PROJETOS INTERDISCIPLINARES
1. É objetivo
da pedagogia de projetos
·
desenvolver as capacidades mentais da criança, em
especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades
de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
·
avaliar
as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua
relação com a comunidade circundante.
·
captar
o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização
política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca
conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos
da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele
vive.
·
experimentar
de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento
da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua
criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens
prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
2. O que são
projetos institucionais interdisciplinares?
·
São
a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se
quisermos desenvolver uma boa educação, é mais ou menos consensual entre os
autores que discutem a temática da educação.
·
São a expressão de um planejamento coletivo para o
desdobramento dos objetivos da proposta pedagógica, ou seja, são formas de
colocar em prática as intenções expressas na proposta pedagógica.
·
Se
concentram no estudo aprofundado de tópicos de interesse da criança.
·
São
aqueles que devem guiar, sob argumentos teóricos, as formas como a escola e os
seus sujeitos se relacionam e o que pensam sobre a criança e sua infância, a
família, o ensinar e o aprender: seus objetivos e práticas.
3. Também
chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um
determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar,
entrevistar, captar imagens:
·
observação.
·
entrevista.
·
aula-passeio.
·
aula-laboratório.
4. A busca de
uma proposta pedagógica para a escola deve partir
·
da
sedimentação de uma cultura organizacional da escola que vem retornar à
proposta pedagógica como resultado de um trabalho eficaz.
·
da
preocupação com a imagem que a escola revela ao seu público-alvo.
·
da
capacidade diferenciada da equipe escolar para assimilar um saber complexo
através da cooperação interdisciplinar e refleti-lo no seu cotidiano.
·
das discussões democráticas e participativas da
comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural
das suas necessidades educativas.
Bom dia!
ResponderExcluirEssa foi a prova que realizei, espero que ajude!
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
1. Engajar-se em uma perspectiva atual de relacionamento família-escola-comunidade significa a organização e o desenvolvimento de situações que envolvam
• diagnóstico da realidade familiar dos alunos para o desenvolvimento da conscientização social.
• a satisfação mútua das crianças e dos adultos que conseguem fazer da escola espaço de criação e expressão de suas culturas pessoais.
• participação da família nos eventos escolares descentralizando responsabilidades da escola.
* a participação democrática e proativa dos pais junto à instituição escolar para que ocorra uma educação compartilhada que traga benefícios ao desenvolvimento das crianças.
2. Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança,
• a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?
* John Locke.
• John Dewey.
• Maria Montessori.
• Jean Jack Rousseau.
3. É objetivo da pedagogia de projetos
• avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
• captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
• experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
* desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
Daniela Costa, muito obrigada por sua colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!.
. 1 Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?
ExcluirConcepção científica de criança e de infância( correta)
2 Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?
É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.( correta )
3 A busca de uma proposta pedagógica para a escola deve partir
das discussões democráticas e participativas da comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural das suas necessidades educativas.( correta )
4 O sentido lhe é dado por aquele que brinca, enquanto durar a brincadeira:
brinquedo.( correta )
5 Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,
as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto
a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.( correta)
6 É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:
avaliação institucional.( correta )
7 Refere-se às características do trabalho com projetos:
aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática. ( correta)
8 Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos.
Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:
brincadeiras manipulativas.( correta )
9 Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),
atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que
é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.( correta )
10 É objetivo da pedagogia de projetos
desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.( correta )
Obrigada por sua participação.
ExcluirPROJETOS INTERDISCIPLINARES
ResponderExcluir1. [QuestãoID 69368] Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?
Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.
Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.
É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
2. [QuestãoID 69373] A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?
A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
3. [QuestãoID 69384] Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:
cantinho de ciências.
laboratório lúdico infantil.
mostra anual de ciências e artes.
projetos e pesquisas.
4. [QuestãoID 72230] Também chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar, entrevistar, captar imagens:
aula-passeio.
aula-laboratório.
entrevista.
observação. 1 b 2 a 3 d 4 a
Mila, muito obrigada por sua colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!.