sábado, abril 13, 2013

Docência no Ensino Superior EAD na UNICID


PROVA N1 - METODOLOGIA CIENTÍFICA
1 ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a:
A) qualitativa.
B) indutiva.
C) quantitativa.
D) explicativa.

2 ) Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?
A) Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.
B) Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
C) Transformação dos sujeitos sociais.
D) Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.

3 ) A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta:
A) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
B) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
C) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
D) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.

4 ) Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?
A) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas,  cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
B) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
C) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.
D) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.

5 ) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?

A) Na apresentação de informações completas do texto.
B) Na transcrição literal do texto lido.
C) Na apresentação interpretada do texto lido.
D) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

6 ) Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?
A) Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.
B) Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.
C) Primeiro as tabelas, depois os gráficos sequenciados.
D) Primeiro os dados, depois as análises e interpretações.


7 ) Em um trabalho científico, os dados coletados são organizados e apresentados em forma de:

A) sumário e corpo do trabalho.
B) referências e citações.
C) fichas de leitura.
D) texto, tabelas ou gráficos.

8 ) Quais são as três principais dimensões da pesquisa em ciências humanas e sociais?
A) A relação teoria-prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.
B) As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador.
C) A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.
D) As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.


9 ) Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:
A) trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
B) monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
C) trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
D) monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.

10 ) Como técnica para a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é
A) dialógico e aceito pela comunidade.
B) dialógico e decidido coletivamente.
C) participativo e pré-estruturado.
D) aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.


11 ) As fases sequenciais do processo de pesquisa são:

A) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.
B) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
C) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
D) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.


12 ) A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:

A) introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.

B) introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
C) interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
D) introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão.

13 ) No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?

A) Na transcrição literal do texto lido.
B) Na apresentação interpretada do texto lido.
C) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
D) Na apresentação das informações completas sobre um texto.

14 ) Na introdução de uma monografia, encontramos:

A) contexto histórico do problema, interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.
B) revisão bibliográfica do assunto, apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.
C) revisão bibliográfica do tema, formulação do problema, apresentação dos resultados.
D) revisão bibliográfica do assunto e do tema, objetivos e hipóteses.

15 ) Leia abaixo:
"Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de industrialização no Brasil": esse enunciado, em um projeto de pesquisa, refere-se:

A) ao tema.
B) ao problema.
C) à metodologia.
D) à justificativa.

16 ) Leia abaixo:
Resumo: As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados e novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Portanto, a presente investigação direciona-se pelas seguintes questões: Quais são as possibilidades
educativas na/da internet? Que saberes são mobilizados pelos professores no uso a internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa
com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de
professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltadas para o uso da internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002. No resumo apresentado, qual o tema da pesquisa realizada?
A) Novas tecnologias no ensino.
B) Práticas educativas.
C) Possibilidades e limitações da prática educativa.
D) Internet.


13 comentários:

  1. ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a
    A ) quantitativa.
    B ) qualitativa.
    C ) indutiva.
    D ) explicativa.

    2 ) As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são
    A ) relevância social e científica.
    B ) rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.
    C ) relevância científica e demonstração de verdades.
    D ) rigor científico e descrição da realidade.

    3 ) A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta
    A ) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
    B ) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
    C ) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos
    D ) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.

    4 ) Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?
    A ) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
    B ) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    C ) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.
    D ) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.

    5 ) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?
    A ) Na transcrição literal do texto lido.
    B ) Na apresentação de informações completas do texto.
    C ) Na apresentação interpretada do texto lido.
    D ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

    6 ) Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?
    A ) Primeiro os dados, depois as análises e interpretações.
    B ) Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.
    C ) Primeiro as tabelas, depois os gráficos seqüenciados.
    D ) Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.





    7 ) Pesquisa é
    A ) um mecanismo de transformação do mundo.
    B ) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
    C ) a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    D ) um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.


    ResponderExcluir
  2. 9 ) As fases sequenciais do processo de pesquisa são
    A ) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
    B ) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.
    C ) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
    D ) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.

    10 ) No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?
    A ) Na apresentação das informações completas sobre um texto.
    B ) Na transcrição literal do texto lido.
    C ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    D ) Na apresentação interpretada do texto lido.

    11 ) Leia abaixo:
    "Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de
    industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se
    A ) ao problema.
    B ) à metodologia.
    C ) à justificativa.
    D ) ao tema.

    12 ) Leia abaixo:
    Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e
    produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada
    indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".
    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?
    A ) Citação indireta.
    B ) Citação direta.
    C ) Apud.
    D ) Referência.

    ResponderExcluir
  3. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
    1. No Brasil o Ensino Superior teve um crescimento vertiginoso:

    A) a partir da última década do século XX. (CORRETO)
    B) no início do século XIX, com a vinda da família real.
    C) na década de 1930, com a criação do MEC.
    D) no período militar, a partir de 1964.

