quarta-feira, junho 19, 2013

Tópicos De Filosofia Da Educação


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1. Quanto à aplicação do método da filosofia com crianças sob uma visão construtivista, é correto afirmar que

  • com essa perspectiva o professor só conseguirá ensinar temas e assuntos que sejam do seu interesse pessoal, dessa maneira sobrepondo-se à curiosidade dos alunos.
  • apesar da construção coletiva do pensamento, nunca deve se perder a função diretiva do educador, que deve funcionar à maneira dos antigos mestres de filosofia.
  • devemos ter em mente o respeito aos estágios básicos do desenvolvimento infantil, propondo que as reflexões e os interesses partam dos próprios educandos.
  • nessa perspectiva, a construção do conhecimento é individual, cabendo mais ao educando que ao educador, que por sua vez deve apenas administrar o processo.
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2. Além de Immanuel Kant e do idealismo alemão, outras influências foram decisivas para a filosofia de Arthur Schopenhauer, como

  • a cabala e a gnose.
  • o budismo e o hinduísmo.
  • o cristianismo primitivo e a Reforma Protestante.
  • o ocultismo e a magia cigana.
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3. Sobre o filósofo Arthur Schopenhauer, é correto afirmar que

  • contemporâneo de Georg W. F. Hegel e lecionando na mesma universidade, Schopenhauer foi seu mais próximo colaborador.
  • em 1818, aos 30 anos de idade, ele lançou O Mundo como Vontade e Representação, na época quase inteiramente despercebido.
  • desde pequeno Schopenhauer estava destinado a seguir a carreira filosófica.
  • quando Schopenhauer era jovem, a repentina morte da mãe impediu-o de dedicar-se de imediato à carreira acadêmica.
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4. Sobre Herbert Marcuse, um dos mais célebres representantes da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que

  • ele é um frankfurtiano reacionário cujas ideias traem o esforço para escamotear e impedir a revolução.
  • Marcuse é um marxista ortodoxo e para ele os excluídos do sistema não tem potencial revolucionário.
  • em 1950, com Theodor Adorno e Max Horkheimer, ele voltou ao Instituto de Pesquisa Social, na Alemanha.
  • Marcuse foi um dos principais intelectuais que influenciaram as rebeliões estudantis do ano de 1968.

19 comentários:

  1. Estou precisando de questões da matéria Tópicos da Filosofia da Educação - São 16 questões. Alguém teria para postar aqui:

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    1. Boa Tarde Olga, tudo o que tenho recebido desta matéria está postado.
      Caso eu receba algo novo estarei postando.
      Abraços boa sorte e bons estudos.

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  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    1. Segundo o Iluminismo, também denominado Século das Luzes,

    A a razão é fonte de evolução e progresso, libertando o homem dos preconceitos.
    • o homem poderá, pela fé, conquistar a liberdade e a felicidade social e política.
    • a natureza e a civilização favorecem a emancipação política dos povos.
    • o aperfeiçoamento da razão é igual nas civilizações primitivas e evoluídas.
    2. Segue abaixo:


    • "Ordem e progresso", o lema da nossa bandeira nacional, é de inspiração positivista, o que atesta a imensa aceitação que o positivismo encontrou no Brasil. Sua propagação deu-se especialmente

    • entre os sambistas - há uma canção de Noel Rosa e Orestes Barbosa homenageando essa teoria.
    C) nas escolas de direito, nos círculos militares e entre alguns dos principais líderes republicanos.
    • nos círculos abolicionistas, no clero progressista e entre os funcionários públicos da capital federal.
    • nos sindicatos operários e associações camponesas com grande proporção de imigrantes italianos.
    3. Na Filosofia, uma das principais fontes do Iluminismo é

    A) o racionalismo inaugurado por René Descartes.
    • a escolástica de Tomás de Aquino.
    • o empirismo inglês, especialmente de Duns Scoto.
    • a filosofia árabe de Avicena e Averróis.
    4. Para encontrar a verdade, Sócrates se serve de uma técnica por ele chamada de maiêutica, a qual consiste em

