quarta-feira, junho 19, 2013

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


1. Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a frase que o explica resumidamente.


"Parece-nos que a grande barreira ainda tem sido a falta de tradição que acomete a maioria dos educadores em procurar recursos visando desenvolver de forma mais abrangente seu fazer profissional e ou atualizar-se no exercício da profissão. Às vezes, pela própria dificuldade relativa aos baixos salários, em outras, às atividades escolares estressantes do cotidiano profissional, levam o educador a assumir um discurso presente no social, uma postura derrotista onde pensa que nada vai dar certo, que não adianta investir."


Parece-nos que a grande barreira ainda está em colocar alunos com deficiências nas escolas de ensino regular.

Parece-nos que a grande barreira ainda são as famílias que não aceitam seus filhos.

(CORRETA)Parece-nos que a grande barreira ainda está na pouca atualização do professor que o impede de ter uma visão mais crítica sobre as possibilidades de fazer diferente.
Parece-nos que a grande barreira ainda é o governo que não dá condições para que o professor pense diferente.

2. Segundo Stainback, a fase da exclusão corresponde à

acolhida a pessoa com deficiência na sociedade e escola dando direitos iguais.
(CORRETA)indignação da educação escolar.
mesma da inclusão.
mesma da integração.

3. No processo do luto pelo filho desejado é comum que os pais

convivam com a dor de ter um filho com deficiência, sem sofrimento.
fiquem calmos e não tenham sentimentos de angústia.
fiquem numa atmosfera de conforto e sem conflito.
(CORRETA)sofram a perda da criança desejada, esperada, que não veio e aos poucos se adaptem à situação.

4. Como a escola de ensino regular deve se organizar para receber a criança com deficiência intelectual?


I. Buscar conhecer a deficiência intelectual, observar as particularidades de cada aluno como singular, oferecer um ambiente estimulante, preocupar-se com a qualidade da mediação oferecida, fazer as adaptações necessárias, manter relações afetivas, e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.
II. Pensar em não prejudicar os demais alunos, não optando por adaptações curriculares, pois as normas devem ser iguais. O professor decide quando o aluno não está acompanhando, para que ele repita a série.
III. Estabelecer as normas que o aluno deverá seguir, entender que o tempo de resposta a estímulos desse aluno é totalmente diferente, atribuir atividades diversificadas.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
(CORRETA) A afirmativa I está correta.

7 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    1. Os transtornos de conduta incluem

    padrão repetitivo e persistente de mau comportamento, afetam o contexto e as relações sociais na escola. (correta)
    alterações simples de comportamento, que são facilmente contornadas pelas escolas com a colocação dos devidos limites.
    alterações graves de comportamento, que não afetam o contexto nem as relações sociais na escola.
    problemas sociais variados, produzidos pela falta de vontade do sujeito.
    2. O que é glaucoma?

    Cegueira repentina.
    É o mesmo que visão subnormal.
    É o aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo. (correta)
    Pode ser caracterizado como uma perda da transparência do cristalino, que causa distorção nas imagens ou impede a visão.
    3. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que

    aprender e ensinar são palavras diferentes.
    certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
    ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
    para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada. (correta)
    4. Quais as forma de tratamento do TDAH?

    Farmacológico, dietético e isolamento social.
    Farmacológico e cirúrgico.
    Farmacológico, dietético e psicoterápico.(correta)
    Somente farmacológico.

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
    1. Qual a ideia central desta citação de Perrenoud?


    "[...] o exercício e o treino poderiam bastar para que mantivéssemos as competências
    essenciais se o contexto escolar fosse estável. Por isso, ressaltamos que as competências
    devem ser atualizadas e adaptadas a condições do trabalho em evolução".


    Treino é a prática e isso é o que o professor precisa para manter suas competências.
    As competências essenciais do professor incluem reconhecer que o contexto escolar é estável.
    A ideia central consiste em considerar a diferença do alunado, mas tão importante quanto a ação pedagógica.
    Ter prática não basta, pois o contexto escolar mudar e exige formação continuada. Correta

    2. A inteligência corporal cinestésica refere-se à

    Inteligência responsável pelo pensar lógico como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, através da manipulação de objetos ou símbolos; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica dos advogados, matemáticos e cientistas.
    Inteligência espacial como a capacidade de perceber o espaço visual e espacial de forma precisa, as transformações que esse espaço sofre. É a inteligência dos pilotos de Fórmula 1, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.
    Inteligência que envolve o corpo, presente nos poetas, nos grandes escritores, nos oradores, naquelas pessoas que conseguem criar, representar e resolver problemas através da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias.
    Inteligência em que o corpo age liderado pelo cérebro para criação, para tomada de decisões. Implica na habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. Correta

    3. Como podemos tratar os transtornos de conduta?

    Com um trabalho interdisciplinar, o acompanhamento deve ser longitudinal, incluindo apoio à família, adoção de regras conjuntas com a escola, atendimento psicológico, atividades esportivas ou artísticas.
    Podem ser solucionados pela boa vontade do professor. Correta
    Os transtornos de conduta não têm tratamento e, por isso, essas crianças e adolescentes não precisam frequentar escola regular, já que isso não poderá ajudar na sua recuperação.
    Primeiramente, deve-se propor à criança que repense seus atos e se esforce para não agir mais dessa maneira. Em caso de reincidência, deve ser rigorosamente punida.

    4. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que

    Para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada. Correta
    Ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
    Certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
    Aprender e ensinar são palavras diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração e um Feliz Ano Novo!

      Excluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    1. Os transtornos de conduta incluem

    •(x) padrão repetitivo e persistente de mau comportamento, afetam o contexto e as relações sociais na escola.
    • alterações simples de comportamento, que são facilmente contornadas pelas escolas com a colocação dos devidos limites.
    • alterações graves de comportamento, que não afetam o contexto nem as relações sociais na escola.
    • problemas sociais variados, produzidos pela falta de vontade do sujeito.
    2. O que é glaucoma?

    • Cegueira repentina.
    • É o mesmo que visão subnormal.
    •(x) É o aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
    • Pode ser caracterizado como uma perda da transparência do cristalino, que causa distorção nas imagens ou impede a visão.
    3. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que

    • aprender e ensinar são palavras diferentes.
    • certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
    • ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
    •(x) para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada.
    4. Quais as forma de tratamento do TDAH?

    • Farmacológico, dietético e isolamento social.
    • Farmacológico e cirúrgico.
    •(x) Farmacológico, dietético e psicoterápico.
    • Somente farmacológico

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...