terça-feira, setembro 17, 2013

Prova: GESTAO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

1. Como a escola pode "produzir" cidadania e possibilitar a formação de cidadãos?

A escola precisa de um clima favorável ao cultivo do saber e da cultura, do prazer e da sensibilidade, desenvolvendo seus potenciais; a competên ia técnica e política; a ética, a emancipação e a autonomia.

2. A avaliação é tema constante nas discussões dos teóricos educacionais.

sistemático que possibilita a percepção, investigação e construção, permitindo o repensar sobre o compromisso da escola com a sociedade na qual está inserida, em busca de uma ?autoconsciência institucional?.

3. Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?.

A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico.

4. A bibliografia especializada em Administração Escolar, falando sobre o desenvolvimento desta, destaca dois momentos:

transferência dos princípios e métodos da administração geral para a administração escolar e, após, a crítica sobre esta posição, apresentando novas propostas.

2 comentários:

  1. Essas provas tem me ajudado bastante.Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. [QuestãoID 14214] Em educação, de que maneira acontece ou se produz qualidade?

    Por duas vertentes: a formal (técnicas e métodos) e a política (ligada à cidadania).(correta)
    Por duas vertentes: pela estrutura física e pela estrutura técnico-administrativa.
    Por meio do planejamento (individual) e da metodologia (eleita pela direção).
    Por meio de uma constante cobrança da postura dos educadores pelos responsáveis da escola.
    2. [QuestãoID 14228] O que é Projeto Político Pedagógico?

    É o Plano Global da instituição de ensino, sua identidade, construída por todos os profissionais, não definitiva, mas que define o tipo de ação educativa que se quer realizar, efetivando-se na vivência escolar.(correta)
    É um documento que espelha o desejo da equipe técnico-administrativa de alcançar determinada política educacional.
    É o Plano Educativo traçado pelo Ministério da Educação para as escolas, as quais devem seguir fielmente.
    É semelhante ao regimento escolar, um documento que deve ser elaborado pela direção, arquitetando a prática educativa da escola.
    3. [QuestãoID 14227] A implantação e manutenção da gestão democrática necessita, entre outros, que se eleja o Planejamento Participativo como veículo para sua efetivação,


    pois este constitui-se:

    apenas em uma concepção teórica que deve estar no projeto político-pedagógico.
    em um processo político, com um propósito coletivo, e máxima participação dos envolvidos na instituição escolar.(correta)
    em uma abordagem política assumida somente pela direção, coordenação e supervisão.
    em uma maneira de planejar a ação de cada colaborador individualmente, para não haver conflitos de ideias e que todos possam ser ouvidos pela direção.
    4. [QuestãoID 14216] Tendo em vista a sociedade atual, quais os desafios que a escola deve enfrentar para se chegar à qualidade desejada?

    As metodologias e as políticas educacionais.
    O político e o financeiro.
    O tradicional (disciplina) e o moderno (liberalismo).
    O construtivo (capacidade de iniciativa, autonomia e criação) e o participativo (democracia).(correta)

    ResponderExcluir
  2. MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. [QuestãoID 14200] Qual é o papel do educando no processo de produção pedagógica?

    A) Ser receptor do conhecimento.
    B) Ser participante ativo de sua própria educação, enquanto objeto e sujeito da educação.CORRETA
    C) Decorar e reproduzir o que aprendeu.
    D) Seguir as orientações da docência para adquirir conhecimento.

    2. [QuestãoID 14203] Em que consiste a Gestão da Qualidade Total?

    A) Sistema administrativo que visa ao atendimento das necessidades, interesses e expectativas dos clientes.CORRETA
    B) Sistema administrativo que visa ao aprimoramento das relações humanas, não considerando as desigualdades.
    C) Sistema administrativo que visa ao atendimento das necessidade dos pais.
    D) Sistema administrativo que visa à transformação social.

    3. [QuestãoID 14230] A avaliação é tema constante nas discussões dos teóricos educacionais. Ela se tornou fator imprescindível à gestão democrática, e consiste, resumidamente, em um processo

    A) que pode ser estabelecido de tempo em tempo para a avaliação sobre as políticas educacionais.
    B) constante de poder da direção para supervisão do encaminhamento metodológico e da política educacional que deve ser seguida pela escola, conforme instituído no Projeto Político Pedagógico.
    C) que pode ser implantado pela gestão para avaliar a qualidade da educação prestada pela mesma.
    D) sistemático que possibilita a percepção, investigação e construção, permitindo o repensar sobre o compromisso da escola com a sociedade na qual está inserida, em busca de uma ?autoconsciência institucional?.CORRETA

    4. [QuestãoID 14221] A estruturação e a implantação da gestão democrática no contexto educacional,de acordo com Bordignon, devem estar sustentadas por quatro alicerces, sendo eles


    A) autonomia, participação, clima e estrutura organizacional.CORRETA
    B) sustentação política, proposta político-pedagógica, avaliação e metodologia.
    C) participação, supervisão, avaliação e políticas educacionais.
    D) estrutura física, estrutura técnico-administrativa, políticas e metodologias tradicionais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...