    • um processo dialético de concluir a partir de silogismos, discernindo entre o fruto bom e o podre.
    • uma faculdade de conhecer de pronto o que é quimera ou fruto legítimo na alma dos jovens.
    C) um método destinado a "parir" ideias complexas a partir de perguntas simples e articuladas.
    • um método crítico de análise das sentenças e máximas dos filósofos dos períodos anteriores.
    Gabarito: 100% correto: 1: A, 2:C: 3:A; 4: C

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  3. 1. [QuestãoID 59714] Observe:


    No livro A Origem da Tragédia (1872), Friedrich Nietzsche defende a tese de que a cultura grega antiga vivia a tensão entre dois princípios básicos e divergentes, que são


    o dionisíaco (ligado à exacerbação dos sentidos) e o apolíneo (ligado à razão e ao equilíbrio).


    2. [QuestãoID 59744] Sobre a Patrística, é correto afirmar que

    da tentativa de utilizar a filosofia a serviço da fé, resulta a filosofia cristã, da qual a primeira manifestação é a Patrística.

    3. [QuestãoID 59713] Segundo Augusto Comte, a humanidade passaria obrigatoriamente por três estados em sua evolução. Quais seriam esses estados?


    Teológico, metafísico e positivo.

    4. [QuestãoID 59755] Sobre a dialética na Antiguidade, é correto afirmar que

    o sentido mais radical (e bem próximo do moderno) de dialética está em Heráclito de Éfeso, para quem tudo está em constante mudança, todas as coisas são regidas pelo conflito.

    Espero ajudar gente!!! ;)

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    1. Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

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  4. Filosofia

    1. Sobre os pensadores frankfurtianos, é correto afirmar que

    • apesar de ter sido muito popular no seu tempo, a Escola de Frankfurt não formou continuadores.
    • (correta) o primeiro diretor do Instituto de Pesquisa Social foi o economista austríaco Carl Grünberg.
    • eles foram os principais intelectuais a exercerem, na Alemanha nazista, uma resistência a Hitler.
    • apesar do nome, a Escola de Frankfurt tem sua sede oficial fora dos limites do território alemão.
    2. Sobre o super-homem de Friedrich Nietzsche, é correto afirmar que

    • (correta) a vontade de potência impele o super-homem para além do bem e do mal e ao mesmo tempo o liberta dos produtos de uma cultura decadente.
    • para Nietzsche o super-homem, o além-do-homem, é um ser mitológico cuja vontade representa a culminância do desejo de dominação e poderio.
    • para além dos preconceitos burgueses, a moral do super-homem é a moral da compaixão e da doçura feminina, características do pensamento da Nova Era.
    • serviu de inspiração para os quadrinistas americanos Joe Shuster e Jerry Siegel criarem o seu super-herói voador com uniforme azul e capa vermelha.
    3. Na Filosofia, uma das principais fontes do Iluminismo é

    • a escolástica de Tomás de Aquino.
    • o empirismo inglês, especialmente de Duns Scoto.
    • (correta) o racionalismo inaugurado por René Descartes.
    • a filosofia árabe de Avicena e Averróis.
    4. Leia abaixo:


    • No âmbito da Filosofia, com frequência a educação é vista como formação. Immanuel Kant já dizia que "O homem é a única criatura que precisa ser educada". Sob esse ponto de vista, para Kant, o ser humano necessita da educação, pois

    • sem boas maneiras não há convívio social.
    • a educação reproduz as relações econômicas.
    • (correta) é ela que o constitui plenamente humano.
    • ela abre as portas do mercado de trabalho.

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    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

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  5. Mais questões para engrossar o caldo:

    TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

    1. [QuestãoID 59795] A partir de uma epistemologia construtivista, temos um educador:

    interando-se com o aluno e desencadeando um processo de mútua construção do conhecimento.

