sábado, janeiro 18, 2014

Fundamentos Metodológicos em EJA I

Fundamentos metodológicos em eja i
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1. Paulo Freire entendia que os processos existentes de educação e alfabetização de adultos, até a década de 1960, eram

·          adequados, pois todos(as) os(as) analfabetos(as), independente da idade, são alunos(as) e merecem o mesmo tratamento.
·          corretos, pois trabalhavam com os adultos como se trabalhava com crianças.
·          inadequados, pois infantilizavam os adultos.
·          inadequados, pois trabalhavam de forma reflexiva e repetitiva.
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2. O primeiro passo para a construção de um planejamento pedagógico para Educação de Jovens e Adultos seria

·          a pesquisa socioantropológica, que deve investigar a realidade vivida pelos alunos em sua comunidade.
·          discutir a política partidária, pois a organização na escola depende dela, principalmente na escola para jovens e adultos.
·          a seleção de conteúdos, com a participação de todos que frequentam a escola.
·          discutir a avaliação, pois a partir dessa discussão é que se pode selecionar os conteúdos escolares.
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3. A organização do conhecimento tem como principal objetivo

·          desenvolver o raciocínio lógico-matemático, por meio de exercícios estruturados.
·          hierarquizar os conhecimentos, classificando-os e selecionando os mais abstratos.
·          selecionar os conteúdos que os professores entendem como fundamentais para a memorização dos alunos.
·          desenvolver a conceituação científica identificada como fundamental para uma compreensão crítica das situações que estão sendo problematizadas.
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4. A aplicação do conhecimento tem como objetivo principal

·          instigar os alunos a articular os conhecimentos, a aplicar o saber científico às situações reais.
·          trabalhar a memorização dos alunos a partir de conhecimentos reais, mesclados com conhecimentos abstratos.
·          elaborar provas e posteriormente aplicá-las, conforme os conteúdos selecionados na disciplina.
 aprovar os alunos conforme suas notas nas provas de cada disciplina.

5 comentários:

  1. Prova Online
    Disciplina: 209 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS EM EJA I
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Na Educação Popular, o aprender é considerado como uma


    a ) brincadeira, pois os adultos já possuem conhecimento do mundo vivido.


    b ) interação entre o professor e o aluno, na qual o conhecimento é visto como uma construção individual.


    c ) possibilidade bem remota, pois os adultos têm muitas dificuldades para aprender.


    d ) interação dialética entre o homem e o mundo, e o conhecimento é visto como uma construção social. CORRETA


    QUESTÃO 2
    As situações-limites, para se tornarem questões pedagógicas, precisam ser


    a ) encaixadas nos conteúdos pré-selecionados.


    b ) criticamente analisadas e problematizadas pelos educadores.CORRETA


    c ) aprovadas pela direção da escola.


    d ) desconsideradas em sua parte informal, isto é, aquilo que não é pedagógico.


    QUESTÃO 3
    Na concepção curricular por Totalidades de Conhecimento, torna-se um elemento fundamental


    a ) o trabalho individualizado dos professores.


    b ) a organização dos conteúdos de forma linear.


    c ) a organização do conhecimento a partir de conteúdos abstratos.


    d ) a pesquisa socioantropológica.CORRETA


    QUESTÃO 4
    Paulo Freire utilizou-se do método para alcançar outros objetivos, tais como

    a ) infiltrar-se na política, pois Freire acreditava que só por meio da política é que se mudaria a visão da alfabetização.


    b ) desenvolver uma visão crítica da sociedade, da comunidade onde o aluno está inserido, e que possa desencadear ações transformadoras na realidade vivida.CORRETA


    c ) desenvolver uma técnica de alfabetização que tivesse detalhadamente os passos de uma alfabetização mecânica e repetitiva.


    d ) inserir os alunos no mercado de trabalho, pois Freire acreditava que a partir da escolarização os alunos teriam emprego novamente.


    QUESTÃO 5
    A Educação de Jovens e Adultos, articulada com a Economia Solidária, pode colaborar para

    a ) a construção e fortalecimento de outras formas de geração de trabalho e renda, calcados em relações solidárias, éticas e afetivas.CORRETA


    b ) a formação de um trabalhador dócil e servil para o mercado de trabalho.


    c ) fortalecer o emprego assalariado como a melhor e mais garantida forma de gerar trabalho e renda.


    d ) a exploração dos trabalhadores, pois sem carteira assinada estes ficam desprotegidos.


    QUESTÃO 6
    A organização do conhecimento tem como principal objetivo

    a ) hierarquizar os conhecimentos, classificando-os e selecionando os mais abstratos.

    b ) desenvolver a conceituação científica identificada como fundamental para uma compreensão crítica das situações que estão sendo problematizadas.CORRETA


    c ) desenvolver o raciocínio lógico-matemático, por meio de exercícios estruturados.

    d ) selecionar os conteúdos que os professores entendem como fundamentais para a memorização dos alunos.


    QUESTÃO 7
    Os jogos cooperativos podem ser entendidos como sendo

    a ) jogos onde os grupos competem entre si.


    b ) jogos que estimulam a participação de todos em competições.


    c ) atitudes que favorecem o respeito, a valorização e a integração de todos.CORRETA


    d ) jogos individuais que requerem muita destreza nos movimentos.


    QUESTÃO 8
    A Educação Popular não deve ser caracterizada como


    a ) uma reação organizada dos movimentos populares ao ensino tradicional.


    b ) um contraponto à educação tradicional, pois vai ao encontro dos objetivos desta.


    c ) um nível de ensino, nem como uma modalidade de trabalho pedagógico.CORRETA


    d ) uma abordagem séria para a educação de adultos.

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  2. QUESTÃO 1
    Uma das características fundamentais do tema gerador é estar baseado

    d ) na investigação da realidade; é uma forma de organizar a ação educativa que trabalha assuntos significativos da vida do(s) sujeito(s).

    QUESTÃO 2
    Por que se deve levar em consideração o conhecimento dos alunos na hora de se pensar um currículo para
    Educação de Jovens e Adultos?


    a ) Porque são adultos e têm o conhecimento de vida, do cotidiano, do trabalho.

    QUESTÃO 3
    A avaliação na Educação de Jovens e Adultos deve ser


    d ) participativa, global e permanente, respeitando o tempo pedagógico de cada aluno.

    QUESTÃO 4
    Paulo Freire entendia que os processos existentes de educação e alfabetização de adultos, até a década de
    1960, eram


    b ) inadequados, pois infantilizavam os adultos.

    QUESTÃO 5
    A Educação de Jovens e Adultos, articulada com a Economia Solidária, pode colaborar para

    c ) a construção e fortalecimento de outras formas de geração de trabalho e renda, calcados em relações solidárias, éticas e afetivas.

    QUESTÃO 6
    O primeiro passo para a construção de um planejamento pedagógico para Educação de Jovens e Adultos
    seria


    b ) a pesquisa socioantropológica, que deve investigar a realidade vivida pelos alunos em sua comunidade.

    QUESTÃO 7
    Os três momentos pedagógicos na dinâmica da sala de aula são:


    c ) estudo da realidade, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.

    QUESTÃO 8
    Paulo Freire utilizou-se do método para alcançar outros objetivos, tais como

    d ) desenvolver uma visão crítica da sociedade, da comunidade onde o aluno está inserido, e que possa desencadear ações transformadoras na realidade vivida.

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