    2. Aprendizagem procedimental diz respeito ao:

    A)saber-ser.
    B)saber individual.
    C)saber.
    D)saber-fazer. (CORRETO)

    3. Leia o texto abaixo:


    Leia com atenção o trecho abaixo, de Philippe Perrenoud, e assinale a alternativa que se refere ao trato das diferenças entre sujeitos no processo educativo.

    "As diferenças entre alunos? Não as respeito, considero-as”: essa fórmula pode chocar aqueles que confundem respeito às pessoas e não intervenção. "Respeitar", diz o dicionário [...], é "não atacar, considerar como digno de ser conservado, preservado; não destruir, não modificar". O simples respeito às diferenças, por mais humano que seja, poderia levar aos mesmos impasses da desigualdade, da indiferença às diferenças, e transformá-los em desigualdade de aprendizagem e de êxito escolares.


    A)A atitude de não intervir sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos se revela boa e correta porque assim se demonstra o respeito que se tem pelo indivíduo da maneira como ele é.
    B)Considerar as diferenças é diferente de respeitá-las. Considerar é levar em conta que os indivíduos são diferentes, mas nem por isso deixar de intervir sobre suas dificuldades. (CORRETO)
    C)Respeitar as diferenças é tolerar todos os indivíduos que destoam de um grupo, é ser paciente com eles porque é justamente isso que se espera tanto da educação como dos educadores.
    D)A melhor atitude é a de deixar que se mantenha a desigualdade que possa haver no interior da turma já que interferir sobre essa desigualdade pode prejudicar a autoestima do aluno.

    4. A metodologia da situação-problema, que se sustenta na pedagogia do problema, tem como princípio, entre outros,

    A)o desenvolvimento do raciocínio matemático.
    B)o ensino de operações matemáticas.
    C)a valorização de respostas certas, verdadeiras e inquestionáveis.
    D)a exposição a situações de resolução de problemas, durante todo o processo de formação.(CORRETO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUESTÃO 05
      Segundo Maria Luiza Belloni (1998), a escola pós-moderna caracteriza-se como:

      A) uma agência entre várias especializadas na produção e disseminação da cultura, que concorre com outras mídias, perdendo terreno no processo de socialização e que precisa cumprir a promessa educativa moderna.
      B) uma instituição pública, mantida pelo Estado, cuja função é socializar as novas gerações, formando cidadãos participativos e autônomos, respeitadores das instituições privadas e do Estado.
      C) uma agência exclusiva de produção e disseminação da cultura, que concorre com outras mídias no processo de socialização, que é função compartilhada, e que se opõe à promessa educativa moderna.
      D) uma instituição pública e agência, regulada pelo Estado, cuja função é socializar as novas gerações, formando cidadãos emancipados e autônomos, respeitadores das instituições privadas e do Estado.

      QUESTÃO 06
      Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma estratégia apontada por Maria Luiza Belloni (1998) para que a escola pós-moderna cumpra sua função.

      A) O professor deverá assumir seu novo papel de promotor da aprendizagem multimidiática, de disseminador do conhecimento informatizado, para isso, deverá adaptar seus conhecimentos e metodologias ao mundo tecnicizado e ensinar o aluno que o conhecimento tecnológico precisa ser prioridade em sua vida estudantil.
      B) A escola deverá integrar as novas tecnologias de comunicação de modo eficiente e crítico, mostrando-se capaz de colocar as tecnologias a serviço do sujeito da educação e não a educação a serviço das exigências do mercado de trabalho.
      42
      Material Gratuito – extraído de várias fontes. Objetivo: orientar os estudantes do Curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior.
      C) A escola deverá constituir-se em um espaço de mediação entre a criança e o meio ambiente tecnificado e repleto de máquinas que lidam com a mente e o imaginário, permitindo ao aluno a apropriação crítica e ativa das novas tecnologias.
      D) É preciso equipar laboratórios e criar midiatecas, possibilitando aos estudantes a operação dos equipamentos e o contato com materiais pedagógicos em suportes tecnológicos.

      QUESTÃO 07
      O que podemos entender por Docência?

      A) É apenas o ato de ministrar aulas dentro de uma instituição escolar.
      B) É toda atividade educativa desenvolvida em espaços escolares e não escolares.
      C) São atividades desenvolvidas somente no ensino superior pelos professores em estabelecimentos públicos e privados.
      D) É a arte de dar aula em instituições superiores próprias para este fim.

      QUESTÃO 08
      “o ensino-aprendizagem perpassa situações contextualizadas e contextualizantes de uma educação nascida na vida e nela centrada” (COSTA).
      Marque a alternativa que explica a frase.

