terça-feira, agosto 13, 2013

Curso Especialização em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela UNICID-EAD

Disciplina: Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional.


PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Parte superior do formulário
1. Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da

·          questão do emprego e desemprego.
·          escolha do exame vestibular.
·          personalidade do indivíduo.
·          estrutura das profissões.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. É a relação entre concepções de homem e sociedade,


·         teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

·          planejamento, acompanhamento e avaliação.
·          planejamento, orientação e avaliação.
·          planejamento, acompanhamento e administração.
·          planejamento, relações comunitárias e avaliação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional


·         Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que

·          a formação do supervisor acontece por meio de diálogo explicativo, libertador, voltado para a construção da cidadania.
·          a realidade desse profissional é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
·          a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.
·          o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.

36 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é:

    interminável.

    2. O curso de Pedagogia surgiu em nosso país como consequência da formação de professores para:

    a escola secundária.

    3. Durante um longo período da história,
    a orientação profissional enfatizou alguns de seus procedimentos por acreditar que a escolha da profissão está restrita às
    aptidões e aos interesses.
    4. Ao se elaborar um Projeto Político Pedagógico,
    deve-se discutir e analisar esse planejamento no nível da sala de aula, considerando-o como um projeto coletivo e transformador que possui dimensões próprias e específicas. Ressaltam-se as seguintes dimensões:
    epistemológica, pedagógica, política e desenvolvimento profissional.

    ResponderExcluir
  2. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que


    • I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.
    II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.
    III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.
    IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis.

    Estão corretas as afirmativas

    • I, III e IV.
    • II, III e IV.
    • I, II e III.
    • I, II e IV. correta
    2. A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a

    • operacional.
    • microssocial.
    • individual.
    • macrossocial. correta
    3. Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educaciona

    • deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    • esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. correta
    • faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    • encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    4. Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de

    • comportamentos.
    • competências. correta
    • habilidades.
    • interesses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e as respostas???????????????

      Excluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. O Projeto Político Pedagógico é composto, basicamente, de quatro grandes partes, articuladas entre si, que são:

    marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação. x
    marco conceitual, realidade, programação e acompanhamento.
    marco referencial, finalidade, mediação e avaliação.
    marco operacional, diagnóstico, implementação e execução.
    2. A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por:

    objetivos concentrados no aluno, acreditando em uma sociedade mais justa e igualitária, cabendo à Educação adaptar os estudantes ao ambiente social deles. x
    não ter uma definição específica, pois o supervisor é um “facilitador da aprendizagem”, como qualquer outro dos demais docentes.
    ser uma forma de resistência contra a burocracia dominadora do Estado que tudo controla, retirando a autonomia da escola e dos indivíduos.
    difundir como preocupação central a universalização do conhecimento e métodos como o treino intensivo, a repetição e a memorização.
    3. Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:

    ação supervisora voltada para o ensino primário.
    ação supervisora e o conceito repensado de escola. x
    ação supervisora como forma de treinamento e orientação.
    ação supervisora industrial.
    4. A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    II e III.
    I e II.
    I e III.
    I, II e III. x

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar por meio de diversas ações.


    Quando a investigação e as ações que lhe são correlatas abrangem os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, ao entendimento da sua razão histórica e ao exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?

    CORRETA Histórica/filosófica/epistemológica.
    Instrucional/pedagógica.
    Institucional/organizacional.
    Tecnologia aplicada à Educação.
    2. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que


    I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.
    II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.
    III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.
    IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis.

    Estão corretas as afirmativas

    II, III e IV.
    I, III e IV.
    I, II e IV. (CORRETA)
    I, II e III.
    3. Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação.


    Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.

    Fixa normas adequadas à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
    CORRETA - Cria as habilitações para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das disciplinas pedagógicas da escola normal). (CORRETA)
    Dispõe sobre estudos pedagógicos superiores e revisa o currículo mínimo do curso de Pedagogia, fazendo com que ele passe para dez semestres.
    Fixa os mínimos de currículo e duração para o curso de graduação em Psicologia.
    4. É a relação entre concepções de homem e sociedade,


    teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

    planejamento, acompanhamento e administração.
    planejamento, relações comunitárias e avaliação.
    planejamento, orientação e avaliação.
    CORRETA planejamento, acompanhamento e avaliação.

