sábado, janeiro 18, 2014

Fundamentos Metodológicos em EJA I

Fundamentos metodológicos em eja i
Parte superior do formulário
1. Paulo Freire entendia que os processos existentes de educação e alfabetização de adultos, até a década de 1960, eram

·          adequados, pois todos(as) os(as) analfabetos(as), independente da idade, são alunos(as) e merecem o mesmo tratamento.
·          corretos, pois trabalhavam com os adultos como se trabalhava com crianças.
·          inadequados, pois infantilizavam os adultos.
·          inadequados, pois trabalhavam de forma reflexiva e repetitiva.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O primeiro passo para a construção de um planejamento pedagógico para Educação de Jovens e Adultos seria

·          a pesquisa socioantropológica, que deve investigar a realidade vivida pelos alunos em sua comunidade.
·          discutir a política partidária, pois a organização na escola depende dela, principalmente na escola para jovens e adultos.
·          a seleção de conteúdos, com a participação de todos que frequentam a escola.
·          discutir a avaliação, pois a partir dessa discussão é que se pode selecionar os conteúdos escolares.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A organização do conhecimento tem como principal objetivo

·          desenvolver o raciocínio lógico-matemático, por meio de exercícios estruturados.
·          hierarquizar os conhecimentos, classificando-os e selecionando os mais abstratos.
·          selecionar os conteúdos que os professores entendem como fundamentais para a memorização dos alunos.
·          desenvolver a conceituação científica identificada como fundamental para uma compreensão crítica das situações que estão sendo problematizadas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A aplicação do conhecimento tem como objetivo principal

·          instigar os alunos a articular os conhecimentos, a aplicar o saber científico às situações reais.
·          trabalhar a memorização dos alunos a partir de conhecimentos reais, mesclados com conhecimentos abstratos.
·          elaborar provas e posteriormente aplicá-las, conforme os conteúdos selecionados na disciplina.
 aprovar os alunos conforme suas notas nas provas de cada disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...