1. O TERMO POLÍTICA NASCEU NA GRÉCIA
ANTIGA E POSSUI UMA ESTREITA RELAÇÃO COM O TERMO PÓLIS CIDADE.
Aristóteles diz que o homem é um
animal político, porque nenhum ser humano pode viver sozinho e todos precisam
da companhia de outros. Assim, política se refere à:
·
vida comunitária.
·
vida na pólis, vida em comum.
·
vida com regras.
·
vida sob governo.
2. PARA COMPREENDER O ESTADO, É
PRECISO TER EM CONSIDERAÇÃO AS ENTIDADES PÚBLICAS E AS NORMAS JURÍDICAS QUE O
DEFINEM.
Dessa forma, na sociedade capitalista, como sociedade de classes, a
classe burguesa detém o poder político.
I. Por meio do Estado, a classe mais poderosa se converte em classe economicamente dominante.
II. A classe politicamente dominante adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida.
III. O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
I. Por meio do Estado, a classe mais poderosa se converte em classe economicamente dominante.
II. A classe politicamente dominante adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida.
III. O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·
As afirmativas II e III estão corretas.
·
A afirmativa I está correta.
·
As afirmativas I e III estão corretas.
·
As afirmativas I, II e III estão corretas.
3. PARA PODER SOBREVIVER E VIVER EM
SOCIEDADE, O HOMEM ESTABELECEU UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DETERMINAM O
COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NUM GRUPO SOCIAL.
·
Esse conjunto pode-se denominar de:
·
política.
·
cultura.
·
estatuto.
·
moral.
4. ARISTÓTELES ESCREVEU, NA GRÉCIA
ANTIGA, A ÉTICA A NICÔMACO, em que se
encontra a síntese das virtudes que constituíam a areté (a virtude ou
excelência ética) e a moralidade grega. Ele distingue vícios e virtudes pelo
critério do excesso, da falta e da moderação. O Cristianismo redefine essas
virtudes, tornando algumas irrelevantes. São assim resumidas:
·
virtudes teologais, cardeais e morais.
·
vício, vício por excesso e virtude.
·
virtude, vício por excesso e vício por deficiência.
·
virtudes teologais, cardeais, morais e pecados
capitais.
ÉTICA E CIDADANIA
ResponderExcluir1. [QuestãoID 14077] DURANTE O REGIME MILITAR BRASILEIRO (1964-198(4), INÚMERAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR SOFRERAM PERSEGUIÇÃO, BOICOTE,
e foram desmanteladas ou proibidas de existir. Em âmbito nacional, o órgão de representação do Ensino Superior, que foi importante para a defesa do movimento estudantil, chama-se:
I. UNE (União Nacional dos Estudantes).
II. grêmios estudantis.
III. Movimento Estudantil Secundarista.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa I está correta.
2. [QuestãoID 14054] PARA PODER SOBREVIVER E VIVER EM SOCIEDADE, O HOMEM ESTABELECEU UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DETERMINAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NUM GRUPO SOCIAL.
Esse conjunto pode-se denominar de:
moral.
cultura.
estatuto.
política.
3. [QuestãoID 14062] OS FILÓSOFOS ANTIGOS (GREGOS E ROMANOS) CONSIDERAVAM A VIDA ÉTICA TRANSCORRENDO COMO UM EMBATE CONTÍNUO,
entre nossos apetites e desejos – as paixões – e a nossa razão. Por natureza, o homem é passional, e a ética, por meio da educação de nosso caráter, orienta-nos à razão. Para os antigos, a ética se resumia em três aspetos principais:
racionalismo, ceticismo e filosofia.
paixão, racionalismo e moral.
racionalismo, naturalismo e inseparabilidade entre ética e política.
racionalismo, naturalismo e educação de caráter.
4. [QuestãoID 14065] O HOMEM NÃO É UM SER SOLITÁRIO, QUE VIVE NUMA ILHA DESERTA COMO ROBINSON CRUSOÉ, MAS “CONVIVE” COM PESSOAS,
e qualquer ato seu compromete os que o cercam. O homem deve viver numa constante relação dialética, que estabeleça o tempo todo a implicação recíproca entre determinismo e liberdade. Ao assimilar as normas do grupo sob o crivo pessoal e ponderado, damos ênfase à:
tendência moralista.
intersubjetividade essencial da moral.
tolerância com as regras morais do outro.
assimilação pura dos aspetos morais.
racionalismo, naturalismo e inseparabilidade entre ética e política.
Excluir