quinta-feira, janeiro 24, 2013

Errata


Boa noite meninas, acabei de fazer minha N2 de FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA e percebi uma divergência de resposta para a mesma questão, no Blog consta uma resposta como certa e na minha prova consta outra que foi dada como certa tb. Veja:

No Blog:
1. Ao abordar os temas ligados aos recursos naturais e à produção das necessidades humanas,

 
·                     estão sendo analisadas as relações entre o espaço geográfico e a organização da produção rural e urbana. Assinale a categoria fundamental que auxilia na explicação desse processo.

·                      O pensamento humano.
·                      O trabalho humano.
·                      A circulação.
·                      O imaginário.

Na minha Prova:

4. Ao abordar os temas ligados aos recursos naturais e à produção das necessidades humanas,



·         estão sendo analisadas as relações entre o espaço geográfico e a organização da produção rural e urbana. Assinale a categoria fundamental que auxilia na explicação desse processo.

·          O pensamento humano.
·          O trabalho humano.
·          A circulação.
·          O imaginário.

Segundo a apostila a resposta correta é mesmo trabalho, por favor verifiquem.

Abraços,
Taty
-- 

Filosofia


1. Na filosofia merleau-pontyana, o corpo

não é um elemento independente, sendo comandado pela consciência em todos os gestos.
é um elemento que sempre se vê sendo pensado a partir de seus aspectos fisiológicos.
é uma realidade em si, sendo completamente distinto e independente da consciência.
é expressivo porque seus atos e gestos são significativos da nossa condição no mundo.(certa)

2. Para Maurice Merleau-Ponty, a percepção é
o nosso contato mais originário com o mundo.(certa)
uma fonte de verdade e certeza absoluta.
uma síntese de sensações.
uma fonte de erro e ilusão.


3. Para Aristóteles, o saber mais elevado é aquele que tem como fim o
agir.
produzir.
conhecer.(certa)
reproduzir. 

terça-feira, janeiro 22, 2013

Prova N2


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA O CONCEITO APRESENTADO NESTA FRASE.



  • Entendo por ___________________ o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados.

  •  comunidade
  •  superioridade
  •  complexidade
  •  identidade

2. NO FINAL DO SÉCULO XX,



  • vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as questões ambientais.

  •  Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.
  •  Fórum Econômico de Davos.
  •  Reunião do Mercosul.
  •  Conferência do Rio de Janeiro - Rio 92.

3. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:


  •  contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
  •  são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
  •  nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.
  •  são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.

4. O TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES DE SUA VIDA, ANO A ANO.



  • A importância desse trabalho consiste em:

  •  fazer com que a criança consiga registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em seus documentos.
  •  demonstrar que as crianças não são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas conhecer os feitos dos "heróis"
  •  mostrar como a história pessoal da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis" nacionais, exaltados pelos historiadores.
  •  mostrar para as crianças que elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas histórias também podem ser contadas.

sábado, janeiro 05, 2013

Prova N2 - Pós Psicopedagogia


INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
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1. QUE ELEMENTOS CONSTITUEM UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO?

  • Globalidade, totalidade e linearidade.
  • Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
  • Professores, alunos, funcionários e família.
  • Aprendizagem, avaliação e comunicação.
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2. POR QUE É IMPORTANTE QUE SE REFLITA SOBRE A CONCEPÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR, QUANDO SE PENSA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

  • Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas.
  • Para não relacionar os problemas com as relações de poder.
  • Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
  • Para que não se criem mitos em relação ao conhecimento sistematizado.
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3. QUE FUNÇÕES PODEMOS IDENTIFICAR COMO SENDO EXPRESSIVAS?

  • Ritmo, lateralidade e regulação.
  • Coordenação visomotora e linguagem oral.
  • Sintaxe oral, orientação, análise e síntese.
  • Memória visual, regulação e closura visual.
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4. POR QUE O EDUCADOR NECESSITA CONHECER O FUNCIONAMENTO GRUPAL?

  • Porque o âmbito da psicopedagogia é no individual.
  • Para ter uma ação remediativa.
  • Para potencializar a ação pedagógica.
  • Para conhecer individualmente cada aluno.
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Luisa Danich
Pós Psicopedagogia
rumo ao último Módulo!!!!