    2. [QuestãoID 59756] A dialética hegeliana:

    tem uma de suas fontes em Heráclito.

    3. [QuestãoID 59771] É correto afirmar que Friedrich Nietzsche:

    era favorável a uma maior formação artística dos educandos.

    4. [QuestãoID 59725] Para Platão, o divino, representado pelo mundo das ideias, é caracterizado por três ideias. São elas:

    beleza, proporção e verdade.

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  6. 5) A afirmação de que Karl Marx virou de cabeça para baixo o modelo hegeliano significa que.
    a) A ideia (o fim para Hegel) agora se encontra ficcionalizada nas relações concretas.
    b) Não é a ideia, e sim as relações materiais de produção que propulsionam a história.
    c) A origem do espirito absoluto não é a especulação filosófica, e sim a revolução.
    d) Agora a dialética da história tem o seu principio pelo fim, isto é, pela síntese.

    6) Sobre o pensamento de Arthur Schopenhauer, é correto afirmar que
    a) Aquilo que se chama de felicidade nada mais é que uma cessação temporária do sofrimento.
    b) A vontade, raiz metafisica do mundo e da conduta humana, é a “vontade de potência”, origem da mobilidade é do progresso.
    c) Seus sistema é profundamente otimista e a vontade é a força motriz que faz o homem progredir.
    d)Sendo um filho dileto do Ocidente, Schopenhauer desconsiderou a sabedoria do Oriente, que lia como literatura fantasiosa.

    Alguém pode responder?

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  7. 9) Sobre o pensamento de Aristóteles, é correto afirmar que
    a) A cidade-Estado é uma instituição governada pelos filósofos
    b) A essência é aquilo que dá identidade a um ser, na falta do qual ele não pode ser o que é
    c) Os conceitos surgem que da abstração mental e são reflexos transitórios da ideias puras
    d) Metafisica é o conhecimento não pelos fenômenos transitórios, é sim pelo princípios imutáveis

    4- SEGUE ABAIXO.
    Para Schopenhauer, nos seres humanos a vontade seria o principio fundamental do universo. Mais: ela é independente da representação e, portanto, não se submete ás leis da.
    a) Dialética.
    b) Emoção
    c) Razão
    d) Religião
    Alguém pode ajudar com essas questões?

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    1. Olá... 9-B, aproveitando segue resultado de uma das provas

      1. [QuestãoID 61355] Para encontrar a verdade, Sócrates se serve de uma técnica por ele chamada de maiêutica, a qual consiste em

      CORRETA a) um método destinado a "parir" ideias complexas a partir de perguntas simples e articuladas.
      b) um método crítico de análise das sentenças e máximas dos filósofos dos períodos anteriores.
      c) um processo dialético de concluir a partir de silogismos, discernindo entre o fruto bom e o podre.
      d) uma faculdade de conhecer de pronto o que é quimera ou fruto legítimo na alma dos jovens.

      2. [QuestãoID 61369] Sobre o pensamento de Jurgen Habermas, um dos principais representantes contemporâneos da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que

      a) tornou-se mundialmente conhecido a partir de sua tese de doutoramento intitulada "As Origens do Drama Barroco Alemão".
      CORRETA -> b) em seu livro Teoria da Ação Comunicativa ele concebe a razão e a ação comunicativas como alternativa à razão instrumental oriunda do Iluminismo.

      c)na esteira de seus antecessores, o principal eixo de sua produção se caracteriza por promover uma revitalização do marxismo revolucionário.
      d) ao contrário de Adorno, ele manifesta uma visão positiva da indústria cultural, a qual poderia conter em seu bojo elementos transformadores.

