quarta-feira, janeiro 29, 2014

Prova Pós Graduação em Educação Inclusiva

PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CASOS DE SUCESSO

1. A criança com síndrome de Down


  •  vai se desenvolver e ter uma vida de qualidade muito próxima à de outras crianças, se for bem aceita e estimulada.
  •  não apresenta dificuldades de aprendizagem.
  •  apresenta características pessoais como qualquer outra criança e não precisa de atendimento especializado.
  •  não pode se desenvolver, por isso não precisa de estímulo.

2. Atualmente, a inserção da pessoa com necessidades especiais está respaldada legalmente pelo sistema de cotas,



  • com percentuais de contratação de acordo com o número de funcionários. Anterior a esse momento, o respaldo legal que abordou inicialmente a reserva de um percentual em empregos públicos para a pessoa com necessidades especiais foi a

  •  Lei Orgânica da Assistência Social.
  •  Constituição Federal de 1988.
  •  Declaração dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiências, de 1975.
  •  Lei 8.213, de 24 de julho de 1991.

3. ANALISE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES.



  • I. Um ambiente escolar criativo facilita o processo de aprendizagem do aluno. O professor deve ser o responsável por criar situações que despertem, no aluno, a curiosidade e a oportunidade de experimentar e descobrir.
    II. Todos os indivíduos possuem potencial criativo.
    III. Quanto mais experiências criativas as crianças vivenciarem, maior será seu potencial criativo quando adultos.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  •  As afirmativas I e III estão corretas.
  •  As afirmativas I e II estão corretas.
  •  As afirmativas I, II e III estão corretas.
  •  As afirmativas II e III estão corretas.

4. Para a operacionalização dos atendimentos oferecidos aos moradores do Projeto Casa Lares, a instituição conta com uma equipe.



  • De acordo com o Projeto Casa Lares, assinale a alternativa que abrange os profissionais que prestam atendimento aos moradores do projeto.

  •  Equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, enfermeiro e terapeuta ocupacional), mãe social efetiva e mãe social substituta (curinga).
  •  Equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, neurologista, pedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional).
  •  Equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, neurologista, pedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional), mãe social efetiva e mãe social substituta (curinga).
  •  Equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, pedagogo, fisioterapeuta), mãe social efetiva e mãe social substituta (curinga).

11 comentários:

  1. PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CASOS DE SUCESSO
    1. [QuestãoID 75513] O Pequeno Cotolengo do Paraná - Dom Orione - possui uma equipe multidisciplinar que visa atender às necessidades especiais de seus moradores.


    • A preocupação da instituição, com o Projeto Casa Lares, não é apenas com a mudança de endereço do morador, mas também com o oferecimento de uma estrutura consciente e responsável pelo seu bem-estar. De acordo com o Projeto Casas Lares, assinale a alternativa que corresponde aos aspectos considerados para o bem-estar dos moradores.

    • Saúde, educação, cultura, lazer, bem-estar social e cultural.
    • Bem-estar pessoal, familiar, social e escolar. correta
    • Bem-estar pessoal, saúde e educação.
    • Saúde, educação, cultura e lazer.
    2. [QuestãoID 75518] No âmbito educacional, o movimento de inclusão surgiu com o propósito de

    • satisfazer o mercado educacional.
    • possibilitar o acesso da maioria das crianças às escolas, considerando a diversidade e as diferenças. correta
    • acabar com a pobreza.
    • incluir crianças com déficit de inteligência na escola.
    3. [QuestãoID 75512] Analise as seguintes afirmações.


    • I. Um ambiente escolar criativo facilita o processo de aprendizagem do aluno. O professor deve ser o responsável por criar situações que despertem, no aluno, a curiosidade e a oportunidade de experimentar e descobrir.
    II. Todos os indivíduos possuem potencial criativo.
    III. Quanto mais experiências criativas as crianças vivenciarem, maior será seu potencial criativo quando adultos.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
    • As afirmativas I e II estão corretas.
    • As afirmativas II e III estão corretas.
    • As afirmativas I e III estão corretas.
    4. [QuestãoID 75543] Uma das características inclusivas da brincadeira com sucata é

    • o lazer das crianças.
    • a formação de associações de catadores de lixo.
    • a educação de crianças carentes.
    • a simbologia da inclusão presente na transformação dos materiais. correta

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  2. O processo de inclusão ou alfabetização digital inclui...
    A ) a exploração dos mais sofisticados recursos dos sistemas digitais.
    B ) o conhecimento aprofundado de informática.
    C ) a disponibilização de hiperdocumentos na web.
    D ) a adaptação motora e a livre exploração de software básicos.

    (Alguém sabe me falar a resposta dessa?)

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    Respostas
    1. D ) a adaptação motora e a livre exploração de software básicos.
      resposta correta?

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  3. O processo de inclusão ou alfabetização digital inclui...
    A ) a exploração dos mais sofisticados recursos dos sistemas digitais.
    B ) o conhecimento aprofundado de informática.
    C ) a disponibilização de hiperdocumentos na web.
    D ) a adaptação motora e a livre exploração de software básicos.

    (Alguém sabe me falar a resposta dessa?)

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    Respostas
    1. Obrigada pela colaboração.
      Bons estudos e até a próxima!
      :)

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  4. PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CASOS DE SUCESSO
    3. Apoiar a organização dos catadores adultos, pais e mães de crianças e de adolescentes que coletam lixo, pode resultar em várias mudanças concretas.

    Assinale a alternativa que "não" apresenta mudanças positivas.

    Diminuição do volume de lixo reciclável que vai para os aterros sanitários, aumentando a vida útil destes aterros, colaborando para evitar o desperdício de recursos naturais e evitando a contaminação das águas subterrâneas e dos rios.
    Melhoria das condições de trabalho e renda das famílias.
    Retirada das crianças e dos adolescentes do trabalho, garantindo a permanência destes na escola e um futuro melhor.
    Prejuízo à sociedade, que terá mais impostos para pagar com o serviço de coleta de lixo.

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  5. PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CASOS DE SUCESSO
    3. Apoiar a organização dos catadores adultos, pais e mães de crianças e de adolescentes que coletam lixo, pode resultar em várias mudanças concretas.

    Assinale a alternativa que "não" apresenta mudanças positivas.

    Diminuição do volume de lixo reciclável que vai para os aterros sanitários, aumentando a vida útil destes aterros, colaborando para evitar o desperdício de recursos naturais e evitando a contaminação das águas subterrâneas e dos rios.
    Melhoria das condições de trabalho e renda das famílias.
    Retirada das crianças e dos adolescentes do trabalho, garantindo a permanência destes na escola e um futuro melhor.
    Prejuízo à sociedade, que terá mais impostos para pagar com o serviço de coleta de lixo.

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