segunda-feira, abril 07, 2014

Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional -

SIMULADO DIFICULDADES DA  APRENDIZAGEM

Questão 1
Dificuldades de Aprendizagem
A criança já diagnosticada com TDAH que manifesta frequentemente comportamento de agir sem pensar e sem se preocupar com as consequências de seus atos possui um quadro de TDAH com predomínio da(s)?

Assinale a alternativa que contém a resposta à pergunta.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )Distrações visuais. 
(X)( )Hiperatividade.
( )(X)Impulsividade.Segundo o livro base da disciplina, a criança com TDAH com o predomínio da impulsividade, frequentemente age sem pensar, não medindo as consequências de seus atos, podendo ir dos atos triviais aos extremamente perigosos.
( )( )Distrações auditivas. 
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/10
Questão 2
Dificuldades de Aprendizagem
A Disgrafia é considerada segundo o DSM – IV, como um Transtorno da Expressão da Escrita. Nesse sentido, analise as proposições que seguem a respeito desse transtorno.
I - A criança com disgrafia apresenta um quadro de deficiência intelectual associada.

II - A Disgrafia refere-se à incapacidade da criança em recordar a grafia da letra.

III - O aluno disgráfico apresenta letra ilegível e escrita desorganizada.

IV - O disgráfico apresenta letras retocadas, hastes mal feitas e atrofiadas, omissão de letras, palavras e números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita.

Estão corretas somente as proposições:
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )I, II e III 
( )( )I, II e IV 
( )( )I, III e IV 
(X)(X)II, III e IVA disgrafia não pode ser considerada uma deficiência intelectual.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 3
Dificuldades de Aprendizagem
Leia com atenção o texto abaixo e aponte a hipótese que poderá ser considerada no diagnóstico em relação ao aluno Thiago:

A professora Claudete, do 3º ano de uma escola pública, encaminhou seu aluno Thiago para a avaliação psicopedagógica, uma vez que não estava sabendo como lidar com a dificuldade de aprendizagem que o menino apresentava. Segundo ela, o desempenho acadêmico desse aluno acontece de maneira diferente da dos colegas. No relatório encaminhado para a psicopedagoga, a professora relatou que Thiago comete erros de leitura, tem dificuldade em relacionar os grafemas com os fonemas. O menino reclama que ler é muito difícil e frequentemente comete erros quando escreve e soletra palavras.

Esse aluno apresenta características compatíveis com o transtorno de aprendizagem denominado:
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )Discalculia. 
( )( )Disgrafia. 
( )( )Dislalia. 
(X)(X)Dislexia.Transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Trata-se de uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 4
Dificuldades de Aprendizagem
Assinale V (verdadeiro) para as sentenças corretas ou F (falso) para as sentenças incorretas:
Diante de um (a) aluno (a) com dislexia, o professor deverá:

(  ) Observar as potencialidades do aluno (a), sem criticá-lo (a).
(  ) Adotar diferentes procedimentos metodológicos para a realização de tarefas.
(  ) Permitir o uso de gravador em sala de aula.

(  ) Exigir que ele (a) realize as mesmas atividades da mesma forma que os demais alunos.

Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )V – V - F - F 
( )( )F – F – V – V 
(X)(X)V – V – V – FÉ indicado para o aluno disléxico que ele faça uso de gravador e que as escolas possam desenvolver habilidades voltadas à observação desses alunos, como também adotar procedimentos metodológicos adaptados para melhor atendê-los.
( )( )F – V – V –V 
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 5
Dificuldades de Aprendizagem
Meu nome é Bruno. Ninguém acredita, mas bem que eu quero e tento fazer as lições bem caprichadas, porém, algumas coisas que ocorrem ao meu redor me atrapalham. Por exemplo: se meu amigo conversa comigo ou, se um carro buzina lá fora ou, se eu escutar alguém conversar, até mesmo, se um lápis cair no chão, me distraio e me perco. Quando olho de novo para o quadro, demoro para encontrar onde parei. Confundo tudo e, aí, todos já acabaram, só eu que não. Fico muito chateado. De novo, não consegui. Quase nunca presto atenção ao que minha professora diz, nem às lições. A professora sempre pede que eu seja mais organizado com o meu material e mais caprichoso com as lições. Na verdade, concordo que me mexo muito, levanto da cadeira e, toda hora, faço barulho com o lápis, às vezes até com a boca (uns barulhos que só eu sei fazer), falo muito e atrapalho a professora.

As atitudes de Bruno denunciam sintomas de:
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
(X)( )Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, com predomínio de desatenção.
( )( )Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, com predomínio de hiperatividade/ impulsividade. 
( )(X)Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade combinado.Trata-se de TDAH combinado porque o Bruno apresenta ambos, ou seja, desatenção e hiperatividade impulsividade.
( )( )Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, com comorbidades. 
Múltipla escolha (Resposta única)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...