      4. [QuestãoID 61392] Sobre o pensamento de Immanuel Kant é correto afirmar que

      a) para dar conta da sua revolução copernicana, abandonou-se a lógica aristotélica, demasiado estática, estabelecendo uma nova lógica: a dialética.
      b) ao criar a dialética, Kant abriu caminho para vários sábios posteriores, como Georg W. F. Hegel, Karl Marx e, até mesmo, São Tomás de Aquino.
      c) o conhecimento é possível pelas formas a priori da sensibilidade, percepções instintivas, pressentimentos e sabedorias do inconsciente.
      CORRETA -> d) para Kant, não é o sujeito que se adapta aos objetos da realidade, mas a realidade que se modela a partir da percepção do sujeito.

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  8. TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

    1. Sobre a Patrística, é correto afirmar que
    - da tentativa de utilizar a filosofia a serviço da fé, resulta a filosofia cristã, da qual a primeira manifestação é a Patrística.

    2. Veja o trecho abaixo.

    Constitui-se pela diferença entre o preço pelo qual o empresário compra a força de trabalho
    do trabalhador e o preço pelo qual ele vende o resultado do seu trabalho no mercado.


    Na nomenclatura marxista, esse texto está se referindo

    à mais-valia.

    3. Sobre a vida de Platão, é correto afirmar que

    Platão é apelido, derivado de seus ombros largos ou da largueza de seu estilo.

    4. Sobre a ética de Immanuel Kant, é correto afirmar que
    a razão é pura (teórica e especulativa) ao se referir aos princípios a priori do conhecimento, e prática se trata dos princípios a priori da ação.

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  9. TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    1. Leia abaixo: No âmbito da Filosofia, com frequência a educação é vista como formação. Immanuel Kant já dizia que "O homem é a única criatura que precisa ser educada". Sob esse ponto de vista, para Kant, o ser humano necessita da educação, pois
    • ela abre as portas do mercado de trabalho.
    • sem boas maneiras não há convívio social.
    • a educação reproduz as relações econômicas.
    • é ela que o constitui plenamente humano.
    2. É correto afirmar que
    • todo educador deve filosofar, ou, em outras palavras, todo educador necessariamente filosofa - ainda que não esteja cônscio desse fato.
    • o educando ainda não está preparado para filosofar e somente com os estímulos e a bagagem fornecidos pelo educador o aluno poderá refletir sistematicamente.
    • não é necessário que o educador reflita ou filosofe: de posse do correto material didático ele poderá transmitir aos educandos todo o conteúdo necessário.
    • a filosofia é uma disciplina que só diz respeito a uma parcela dos educandos: aqueles que mais tarde irão se dedicar às ciências humanas.
    3. Além de Immanuel Kant e do idealismo alemão, outras influências foram decisivas para a filosofia de Arthur Schopenhauer, como
    • o cristianismo primitivo e a Reforma Protestante.
    • o budismo e o hinduísmo.
    • a cabala e a gnose.
    • o ocultismo e a magia cigana.
    4. Para Friedrich Nietzsche,
    • o cristianismo é uma espécie de platonismo para os pobres.
    • o cristianismo precisaria de um retorno radical às suas origens.
    • Jesus Cristo foi o precursor do super-homem que todos devemos ser.
    • as crenças cristãs seriam o maior empecilho para a razão e as ciências.

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  10. Segue uma prova:

    1. É correto afirmar que

    (a) o Iluminismo marcou o pensamento europeu da Revolução Inglesa (1688) à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
    (b) o nome Iluminismo deriva do seu objetivo de iluminar com a razão todas as áreas da ação humana.(CORRETA)
    (c) o Iluminismo também recebeu outros nomes, como Ilustração, Renascimento ou Século das Luzes.
    (d) sendo paralelo à Revolução Industrial, o Iluminismo recebeu esse nome pelo uso da eletricidade desde o início.

