terça-feira, agosto 20, 2013

Prova

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA

1. LEIA ABAIXO:



  • “Escàmez e Gil, ao falarem do ‘protagonismo’ na Educação, desenvolvem um belo estudo sobre autonomia e responsabilidade docente. Ele se aplica perfeitamente aos estudos sobre a formação gestora para a escola, e fala da aquisição de três grupos de capacidades, nos âmbitos cognitivo, avaliativo/afetivo e comportamental.”
    ESCÁMEZ, Juan & GIL, Ramón. O protagonismo na Educação. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

    A melhor definição do âmbito cognitivo das competências gestoras é:

  •  capacidades de deliberação; de avaliar as próprias ações, atentando às circunstâncias em que foram produzidas; de analisar as ações, como expressão de valores; de compreender que as ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros, afetando o futuro.
  •  capacidade de realizar, na comunidade concreta em que se vive, as ações pretendidas; de articular eficazmente os meios disponíveis com as metas pretendidas.
  •  capacidade de construir lugares de compartilhamento e reflexão coletiva com os demais professores, apontando sempre para uma “autoformação participada e contínua.”
  •  capacidades de autonomia ou domínio sobre si mesmo, de resistência a pressões internas e externas à escola, de assumir as conseqüências das próprias decisões, de valorizar e comprometer-se com a tarefa de construir um mundo melhor.

2. ENRIQUE PICHON-RIVIÈRE CRIOU UMA IMPORTANTE VERTENTE DA PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA.



  • No estudo dos grupos, instituições e demais formas de sociedade humana, destacou os sentimentos de filiação e de pertença dos indivíduos aos grupos. Para Pichon, os grupos, as organizações e as distintas formas da sociedade humana originam-se de uma necessidade universal que leva os homens a se associarem.

    Quanto a esses aspectos, assinale a afirmação que não é correta.

  •  O modelo dessas relações positivas com o mundo é fornecido pelo primeiro vínculo, estabelecido com a mãe, já que é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas.
  •  A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente na comunicação.
  •  O impulso para a filiação tem, como pano de fundo, dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes.
  •  O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade: como um bilhete de ingresso, garante a incorporação definitiva.

3. A MUDANÇA INSTITUCIONAL QUE REQUER DO GESTOR ESCOLAR COMPETÊNCIAS TÉCNICAS ORGANIZATIVAS,



  • pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre:

  •  nos processos desenvolvidos no interior da instituição.
  •  nos recursos da instituição.
  •  relações institucionais.
  •  na identidade da instituição escolar.

4. NA ESCOLA DE MARIANA, A DIRETORA É UMA PESSOA MUITO QUERIDA.



  • Ela participa de todas as festas promovidas pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer confidências.

    Este tipo de poder social é chamado:

  •  de referência.
  •  legítimo.
  •  de recompensa.
  •  de competência.

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