sábado, abril 13, 2013

Prova N2



PROFISSÃO DOCENTE

1. A ação reflexiva envolve


  •  intuição e emoção.
  •  uma prática iluminada.
  •  técnicas ensinadas ao professor.
  •  a capacidade de experimentar.

2. Atualmente, a formação docente


  •  deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
  •  não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.
  •  supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação contínua.
  •  não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.

3. É correto afirmar que


  •  o Brasil possui uma cultura escolar elitista, uma herança que vem desde o Império.
  •  temos um excesso de visão estratégica, com uma educação burocratizada e ineficaz.
  •  sempre tivemos, desde os tempos coloniais, uma educação eminentemente popular.
  •  a educação (principalmente a popular) sempre foi prioridade no orçamento público.

4. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?


  •  Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
  •  Preparação para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos objetos de ensino.
  •  Ausência de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do curso de graduação.
  •  Formação prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de diferentes linguagens.

PROFISSÃO DOCENTE

1. Leia o texto abaixo:



  • A construção da identidade do profissional docente possui dois aspectos que devem ser levados em consideração ao se reavaliar sua função na sociedade, sendo necessário

  •  ignorar o aspecto externo, ou seja, o que o conjunto da sociedade pensa sobre o profissional docente.
  •  ignorar o aspecto interno (o cotidiano escolar) e o imaginário do professorado sobre sua própria profissão.
  •  não discutir a identidade do profissional docente, o que atrasaria a luta por melhores condições de trabalho.
  •  relacionar os aspectos externo e interno, pois só assim teremos a total dimensão da identidade docente.

2. Para José Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa


  •  uma dinâmica que procura romper com a tradição.
  •  implementar políticas de valorização do magistério.
  •  compromisso com um projeto político democrático.
  •  criação de um código ou princípio ético universal.

3. De acordo com o modelo de racionalidade prática, o professor é considerado um profissional


  •  para quem a prática é mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos.
  •  que deve dominar a área de conhecimento específico.
  •  autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica.
  •  que não precisa se preocupar com as questões sociais.

4. Observe o texto abaixo:



  • "[...] todos os investimentos que um grupo deve fazer ao longo do tempo, todo o trabalho necessário para dar a cada membro do grupo - quer se trate de família ou de nação - o sentimento de unidade, de continuidade e de coerência" (Michael Pollak).

    Essa explicação está relacionada ao conceito de

  •  identidade coletiva.
  •  democracia.
  •  anomia.
  •  exterioridade.

1. Para José Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa


  •  uma dinâmica que procura romper com a tradição.
  •  compromisso com um projeto político democrático. CORRETA
  •  implementar políticas de valorização do magistério.
  •  criação de um código ou princípio ético universal.

2. As reformas pombalinas foram responsáveis, entre outras coisas,


  •  pelo processo de independência do Brasil, com a educação passando a ser patrocinada pelo Estado.
  •  pelo primeiro movimento em direção a uma educação laica, patrocinada e controlada pelo Estado. CORRETA
  •  pela inserção do Brasil no mundo capitalista, por meio da industrialização em massa, no século XIX.
  •  pela vinda dos jesuítas ao Brasil, que passaram a ser os responsáveis pela educação na colônia.

3. A formação de um professor pesquisador encontra-se ligada ao desejo de transformação e de reconstrução social, em uma prática


  •  pensada de maneira contextualizada. CORRETA
  •  pautada em métodos de ensino.
  •  pensada apenas para a sala de aula.
  •  pensada a partir das inteligências múltiplas.

4. O processo de socialização


  •  é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
  •  é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
  •  é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.
  •  constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional. CORRETA

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