais e simbólicos.
C) Simbólicos.
D) Musicais.

2 ) Podemos dizer que o que distingue o movimento de um gesto e o som de uma palavra é:
A) o cérebro organizado.
B) a interpretação dada pelo adulto.
C) a cultura nativa.
D) o significado apropriado pela criança.

3 ) A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico do estágio chamado:
A) operatório-formal.
B) operatório-concreto.
C) sensório-motor.
D) pré-operatório.

4 ) É característica do estágio do personalismo para Wallon:
A) relação materno-infantil.
B) andar e falar.
C) predominância cognitiva.
D) formação da personalidade.


5 ) Qual o termo usado na Psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si (eu) e que ajuda a não agir pelos impulsos?
A) Alter ego.
B) Id.
C) Superego.
D) Ego.

6 ) São considerados mecanismos de defesa:
A) complexo de Édipo e castração.
B) negação, projeção e deslocamento.
C) id, ego e superego.
D) inconsciente, pré-consciente e consciente.


7 ) Ao discutir a formação da consciência humana, Vygotsky apropria-se das ideias  de Marx e Engels, pelas quais:

A) a consciência e o modo de vida são categorias que se formam de modo independente uma da outra.
B) a consciência seria determinada pelo modo de vida concreto dos sujeitos.

C) o homem é possuidor de uma essência humana responsável pela formação da consciência.
D) a consciência determina o modo de vida dos sujeitos.

8 ) Ao tratar da questão da significação, Vygotsky afirma que nos primeiros meses de vida:
A) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
B) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.
C) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
D) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.


9 ) O método clínico de Piaget baseia-se no seguinte princípio metodológico:
A) interrogar a respeito do que parece óbvio.
B) dar alternativas e pedir que a criança escolha a certa.
C) deixar que a criança se expresse para em seguida corrigir os seus erros.
D) interrogar sobre os conteúdos que as crianças viram na escola ou com familiares.


10 ) A reversibilidade é marca da transição entre os períodos:
A) operacional-concreto e formal.
B) pré-operatório e operatório-concreto.
C) de reflexos e sensório-motor.
D) infância e adolescência.

11 ) Na teoria piagetiana, o conceito de equilibração é:
A) um processo necessário para o equilíbrio motor.
B) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
C) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida.
D) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.


12 ) Sobre a vida de Henri Wallon, podemos afirmar que ele
A) foi biólogo e seu interesse por aspectos psicológicos do desenvolvimento humano ocorreu somente nos últimos dez anos de carreira.
B) demonstrava pouco comprometimento político, pois acreditava que esse aspecto pouco influenciaria sua profissão.
C) morou em Paris por toda vida e teve uma trajetória marcada por intensa atividade política e intelectual.
D) morou em vários lugares do mundo, o que lhe proporcionou uma rica bagagem cultural.

13) Entre as questões epistemológicas que fundamentam a obra de Wallon, podemos destacar:

A) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
B) os pressupostos fundamentais na medicina.
C) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
D) a forte presença do materialismo dialético.


14 ) A teoria de Wallon é dividida nos seguintes estágios:
A) sensório-motor projetivo, estágio do personalismo e operatório formal.
B) estágio impulsivo emocional, pré-operatório, estágio categorial e operatório formal.
C) impulsivo emocional, sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, categorial e estágio da puberdade e da adolescência.
D) sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

15 ) Assinale a ordem exata de ocorrência dos instintos humanos.
A) Fase oral, fase anal, fase genital, latência e fálica.
B) Fase anal, fase oral, fase fálica, latência e genital.
C) Fase oral, fase anal, latência, fase fálica e genital.
D) Fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genital.

16 ) Leia abaixo:

A frase "É um ser que precisa ser trabalhado no sentido de fazer com que ele reprima suas pulsões relacionadas à sexualidade, para que elas possam vir a ser modeladas para os fins sociais que representam." refere-se:

A) ao educando.
B) aos professores.
C) aos pais.
D) à sociedade.

13 comentários:

  1. Obrigada!

    Vou estudar por este prova também!

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. São inteligências múltiplas:

    (2) musical, emocional e motora.
    (4) extrassensorial, musical e imaginativa.
    (1) musical, espacial e linguística. ( correta)
    (3) motora, interpessoal e emocional.

    2. Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?

    Tornar os professores mais inteligentes enquanto profissionais.
    Ajuda a entender o que é cognição, mas não se aplica à escola.
    O aprendizado sobre a lógica infantil.
    A possibilidade de analisar as potencialidades e as fraquezas dos alunos e dimensionar os desafios e as tarefas cognitivas que eles podem enfrentar. ( correta)

    3. O método clínico de Piaget baseia-se no seguinte princípio metodológico:

    (4) dar alternativas e pedir que a criança escolha a certa.
    (1) interrogar a respeito do que parece óbvio. ( correta)
    (3) deixar que a criança se expresse para em seguida corrigir os seus erros.
    (2) interrogar sobre os conteúdos que as crianças viram na escola ou com familiares.