      A) O professor precisa se conscientizar de que precisa ter uma formação contextualizada e que esteja dialogando com as mudanças que estão em sua volta.
      B) O professor precisa passar situações para o aluno que façam parte do seu contexto real para que estas situações sejam reais para eles.
      C) A educação nascida na vida e nela centrada, para que possa ser contextualizada torna-se necessário que trabalhe as vivencias do aluno.
      D) Costa defende que mesmo para o aluno do ensino superior é necessário que o professor contextualize as disciplinas.

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 34570] No Brasil o Ensino Superior teve um crescimento vertiginoso

    no início do século XIX, com a vinda da família real.
    no período militar, a partir de 1964.
    a partir da última década do século XX.- CORRETA
    na década de 1930, com a criação do MEC.
    2. [QuestãoID 34593] O desenvolvimento de projetos incentiva

    o diálogo entre as áreas do conhecimento. - CORRETA
    a aprendizagem individualizada.
    o apego à especialidade.
    a memorização de conteúdos significativos.
    3. [QuestãoID 34583] Leia abaixo:


    A escola, considerada como local em que os indivíduos se agrupam e se mobilizam em torno de objetivos comuns - e portanto interagem, refletem e tomam decisões - identifica-se com o âmbito

    pedagógico.
    antropológico. - CORRETA
    didático.
    político.
    4. [QuestãoID 34587] Os conteúdos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem estão classificados segundo a Tipologia dos Conteúdos, que os define como conteúdos

    conceituais, atitudinais e procedimentais. - CORRETA
    fatuais, mentais e atitudinais.
    experienciais, atitudinais e procedimentais.
    conceituais, atitudinais e cognitivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUESTÃO 05
      Segundo Maria Luiza Belloni (1998), a escola pós-moderna caracteriza-se como:
      A) uma agência entre várias especializadas na produção e disseminação da cultura, que
      concorre com outras mídias, perdendo terreno no processo de socialização e que precisa
      cumprir a promessa educativa moderna.
      B) uma instituição pública, mantida pelo Estado, cuja função é socializar as novas gerações,
      formando cidadãos participativos e autônomos, respeitadores das instituições privadas e do
      Estado.
      C) uma agência exclusiva de produção e disseminação da cultura, que concorre com outras
      mídias no processo de socialização, que é função compartilhada, e que se opõe à promessa
      educativa moderna.
      D) uma instituição pública e agência, regulada pelo Estado, cuja função é socializar as novas
      gerações, formando cidadãos emancipados e autônomos, respeitadores das instituições
      privadas e do Estado.
      QUESTÃO 06
      Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma estratégia apontada por Maria Luiza Belloni
      (1998) para que a escola pós-moderna cumpra sua função.
      A) O professor deverá assumir seu novo papel de promotor da aprendizagem multimidiática,
      de disseminador do conhecimento informatizado, para isso, deverá adaptar seus
      conhecimentos e metodologias ao mundo tecnicizado e ensinar o aluno que o conhecimento
      tecnológico precisa ser prioridade em sua vida estudantil.
      B) A escola deverá integrar as novas tecnologias de comunicação de modo eficiente e crítico,
      mostrando-se capaz de colocar as tecnologias a serviço do sujeito da educação e não a
      educação a serviço das exigências do mercado de trabalho.
      42
      Material Gratuito – extraído de várias fontes. Objetivo: orientar os estudantes do Curso de Pós-Graduação
      em Docência do Ensino Superior.
      C) A escola deverá constituir-se em um espaço de mediação entre a criança e o meio
      ambiente tecnificado e repleto de máquinas que lidam com a mente e o imaginário,
      permitindo ao aluno a apropriação crítica e ativa das novas tecnologias.
      D) É preciso equipar laboratórios e criar midiatecas, possibilitando aos estudantes a
      operação dos equipamentos e o contato com materiais pedagógicos em suportes
      tecnológicos.
      QUESTÃO 07
      O que podemos entender por Docência?
      A) É apenas o ato de ministrar aulas dentro de uma instituição escolar.
      B) É toda atividade educativa desenvolvida em espaços escolares e não escolares.
      C) São atividades desenvolvidas somente no ensino superior pelos professores em
      estabelecimentos públicos e privados.
      D) É a arte de dar aula em instituições superiores próprias para este fim.
      QUESTÃO 08
      “o ensino-aprendizagem perpassa situações contextualizadas e contextualizantes de uma
      educação nascida na vida e nela centrada” (COSTA).
      Marque a alternativa que explica a frase.
      A) O professor precisa se conscientizar de que precisa ter uma formação contextualizada e
      que esteja dialogando com as mudanças que estão em sua volta.
      B) O professor precisa passar situações para o aluno que façam parte do seu contexto real
      para que estas situações sejam reais para eles.
      C) A educação nascida na vida e nela centrada, para que possa ser contextualizada torna-se
      necessário que trabalhe as vivencias do aluno.
      D) Costa defende que mesmo para o aluno do ensino superior é necessário que o professor
      contextualize as disciplinas.

      Excluir
    2. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...