sábado, abril 05, 2014

Ética e Cidadania [PROVA]


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1. O TERMO POLÍTICA NASCEU NA GRÉCIA ANTIGA E POSSUI UMA ESTREITA RELAÇÃO COM O TERMO PÓLIS CIDADE.

Aristóteles diz que o homem é um animal político, porque nenhum ser humano pode viver sozinho e todos precisam da companhia de outros. Assim, política se refere à:

·         vida comunitária.

·         vida na pólis, vida em comum.

·         vida com regras.

·         vida sob governo.

 

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2. PARA COMPREENDER O ESTADO, É PRECISO TER EM CONSIDERAÇÃO AS ENTIDADES PÚBLICAS E AS NORMAS JURÍDICAS QUE O DEFINEM.

Dessa forma, na sociedade capitalista, como sociedade de classes, a classe burguesa detém o poder político.

I. Por meio do Estado, a classe mais poderosa se converte em classe economicamente dominante.
II. A classe politicamente dominante adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida.
III. O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

·         As afirmativas II e III estão corretas.

·         A afirmativa I está correta.

·         As afirmativas I e III estão corretas.

·         As afirmativas I, II e III estão corretas.

 

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3. PARA PODER SOBREVIVER E VIVER EM SOCIEDADE, O HOMEM ESTABELECEU UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DETERMINAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NUM GRUPO SOCIAL.

·         Esse conjunto pode-se denominar de:

·         política.

·         cultura.

·         estatuto.

·         moral.

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4. ARISTÓTELES ESCREVEU, NA GRÉCIA ANTIGA, A ÉTICA A NICÔMACO, em que se encontra a síntese das virtudes que constituíam a areté (a virtude ou excelência ética) e a moralidade grega. Ele distingue vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação. O Cristianismo redefine essas virtudes, tornando algumas irrelevantes. São assim resumidas:

·         virtudes teologais, cardeais e morais.

·         vício, vício por excesso e virtude.

·         virtude, vício por excesso e vício por deficiência.

·         virtudes teologais, cardeais, morais e pecados capitais.

2 comentários:

  1. ÉTICA E CIDADANIA
    1. [QuestãoID 14077] DURANTE O REGIME MILITAR BRASILEIRO (1964-198(4), INÚMERAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR SOFRERAM PERSEGUIÇÃO, BOICOTE,


    e foram desmanteladas ou proibidas de existir. Em âmbito nacional, o órgão de representação do Ensino Superior, que foi importante para a defesa do movimento estudantil, chama-se:

    I. UNE (União Nacional dos Estudantes).
    II. grêmios estudantis.
    III. Movimento Estudantil Secundarista.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    As afirmativas II e III estão corretas.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    As afirmativas I e II estão corretas.
    A afirmativa I está correta.
    2. [QuestãoID 14054] PARA PODER SOBREVIVER E VIVER EM SOCIEDADE, O HOMEM ESTABELECEU UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DETERMINAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NUM GRUPO SOCIAL.


    Esse conjunto pode-se denominar de:

    moral.
    cultura.
    estatuto.
    política.
    3. [QuestãoID 14062] OS FILÓSOFOS ANTIGOS (GREGOS E ROMANOS) CONSIDERAVAM A VIDA ÉTICA TRANSCORRENDO COMO UM EMBATE CONTÍNUO,


    entre nossos apetites e desejos – as paixões – e a nossa razão. Por natureza, o homem é passional, e a ética, por meio da educação de nosso caráter, orienta-nos à razão. Para os antigos, a ética se resumia em três aspetos principais:

    racionalismo, ceticismo e filosofia.
    paixão, racionalismo e moral.
    racionalismo, naturalismo e inseparabilidade entre ética e política.
    racionalismo, naturalismo e educação de caráter.
    4. [QuestãoID 14065] O HOMEM NÃO É UM SER SOLITÁRIO, QUE VIVE NUMA ILHA DESERTA COMO ROBINSON CRUSOÉ, MAS “CONVIVE” COM PESSOAS,


    e qualquer ato seu compromete os que o cercam. O homem deve viver numa constante relação dialética, que estabeleça o tempo todo a implicação recíproca entre determinismo e liberdade. Ao assimilar as normas do grupo sob o crivo pessoal e ponderado, damos ênfase à:

    tendência moralista.
    intersubjetividade essencial da moral.
    tolerância com as regras morais do outro.
    assimilação pura dos aspetos morais.

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    1. racionalismo, naturalismo e inseparabilidade entre ética e política.

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