sábado, abril 05, 2014

Didática do Ensino Superior

Top of Form 11. Há professores que entendem a educação como uma prática desinteressada, essencialmente neutra, naturalmente desligada das relações de poder, da dominação de classe. Esta imagem de educação é difundida pela seguinte concepção de educação:

 
·         reprodutivista.

·         libertadora.

·         liberal.

·         culturalista.

 
Bottom of Form 1Top of Form 22. Iniciativas de formação que acompanham o tempo profissional dos sujeitos, com formato e duração diferenciadas, assumindo como processo a perspectiva da formação.

·         Saberes experienciais.

·         Formação continuada.

·         Saberes acadêmicos.

·         Formação inicial.

 

 tom of Form 2
Top of Form 33. Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários) se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações (interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

·         aos laboratórios.

·         ao conceito tradicional de sala de aula universitária.

·         ao novo conceito de aula universitária.

·         às salas de aula só na universidade.

Bottom of Form 3Top of Form 4
4. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é


·         a avaliação.

·         o livro didático.

·         a fixação.

·         o método

6 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.
    • É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:
    • validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível. CORRETA
    • organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
    • organização, aplicação, flexibilidade e significação.
    • organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
    2. Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de:
    • saberes docentes.
    • solidão pedagógica.
    • docência superior. CORRETA
    • formação docente.
    3. Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino, enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à
    • transformação da sociedade de classes. CORRETA
    • formação de habilidades, hábitos e atitudes.
    • reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.
    • adequação das necessidades individuais ao meio social.
    4. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é
    • a fixação.
    • a avaliação.
    • o livro didático.
    • o método. CORRETA

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  2. Acabei de fazer... pra ajudar!
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 64741] Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.
    Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como
    • o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
    • o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
    • a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
    • a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário. (Correta)

    2. [QuestãoID 64734] O que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica,
    no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolve o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de
    • relação pedagógica crítica.
    • autonomia intelectual.
    • memória crítica.
    • relação professor-aluno. (Correta)

    3. [QuestãoID 64204] O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é
    • o livro didático.
    • o método. (Correta)
    • a fixação.
    • a avaliação.

    4. [QuestãoID 64742] O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.
    É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:
    • validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível. (Correta)
    • organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
    • organização, aplicação, flexibilidade e significação.
    organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.

    Bons estudos!

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  3. 1- ID 64200- É a prática intencional de ensino e de aprendizagem, não reduzida à questão didática ou às metodologias de estudar e de aprender, mas articulada a uma educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e cultural, numa relação dialética entre prática-teoria-prática, conteúdo-forma, sujeito-saberes-experiências e propostas interdisciplinares. Resposta: Prática pedagógica.

    2- ID 64201 - Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências der cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de: Resposta: Docência Superior.

    3- ID 64202- Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica, verificamos que o: Resposta: papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.

    4 - ID 64204 - O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é: Resposta: O método.

    5 - ID 64205- Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo: Resposta: Um programa de disciplina

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  4. podem me passar a correta. Assinale a alternativa correta.


    A educação era uma atividade de inclusão na Grécia Antiga.
    A principal característica da educação na Grécia Antiga era a universalidade.
    A ideia da educação para todos foi implantada já na Grécia Antiga.
    Na Grécia Antiga, a educação era privilégio dos homens livres.

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  5. Assinale a alternativa correta.


    A educação era uma atividade de inclusão na Grécia Antiga.
    A principal característica da educação na Grécia Antiga era a universalidade.
    A ideia da educação para todos foi implantada já na Grécia Antiga.
    Na Grécia Antiga, a educação era privilégio dos homens livres.
    alguem pode me indicar a correta?

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  6. Assinale a alternativa correta.


    A fase marxista da filosofia grega clássica definiu que há três classes básicas na sociedade moderna.
    Platão afirmou que os estágios superiores da sociedade devem ser obtidos por meio do mérito, existindo uma subordinação da educação corporal à razão.
    Com os socráticos houve a instauração da teoria do movimento, sendo que a virtude passou a ser conquistada por meio do hábito.
    A fase pré-socrática da filosofia grega entendia que a filosofia servia para favorecer a moral do homem.

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