terça-feira, julho 16, 2013

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências,

Pessoal não sei informar se as questões são repetidas mas por via das dúvidas segue a prova



1. Em relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras e com a letra F as falsas.


·         ( ) As atividades lúdicas devem ser incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.

A sequência correta é:

·          V, V, F, F, V
·          F, F, V, V, F
·          V, F, F, V, V
·          F, V, V, F, F
2. Sobre as habilidades básicas é correto afirmar que

·          não ocorrem em sequência, isto é, não requerem conhecimentos anteriores.
·          na Educação Infantil não se deve desenvolver atividades de observação.
·          devem ser aprimoradas e apreendidas no estudo de Ciências.
·          integram os conteúdos atitudinais nas aulas de Ciências.
3. Sabemos que nosso planeta Terra executa diferentes tipos de movimento. Sobre o movimento de rotação terrestre, pode-se dizer que

·          dá a sensação de dia e noite.
·          é o responsável pela definição do calendário lunar.
·          é o mais longo de seus movimentos.
·          provoca a noção de estações anuais diferenciadas.

4. Sobre a utilização de experimentos para o ensino de Ciências, é correto afirmar que

·          a autonomia dos alunos na experimentação torna-se mais ampla quanto mais eles participam da elaboração de seu guia ou protocolo, realizam por si mesmos as ações, fazem suas anotações e discutem os resultados.
·          experimentos são muito perigosos e, por isso, devem ser evitados.
·          para tornar a aula mais aproveitável, é preciso que os alunos recebam seus guias de experimentos prontos, já que não têm competência para essa tarefa.
·          em uma aula de laboratório, o objetivo principal é a observação. A discussão dos resultados não cabe aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...