    2. Sobre as raízes do Iluminismo, é correto afirmar que

    (a) muito embora não tenha muito em comum com ele, a Contrarreforma católica contribuiu para o movimento iluminista ao salientar a importância da razão para a apreciação crítica da fé.
    (b) é a ideologia da aristocracia, uma classe que naquele momento estava empenhada não apenas em fazer negócios mas também em fazer história e manter seus privilégios.
    (c) são precursores do Iluminismo vários pensadores da Renascença, que foram buscar inspiração para os seus anseios de renovação nos filósofos da Antiguidade Clássica.(CORRETA)
    (d) é a ideologia do proletariado, uma classe que estava surgindo naquele momento com o único propósito de deflagrar uma revolução que transformaria toda a estrutura social.

    3. A ética

    (a) é um estudo sobre os costumes e as ações humanas.(CORRETA)
    (b) se relaciona com teoria moral, e não com vida moral.
    (c) é diferente da moral, que pertence a outro domínio.
    (d) é praticada tão somente nas sociedades modernas.

    4. A dialética hegeliana

    (a) tem uma de suas fontes em Heráclito. (CORRETA)
    (b) surgiu das pesquisas de Ludwig Feuerbach.
    (c) serviu-se de intuições de Karl Marx.
    (d) foi criada pelo contemporâneo Fritjof Capra.

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    1. Obrigada pela visita!.
      Abraços boa sorte e bons estudos.

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  11. TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

    1. Segundo Platão, o conhecimento por meio dos sentidos e o conhecimento por meio da razão apresentam resultados completamente diferentes e, portanto,

    a) as ideias celestes são simulacros perfeitos, reproduzindo os arquétipos terrestres.
    b) o conhecimento se dá a partir da recordação dos arquétipos do mundo das ideias. (CORRETA)
    c) os conceitos ou ideias em nossa mente são eternos e imutáveis, e por isso incertos.
    d) os dados dos sentidos são uma porta que nos permite a apreensão autêntica das ideias.

    2. Sobre as raízes do Iluminismo, é correto afirmar que

    a) muito embora não tenha muito em comum com ele, a Contrarreforma católica contribuiu para o movimento iluminista ao salientar a importância da razão para a apreciação crítica da fé.
    b) são precursores do Iluminismo vários pensadores da Renascença, que foram buscar inspiração para os seus anseios de renovação nos filósofos da Antiguidade Clássica. (CORRETA)
    c) é a ideologia da aristocracia, uma classe que naquele momento estava empenhada não apenas em fazer negócios mas também em fazer história e manter seus privilégios.
    d) é a ideologia do proletariado, uma classe que estava surgindo naquele momento com o único propósito de deflagrar uma revolução que transformaria toda a estrutura social.

    3. Os sofistas

    a) operaram uma verdadeira revolução espiritual, deslocando o eixo da reflexão do cosmo para o ser humano. (CORRETA)
    b) eram mestres da eloquência, sendo encarregados de ensinar retórica e oratória aos jovens das famílias influentes de Atenas.
    c) desenvolviam pensamentos corretos, mas eram muito fracos em oratória, não sabendo transmitir suas ideias.
    d) alegavam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam corretos, além de serem muito úteis.

    4. É correto afirmar que Friedrich Nietzsche

    a) defendia com afinco o ensino de história nas instituições educacionais.
    b) foi precursor do uso de histórias em quadrinhos em sala de aula.
    c) era favorável a uma maior formação artística dos educandos. (CORRETA)
    d) foi um dos precursores do método histórico-crítico de Paulo Freire.

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    1. Obrigada pela colaboração!.
      Abraços boa sorte e bons estudos.

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  12. Prova de Tópicos de Filosofia

    QUESTÃO 1
    Veja o trecho abaixo.
    Constitui-se pela diferença entre o preço pelo qual o empresário compra a força de trabalho
    do trabalhador e o preço pelo qual ele vende o resultado do seu trabalho no mercado.
    Na nomenclatura marxista, esse texto está se referindo

    a ) à mais-valia. (CORRETA)

    b ) ao materialismo histórico.

    c ) ao lucro.

    d ) à dialética materialista.

