domingo, julho 14, 2013

Prova N2

CULTURA MUSICAL
Parte superior do formulário
1. Podemos representar a música graficamente?


·         I. É impossível "escrever" a música, pois ela é um fenômeno sonoro que passa.
II. A música, apesar de ser um fenômeno da audição, pode ser também representada por meio da grafia.
III. Uma partitura é a representação gráfica de uma peça musical e pode ser lida por todos aqueles que conheçam os símbolos e códigos usados.
IV. Uma partitura serve para que uma pessoa possa tocar ou cantar uma música que outra escreveu.
V. A música pode ser grafada de muitas maneiras, inclusive por riscos, pontos e manchas.

São corretas:

·          II, III, IV e V.
·          I e IV.
·          II e V.
·          I, III, IV e V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Quando ouvimos uma música,


·         I. podemos distinguir muitos detalhes.
II. podemos imaginar histórias e personagens.
III. podemos distinguir coisas novas e diferentes ou nos lembrar de coisas que já conhecemos.
IV. nunca podemos distinguir o que o compositor imaginava, pois a música é uma linguagem indecifrável.
V. podemos imaginar que estamos ao mesmo tempo dentro e fora de um livro, de um quadro ou de uma música.

São corretas

·          todas as alternativas.
·          apenas as alternativas I, II, III, e V.
·          apenas as alternativas II, III, IV e V.
·          apenas as alternativas I, II, IV e V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A música existe desde a Pré-História e podemos afirmar que


·         I. a música sempre esteve associada às manifestações humanas.
II. desde a Pré-História, o homem já criava objetos sonoros com ossos, conchas, madeira, pedras, sementes etc.
III. na Pré-História, a música estava associada à dança, às batidas de pés e mãos, aos sons de colares e braceletes e a tambores.
IV. na Pré-História, como atualmente, as pessoas sentavam-se para ouvir o outro tocar seu instrumento.
V. na Pré-História, as pessoas já construíam instrumentos musicais, como o litofone, o rombo, o arco e apitos.

São corretas:

·          III, IV e V.
·          II e IV.
·          I, II, III e V.
·          I, II, III, IV e V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A música é


·         I. a arte de combinar sons simultânea e sucessivamente, com ordem, proporção e equilíbrio.
II. uma longa conversa entre o som e o ruído.
III. para algumas pessoas, composta de cores e tempos ritmados.
IV. uma arte que acontece no decorrer do tempo.
V. apenas uma porção de sons que não têm significado algum.

São corretas:

·          II, III e V.
·          I, II, III e V.
·          I e V.

·          I, II, III e IV.

3 comentários:

  1. Disciplina: 914 - CULTURA MUSICAL

    QUESTÃO 1
    Quais são as fases do processamento eletrônico do som e de que aparelhos precisamos para isso?

    I. São três os aspectos do processamento eletrônico do som: captação, amplificação e reprodução.
    II. O gerenciamento de dados é importante para a criação da música nos idiofones.
    III. Os amplificadores recebem os sinais captados pelos microfones e usam sinais elétricos para ampliar
    os sons.
    IV. Alto-falantes participam do processo de reprodução do som.
    V. Os microfones captam o som.

    São corretas:
    a ) II, IV e V.
    b ) I, III, IV e V. (CORRETA)
    c ) II, III e V.
    d ) I, II e IV.


    QUESTÃO 2
    Quando ouvimos uma música,

    I. podemos distinguir muitos detalhes.
    II. podemos imaginar histórias e personagens.
    III. podemos distinguir coisas novas e diferentes ou nos lembrar de coisas que já conhecemos.
    IV. nunca podemos distinguir o que o compositor imaginava, pois a música é uma linguagem indecifrável.
    V. podemos imaginar que estamos ao mesmo tempo dentro e fora de um livro, de um quadro ou de uma
    música.

    São corretas
    a ) todas as alternativas
    b ) apenas as alternativas I, II, III, e V. (CORRETA)
    c ) apenas as alternativas I, II, IV e V.
    d ) apenas as alternativas II, III, IV e V.


    QUESTÃO 3
    O que são os sons?

    I. São sensações que chegam aos nossos ouvidos por meio de ondas sonoras.
    II. São resultado de uma energia que se propaga em ondas e são provenientes das vibrações dos corpos
    elásticos.
    III. Quando um objeto vibra na atmosfera, ele movimenta partículas de ar ao seu redor, formando as
    ondas sonoras.
    IV. Quando as ondas sonoras chegam até nossos ouvidos, elas estimulam certos nervos que transmitem
    impulsos elétricos ao nosso cérebro, que os interpreta como sons.
    V. Os instrumentos musicais podem produzir sons e ruídos.

    São corretas:
    a ) II, III, IV e V.
    b ) I, III e IV.
    c ) I, II, III, IV e V. (CORRETA)
    d ) II, III e V.