Prova N2 - Natureza e Sociedade


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1. Associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
(1) Brincadeiras sensório-motoras
(2) Imitação
(3) Representação

( ) Reprodução de um modelo fornecido à criança ou não.
( ) Visam ao aprimoramento dos esquemas e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas condições para provocar a reflexão da criança.
( ) Capacidade de evocar um objeto na ausência deste, por meio da linguagem.
  • 3, 2, 1
  • 2, 3, 1
  • 1, 2, 3
  • 2, 1, 3

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2. Assinale com v as afirmativas verdadeiras e com f as falsas.
( ) Conhecimento não se reduz àquilo que o meio pode fornecer ao sujeito; o conhecimento é sempre muito mais rico, devido à possibilidade de as ações acrescentarem aos objetos elementos novos tirados das relações entre elas.
( ) Relativismo de Piaget é uma síntese do empirismo e do racionalismo, mas sua preocupação é com a razão.
( ) Ponto de vista empirista dá ênfase ao que é interno à criança; métodos que acompanham esta afirmação priorizam a questão subjetiva do sujeito.
( ) Brincar faz com que a criança reflita o mundo, possibilitando a reconstrução dos elementos do mundo que o cerca.

Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta.
  • V, V, V, F
  • V, V, F, V
  • F, V, V, F
  • V, F, V, F

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3. Sabemos que a criança na faixa etária de 0 a 3 anos atravessa diferentes formas de organização de seu pensamento, e por volta dos 2 anos a capacidade de representação começa a aparecer. Neste período, o que ocorre com a linguagem?
  • Não exerce influência na for mação de conceitos, pois é comprovado que o surdo-mudo é capaz de desenvolver seus conceitos.
  • Os conceitos surgem muito antes do aparecimento da linguagem no desenvolvimento da criança, e por isso não estão relacionados.
  • Aparece na forma de vocábulos isolados, que representam uma transição gradativa da inteligência sensório-motora para a formação dos primeiros conceitos.
  • A criança, sem fazer uso da linguagem, é capaz de evocar objetos ausentes, e a linguagem vai ser importante por volta de 5 anos.

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4. As crianças, à medida que se desenvolvem, vão tomando consciência do mundo que as cerca, e isto acontece de forma diferente em cada fase do desenvolvimento. Sobre isso, é incorreto afirmar que:
  • as transformações que ocorrem em seu pensamento acontecem independentes do desenvolvimento da linguagem.
  • nos primeiros anos de vida, constroem conhecimentos práticos sobre a realidade mais próxima, relacionada à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas e cores, de movimentar-se no espaço e de manipular objetos.
  • as representações de mundo são associadas aos objetos com os quais elas se relacionam que se encontram em uma etapa inicial de desenvolvimento.
  • as crianças podem conhecer o mundo por meio de atividade física, afetiva, intelectual e mental, construindo relações subjetivas e individuais para os diferentes fenômenos e acontecimentos.
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Prova N2 - PSICOPEDAGOGIA


FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO

1. O homem fez a abstração dos números a partir


  •  da distinção entre números naturais e imaginários.
  •  da distinção entre o número cardinal e o número ordinal.
  •  apenas de conhecimentos empíricos.
  •  das semelhanças entre os diferentes tipos de números.

2. Ao quantificar xarope, perfume e distância entre cidades, utiliza-se, respectivamente,


  •  mg, ml, m.
  •  ml, mg, km.
  •  ml, ml, km.
  •  ml, dl, m.

3. Qual das unidades seguintes é a mais usada para medir extensões muito grandes?


  •  Milímetro.
  •  Quilômetro.
  •  Metro.
  •  Centímetro.

4. Quando utilizamos o método de Pearson no algoritmo



  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

  •  o valor da segunda parcela do resultado é 10 unidades.
  •  o valor da segunda parcela do resultado é 10 dezenas.
  •  o valor da primeira parcela do resultado é 8 unidades.
  •  o valor da primeira parcela do resultado é 8 dezenas.

quarta-feira, janeiro 02, 2013

Pós graduação em Educação Infantil - Prova N2


DIREITO EDUCACIONAL

1. São aspectos legais relacionados ao Regimento Escolar:


  • além das disposições contidas na LDB 9.394/96, o Regimento Escolar não possui Normas Complementares em nível estadual.
  • ser elaborado de forma autônoma, sem precisar respeitar leis maiores como a Constituição Federal e o ECA.
  • as decisões dos estabelecimentos quanto à frequência, organização e regime curricular devem ser descritas no Regimento.
  • pequenas alterações não podem ser feitas em forma de emendas, exigindo total reformulação do Regimento.