    QUESTÃO 2
    No livro A Origem da Tragédia (1872), Friedrich Nietzsche defende a tese de que a cultura grega antiga vivia a tensão entre dois princípios básicos e divergentes, que são

    a ) o dionisíaco (ligado à exacerbação dos sentidos) e o apolíneo (ligado à razão e ao equilíbrio). (CORRETA)

    b ) o dionisíaco (ligado à razão e ao equilíbrio) e o apolíneo (ligado à exacerbação dos sentidos).

    c ) o inconsciente (ligado às pulsões artísticas da alma) e o consciente (que se constitui pelo lado racional).

    d ) o inconsciente (ligado às forças instintivas) e o consciente (que se caracterizaria pelas censuras racionais).

    QUESTÃO 3
    Para Platão, o divino, representado pelo mundo das ideias, é caracterizado por três ideias. São elas:

    a ) saúde, racionalidade e amizade.

    b ) beleza, proporção e verdade. (CORRETA)

    c ) verdade, pureza e santidade.

    d ) castidade, lealdade e fraternidade.

    QUESTÃO 4
    Leia o texto abaixo.
    A Grã-Bretanha, o país do empirismo e do liberalismo econômico, foi o palco em que primeiro se processou essa revolução. Uma série de fatores contribuiu para isso: um inédito excedente de capital, o acesso a grandes reservas de recursos naturais, sobretudo nas colônias de seu império global, e o surgimento de novas técnicas produtivas.

    Esse texto se refere à Revolução

    a ) Gloriosa.

    b ) Francesa.

    c ) Neolítica.

    d ) Industrial. (CORRETA)

    QUESTÃO 5
    Quanto à ética socrática, é correto afirmar que

    a ) defende uma visão racionalista da ética, de modo que nela a virtude deixa de ter um papel relevante.

    b ) o mal reside na falta de autodomínio - não basta conhecer o bem e não ter força para praticá-lo.

    c ) a ética socrática aponta sempre para a justa medida, isto é, para o meio termo entre dois extremos.

    d ) o conhecimento de si mesmo é condição suficiente e necessária para a obtenção da virtude. (CORRETA)

    QUESTÃO 6
    Sobre o método da Filosofia, é correto afirmar que ela

    a ) é radical porque vai até as raízes da questão. (CORRETA)

    b ) sempre conduz suas considerações do particular para o geral.

    c ) é rigorosa porque revela a mesma coisa que a filosofia de vida.

    d ) não desenvolve uma reflexão de conjunto porque se apega a detalhes.

    QUESTÃO 7
    O primeiro caso de implantação radical das ideias políticas do Iluminismo deu-se com

    a ) o Império Napoleônico.

    b ) a Revolução Russa.

    c ) a Revolução Francesa.

    d ) a Revolução Americana. (CORRETA)

    QUESTÃO 8
    Quanto à definição da filosofia, é correto afirmar que

    a ) o significado etimológico do termo é "amor à sabedoria". (CORRETA)

    b ) tanto suas interpretações como sua definição permanecem as mesmas ao longo do tempo.

    c ) para Platão e Aristóteles, a filosofia não se relaciona com o espetáculo do mundo.

    d ) embora suas interpretações mudem ao longo do tempo, sua definição permanece a mesma.

    QUESTÃO 9
    Para Friedrich Nietzsche, Dionísio sofre oposição

    a ) de Sócrates. (CORRETA)

    b ) da Alemanha de seu tempo.

    c ) do compositor Richard Wagner.

    d ) da civilização ocidental.

    QUESTÃO 10
    Sobre o pensamento de Platão, é correto afirmar que

    a ) as coisas só podem ser intuídas pela razão.

    b ) a alma concupiscente é própria dos animais.

    c ) os conceitos ou ideias são eternos. (CORRETA)

    d ) a república ideal é governada pelos poetas.

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