    QUESTÃO 4
    Os sons musicais podem ocorrer um depois do outro ou simultaneamente. Podemos afirmar que

    I. os intervalos melódicos são compostos de dois sons emitidos um após o outro e podem ser ascendentes
    ou descendentes.
    II. quando duas ou mais notas são tocadas ao mesmo tempo, temos um acorde.
    III. uma tríade é uma equipe em que as três pessoas têm igual importância.
    IV. os acordes podem ser consonantes ou dissonantes.
    V. no decorrer da história e nas diferentes civilizações, os conceitos de consonância e dissonância variaram
    muito.

    São corretas:
    a ) I, II, III e V.
    b ) II, III e V.
    c ) II e IV.
    d ) I, II, IV e V. (CORRETA)


    QUESTÃO 5
    A música é

    I. a arte de combinar sons simultânea e sucessivamente, com ordem, proporção e equilíbrio.
    II. uma longa conversa entre o som e o ruído.
    III. para algumas pessoas, composta de cores e tempos ritmados.
    IV. uma arte que acontece no decorrer do tempo.
    V. apenas uma porção de sons que não têm significado algum.

    São corretas:
    a ) I e V.
    b ) II, III e V.
    c ) I, II, III e IV. (CORRETA)
    d ) I, II, III e V.

    ResponderExcluir
  2. Continuação...


    QUESTÃO 6
    Na música, além do fenômeno sonoro físico, que envolve a produção e a percepção das ondas sonoras, é importante também a maneira como os compositores organizam esses sons e até mesmo aquilo que se entende
    como elemento sonoro a fazer parte da música. Com relação a isso, quais são as afirmações corretas?

    I. O dodecafonismo é uma técnica que alguns compositores do século XX usaram.
    II. Em grego, dódeka significa doze, e cafonismo significa cafona.
    III. A palavra rhythmos,?em grego, significa ?aquilo que flui", "aquilo que se move e tem direção".
    IV. No século XIX, passou-se a considerar elemento musical não apenas o som, mas também o ruído,
    explorado principalmente na música concreta.
    V. O tema é uma ideia que o compositor utiliza na construção de um trecho musical.

    São corretas:
    a ) II, III, IV e V.
    b ) II e V.
    c ) I, III e V. (CORRETA)
    d ) I e IV.


    QUESTÃO 7
    O timbre

    I. permite diferenciar sons produzidos por diferentes instrumentos.
    II. também é chamado de ?cor? do som.
    III. é uma característica sem importância, da pintura.
    IV. é uma característica do som, que depende do seu som fundamental e dos sons secundários que soam
    ao mesmo tempo que o fundamental.
    V. depende da série harmônica de determinado som.

    São corretas:
    a ) I, II, III e V.
    b ) I, II, IV e V. (CORRETA)
    c ) I, III, IV e V.
    d ) II, III, IV e V.


    QUESTÃO 8
    As propriedades do som referem-se à (ao)

    I. altura: o som pode ser grave, médio e agudo.
    II. duração: o som pode ser curto ou longo.
    III. intensidade: o som pode machucar as mãos.
    IV. timbre: o som pode ter diferentes coloridos.
    V. andamento: uma música pode ser rápida ou lenta.

    São corretas:
    a ) III, IV e V.
    b ) I, II, III e V.
    c ) I, II, IV e V. (CORRETA)
    d ) II, III e V.


    QUESTÃO 9
    Como funciona a percepção dos sons e dos ruídos?

    I. Só ouvimos quando estamos acordados.
    II. Percebemos todos os sons do ambiente, os quais vêm de todas as direções e se afunilam para dentro
    do ouvido.
    III. A experiência auditiva busca sempre identificar a natureza dos sons que ouvimos e de onde eles
    provêm.
    IV. Como fechamos os olhos, podemos também fechar os ouvidos.
    V. A preocupação básica do cérebro, ao ouvir qualquer coisa, é saber de onde vem o ruído.

    São corretas:
    a ) I, III e IV
    b ) III, IV e V.
    c ) II, III e V. (CORRETA)
    d ) II, III, IV e V.

    QUESTÃO 10
    Podemos representar a música graficamente?

    I. É impossível ?escrever? a música, pois ela é um fenômeno sonoro que passa.
    II. A música, apesar de ser um fenômeno da audição, pode ser também representada por meio da grafia.
    III. Uma partitura é a representação gráfica de uma peça musical e pode ser lida por todos aqueles que
    conheçam os símbolos e códigos usados.
    IV. Uma partitura serve para que uma pessoa possa tocar ou cantar uma música que outra escreveu.
    V. A música pode ser grafada de muitas maneiras, inclusive por riscos, pontos e manchas.

    São corretas:
    a ) I, III, IV e V.
    b ) II, III, IV e V. (CORRETA)
    c ) I e IV
    d ) II e V.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...