2. O que se faz necessário para garantir o acesso e a permanência do aluno nos estabelecimentos oficiais?


  • Número de vagas suficientes.
  • Gratuidade do ensino.
  • Liberdade do aluno.
  • Não reprovação do aluno.

3. O que é recomendado que a proposta pedagógica assegure em cada uma de suas etapas e modalidades?


  • Unidade e universalidade.
  • Dualidade e especificidade.
  • Unidade e especificidade.
  • Dualidade e universalidade.

4. É dever do Estado, seja enquanto União, esfera estadual ou municipal, assegurar


  • o acesso ao ensino, com condições iguais para que o aluno permaneça na escola, evitando evasões.
  • a gratuidade do ensino, sem preocupação com concepções pedagógicas e a qualidade do mesmo.
  • a presença dos profissionais de ensino nas salas de aula, sem precisar se preocupar com a valorização desses profissionais.
  • no Ensino Fundamental, a oferta de programas de alimentação e material escolar, sendo o transporte responsabilidade das famílias.

Questionário para estudos


Pessoal quem tiver mais questões me envie ok!.
Se não me engano quem enviou este arquivo foi o Alcides.
OBRIGADA GALERA E bons estudos!


ANTROPOLOGIA CULTURAL 

1) Partindo do conceito de miscigenação, explique porque o Brasil é considerado um país com pluralidade étnica.
R: No Brasil, uma grande parte  dos colonizadores portugueses se misturou com índios e africanos,  e como os escravos africanos trazidos ao Brasil pertenciam a várias  etnias e nações,  nosso país passou a contar com uma grande pluralidade étnica.

2)Explique o etnocentrismo a partir da chegada dos espanhóis à América.
R: O etnocentrismo ocorreu com a discriminação dos espanhóis em relação a crença dos indígenas (Maias), que era baseada na doutrina cristã, dizendo que tinham por missão ensinar a religião “correta” para os primitivos, desvalorizando a cultura deles.O etnocentrismo aqui pode ser visto na pregação de Deus pelos jesuítas para os índios, desvalorizando a crença que os índios tinham.

3)Defina o que é etnocentrismo apresentando-o no contexto brasileiro.
R: etnocentrismo é a tendência que o indivíduo tem de menosprezar a cultura alheia, caracterizando-a como inferior a sua.

4)Explique o significado de mito como elemento cultural de um povo.
R: O mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Ele é de grande valia, pois através do mito podemos conhecer a história de um povo, como foram adquiridos seus costumes, valores, etc.

5)O ser humano constrói seu processo de humanização sozinho? Justifique.
R: Não, um exemplo é o caso das “meninas-lobo”, onde Amala e Kamala por não terem sido inseridas em nenhum grupo social e serem criadas por lobos, não apresentavam características do comportamento humano e possuíam hábitos semelhantes aos daqueles animais.

6)Porque é nocivo para um grupo social crer que seus valores, crenças ou ideologias são os únicos que podem ser considerados corretos?
R: Essa postura de crer que seus valores, crenças ou ideologias são os únicos corretos é um pré-conceito, e muitas vezes pode gerar intolerância. Sendo assim, devemos tentar entender e respeitar as diversidades culturais.

7) Faça a diferenciação entre a cultura imaterial, real e a cultura ideal.
R: Cultura imaterial – É a aprendizagem  de uma cultura, ou seja, cada um recebe as crenças, os modos de vida da sociedade a que pertence, o comportamento, hábitos e valores.
Cultura Real – É apresentada de várias maneiras, de acordo com o ponto de vista de cada um.
Cultura Ideal – Consiste em um conjunto de comportamentos que embora propagados como corretos, nem sempre são realmente praticads. É a maneira como a sociedade deseja que os membros se comportem.

8)”A antropologia Cultural analisa a essência humana e o que determinamos grupos sociais criam historicamente.” A partir desta afirmação explique  a característica onto-societária do homem.
R:O homem é um ser social, aprende com os outros indivíduos, e ao utilizar suas habilidades, estuda a sua realidade e tenta explicá-la.