    4. Como ocorre o processo de produção de significados?

    (2) O significado é construído na interação social. (correta)
    (3) O processo de construção de significados está preso em um primeiro plano ao individual e em um segundo plano ao social.
    (1) O significado é construído pelo próprio sujeito.
    (4) O significado é algo predeterminado e independe do sujeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
  3. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. [QuestãoID 68650] Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon:


    (2) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.
    (1) não considera aspecto relevante, pois não existem princípios básicos que possam fundamentar essa discussão.
    (3) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança.
    (4) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo.
    2. [QuestãoID 68647] Segundo Piaget, o conhecimento:


    resulta das ações e interações do sujeito no ambiente em que vive.
    é construído exclusivamente a partir de processos totalmente herdados de outras gerações.
    pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo).
    pode ser concebido como resultado do registro de percepções e informações (empirismo).
    3. [QuestãoID 68668] Na visão inatista, como surgem as características humanas?


    Por aspectos ambientais, as questões biológicas têm pouca influência no desenvolvimento.
    Meio social e biológico se influenciam mutuamente no processo de desenvolvimento.
    Por aspectos corporais e neurológicos, fundamentados no caráter organicista.
    Os estímulos presentes no ambiente seriam responsáveis pelo desenvolvimento.
    4. [QuestãoID 68641] Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que:


    (4) a construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento de certas características do organismo.
    (1) é uma construção espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor de saberes socialmente relevantes e a criança.
    (3) é uma associação entre construção espontânea e trocas com sujeitos mais experientes.
    (2) não é uma atividade espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor dos saberes socialmente relevantes e a criança.
    Related Searches
    ?Wireless Internet Service
    EAD Plataforma
    Plataforma Moodle
    EAD EAD
    Moodle
    Plataforma EAD
    Cheap Cruises
    Low Cost Health Insurance
    Last Minute Cruise Deals
    Direct Tv OffersDeal Keeper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá me desculpe a demora.
      Muito obrigada por sua colaboração, sejam sempre bem vindo.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  4. Resultado final : 4.0

    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. [QuestãoID 68648] Sobre a vida de Henri Wallon, podemos afirmar que ele:


    (4) foi biólogo e seu interesse por aspectos psicológicos do desenvolvimento humano ocorreu somente nos últimos dez anos de carreira.
    (2) morou em vários lugares do mundo, o que lhe proporcionou uma rica bagagem cultural.
    (1) demonstrava pouco comprometimento político, pois acreditava que esse aspecto pouco influenciaria sua profissão.
    (3) morou em Paris por toda vida e teve uma trajetória marcada por intensa atividade política e intelectual.CERTA
    2. [QuestãoID 68639] O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se:


    à distância entre o nível de desenvolvimento próximo e o real.CERTA
    a três níveis de desenvolvimento: o próximo, o real e a distância entre os dois.
    a dois níveis de desenvolvimento: o próximo e o real.
    a conhecimentos que não podem ser apropriados pelos sujeitos, pois esses conhecimentos se encontram muito distantes de tais sujeitos.
    3. [QuestãoID 68642] O método clínico de Piaget baseia-se no seguinte princípio metodológico:


    (3) deixar que a criança se expresse para em seguida corrigir os seus erros.
    (2) interrogar sobre os conteúdos que as crianças viram na escola ou com familiares.
    (1) interrogar a respeito do que parece óbvio.CERTA
    (4) dar alternativas e pedir que a criança escolha a certa.
    4. [QuestãoID 68663] São grupos de pesquisadores das ciências cognitivas:


    (2) médicos e bioquímicos.
    (4) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.CERTA
    (1) anatomistas e fisiologistas.
    (3) psicanalistas e fenomenologistas.

    ResponderExcluir


  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. [QuestãoID 68659] Por qual motivo Freud via uma impossibilidade no ato de educar?


    (2) Por causa do conflito de desejos professor/aluno.
    (3) Por causa do poder cultural.
    (1) Por causa do inconsciente pulsional do professor.
    (4) Por causa da insatisfação canalizada.
    2. [QuestãoID 68669] Qual é a contribuição mais importante da Psicologia do Desenvolvimento?


    O aprofundamento no estudo das habilidades motoras do aluno.
    Alertar para a necessidade do professor conhecer a orientação educativa da escola.
    O conhecimento do processo constitutivo da condição humana.
    A metodologia da investigação em educação com alunos de camadas populares.
    3. [QuestãoID 68642] O método clínico de Piaget baseia-se no seguinte princípio metodológico:


    (4) dar alternativas e pedir que a criança escolha a certa.
    (1) interrogar a respeito do que parece óbvio.
    (2) interrogar sobre os conteúdos que as crianças viram na escola ou com familiares.
    (3) deixar que a criança se expresse para em seguida corrigir os seus erros.
    4. [QuestãoID 68638] Como ocorre o processo de produção de significados?


    (3) O processo de construção de significados está preso em um primeiro plano ao individual e em um segundo plano ao social.
    (1) O significado é construído pelo próprio sujeito.
    (4) O significado é algo predeterminado e independe do sujeito.
    (2) O significado é construído na interação social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (3) Resposta: O significado é construído na interação social

      Excluir
  6. 3. [QuestãoID 68650] Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon:

    não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

    2 acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. CERTA

    não considera aspecto relevante, pois não existem princípios básicos que possam fundamentar essa discussão.

    diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá me desculpe a demora.
      Muito obrigada por sua colaboração, sejam sempre bem vinda.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...