    ResponderExcluir
  5. • PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. [QuestãoID 69602] A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por

    buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.
    ser uma forma de resistência contra a burocracia, como instrumento da ação dominadora do Estado, que tudo controla, retirando a autonomia da escola e dos indivíduos.
    difundir como preocupação central a universalização do conhecimento e métodos como o treino intensivo, a repetição e a memorização, para transmitir ao aluno o saber universal sistematizado.
    não ter uma definição específica, pois o supervisor é um "facilitador da aprendizagem", como os demais docentes.
    2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    colaboração, organização, união e síntese cultural.
    colaboração, organização, união e avaliação.
    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    3. [QuestãoID 65265] Segundo a Pedagogia liberal tradicional,

    a realidade do supervisor é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
    a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.
    o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.
    a formação do supervisor se dá pelo diálogo explicativo, libertador, construtor da cidadania.
    4. [QuestãoID 59677] É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é:

    intransponível.
    inquestionável.
    intermitente.
    interminável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão ID 69602 - Resposta: buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.

      Excluir
  6. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
    Resultado final 4.0
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. [QuestãoID 69592] A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a

    • macrossocial. (CORRETA)
    • individual.
    • microssocial.
    • operacional.
    2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    • colaboração, organização, união e avaliação.
    • união, síntese cultural, avaliação e participação.
    • colaboração, organização, união e síntese cultural. (CORRETA)
    • síntese social, participação, união e colaboração.
    3. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

    • deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    • faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    • esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. (CORRETA)
    • encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    4. [QuestãoID 69601] A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação,


    • sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.

    • A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 1940 e 1950 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais.
    • Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
    • A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza.
    • Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. (CORRETA)

    ResponderExcluir
  7. 2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    colaboração, organização, união e síntese cultural.(correta)
    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e avaliação.

    ResponderExcluir
  8. 2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    colaboração, organização, união e síntese cultural.(correta)
    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e avaliação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ObrigaObrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!da pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir

  9. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. [QuestãoID 69585] As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional e a dialógica.


    Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que

    o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.
    a realidade desse profissional é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
    a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.x
    a formação do supervisor acontece por meio de diálogo explicativo, libertador, voltado para a construção da cidadania.
    2. [QuestãoID 69598] O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos.


    Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.

    Inibir a realização de atividades extracurriculares.
    Atender individualmente os alunos, estimulando-os.
    Sugerir e apoiar o uso de novas metodologias.x
    Manter atualizados os registros acadêmicos.
    3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    II e III.
    I e II.
    I, II e III.x
    I e III.
    4. [QuestãoID 69584] Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:

    ação supervisora e o conceito repensado de escola.x
    ação supervisora como forma de treinamento e orientação.
    ação supervisora industrial.
    ação supervisora voltada para o ensino primário.

    ResponderExcluir
  10. Resposta da questão 69603, alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  11. Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:


    preparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
    dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
    chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
    planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

      Excluir
    2. planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

      Excluir
    3. obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!da pela visita e colaboração!!.

      Excluir
  12. QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e síntese cultural.
    colaboração, organização, união e avaliação.
    2. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

    encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.
    3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    I, II e III.
    I e III.
    II e III.
    I e II.
    4. [QuestãoID 69595] Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o

    programa escolar.
    domínio da linguagem.
    currículo.
    conteúdo escolar.

    ResponderExcluir
  13. QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e síntese cultural.cCORRETA
    colaboração, organização, união e avaliação.
    2. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

    encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.CORRETA
    3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    I, II e III.CORRETA
    I e III.
    II e III.
    I e II.
    4. [QuestãoID 69595] Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o

    programa escolar.
    domínio da linguagem.
    currículo.CORRETA
    conteúdo escolar.