9)Quais foram os artifícios usados por Cortez (1519) na conquista da cidade do México?
R: Os espanhóis estimularam lutas internas, queimaram livros para apagar a religião nativa, usaram armas de fogo, mataram indígenas, causaram epidemias, destruíram seus monumentos, entre outros.

10)Relacione 3 itens que justifiquem a importância da comunicação como arma de dominação de uma cultura sobre a outra.
R: 1º As pessoas que exercem uma maior influência sobre as demais, muitas vezes utilizam-se da comunicação para propagar seus pensamentos, idéias e opiniões, valendo-se dela para manter sua influência.
2º A comunicação no ambiente escolar é extremamente importante para que ocorra a construção do conhecimento de várias culturas, e não somente sua reprodução.
3ª Os livros didáticos ensinam o  que lhes convém,  e com a comunicação, podemos descobrir a verdade e termos nossa própria visão de vários fatos.

11)O folclore é trabalhado em nossas escolas de forma pontual. Defenda em poucas palavras como estudo e pesquisa no trabalho de um professor
R: Nosso trabalho como educador deve sempre se preocupar em resgatar a nossa identidade, e para não esquecê-la devemos trabalhar o folclore revivendo através de lendas, músicas e  brincadeiras, nossos costumes e tradições. Esse tema, entretanto, não deveria ser trabalhado somente em agosto (quando se comemora o folclore), pois por apresentar muito elementos, podemos aproveitar o tema e abordar de forma lúdica, as regras, brincadeiras antigas, confecção de brinquedos, parlendas, jogos, contribuindo assim para a preservação de nossa história e também aprender outras culturas.

12) Discorra sobre a discriminação racial contra os negros, sob o ponto de vista de Gilberto Freyre.
R: Para Freire, a desigualdade social no Brasil não se relacionava a discriminação racial, mas é resultado das diferenças de classe. Os negros desfrutavam de mobilidade social e oportunidades de expressão cultural, não desenvolvendo assim uma consciência de serem negros.

13) Desde a metade do século XVI a população de origem africana tem sua presença marcada no Brasil. Relate os motivos pelos quais vieram para o Brasil. Pg. 31
R: Eles vieram para o Brasil para trabalhar, porque os índios eram preguiçosos e não forneciam mão de obra suficiente, então os africanos eram capturados e mandados para o Brasil para o trabalho escravo.

14)Descreva a constituição do povo brasileiro a partir da concepção de brasilíndio.
R: Os brasilíndios são os filhos gerados por pais brancos, na maioria portugueses, com mulheres índias.

15)Por que se pode afirmar que a Língua Portuguesa não foi incorporada integralmente no inicio da constituição do povo brasileiro?
R:Porque o tupi, introduzido pelos jesuítas,  era utilizado na comunicação dos portugueses com os nativos,   tornando-se a língua materna dos mamelucos.

16)Explique, com pelo menos um argumento, como uma civilização tão desenvolvida como a Asteca pode ser dominada pelos espanhóis.
R:Os espanhóis haviam conseguido aliados entre a população indígena, e eles
estavam muito bem informados sobre seu inimigo.

17)Descreva o que eram e qual a importância dos quilombos no regime de escravidão do Brasil.
R: Os quilombos eram estabelecimentos de negros que escapavam da escravidão pela fuga e recompunham, no Brasil, formas de organização social. Eles foram de grande importância no regime de escravidão do Brasil visto que se tornaram um importante elemento de resistência à opressão.

18) Leia e explique o trecho a seguir: " A expansão portuguesa no Brasil somada às práticas econômicas que utilizavam os nativos como mão-de-obra ajudou a difusão de uma imagem heróica do bandeirantismo. Pg. 30
R:Essa imagem heróica do bandeirantismo deu-se por considerá-los desbravadores do território brasileiro, por terem  escravizado os indígenas e também por serem os responsáveis pela descoberta do ouro.

Prova N2


NATUREZA E SOCIEDADE

1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPLICA POR QUE PASSEIOS NAS ÁREAS EXTERNAS DA ESCOLA SÃO RECOMENDÁVEIS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS.



  • I. A criança, por meio do contato com a área externa da escola, desenvolve a capacidade de observar diversas formas de vida, de objetos e, assim, desenvolve sua possibilidade de inserção social na comunidade em que vive.
    II. A criança, quando realiza passeios na área externa da escola, pode perceber, com a ajuda de adultos, as diferentes formas de vida e aprender cuidados básicos no trato com animais de pequeno porte.
    III. A criança, quando realiza atividades na área externa da escola, mantém contato com diferentes tipos de plantas e pode, juntamente com um adulto, aprender cuidados básicos com plantas.

    São corretas as afirmativas:

  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III.
  • I e II.

2. AO ENTRARMOS EM UMA SALA DE AULA, ENCONTRAMOS AS CRIANÇAS SENTADAS EM CARTEIRAS ENFILEIRADAS,



  • a professora explicando um conteúdo no quadro-de-giz com a fisionomia séria, com um tom ríspido em sua voz, pedindo o tempo todo silêncio e dizendo que, se não o fizerem, não compreenderão a matéria, e ainda passando dezenas de exercícios de fixação. Neste caso, poderemos dizer que estamos frente a uma situação denominada:

  • construtivista.
  • comunidade.
  • campo de treino.
  • fábrica.

3. É IMPORTANTE, PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ENTENDER COMO SE DÁ ESTE DESENVOLVIMENTO DE 0 A 2 ANOS.



  • Este período pode ser dividido em seis fases, sendo que, na primeira, as condutas são muito elementares, não dão lugar à imitação e à brincadeira do exercício motor e não existe qualquer comportamento especial em relação às noções de objeto, espaço, tempo e causalidade.

    As características da última fase do período são as seguintes:

    I. a criança começa a adquirir algumas condutas, como sugar, chorar e sorrir.
    II. a criança começa a estabelecer vínculos complexos, compreendendo relações familiares na sua totalidade.
    III. aparecem os primeiros esquemas simbólicos, que marcam o início da representação, sendo considerados os intermediários entre simples exercícios motores e os símbolos lúdicos, da brincadeira simbólica.

    Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.

  • As afirmativas I e II estão corretas.
  • As afirmativas II e III estão corretas.
  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa III está correta.

4. DE ACORDO COM A TEORIA DE PIAGET, A INTELIGÊNCIA SE CONSTRÓI DURANTE A INTERAÇÕES DA CRIANÇA COM O MUNDO. A POSIÇÃO DA TEORIA DE PIAGET É:


  • associacionista.
  • interacionista.
  • positivista.
  • ambientalista.

Avaliação Institucional - Prova N2


1. QUE FACES EXERCEM INFLUÊNCIAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

  • As avaliações docentes e avaliação de funcionários.
  • As avaliações externas e internas.
  • As avaliações formal e informal.
  • As avaliações municipais e estaduais.
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2. COMO O MERCADO COMPREENDE A EDUCAÇÃO?

  • Como mero mecanismo de seleção.
  • Simplesmente como mercadoria.
  • Como alternativa para o desenvolvimento social.
  • Unicamente como direito fundamental dos alunos.
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3. NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, QUAL PRINCÍPIO DEVE SER RESPEITADO AO SE PROPOR UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

  • Princípio da legalidade.
  • Princípio da autonomia.
  • Princípio da representatividade.
  • Princípio da hierarquia.
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4. QUAL DEVE SER O BALIZADOR NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO EXTERNA?

  • O viés da burocracia.
  • O viés da regulação estatal.
  • O viés da divergência.
  • O viés da interdisciplinaridade.

Gestão da Educação - Prova N2


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1. São aspectos relevantes numa gestão contemporânea:

  • paternalismo e eficácia.
  • tolerância e receptividade.
  • controle e condescendência.
  • autoridade e preconceito.
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2. A verdadeira liderança provém

  • dos liderados.
  • da delegação de poderes das instâncias superiores.
  • da legalidade da função.
  • da implementação da eleição de diretores.
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3. Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?

  • Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
  • No Projeto Político-Pedagógico.
  • Na prática pedagógica do corpo docente.
  • No funcionamento dos setores administrativos.
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4. A gestão educacional que considera o investimento na dimensão humana como uma de suas competências, enfatiza:

  • a competição, o individualismo e o sucesso material.
  • a cooperação, o egocentrismo e a materialidade.
  • a solidariedade, a troca e a parceria.
  • a solidariedade, a padronização e a igualdade.
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