    ResponderExcluir
  14. A SUPERVISÃO EDUCACIONAL, DO MESMO MODO QUE O CURRÍCULO, A DIDÁTICA E A AVALIAÇÃO,

    sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira. A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza. Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica. Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 40 e 50 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais

    ResponderExcluir
  15. QUESTÃO 1
    Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que
    I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da
    realidade escolar.
    II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de
    transformação.
    III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem
    a transformação institucional.
    IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca
    de alternativas viáveis.
    Estão corretas as afirmativas
    a ) I, II e III.
    b ) II, III e IV.
    c ) I, III e IV.
    d ) I, II e IV. - CORRETA


    QUESTÃO 2
    A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros" como, os métodos de ensino
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade"
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
    Estão corretas as alternativas
    a ) I e II
    b ) II e III
    c ) I e III
    d ) I, II e III – CORRETA

    QUESTÃO 3
    Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da Formação de
    a ) comportamentos.
    b ) interesses.
    c ) competências. - CORRETA
    d ) habilidades.


    QUESTÃO 4
    Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a
    I. debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.
    II. participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.
    III. apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.
    IV. desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.
    V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias.
    Estão corretas as afirmativas
    a ) I, II e III.
    b ) I, III e IV.
    c ) I, II e V. - CORRETA
    d ) III, IV e V.

    QUESTÃO 5
    A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período
    a ) disciplinador.
    b ) questionador.
    c ) implementador.
    d ) transformador. – CORRETA

    ResponderExcluir
  16. QUESTÃO 6
    Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
    a ) faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    b ) encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    c ) esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. - CORRETA
    d ) deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.

    QUESTÃO 7
    As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação
    a ) ocupacional.
    b ) profissional. - CORRETA
    c ) funcional.
    d ) social.

    QUESTÃO 8
    Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
    a ) colaboração, organização, união e síntese cultural. - CORRETA
    b ) colaboração, organização, união e avaliação.
    c ) união, síntese cultural, avaliação e participação.
    d ) síntese social, participação, união e colaboração.

    QUESTÃO 9
    Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes? Que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano? é o
    a ) currículo. - CORRETA
    b ) programa escolar.
    c ) domínio da linguagem.
    d ) conteúdo escolar.


    QUESTÃO 10
    Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da
    a ) personalidade do indivíduo. - CORRETA
    b ) questão do emprego e desemprego.
    c ) escolha do exame vestibular.
    d ) estrutura das profissões.

    ResponderExcluir
  17. QUESTÃO 1
    Ao atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o supervisor e o orientador educacional devem
    R- sensibilizar a comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola, para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico.

    QUESTÃO 2
    A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus
    indivíduos. Essa dimensão é a
    R - macrossocial.

    QUESTÃO 3
    Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
    R- colaboração, organização, união e síntese cultural.

    QUESTÃO 4
    Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a

    I. debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.

    II. participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.

    III. apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.

    IV. desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.

    V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias.


    Estão corretas as afirmativas
    R - I, II e V.

    QUESTÃO 5
    Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são
    R- marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.

    QUESTÃO 6
    Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes ? que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano ? é o
    R- currículo.

    QUESTÃO 7
    Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.
    R- vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados.

    QUESTÃO 8
    As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação
    R- profissional.

    QUESTÃO 9
    O objetivo da avaliação formativa é
    R- verificar o ritmo e os estilos de aprendizagem dos alunos; realimentar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo efetuar correções; enfatizar os conteúdos e objetivos mais importantes; oportunizar a obtenção de maior sucesso escolar, através da detecção e da correção dos erros mais frequentes, aumentando a motivação dos alunos e minimizando a evasão e a repetência escolar.

    QUESTÃO 10
    Jacques Delors (1998) aponta como consequência essencial da sociedade do conhecimento a necessidade de uma "aprendizagem ao longo de toda a vida", baseada em quatro pilares do conhecimento e da formação continuada, que são
    R- aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.

    ResponderExcluir
  18. Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando: alguem sabe a resposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desenvolve crescente compreensão dos princípios e processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de conscientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.

      Excluir
    2. Obrigada pela visita e colaboração!

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...